A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - A SENHORA DO LAGO (A Saga do Bruxo Geralt de Rívia #7)

Alan Martins 19/11/2017

Encerrando a saga em grande estilo
“Até um homem simples, inclusive cheio de alegria, até eufórico, deveria entender que a política também é uma espécie de guerra, embora travada de uma maneira um pouco diferente” (SAPKOWSKI, Andrzej. A senhora do lago, v.2. WMF Martins Fontes, 2017, p. 139)

Em 2011, chegava às livrarias brasileiras ‘O último desejo’, uma coletânea de contos de um tal bruxo Geralt de Rívia, o primeiro livro de uma série composta por sete (oito, se contarmos um prelúdio, lançado recentemente). Agora, em 2017, a saga chega ao fim, fechando o arco dessa incrível história de fantasia em grande estilo.

O ECONOMISTA
Nascido em Łódź, Polônia, Sapkowski formou-se em economia e trabalhou como representante de vendas para uma empresa internacional. Sua carreira literária iniciou-se com traduções de histórias de ficção científica.

Seus contos mais conhecidos, os do bruxo Geralt de Rívia, começaram a ser publicados na década de 80, na revista Fantastyka. As histórias fizeram sucesso e logo foram publicadas coletâneas e depois os romances que davam continuidade à saga, tornando-o um dos autores mais conhecidos e cultuados em seu país.

Recebeu diversos prêmios, não apenas pela saga do bruxo, mas também pelos diversos outros livros que escreveu. Entretanto, Geralt é o seu personagem mais conhecido, é até considerado um símbolo nacional polonês. A trilogia de jogos ‘The witcher’, da produtora polonesa CD Projekt Red, é baseada nesse universo e ajudou a popularizar a obra de Sapkowski mundo afora.

“Hoje em dia, o Mal governa baseando-se nas leis que lhe são inerentes. Atua de acordo com os tratados de paz assinados, pois foi levado em consideração na hora de assiná-los…” v. 2, p. 239

O BRUXO
Essa palavra possui um significado diferente nesse universo fantasioso. Um bruxo, ou bruxeador, é um humano, treinado desde criança, para ser um matador de monstros. Além de uma intensa preparação física, nas escolas de bruxo, essas crianças passam pelo teste das ervas, com a ingestão de potentes compostos, preparados para alterar o sistema fisiológico, tornando-as mutantes, algo útil para a profissão de bruxo, que caçam as feras mais terríveis.

Há diversas lendas sobre esses mutantes e as pessoas alimentam diversos preconceitos, porém, são considerados um mal necessário, já que salvam a população dos mais variados tipos de monstros, claro que em troca de boa recompensa.

Geralt de Rívia, o protagonista, é um bruxo, talvez o mais habilidoso de todos. Nesse último livro, ele mostra todo o seu potencial, indo até o fim do mundo, na companhia de seus amigos. Porém, esse mundo criado por Sapkowski é muito mais vasto e rico. Além de monstros, existem outros seres mitológicos (inspirados na mitologia eslava e nórdica), como unicórnios, dragões e vampiros. Temos viagens no tempo e espaço, com a premissa de que existem muitos outros mundos além desde onde vivemos, e o autor gosta de brincar com isso. A sociedade, formada por humanos, elfos, anões, gnomos e algumas outras raças, é muito bem constituída, referindo-se a questões políticas e econômicas (o lado economista do autor está sempre presente).

Trata-se de um mundo rico e sombrio, com o Norte sendo governado por reis mesquinhos, alguns mimados, aconselhados por feiticeiras não muito confiáveis. Ao Sul, temos o gigantesco império de Nilfgaard, governado pelo impiedoso Emhyr var Emreis e sua insistente busca por expansão, o que gera diversos conflitos com os reinos do Norte. Este é um mundo onde não há o bem e o mal, e esse é um tema que o autor gosta de trabalhar. Todos possuem seus interesses e fazem de tudo para alcançá-los. Entre o preto e o branco, há um vasto gradiente de cinza, onde a maioria das pessoas permanece.

