Contos escolhidos

Contos escolhidos Aldous Huxley

Resenhas - Contos Escolhidos

Natalia 21/07/2020

Contos Escolhidos a dedo
Para quem gosta de textos para refletir, vai se maravilhar com esta seleção de contos, cada um mais interessante, e que nos transportam para épocas e costumes que devem ser pensados e questionados. Super recomendo.

Diego Rodrigues 10/10/2020

"A cultura deve sempre criticar a si mesma, se não quiser ser reduzida a mera conversa de salão"
Quando jovem, Aldous Huxley viu seus estudos no campo da medicina ameaçados pelos graves problemas de visão que o acometeram. Apesar da doença, ele conseguiu terminar o curso. Mas, considerado inapto para o serviço militar, não pôde defender o seu país na Primeira Guerra Mundial. O fato de ficar de fora da Grande Guerra foi fundamental para o desenvolvimento de seu estilo literário. Vendo a guerra de longe, Huxley aprimorou o seu senso político, social e artístico. No período do pós-guerra e da Grande Depressão, o autor publicou diversos contos, novelas, ensaios e romances, entre eles o clássico "Admirável Mundo Novo". Em 1957, e mais uma guerra depois, Huxley reuniu seus melhores contos em um único volume e foi assim que surgiu "Contos Escolhidos".
Essa coletânea reúne 21 contos com temáticas bem variadas, mas que têm em comum duas coisas intrínsecas a escrita do autor: o típico humor britânico e a crítica sociocultural. Alguns contos beiram a comédia: Huxley trabalha muito bem os diálogos e muitas vezes suas críticas ficam nas entrelinhas da conversa entre as personagens, e de uma forma muito sutil. Já em outros contos, ele é mais direto e ácido, deixando claro o ponto onde toca na ferida. O que é a cultura e qual o seu papel perante a sociedade? Essa é uma questão que o autor vai levantar em vários momentos durante a leitura. Crítica a elite britânica, a arte como escapismo, a estagnação social, a futilidade da nobreza, o papel social, o conflito de classes e de gerações... Esses são alguns dos temas que Huxley explora e nos convida a refletir sobre. Os contos, em sua maioria, são curtos e fluidos, mas repletos de significados e do tipo que se leva mais tempo para pensar do que ler. Apesar de suas críticas serem direcionadas a sociedade britânica do início do século XX, é assustador perceber o quanto as mesmas se encaixam perfeitamente na nossa sociedade de hoje e como os contos permanecem atuais. Isso faz de "Contos Escolhidos" uma leitura propícia, e eu diria até necessária, para o momento que estamos vivendo: um mundo de aparências e de desvalorização da cultura, onde somos constantemente forjados para nos encaixarmos em um molde social.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Saionara.Zakrzevsk 04/09/2016

Sem máscara.
Huxley descreve a sociedade tal como ela é. Uns são bons, outros não. A inveja, cobiça, comportamentos calculistas que observamos no dia a dia... Muito bom.

Lucia101 23/06/2020

Alguns contos são bem interessantes, me deixaram pensando por um bom tempo.

Jonas 17/11/2018

Contos Escolhidos
As histórias contidas neste livro não nos faz lembrar em nada do clássico "Admirável mundo novo". No entanto, não deixa nada a desejar em termos de qualidade e narrativa do comportamento típico da sociedade inglesa entre os anos 1910 e 1940, incluindo todas classes sociais.
São ótimos contos, alguns com tristeza, outros com alegria, e outros simplesmente externando o comportamento esperado das pessoas no meio em que vivem. Todos fabulosos!