Yargo

Yargo Jacqueline Susann

Resenhas - Yargo

Clio0 15/07/2023

Vamos falar de paz e avanço científico, questionar conduta moral e religiosa... ou largar mão de tudo isso no capítulo final para falar de amor.

Inicialmente parece-se com qualquer outra utopia científica do meio do século XX. Há muita discussão política e ecológica e o tom dos alienígenas - belos e humanos - varia entre a hostilidade e a condescendência própria de alguém que vê uma espécie se autodestruir.

Janet, a personagem principal, foi abduzida por um erro e essa é a primeira bola fora do texto. Como é que seres tão mais evoluídos conseguiriam pegar uma pessoa comum por acidente enquanto estavam procurando um cientista? A incapacidade dela em aceitar os fatos apresentados e a antipatia de Yargo transformam o vago romance em algo insustentável.

Faça um favor a si mesmo e passe longe.

Luciene 18/10/2011

Uma palavra para definir Yargo "especial".Para falar desse livro antes preciso dizer que sou fascinada pelo céu e o infinito desde criança.
Durante o dia eu ficava olhando as nuvens passarem e sempre procurava achar o formato de algo nelas(dragão, sapato, cachorro, coração, etc.)
E à noite olhava as estrelas e imaginava naves, alienígenas,vidas em outro planeta.Nessa época em meados de 1970 acreditava-se muito em discos voadores e também que o mundo iria acabar no ano 2000.( crendice de crianças ,ainda bem). As Tres Marias, constelação do Cruzeiro do Sul eram minhas estrelas preferidas e quando via estrelas cadentes (acho que vi umas tres em minha vida inteira)fazíamos um pedido na hora, que geralmente eram bolos, presentes, doces.Tudo isso para explicar o meu fascínio por Yargo.
Depois de 25 anos reli Yargo para saber porque foi tão especial para mim. Eu me lembro que naquela época mesmo pulando páginas enfadonhas da história, foi inesquecível.
Comparando é como as músicas de Beethoven, Chopin, há partes destas maravilhosas músicas que dá até sono na gente, aí de repente vem aquela parte que te traz lágrimas aos olhos e arrepios de emoção.Com esse livro foi assim.Não sei com qtas estrelas vou classificá-lo, talvez com tantas que eu possa em um olhar ver no céu noturno aqui de casa.Com certeza está entre meus favoritos.
Outra curiosidade é sobre a autora Jacqueline Susann ela faleceu em 1974, e seus familiares descobriram o esboço de Yargo somente depois de sua morte e o publicaram.Ela fala muito em paz, rendição, cortina de ferro, bomba atômica. Acho que ela quiz deixar um recado aos governantes daquela época através de Yargo.Com certeza voltei a minha linda infância e fico muito grata a essa autora. Aliás o livro tem um pouquinho de romance. Para quem gosta de estrelas, planetas, sol,Recomendo.
Pammy 09/03/2013minha estante
Realmente este livro è Especial..

Nedie.Cotrim 24/08/2014minha estante
Eu o li quando era menina tbm, nao me lembro bem que idade tinha. Ficou marcado em minha mente que foi um livro que amei. Nesta semana encontrei-o em meio meus tantos livros e estou relendo. Acho que a impressao que fiquei quando era jovem e a que estou tendo agora são as mesmas. Realmente um livro especial.

Fabi 06/03/2021minha estante
Li na adolescência e pretendo ler novamente, você Luciene descreveu o que senti na época, realmente um livro que a gente guarda no coração ??

Cris Paiva 15/09/2010

Vida Longa e Próspera!
A mocinha, um belo dia (noite) esta passendo na praia, quando é abduzida por uma espaçonave, pois os coitados dos Et´s a confundiram com Albert Einstein. Tadinho deles, logo se vê que os Et's não sabem a diferença entre homem feio e mulher bonita.
A coitada é levada para o planeta deles, porque afinal, depois dessa tremenda mancada os Et's não podiam fazer mais nada pra consertar a burrada.
É claro que chegando lá, a mocinha se apaixona pelo rei do planeta, que é careca e usa vestido, pelo que eu percebi tem uma semelhança enorme com o Yul Brunner dos bons tempos do faroeste italiano.
Eu adorei o livro, mas achei o planeta uma chatice. Os Yargonianos não tinham o minimo senso de moda. Todo mundo usava os mesmos vestidos inspirados na Cassandra do Sai de Baixo e o corte de cabelo vigente era o mesmo do Ronaldinho Fofomeno. Mas como eu estava numa fase de paixão total e absoluta pelo Sr. Spock (que alias dura até hoje) eu adorei o jeitinho lógico e serio do mocinho!!! Kkkkkkk
Cristine 15/09/2010minha estante
foi longe atras desse hein?!
tive que caçar no google esse Yul Brunner para saber afinal qual a aparência...
kkkkkkkk

