Heráclito: A Origem do Pensamento Ocidental

Heráclito: A Origem do Pensamento Ocidental Martin Heidegger

Resenhas - Heráclito: A Origem do Pensamento Ocidental

Maurino 22/07/2011

Palavras de fogo.
É no inaparente abrigo quotidiano e ordinário que aparece o extraordinário, em suma, é aí mesmo que emerge o espanto. Sob a proteção do arco de Artémis, a palavra de Heráclito se remete à tensa proximidade dos deuses, à luta essencial da éris. Embora haja uma tendência em se ver uma “falta” em seus fragmentos, principalmente oriunda da obsessão filológica, neles ainda podemos vislumbrar a experiência essencial do a-se-pensar do autor. Conhecido como “o Obscuro” por seus contemporâneos, Heráclito é um pensador originário, cujo pensamento pensante não é nem objetivo e nem subjetivo; e sim é o que nos precede e acede, em suma, o que nos faz pensar. Por abrigar em seu bojo o que permanece impensável, o pensamento de Heráclito encerra em si mesmo o que o permite ser ainda melhor compreendido por outro do que por ele mesmo - a desmesura. Portanto não é a falta, ou o mal-entendido, que define a sua obra, essencialmente fragmentária, mas sim a Hýbris, a partir da qual ela pode ser sempre compreendida de uma nova forma. Não há falta, significado literal e nem texto completo em Heráclito; há sim a brotação incessante que só vigora na obscuridade. É nada que nadifica, em virtude do qual ele pensa mais do que ele pensa, acha e diz que sabe. Segundo Heidegger, Heráclito pensa a enigmática presença ausente do lógos. Nesse livro fantástico e obscuro o, a meu ver, maior filósofo contemporâneo, nos apresenta o seu Heráclito.

Mariah 06/08/2022

Li na livraria de Icaraí, enquanto mari lia aqueles romances adolescentes insuportáveis, pelo menos alguém morria no livro.

Li, foi esse, se não me engano, tem uns meses já. Mas não lembrei de colocá-lo aqui. Achei umas fotos perdidas das páginas desse livro pela galeria do celular essa semana. Eram boas! Mas, não posso dar uma avaliação. Como diria a fábula italiana segunda, não é justo. Não é de compatível qualidade.

Carlos531 29/07/2023

Heráclito des-coberto da obscuridade historiográfica
As duas palestras dadas por Heidegger sobre Heráclito na qual consiste este livro, é, além de um bom exemplo da forma pedagógica do filósofo, uma amostra da originalidade e força do pensamento de Heidegger.
Heidegger em ambos os cursos mostra um Heráclito que há muito (talvez nunca) viu a luz do a-se-pensar originário.
A partir da crítica da compreensão dada pela tradição filosófica até seus dias, e das traduções filológicas que traduzem a palavra mas não o pensamento, Heidegger mostra um Heráclito totalmente original. Um Heráclito da ?????, do ?????, da ??????? originários. Um Heráclito pré-metafisico.
Parece um tanto óbvio que Heráclito é um filósofo da ????? e do ?????. Ora, Heráclito está inserido no período "pré-socrático" marcado justamente pela preocupação com a "natureza" e, para alem disso, a marca registrada da filosofia dele é justamente a sua doutrina do lógos. Porém, Heidegger mostra um Heráclito um tanto diferente daquele que nos é mostrado normalmente. Heráclito é, para Heidegger, um exemplo de pensador originário e de pensamento originário (nao em uma forma arcaica) que mostra sua força na sua obscuridade.
Para Heidegger, a obscuridade de Heráclito não se dá por causa de um "charlatanismo" do seu discurso (Cícero) e nem por causa de sua escrita arcaica (Hegel). Para Heidegger, a obscuridade de Heráclito se dá pela profundida de seu pensar, pela originalidade com que ele toca as questões.
Heráclito é, emfim, um pensador do ser (?????). E aqui reside o valor e a importância que ele tem para Heidegger.

Enock Araújo 20/03/2011

Heideger e Heráclito
Li há alguns atrás este livro com um amigo meu, prof. Carlos A Ferreira. Fizemos uma leitura analítica. Foi muito bom tanto a leitura em parceria como o conteúdo apreendido. O estilo filosófico de Heidegger é único: Perspiscaz, analítico, profundo. Mostra-nos o pensamento desse filósofo grego, talvez o mais polêmico, a partir da obscuridade que se clarea à medida que nos adentramos nas nuances do pensamento heraclitiano. É um livro a ser lido com cuidado,lentamente, para ser compreendido no seu sentido mais profundo.