“O bem e o justo devem triunfar, o mal, receber um castigo exemplar, e o amor, unir os amantes até a morte. E, droga, nenhum dos personagens positivos pode morrer!” v. 1, p. 27

TERMINANDO EM GRANDE ESTILO
Em ‘A senhora do lago’, todos os eventos iniciados nos livros anteriores são concluídos. Aqui saberemos qual foi o destino de nossos protagonistas e do mundo em geral. Não é um romance grande, temos cerca de 570 páginas, todavia o autor não deixou a trama terminar de maneira rasa; esse número de páginas foi muito bem talhado. Não estou dizendo que a narrativa se torna muito descritiva e detalhista, pelo contrário, é rápida e constante, sem se esquecer de dar respostas, o que funciona muito melhor que detalhes excessivos que tiram o ritmo.

O humor ácido dos primeiros livros retorna, o que fez falta na aventura anterior. Sapkowski escreve de forma séria, mas sem se levar a sério. Há várias tiradas de alguns personagens, ou eventos irônicos, o que quebra um pouco da tensão, algo que sempre aconteceu ao longo da saga, lembrando-nos que, mesmo sendo uma história obscura e pesada, esta é uma obra de fantasia, escrita para divertir. E essa função é muito bem cumprida.

Um ponto forte do autor é a descrição das batalhas, a imagem formada ao ler é muito nítida. Por isso, a guerra que está ocorrendo é apresentada de uma maneira interessante, narrada a partir de vários pontos de vista (o romance em si é construído dessa maneira). Esse estilo de narrativa é uma boa maneira de mostrar a conclusão dos eventos, como cada camada da sociedade foi afetada.

Temas como racismo, xenofobia e economia sempre marcaram a saga, e aqui as coisas chegam ao ápice. Esta é a parte filosófica da obra, com divagações sobre o sentido da guerra, o papel do governo, questões existenciais e econômicas (nesse quesito, o ponto de vista do autor é bastante liberal, o próprio Geralt é baseado nessa filosofia, sempre entrando em embate com seus próprios princípios). As mulheres possuem um papel muito importante nesse universo, principalmente as feiticeiras, personagens fortes, de personalidade, donas de si, desempenhando grande influência na política.

Qual o destino do mundo? Quais as consequências da guerra? Qual foi o destino de Geralt, Ciri, da bruxa Yennefer e seus amigos? Todas essas respostas, e outros mistérios apresentados ao longo da saga, serão respondidas. Um belo encerramento, finalizando em grande estilo, com um final digno das tragédias gregas.

“O amor é como a cólica renal. Você nem imagina o que é até ter um ataque. E você nem acredita quando lhe falam sobre isso” v. 1, p. 110

SOBRE A EDIÇÃO
Planejado para ser publicado em 2016, o livro sofreu alguns atrasos e foi publicado apenas em 2017, dividido em dois volumes. Isso mesmo, a editora repartiu um livro em dois. A desculpa da empresa foi a de que houve atrasos em diversos setores da produção, e dividindo-a em dois volumes seria uma forma de diminuir esse atraso. O segundo volume foi publicado no início desse mês de novembro, sendo assim, talvez fosse possível a publicação de um volume único ainda em 2017. Outro fato é o de a editora ter utilizado a arte das capas das edições espanholas (feitas por Alejandro Colucci), e lá o último livro também foi dividido em dois volumes. Enfim, o importante é que a saga foi concluída. Eles até planejam publicar, em 2018, um box e o prelúdio ‘Tempo de tempestade’.

Trata-se de uma edição padrão, brochura, capa comum, com orelhas, miolo em papel de coloração off-white, boa diagramação. A tradução, a partir do original em polonês, ficou por conta de Olga Bagińska-Shinzato, que já vinha traduzindo a saga desde ‘Batismo de fogo’, mantendo a qualidade do primeiro tradutor, Tomasz Barcinski, que nos deixou em 2014. Foi ele quem trouxe a saga ao Brasil, insistindo para que alguma editora a publicasse. Olga manteve a constância e a coerência, mesmo com algumas pequenas diferenças. Ao longo dos dois volumes, a revisão deixou passar alguns errinhos, nada comprometedor.