16/02/2011minha estante
A parte que mais adoro nesse livro é quando eles estão em Vênus e a yargoniana tem um braço arrancado porque não quis copular com o homi abelhudo...MORRI...RSRSRS

Nedie.Cotrim 24/08/2014minha estante
Yul Brunner.....isso...isso....isso....tem um filme que ele tá carequinha....é a mesma imagem que fiz do personagem.....eu ri agora....kkkk
Mas o livro é uma delícia de ler.

alanna 29/06/2020

Resenha do livro: Yargo
Eu tenho um carinho especial por esse livro, por ser um dos primeiros que eu li e gostei muito. A narrativa é bem divertida e leve, para as pessoas que gostam de PlotTwist's temos SIM nesse livro. Eu recomendo para pessoas que querem ler algo heterogêneo pois o livro tem um tom cômico e diferente. A história é muito bem construída e elaborada de forma fácil para ser entendida. Livro muito bom.

Ludyzz 15/06/2021

"A gente só pode ser feliz quando conhece a infelicidade"
Esse livro é muito viajado mas muito mesmo, um início pra mim dentro da literatura de ficção científica.
A escrita possui algumas palavras que eu desconhecia mas nada que impeça ou dificulte tanto ao ponto de a leitura ficar inviável, no geral é bem fácil de ler e possui um ritmo interessante ao meu ver da metade pra frente fica mais legal. Essa história que trás discos voadores, viagens entre sistemas solares e planetas, um universo até que bem construído. Também trás como um de seus questionamentos as emoções humanas, se de fato pra atingir uma superioridade é necessários abolir todas as emoções, outro ponto que apesar de ser mais falado no fim do livro é o fato de todo o universo e o sentido de tudo estra ligado a Deus, as coisas serem justificadas apenas por Deus, a autora cita que na Terra há países que aboliram essa obrigação religiosa meio que o país deixou de acreditar em Deus e vê isso como um fator negativo que ocasionaria o país estar passando por algo ruim, eu não gostei da forma com que isso foi desenvolvido e me pareceu um pouco retrógrado mas considerando que foi escrito por uma mulher que viveu entre os anos de 1920 e 1970 não me surpreende, talvez faça mais sentido pra quem é mais velho e compartilhe dessa mesma crença.
No fim valeu a pena?
Sim, foi o primeiro de ficção científica que li e no geral uma leitura até que interessante e discontraida.
3?

Comentários com spoiler agora!!!
Janet tá biruta ou de fato aconteceu?
Me: ela tá doida, adorei a explicação psicológica que o livro possui que conseguiu amarrar todos os fatos e ante de taxar a pessoa de louca pesquisou e tentou provar que era verdade, além de acusar que de fato o desejo dela não era se casar e estava fazendo aquilo apenas por pressão causada pelos pais e pela vida infeliz que ela levava.

JJFelix 12/10/2023

"Belos e perfeitos, os habitantes de
YARGO
--- a civilização mais adiantada do universo - são proibidos de sentir qualquer emoção Raptada por uma nave espacial yargoniana, Janet Cooper se vê em contato com os costumes, crenças e valores do povo do fascinante planeta. Essa experiência surpreendente e repleta de perigos é narrada com vigor e sensibilidade."

Kassio Coimbra 21/08/2016

Recordação
Foi um dos primeiros livros que li na minha infância/adolescência, transportando-me pelo universo e fazendo com que eu me apaixonasse pela leitura.

Siqueira 11/04/2020

Surpreendente
Começou lento achei que seria chato, mas a protagonista da história acabou me distando, gostei muito dela, uma boa história , recomendo

Paulinha 26/08/2016

Inesquecível
Hoje tenho 41 anos, mas li esse livro pela primeira vez aos 11 anos.
Pensei que o tinha perdido, mas estava bem guardado, o que me levou a reler há pouco mais de 1 ano. É sempre uma leitura envolvente.
Yargo é apaixonante e dá um salto muito à frente do seu tempo.
Ele traz um mundo completamente diferente do que temos. Traz uma ideologia de vida e escolhas únicas que mudaram completamente o mode de vida e de relacionamentos.
#Recomendo

Shelly Migoto 28/09/2009

Sem animo...
agora nao to com animo para ler esse tipo historia volto a ler quando der mais expetacular o começo da historia....

