Sonata em Auschwitz

Sonata em Auschwitz Luize Valente

Resenhas - Sonata em Auschwitz

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Remy Olem 05/01/2022

"Aqueles homens não se colocavam no lugar do outro porque o outro, para eles vão era um semelhante, era um judeu"

Tita 23/11/2022

Que leitura maravilhosa!! Luiza Valente, escreveu esse romance com maestria e riqueza de detalhes, dando vida a história de duas famílias totalmente diferentes, vivendo em uma guerra terrível. Um dos livros mais pesados que já li, com muito sofrimento e dor, mas a leitura e fluida e envolvente. A autora e tão detalhista que você vê um filme passando na sua mente. 5 ?? não é o suficiente para essa leitura perfeita! ??

OBS: Achei maravilhoso poder escutar a sonata que foi feita para Haya.

Cristiane 25/12/2017

Sonata em Auschiwitz
Gosto muito de livros que retratam como as pessoas se sentiam e o que passavam nessa época. Livro escrito maravilhosamente bem e, apesar de ficção, trás uma história que poderia muito bem ter sido real... adorei! Lido em uma semana.

Thais 07/01/2018

Magnífico
Este livro conta um momento da história, a segunda guerra mundial e holocausto.
Nele conhecemos Amália, uma jovem portuguesa, que descobre que sua família guarda segredos, um passado nazista.
Na Sonata em Auschwitz temos um bebê que nasceu nas barracas de Auschwitz-Birkenau, em 1944. Também temos um jovem oficial  alemão de 24 anos que compôs uma sonata, no mesmo ano. ? Como pôde duas histórias se cruzarem? Como a vida de um se cruzou com a vida de outro?  Todos guardam um passado que querem esquecer, mas no fim tudo precisa ser revelado e encarado de frente.
Neste livro eu senti um misto de emoções, senti tristeza ao ler relatos dolorosos, senti alegria ao ver que no fim tudo deu certo. Eu gostei pois tudo foi contado com muitos detalhes, e isso foi essencial para a história.
 Nos campos de Auschwitz o que prevalecia era a esperança de um fim, e esperança de viver. A autora Luize conseguiu desenvolver muito bem o enredo da história, consegui me emocionar muito, e com certeza emocionou a todos que já leram.
A luize se inspirou em uma história real para escrever esse livro. Na história de Maria Yefremov, ela foi uma sobrevivente que teve um filho nas barracas de Auschwitz, mas infelizmente nunca soube o que aconteceu com ele. Parabéns, luize! Por escrever Sonata em Auschwitz.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 12/05/2018

Sonata em Auschwitz
"Para que vale a verdade? O que é a verdade? (...) Dizem que os bons pereceram em Auschwitz. Eu acredito que Auschwitz pereceu nos bons. Bons como Adele. Que vivem apesar de. São viventes. O resto de nós é sobrevivente."

Falar sobre Sonata em Auschwitzs, é uma tarefa muito difícil, porque esse é um dos livros mais especiais e incríveis que tive a honra de ler. A sinopse detalha bem o enredo, portanto, não irei resumir a história em si. Com delicadeza e uma escrita marcante, a autora narra com precisão detalhes de tirar o fôlego - e nossa estrutura emocional, do início ao fim, sem romantização dos acontecimentos. É uma obra sem meias verdades, nua, crua, que não esconde nenhum mísero detalhe; nos faz refletir sobre questões históricas e passadas, assim como presentes e talvez futuras. A Segunda Guerra Mundial traz inúmeros segredos na vida de quem a viveu. Uma das coisas que mais me chamou atenção foram os fatos verídicos entrelaçados aos ficcionais, tudo foi amarrado de forma tão perfeita que só lendo para vcs entenderem. Outra coisa maravilhosa são os mapas e árvores genealógicas das famílias dos personagens, contido na obra. Tudo sensacional!

Sem mais.. é uma obra incrível, que choca e devasta qualquer coração. Uma história fictícia, mas que poderia muito bem ser real. O livro transmite o quanto aqueles tempos foram sombrios para todas as pessoas, judias ou não. Johannes, Frida, Friedrich, Hermann e Amália, bem como, Kurt, Tzipora, Eva e, principalmente, Adele, Enoch e Haya, deixaram sua marca em mim para sempre! Uma obra que já quero reler! Para quem ama a temática Holocausto, assim como eu, eis que indico o melhor livro de todos os tempos! É pra encher esse Brasil de orgulho né gente. @luizevalente foi uma honra conhecer você e sua obra, jamais esqueceremos o encontro! Somos suas fãs de carteirinha viu..

Luize Valente é uma escritora cujas tramas nascem de sua imaginação e pesquisa histórica rigorosa e pesquisa de campo.

PS.: Após a leitura do livro, recomendo o site dela: http://www.luizevalente.com/?m=1 onde você pode ouvir a sonata composta ficcionalmente no livro. Se chorei? imaginaaaa.. rsrs!

Raquel Lima 27/11/2017

Triste...
Como vários livros sobre o nazismo este é um soco em nossa Humanidade ...a degradação humana pela ideologia da superioridade. O ser humano superando suas formas de ser idiota .