“O cinismo, com todo o seu ar de pseudointeligência, é extremamente falso” v. 1, p. 46

CONCLUSÃO
Conheci a série logo no início de sua publicação por aqui, em 2011. Sou fã dos livros e dos jogos. Percorri um longo caminho ao longo dos sete livros, e essa aventura ao lado do bruxo e seus amigos foi incrível, carregada de emoções e reviravoltas. O último livro é o que possui o ritmo mais frenético, sempre apresentando novas conclusões para os eventos. A história não para, há sempre algo acontecendo. Além de ser uma excelente obra de fantasia, apresenta também temas atuais, como debates sociais, éticos e sobre economia. Uma saga que merece ser conhecida, um dos maiores feitos da literatura fantástica recente e (por que não?), de todos os tempos.

“Tudo tem o seu preço. A guerra exige vítimas. A paz, pelo visto, também” v.2, p. 145

Minha nota (de 0 a 5): 5

Alan Martins

Visite o blog para outras resenhas e muito mais conteúdo, como poesia, psicologia e literatura.

site: https://anatomiadapalavra.wordpress.com/2017/11/19/minhas-leituras-43-a-senhora-do-lago-andrzej-sapkowski/
Diego Araujo 19/11/2017minha estante
Excelente! Já li os seis livros anteriores e pretendo concluir a saga em breve.
Adoro os personagens, principalmente os protagonistas Geralt e Ciri.

Alan Martins 19/11/2017minha estante
Então você vai gostar muito desse último livro. Todos os acontecimentos terão um fechamento aqui.

Emanuel 04/01/2019minha estante
Rapaz, chega a dar emoção no final do Senhora do Lago v.1! Agora é começar a ler o v.2. queria mesmo era completar a coleção, com o último livro lançado, mas ainda não há tradução pro português.

Geovana 14/08/2022minha estante
The Witcher começa bem, mas depois vai decaindo tanto ?

Alida.Ventura 14/08/2022minha estante
Né , eu me senti perdida nesse último livro.

DANILÃO1505 14/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Niájera 08/10/2020

E fim..
É Geralt, chegamos ao fim... Que saga foi essa, quanto sofrimento, quantas aventuras... Dona Netflix tem nas mãos um tesouro... Sobre o final, nem de longe eu esperava algo parecido, é daqueles que os fãs criam teorias sem fim, porque realmente dá margem pra várias interpretações... Uma coisa é certa, não espere um conto de fadas....
Adriano F. Zwierzykowski 09/10/2020minha estante
Com certeza um dia lerei essa série... ???

Niájera 09/10/2020minha estante
Adriano leia, os 2 primeiros livros são aquecimento, do terceiro em diante é uma evolução absurda... As batalhas, as lutas são memoráveis, a Netflix tem uma joia na mão.

h4gatha 04/03/2024

Enfim acabou! Uma saga bem razoável em geral, principalmente devido a sua narrativa inconstante e confusa. Parece que o autor decidiu no meio do caminho que a história seria sobre o mundo e não os personagens e não soube bem trabalhar essa mudança

a saga tem sete livros e se estende além do necessário, acaba de uma maneira terrível. Final de conto de fadas que o autor tanto critica, além de corrido e mal feito. Entretanto o conceito dos poderes e o sangue da Ciri são interessantes, assim como a viagem entre mundos
Amigo Imaginário 05/03/2024minha estante
O que achou da jornada da Ciri?

h4gatha 06/03/2024minha estante
a jornada da ciri é a parte mais interessante de toda saga pra mim, mas creio que alguns pontos poderiam ter sido melhor desenvolvidos

Fabio Pedreira 25/04/2020

É mesmo o fim?
Finalmente chegamos ao fim da série The Witcher. Como eu disse anteriormente, o Vol 1 foi mais para preparar terreno, enquanto o Vol 2 provavelmente seria mais voltado para a ação

Parece que eu acertei, pois o início do livro é frenético. Vemos o norte contra atacar Nilfgaard em uma batalha que entrou para a história como a maior de todas as guerras já enfrentadas

Ao mesmo tempo temos Geralt e Ciri chegando ao esconderijo de Vilgefortz para poder resgatar Yennefer. As batalhas são frequentes e com certeza baixou o espírito do George Martin no autor. Então vá preparado, já que uma mistura de raiva e tristeza podem te acompanhar.

Depois disso os capítulos vão se concentrar em fechar pontas soltas. E o final é interpretativo. Eu gostei, mas admito que prefiro considerar que não é o fim verdadeiro, tomando os jogos como uma continuidade oficial.