Rafaela 26/12/2014

Iluminado
Durante minha adolescência, "Yargo" foi meu livro favorito. É muito comum na literatura e no cinema que tentemos projetar uma sociedade perfeita em um planeta distante (no fundo um recurso para sonhar com um mundo melhor aqui na Terra). O livro mobiliza esse recurso ao descrever um planeta pretensamente superior e o encontro de seus habitantes com os terráqueos. O bom e velho duelo entre a razão e a emoção dão a tônica nesse confronto entre os dois mundos.

Ike 10/08/2020

Livro de sessão da tarde
Resolvi reler este livro 25 anos depois porque lembro que me marcou na época que o li... tinha 16 anos. Naquela época, fiquei em dúvida: teria Janet delirado ou teria sido mesmo abduzida?
Adolescentes são mesmo umas toupeiras kkkkkk

Larissa 01/05/2011

O livro conta a história de Janet, uma moça de 23 anos que está noiva do insosso David. Ela queria ser atriz mas não teve apoio nem dinheiro e acabou numa vidinha comum, estudo, trabalho, casamento, etc... Nada contra este tipo de vida, mas eu com 23 anos não pensava em casar!!!! Aliás, casei bem mais tarde que isso!!! Bom, não estou aqui para falar de mim nem da escolha de Janet mas sim do que a espera .....

Janet meio sem rumo na entre safra da espera do dia do casamento e meio que vivendo a sombra do noivo, decide passar uns dias na praia em Avalon. E num destes dias sua vida muda completamente!!

Janet é raptada, equivocadamente, por seres de outra galáxia, seres de um planeta localizado em sol diferente do da Terra, chamado YARGO.

Um planeta anos luz mais avançado que a Terra, seus habitantes são seres humanos iguais a nós - terráqueos, com uma única diferença mais inteligentes e adiantados, conheciam muitas tecnologias avançadas como por exemplo viajavam pelo espaço em naves, conheciam quase todo o universo estudavam os outros planetas como a Terra, Marte, Vênus, etc....

Já tinham banido de seu planeta quase todas as doenças. Conheciam a cura para o câncer, para o males do coração e viviam quase trezentos anos. A morte para um yargoniano era um desejo após uma vida de conhecimento e feitos “quase extraordinários”.

Em Yargo existiam líderes políticos como na Terra, um líder como se fosse o Presidente, o Rei, o Primeiro Ministro, era um homem chamado YARGO. Ele é escolhido pela população pelos seus feitos e porque a população sabe que ele é superior, mais ou menos como se ele fosse um Deus.

Aliás, além das doenças erradicadas, muitos outros costumes e ou sentimentos foram banidos de Yargo por não serem benéficos para a evolução de um povo.

Voltando ..... no lugar de Janet quem deveria ter sido levado pela nave era um cientista que seria capaz de entender que o sol da Terra estava com um problema que poderia causar a destruição do planeta Terra e também de alguns planetas vizinhos como Marte. Inclusive Marte, era habitado por criaturas num mundo mais adiantado que o da Terra. Mas por causa do clima, as criaturas eram meio “feias” ....

Quando Yargo percebe o erro não sabe o que fazer com Janet, há uma reunião dos líderes e resolvem que ela não pode voltar para Terra, não pode ficar em Yargo. Então, tem a brilhante ideia de pedir ao líder de Marte que a aceitem como “nova moradora”, se ela não fosse aceita vagaria pelo universo numa nave .....

Janet luta, chora, implora, pede para ser devolvida para Terra, mas, coitadinha, acaba indo para Marte. O que acontece na viagem para Marte até sua volta para Yargo é um mergulho na ficção científica, sabemos como a viagem foi preparada, como é Marte e seus habitantes, há uma perseguição de nave espacial em Marte, na Terra e acabamos por conhecer também os habitantes de Vênus.

Não preciso dizer que Janet se apaixona pelo Yargo, homem de 1m90, olhos verdes, fala mansa e pausada. Aí começam os conflitos de Janet, ela repensa sua via, seu casamento com David, etc .....

Mas o final, eu não conto!!!! Será que ela fica em Yargo? Volta para a Terra? Casa-se? Com David ou Yargo? O final é muito feliz!!!!!!!