Chanel 20/01/2021

Comecei achando a premissa muito fraca, a estória um tanto previsível e a personagem Amália me pareceu um tanto apática, porém os relatos na Alemanha nazista é o ponto forte do enredo. Ao final do livro nos sentimos comovidos pelas vítimas e por saber que aquelas atrocidades de fato ocorreram. É um bom livro, porém fiquei chateada com o final.

Tatiane.Gatto 27/12/2020

Que livro!!!
Devorei a história em 1 dia.APENAS 1 DIA!!!
Que história emocionante e perturbadora! Cheguei a chorar em algumas partes, não cheguei a pesquisar se é verídica a história, porém sei que os relatos que tem no livro realmente aconteceu com milhares de pessoas e isso me parte o coração. Como pode ter existido esses monstros nazistas??

Jana.Cappio 21/11/2020

Incrível!
Que livro! Narrativa fluida e envolvente. O leitor se sente dentro dos momentos narrados, dá pra "ver" e "sentir" tudo que a história traz. Maravilhoso!

LivrosLai 02/04/2023

?aqueles que não conseguem lembrar o passado, estão condenados a repetí-lo?

Pesado demais!!!! Ler sobre auschwitz sempre me causa um misto de emoções.

Luciane.Gunji 27/01/2018

Todos nós temos segredos e Sonata em Auschwitz tem um. Frida, a personagem centenária que aparece no início das primeiras páginas é quem dá o start para tudo, mostrando que o período da Segunda Guerra Mundial deixou severas sequelas e más lembranças nas pessoas. Amália, a personagem principal, é quem resolve descobrir suas origens para finalmente entender quem é o herói e o vilão.

Valente é uma montanha-russa e, apesar do desfecho ser revelado apenas nas últimas 30 páginas, sua narrativa faz valer toda a viagem. As violências que gostaríamos que não passassem de ficções infelizmente têm como base os relatos de uma sobrevivente do Holocausto, causando ainda mais comoção. Prepare o coração e boa sorte!

site: https://pitacosculturais.com.br/2018/01/21/sonata-em-auschwitz-valente-luize/

Lê Golz 22/02/2018

Forte, chocante e comovente!
Esse é o tipo de livro que me chama atenção logo de cara. Tudo que remete o leitor à Segunda Guerra Mundial e, principalmente aos campos de extermínios como Auschwitz, é uma leitura válida. A sinopse já nos revela uma história forte, cheias de segredos, dores, más lembranças... e algo impossível de não associar: milhões de mortos. Portanto, vou partir diretamente para minha avaliação, pois a sinopse fala por si só.

"Assim como duas pessoas não ocupam um mesmo lugar ao mesmo tempo, é impossível sentir como o outro sente. E a gente sempre acaba achando que nossa dor é mais dolorida que a do outro." (p. 213)

Valente não polpa detalhes em sua narrativa. Detalhes esses de arrepiar e chocar. Não importa quantas histórias eu leia de Auschwitz, sempre vou sentir um frio na espinha e uma angústia inexplicável dentro de mim. Mas a autora foi além. Com uma narrativa totalmente envolvente, ela conseguiu me desestabilizar por completo, a ponto de ter que parar a leitura e continuar em outro momento. Uma narrativa sem meias verdades, nua, crua, que não esconde nenhum mísero detalhe.

Além dessa narrativa tão forte, as histórias que se entrelaçam foram muito bem desenvolvidas e se encaixaram perfeitamente. Desconhecidos que tiveram suas vidas unidas para sempre em meio a barbárie daquela época. A autora nos leva para o passado, volta para o presente e desmascara as feridas dos personagens. A Segunda Guerra Mundial traz inúmeros segredos na vida de quem a viveu. Valente vai revelando aos poucos o segredo que cada um guarda dentro de si, e isso torna o livro ainda mais tenso, pois como se não bastasse esse passado sombrio, as páginas também carregam um clima de suspense, especialmente sobre o que realmente aconteceu com o jovem oficial alemão que compôs a sonata. Essa foi uma revelação perto do desfecho e que terminou de unir a história de todos os personagens com uma maestria impressionante.

Os fatos históricos estão bastante presentes também. Desde Berlim, na Alemanha, até Romênia, Hungria, Polônia... O desenrolar da Guerra e como tudo ia, ano a ano, transformando a vida dos personagens. Outros pontos interessantes são os mapas de parte da Europa para entendermos a ocupação alemã, bem como a trajetória dos personagens. Sem contar que antes de tudo temos um parágrafo escrito por Primo Levi, um sobrevivente real de Auschwitz, que também escreveu um livro que me marcou. São coisas que parecem simples, mas que ao se juntarem... o parágrafo, os mapas, a história em si, e posteriormente o fato de eu ouvir no site da autora a sonata fictícia dessa história, me destruíram por dentro. Dificilmente vou esquecer esse livro.