The Witcher é uma série que já cansei de dizer que vale a pena ser lida, é completa, tem diálogos incríveis, com críticas sociais muito grandes, um senso de humor sarcástico e uma história muito rica. Juntando os Vol 1 e 2 favoritei o livro que vai ficar marcado.

Seja você fã de qualquer gênero literário, dê uma chance para essa série. E até a próxima.
Mariana Siano 26/04/2020minha estante
"A Senhora do Lago" é um dos meus livros favoritos da saga, mas perdendo pro "Batismo de Fogo" haha

Fabio Pedreira 26/04/2020minha estante
Verdade. Esse contando os dois volumes em um, é perfeito.

Sté 21/05/2021minha estante
Também fiquei confusa, justamente porque vários personagens que já haviam morrido foram ao casamento deles, segundo Ciri. Não entendi se eles realmente se casaram ou se morreram e esse seria o final que Ciri gostaria que eles tivessem.

Gokuafricano 28/02/2019minha estante
A obra em si eu realmente boa, mas esse livro ficou abaixo dos outros, confuso ao extremo.

Marlos 03/03/2023

Apesar de ser o penúltimo volume da série, é o livro que encerra a história, já que o oitavo volume é sobre uma aventura que se passa durante os acontecimentos de "O último Desejo".

A leitura foi incrível, o autor conseguiu passar muito bem o clima de encerramento, o que deixou um sentimento de missão cumprida.

Sem dúvida alguma, Gerald e Ciri se tornaram alguns dos meus personagens preferidos, dos quais me lembrarei por muito tempo.

Com toda certeza, recomendo a leitura!
Caio 03/03/2023minha estante
Poxa. Agora me interessei pela série meu amigo. Pq só conheço o Geralt dos jogos.

K.G | @kennedy guedes 26/04/2022

CIRI E A VERDADEIRA DONA DESSA HISTORIA ( observaçoes gerais da saga)
SERIO, CIRI DONA E PROPRIETARIA DESSA HISTORIA

que é uma historia agridoce com muitos altos e baixos, os dois primeiros livros da saga, alternam entre contos totalmente chatos, e outros que tem partes importantes pra se entender o começo da historia. E bom e isso se arrasta por toda a saga.
temos longos periodos de conspiraçoes politicas, diálogos interminaveis que nada acrescentam, que alternam com momentos FODAS COM REVIRAVOLTAS E DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS E DO UNIVERSO
O que acontece mais com a a Siri, apesar do geraldao tambem amadurecer bastante
A linha do tempo É UM CAOS TOTAL, fica indo entre passado,presente e futuro de forma muito abrupta, o que torna a leitura bastante confusa. E ISSO PRA MIM E A PARTE MAIS DIFICIL. são muitos personagens que aparecem ao decorrer da historia apenas pra dar o relato deles do acontecimento, que vivenciaram ou que estudaram nos livros sobre os personagens dos livros.... ENTENDE? UMA SALADA.
Mas vale a pena se aventurar nessas paginas e conhecer a historia de cirrila a leaozinha de cintra e seu bruxao.
O final nao poderia deixar de ser CONFUSO CONFUSO CONFUSO, mas em varios momentos surpreende.
No final das contas o autor nos entrega uma historia bastante interessante ao seu modo, e que te faz viver nesse mundo por um longo tempo.
K.G | @kennedy guedes 26/04/2022minha estante
tive que voltar e reler o ultimo capitulo, pra ver se realmente tinha entendido o final kkk

Marcos Antonio 28/08/2019

A Senhora do Lago
Como disse no primeiro eu esperava mais, Geralt atua muito bem no seu personagem, porém nesse livro depois de lutar muito bem com inimigos poderosos deixa se abater por um sem nada de poder. E até o momento não sei por que chamada a Senhora do Lago.
Jonathan.Guimaraes 09/12/2019minha estante
É porque a ciri vai pra outro mundo onde ela é vista como a senhora do lago,das lendas de rei arthur

