Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis

Resenhas -

Prim 19/06/2020

Gênio
De tempos em tempos, (re)ler alguma coisa de Machado é necessário. Acalenta a alma e faz refletir o quanto as relações humanas são cíclicas e poderosas.
Bentinho continua muito bem representado hoje em dia. Capitu, então, vi nas notícias outro dia, mas com menos sorte que a Machadiana. Ciúmes, posse, ódios e amores disfarçados.
Não acho que ela traiu Bentinho, ela o amava, mas Bentinho estava quebrado desde o início. Melhor que tivesse se ordenado padre.

Emilly 24/03/2021

A cegueira do ciúme é pior que a do amor
Dom Casmurro ? vulgo Bento Santiago ? é um personagem difícil de engolir. E a narrativa é dada toda em primeira pessoa, então é mais um daqueles em que não se pode confiar 100% no locutor.
No início da história, ele já é um senhor de idade e resolve escrever um livro contando suas memórias e narrando acontecimentos de sua juventude e de como conheceu Capitu, como ele se descobriu apaixonado por ela, como ele venceu diversos obstáculos para ficar com essa mulher amada desde a infância e como ela o traiu (ou não) e desgraçou sua vida no fim do casamento.
A famosa questão "Capitu traiu ou não traiu" ainda é a pergunta de um milhão de dólares, e por ser uma narrativa não confiável, fica aberta a interpretação. Eu particularmente não acho que ela o tenha traído, pois ele sempre deu indícios de vê-la como posse ? e se tivesse traído, eu acharia muito bem feito porque o Bentinho é chato pra um cacete.
Apesar de ser um clássico, não é de encher os olhos.

Ias 20/07/2021

Enfim, Dom Casmurro
O livro mais enigmático da literatura brasileira, com certeza com o personagem mais manipulador, bentinho, que faz que você pense "meu deus....".
A história é linda e integrante, a pergunta "capitu traiu?" Na realidade é só uma manipulação de Machado de Assis para que a sociedade travasse em debates.

Obrigada machadão teu livro é massa

Teu 05/04/2021

Entre enigmas e dúvidas...
Considerado um dos principais romances brasileiros, "Dom Casmurro" no traz um fiel retrato da sociedade carioca do século XIX, fazendo críticas tão bem construídas e elaboradas que chega a ser difícil notá-las numa primeira leitura.
Machado, com toda a sua genialidade e talento, nos mostra aqui um personagem-narrador perturbado consigo mesmo.
Ao longo da história vamos acompanhando as memórias guardadas do velho Dom Casmurro... Vsitamos cada cantinho de seus pensamentos (ou pelo menos onde ele nos permite visitas).
Deparamo-nos com suas intrigas de adolescente com a jovem Capitu e suas relações familiares.
Então, leiam este livro, que é, sem sombra de dúvida, uma das obras mais enigmáticas da literatura.
Machado de Assis, parabéns e obrigado!??

LetAcia1 04/08/2021

clássicos....
só li por causa de um trabalho p colégio, mas n posso negar q foi um empurrãozinho para eu começar a ler

Lua 29/06/2023

WOW
A história é interessantíssima e me prendeu demais. Nunca tinha lido nenhuma obra do Machado de Assis e pretendo procurar mais. Agora, sobre a grande questão do livro:
Eu acho que não traiu e o Bentinho é MALUCO!
let 02/07/2023minha estante
CERTÍSSIMA!!!!!!

karlos 14/09/2020

Gostei bastante. No começo a leitura não estava fluindo pensei até em parar, mas insisti até que a leitura fluiu. E na minha opinião Capitu não traiu Bentinho.

Beatriz.Vieira 27/10/2020

Sem mais
Dom Casmurro é Dom Casmurro sem mais nem menos! O livro é O LIVRO da literatura brasileira!

Dante 30/12/2020

A lenda "Machado"
Não tem como sentir aquela emoção forte ao final do livro. Aquele sentimento que realçam as lembranças de toda narrativa percorrida por breves e grandes páginas. Uma história com início meio e fim um tanto melancólico. Mas, é um fim. Sempre é bom ler um dos maiores autores do nosso Brasil. Machado a lenda

danii 04/10/2022

não traiu!!!
FINALMENTE li o maior e mais aclamado livro da literatura brasileira!!!!!!
Quando peguei o livro na mão pra ler pela primeira vez já fiquei emocionada só pelo fato de ser Dom Casmurro, sabe? Sempre tive curiosidade em ler, mas como nunca fui muito chegada em clássicos BR's ficava com medo de acabar não gostando ou não entendendo. Mas olha... eu amei demais e entendi super bem (graçasssss ??).
A história é perfeita, tudo como se desenrola é muito bom, não é atoa a fama de Machado, né?
Como eu já sabia +/- a história meio q fui ler esperando todo momento a tal "traição", pq achava q era narrado e afins, ou seja, eu tinha uma ideia bem diferente do livro de como ele realmente é.
Essa edição do livro também é genial, com as questões de vestibulares no final, fica muito melhor pra quem vai fazer a prova entender melhor como funciona as questões.

Tô muito feliz de ter lido e encho a boca pra falar que: CAPITU NÃO TRAIU (mas deveria) !!!!!!!!!!!!!!!!

amandaleu 13/01/2023

Quem é Capitu?
Capitu existiu? Se existiu, era daquela maneira que foi descrita?
Machado de Assis é Machado de Assis principalmente por conta desta obra repleta de certezas sem certezas.
Não podemos confiar em nosso narrador já que se deixa levar por uma emoção extremamente intensa e temida. Ou será que é na dona de sua vida que não podemos depositar nossa confiança?
Tenho que o que dita nossa escolha de defesa, se ficamos com Bentinho, se ficamos com Capitu, é a própria semelhança com nossos defendidos.
Obra incrível, é a própria elite. MACHADO É A ELITE!

Camilalala 30/07/2023

E ai, traiu ou não traiu?
Para ser sincera, achei a história muito mais simples do que pensei que era, e surpreendentemente me prendeu muito! Fiquei até altas horas da madrugada lendo Dom Casmurro e, para mim, esse é um indício de que o livro é muito bom.

Uma das maiores incógnitas da literatura brasileira é se a criatura com olhos de cigana oblíqua e dissimulada traiu Bentinho ou se a tal traição era apenas obra do ciúme do ex-seminarista. Na minha opinião, CAPITU NÃO TRAIU COISA NENHUMA, BENTINHO QUE É UM DOIDO.

Graxaim 12/11/2021

Não sei se teve traição ou não. Mas vamos combinar que é complicado obrigar adolescentes a lerem uma obra dessas.