Sonata em Auschwitz é uma obra incrível, que choca e devasta qualquer coração. Uma história fictícia, mas que poderia muito bem ser real. Mesmo com personagens imaginários, o livro transmite o quanto aqueles tempos foram sombrios para todas as pessoas, judias ou não. Sobre os que precisam pedir perdão e os que precisam perdoar. Não é só mais um livro do Holocausto, não é mais do mesmo. Sem dúvida, um livro cinco estrelas e favoritado.

site: https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2018/02/resenha-sonata-em-auschwitz-de-luize.html

Quennick 18/03/2018

Perfeito!
Posso dizer que com este livro aprendi o verdadeiro sentido e valor da superação. Entrelaçado entre datas e lapsos temporais de estórias do passado e do presente, encontramos Amália, uma jovem descendente de alemão que não sabe nem a metade do passado de sua família até um certo dia em que ela intercepta uma ligação de seu pai com sua avó. O passado resurge e somos entregues a ruína da Segunda Grande Guerra e o Holocausto contra os Judeus. Uma linda sonata à piano é a única ligação viva entre esses dois pontos que fazem Amália querer cada vez mais saber sobre o passado de sua família e o por quê de seus pais jamais falarem sobre sua família na Alemanha. Tem mais no blog Eureka Mundo, obg @luizevalente pela oportunidade de conhecer essa belíssima história. #eurekamundo

Jefferson Vianna 27/06/2019

Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo...
Emocionado, é como eu me sinto após a leitura de "Sonata em Auschwitz", da autora Luize Valente. Este foi o meu primeiro contato com a autora e fico feliz por ter tido uma impressão positiva logo no início. É incrível como um livro é capaz de nos modificar, me sinto diferente após a leitura deste romance tão impressionante, que por sinal foi muito bem escrito e fundamentado. A leitura é fluída, as cenas são bem descritas e apesar do tema ser delicado e por vezes difícil de ser abordado, Luize soube usar as palavras, a fim de conciliar as idéias para descrever de forma clara e objetiva os episódios marcantes do Holocausto e também da Segunda Guerra Mundial. "Sonata em Auschwitz" é um livro incrível, capaz de nos fazer refletir sobre a vida, a luta pela sobrevivência e a importância do perdão. Um livro que fala do amor como cura e da necessidade de conhecermos o passado para que não venhamos a repetir os mesmos erros. Leitura recomendada.

Quotes do livro: "A gente sempre acaba achando que a nossa dor e mais dolorida que a do outro.", "A riqueza de um homem se mede pela quantidade de lágrimas que ele extrai de outros homens em seu funeral" e "Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo."

garotadovlog 23/05/2018

RESENHA: Sonata Em Auschwitz (Luize Valente)
Olar pessoinhas, tudo belezinha?
A resenha de hoje é de um livrão que eu tenho certeza que vai te emocionar assim como me emocionou. Estou falando de "Sonata Em Auschwitz", escrito pela autora Luize Valente e lançado pelo Grupo Editorial Record.

Em Sonata Em Auschwitz nós vamos conhecer a história de muitos personagens, mas é através de Amália que todas esses personagens aparecem.
Depois de ouvir por acidente a conversa de seu pai com sua avó pelo telefone, Amália descobre que uma bisavó que está prestes a morrer mas que deseja muito contar algo a seu neto, Hermann Hafner. Percebendo que seu pai não vai ir atrás de sua bisavó, Frida, a garota decidi ir ao encontro dela no lugar de seu pai; mas a garota não sabia que ao fazer isso muitas revelações seriam feitas e segredos a muito tempo guardados seriam revelados.
Amália vai então em busca da verdade de seu passado já que seu pai sempre fez questão de esconder dela e deu seu irmão; é quando conhece Haya, Adele e Enoch, três sobreviventes da segunda guerra mundial.
Muitos segredos são revelados, mas será que todos eles estão preparados para voltar ao passado e viver com esse passado para o resto de suas vidas?

Cara, esse livro mexeu muito com as minhas emoções, sério!
É um livro que fala sobre a segunda guerra mundial de uma forma um tanto quanto crua, sem remendos e sem medo de mostrar as monstruosidades que acontecerão nos guetos e campos de concentrações.
A obra é bem detalhada e isso foi o ponto alto da narrativa da autora para mim, o que acabou me surpreendendo muito já que eu costumo não gostar tanto assim de livros com muitos detalhes, mas esse foi uma exceção muito boa.
Li o livro em muito pouco tempo e amei as sensações que ele me trouxe, umas muito reconfortantes e outras bem desconfortáveis. Apesar de ser um livro com muitos detalhes e com fatos históricos da guerra, a leitura fluiu muito rápido para mim e os personagens me cativaram muito, me fazendo torcer por todos eles de uma forma muito especial (sério, foi uma surpresa eu ter amado esse livro).

Em algumas partes da obra, a narrativa da autora oscila entre primeira e terceira pessoa mas, Luize faz isso com muita maestria, já que mesmo tendo essas oscilações não deixa os leitores confusos de forma alguma!
Mega recomendado, o livro recebeu uma classificação de 5.0 estrelas e foi favoritado sim lá no Skoob, vocês precisam ler essa obra maravilhosa. Se você já leu, me conta ai nos comentários como foi a experiência de vocês no decorrer da leitura.
Beijos da Cah ♥

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/2018/05/resenha-15-sonata-em-auschwitz-luize.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6