Luisa 18/07/2020

Uma saga incrivelmente bem construída
Eu não tenho palavras concretas para descrever como o Andrezej constrói muito bem suas histórias, a forma com que ele descreve ambientes minuciosamente detalhados que quando lidos a primeiro momento nos parece pretensioso e desnecessário, mas com o decorrer que os capítulos vão se passando, cada detalhe escrito e posto, se mostra de extrema necessidade para interligar a complexa teia de cenários que se unem por pequenos detalhes do livro. Andrezej me fez muito feliz nesse período de leitura dos 8 livros, por mais que eu tenha demorado muito para finalizar, sempre quando eu li um livro da saga eu estava 100% concentrada, porque a narrativa dele era assim pedia do leitor extrema atenção e se entregar para a leitura. É verdade que alguns capítulos são densos demais e esses detalhes as vezes atrapalharam e davam uma certa preguiça, mas apesar de tudo, vale a pena de uma forma indescritível. Já me encontro de ressaca literária por finalizar essa saga.
Luisa 18/07/2020minha estante
Socorro meu corretor escreveu o nome errado do autor ****ANDRZEJ

Vinícius 01/02/2018

Final morno, porem bom!!!
O livro começa,bem morno narrando no embate entre o norte e Ninfilgard, mas depois que embala o livro fica muito bom, chegando a ser ótimo, porem o desfecho final é meio vago, mas é uma leitura indispensável para que chegou já até aqui.

Ricardo.Trajano 03/05/2018

A série inteira é ótima mas...
Por que a edição polonesa, ou seja, a VERSÃO ORIGINAL, veio em um ÚNICO VOLUME e aqui resolveram, justo no ÚLTIMO livro da série, dividir em DUAS PARTES? Óbvio que fazendo isso a parte 1 caí num cliffhangar desgraçado e me obriga a comprar a parte 2...QUE NÃO EXISTE NO ORIGINAL.

5 estrelas pela conjuntura da obra.

Jeferson.Cochinski 19/03/2024

Resenha repetida do volume 1. Gostei do livro, dificilmente termino livros que não gosto ao menos um pouco, mas ainda assim acho que é bem cheio de barrigas, e a escrita do autor me deixava sem vontade as vezes, só o ímpeto em terminar os livros e entender os games me fez continuar. Mas o final do livro foi inesperado e fantástico. valeu a pena me forçar a ler.

Leonardo 01/02/2020

O peso do poder pode ser doloroso
A Senhora do Lago (volume 2) é o oitavo livro da Saga do Bruxo Geralt de Rivia, também considerado como o sexto livro (ou quinto, já que o livro foi divido em duas partes aqui no Brasil), já que os dois primeiros não é um romance, e sim coletânea de contos, sem seguir uma linha linear. Foi publicado inicialmente em um único volume em 1999 na Polônia, e no Brasil chegando somente no ano de 2017.

Ciri consegue fugir do universo paralelo, onde era mantida como prisioneira pelo elfo Avallac’h, e assim vai em busca de seus amigos. Enquanto isso, Geralt e seus parceiros consegue, enfim, chegar no castelo de Stygga.

Por ser um livro com diversos pontos de vista, acaba sendo uma leitura um pouco pesada, provavelmente o mais pesado da saga, pois aqui temos as conclusões dos principais personagens. O começo é um pouco maçante... se focando somente nas intrigas políticas da saga, e só no final começa a engrenar novamente, com acontecimentos muito empolgantes, reviravoltas e muita ‘porradaria’. Aqui também temos um dos duelos mais esperados, entre Geralt e Vilgefortz.

Deixando pouquíssimas pontas soltas, o livro se encerra mantendo a mesma qualidade dos primeiros livros e da saga de um modo geral. Também conhecemos o destino dos principais personagens.

Vale também citar o nível de detalhes da narrativa, principalmente nas cenas de batalhas, onde conseguimos criar uma boa cena mental. Outro ponto importante é a narrativa sobre diversos ponto de vista, nos dando uma visão mais ampla dos acontecimentos.

Temas como racismo e xenofobia é muito debatido também, tendo uma forte influência na história, nos mostrando que muitos dos males de uma sociedade está na própria população, mesmo sendo um mundo infestado por seres malignos.

Enfim... um final digno para uma saga incrível, que já se tornou uma das minhas preferidas, tanto pela narrativa quanto pela história em si, com diversos personagens carismáticos, que não ficou somente no mundo literário, virando também jogos e uma série da Netflix, que pouco tempo depois do seu lançamento já se tornou uma das mais assistidas da plataforma. Indispensável para todos os leitores de fantasia, e também para aqueles que gostam de histórias complexas envolvendo também política e temas polêmicos.