Os Senhores do Norte

Os Senhores do Norte Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - Os Senhores do Norte

marinaresenhas 21/04/2024

Os Senhores do Norte ?4,0/5,0?
Esse livro se inicia diferente. Uhtred, em vez de estar jurado a Alfredo, faz um juramento ao aspirante a rei da Nortúmbria, Guhtred.

Esse livro me impressionou bastante por mostrar a vulnerabilidade de Uhtred. Seus momentos sem esperança, nos quais ele pensou que nunca retornaria a ser um senhor de novo, ainda mais retomar Bebbanburg.

Os momentos em que o Uhtred narrador se expõe também se desenvolveram mais, chegando até a confessar que já é um senhor idoso e que a morte já o espreita.

Também é cedida a Uhtred a chance de um novo amor. Uma vaca da paz dinamarquesa: Gisela.

As lutas selvagens continuam, rixas de sangue são cobradas e um cruel e um caolho mortos, assim como um certo Lorthbrok.

O livro finaliza com Uhtred jurado a Alfredo novamente. Que outras tramas nos aguardam em Wessex?

deuxdesoleil 05/04/2024

Eles crescem tão rápido!
Acredito que o início das leituras seriam bem mais fáceis se eu aceitasse que é uma saga de crônicas! Meu maior problema é esperar uma continuidade da história e receber mais um causo do nosso menino (não tão menino assim) Uhtred. O enredo, baseado em fatos históricos, ainda existe. Mas quando Cornwell decide narrar um acontecimento extra da vida de Uhtred, ele se distancia dos objetivos principais, demora longos capítulos para finalizar esses parênteses e, para mim, mesmo amando a escrita dele, ainda é uma pedra no meu sapato.

Pensando no que importa, a narrativa permanece com os mesmos acertos, as personagens ganham novas camadas e algumas questões da história ganham profundidade. Cornwell é capaz de cativar, de chocar, de emocionar e de causar raiva no leitor de forma que tudo se mistura na mesma cena com equilíbrio fantástico, um time/tempo perfeito e domínio da cada palavra. Ele é um Mestre! Em duas cenas específicas de “Os senhores do Norte”, eu senti essa montanha-russa de emoções. Foi brutal, de torcer o nariz e afastar o livro para processar o que aconteceu, mas eu amei.

É visível o amadurecimento de Uhtred nesse terceiro livro (coisa que eu estava aguardando com muitas expectativas). Não somente pelas vivências duras, mas também pelo próprio crescimento. Uhtred não é mais um menino, é um homem; e isso têm consequências e têm vantagens. As decisões são mais centradas, ele pensa antes de agir, ataca apenas quando deve atacar e acha graça quando lembra de situações passadas, pois sabe, assim como nós, que ele agiria de forma diferente com a cabeça que têm nesse livro.

Falando de amadurecimento, saliento que as características marcantes de Uhtred também ganham toques especiais. É muito divertido ver que o menino-camaleão conseguiu sobreviver e aprimorou suas habilidades. Nós vemos ele se relacionar, entre amizades e amores, com freira, com criança, com assassino, com pirata, com rei e todos, em certa medida, adoram ele. Uhtred é uma personagem muito real, que não esconde os desgostos, as raivas, os amores e nem as tristezas. Acredito que essa veracidade influencia muito as relações dele.

Gosto dos novos personagens, gosto que a questão religiosa está se enraizando e, quando terminamos as “crônicas paralelas”, a narrativa pega um fôlego belíssimo de se ler! As fiandeiras surgem com toques muito bem pensados pelo autor, trazendo certos presentes e retirando-os sem hesitar. A promessa é que a história fique bem mais intensa e estou no aguardo!

Diferente de o livro anterior, esse aqui foi favoritado e eu super leria de novo.

Gian.Calixto 31/03/2024

3/13
Foi legalzinho, ainda q eu tenha algumas ressalvas. Mesmo q não tenha sido tão épico quanto o desenrolar do anterior, tiveram partes muito boas, especialmente nos combates e na adição dos novos personagens. Meu problema foi com a enrolação em alguns trechos, que me tiravam muito da história e acabavam quebrando o ritmo. Não sei se pela baixa frequencia do tempo de leitura q tive recentemente ou se certos trechos não me fisgaram logo de cara. Espero muito pelo próximo. O/

Natalia (Vitória) Sousa 22/02/2024

E mais uma vez Uhtred é pego de surpresa, enrolado nos fios do destino.
Livro bom, seguindo o mesmo nível dos anteriores, com novos personagens complexos e divertidos e desenvolvimentos inesperados.

Gabriela3462 17/02/2024

Os Senhores do Norte (3° Crônicas Saxônicas)

401 páginas

????.5

Ameiiiiii! A construção de cada personagem é incrível.

17/02/2024
Livro 13

Itlo0 21/01/2024

3º Livro das Crônicas Saxônicas
Certamente os senhores do Norte é um dos três Principais de toda a crônica(?) os personagens do Norte são os mais interessante de toda a saga e ter um dos livros focados para essa região, esses personagens o destaca bastante?. Sem falar da ausência do Alfredo que em muitas vezes torna a história cansativa e filosófica. Enfim vai uma nota máxima, principalmente por explorar bastante a parte da Norte da história e entregar uma boa vingança do Ragnar.

Gabriel.Sansigolo 19/01/2024

Verdadeiro primeiro capítulo da história de Uthred
Os Senhores do Norte é o terceiro livro da série Crônicas Saxônicas, porém a sensação que eu tive lendo o livro é que ele é o verdadeiro primeiro capítulo da história de Uthred, os dois livros anteriores (ótimos) pra mim funcionam muito mais como um grande contexto. A história começa onde o segundo livro parou, com Uthred indo para o norte. E em sua maioria o livro se desenvolve todo no norte, além disso esse capítulo da grande história de Uthred é bem fechado em si mesmo. Quase como se tudo que foi escrito antes foi uma grande preparação para esse capítulo. Sobre o livro, é uma história primorosa, extremamente cativante e que prende o leitor até a última página. Para mim, o melhor livro da série até agora.

Bruno sorriso 15/01/2024

O livro deixa aquela sensação que sempre persegue o uthred
Fez tudo certo , mas acho que vai se lascar?
Não sei se vai , mas como de costume me vejo amarrado e rendido ao autor e condenado a ler mais um livro dessa ?trezilogia? que jurei não gastar mais tempo nela! Genial

Binho 10/01/2024

O destino é inevitável.
Empolgante do começo ao fim. "Porque o destino não pode ser enganado, ele nos governa e todos somos seus escravos."

Izabelle.Sabrina 02/01/2024

O destino é inexorável- Os senhores do Norte
Uma leitura satisfatória
Gostei bastante desse livro do início ao fim
Acho muito legal como Bernard Cornwell consegue dar continuidade a história de forma tão fluída.
Acompanhar a jornada de Uhtred é sensacional, estou animada para saber o que mais pode acontecer, mas só o destino dirá.

Andurin, o calvo 23/12/2023

Cada vez melhor
A história dá uma bem vinda guinada para outras regiões da Britânia. Uhtred sofre graves quedas e depois se levanta triunfante. A fórmula da ascensão, morte, queda e mágica foi executada de forma magistral, e não vejo a hora de ler o próximo

Laysa 11/12/2023

Uhtred segue nos seus planos?
?de recuperar suas terras herdadas, mas agora o próprio norte se encontra recheado de inimigos além de seu tio. Dessa vez, Uhtred chegou até a ser traído e vendido como escravo, mas mais uma vez deu a volta por cima e nos presenteou com mais uma batalha decisiva, que nos prende ao livro do começo ao fim!

Regina 08/12/2023

Seguindo a saga
Neste terceiro volume de Crônicas Saxônicas temos uma leitura tranquila e leve e segue nos perdendo a testa saga maravilhosa. Recomendo