História é Tudo Que Me Deixou

História é Tudo Que Me Deixou Adam Silvera

Resenhas - História é Tudo Que Me Deixou

Jubs 01/01/2024

Não
?Versões alternativas de mim estão perfeitamente felizes com versões alternativas de você, porque você está vivo.?

?Que livro triste, triste de ruim e triste de triste mesmo. Lutei pra terminá-lo, demorei quase dois meses pra acabar e olha que não é um livro grande

?Confesso que a história é comovente, mas o jeito que é escrito não me deu vontade de continuar lendo
Não me apeguei a nenhum personagem, não poderia me importar menos

?O início do livro me emocionou um pouco, eu estava bem interessada nele, mas com o decorrer da história eu percebi que não estava fazendo meu estilo

?Não sei se li em um momento ruim e por isso não gostei, mas quem sabe eu releia um dia

Nicolas388 01/01/2024

Resenha
O livros conta sobre um garoto gay que perdeu o primeiro amor de sua vida, e apesar de já terem ter minado muito meses antes de sua morte. O final é péssimo primeiro ficou raiva do theo depois do griffin depois do theo de novo e por fim é definitivamente do griffin.

Alberto72 31/12/2023

MDS, que livro triste....
Não vou mentir que eu lutei pra ler ele, demorei quase dois meses e não consegui terminar, não sei se foi pq estava em uma ressaca, se foi pq li pela primeira vez no Kindle, não sei, mas no final até que gostei só que é muito depressivo, você consegue sentir aquilo, sentir a mesma sensação dos personagens, não tá nem perto de ser um livro favorito, mas foi bom.

Anaclaradomin 31/12/2023

Necessário!
Que fofo esse final. O desenvolvimento do Griffin é muito lindo, o fato de aceitar e respeitar o Theo e continuar sua vida deixa o coração quente.
Primeiro livro que eu leio em que lido com o luto e com o TOC, adorei a representação disso.
Foi uma leitura difícil e até meio complicada, e como última leitura de 2023 eu amei o livro e foi essencial para minha vida.?

Gabriel1994 31/12/2023

Um manual de cura
Ler esse livro estando num relacionamento e sendo um pessoal não-sincera (pra não dizer mentirosa) sobre várias coisas, foi meio pessoal demais, vou culpar o Griffin por ser tão parecido comigo e eu meio parecido demais com ele. Eu me vi na história em diversos momentos, na dor e no processo de cura dos personagens. Não, eu nunca perdi alguém, mas como o Griffin, estou aprendendo a superar meu antigo e destrutivo eu, a superar tudo de ruim que posso ter significado ou feito e entender que preciso das pessoas para conseguir superar momentos não tão legais. Esse livro me fez pensar em tantas coisas, ir para a faculdade estando num relacionamento, as inseguranças, tudo. Eu amei a leitura, as referências ao mundo pop, geek, é divertido se identificar com isso também. Foi uma leitura feliz mesmo sendo triste. Obrigado Griffin, pela história contada. Ler esse livro no fim do ano, com a mensagem final que pude retirar dele, me deixa esperançoso para tentar, nesse próximo ano, algo mais do que me culpar pelas coisas ruins que já fiz.

Sim, o Griffin é meu protegido. Mas o Theo, o Wade e o Jackson também são muito queridos. Vou confessar, queria que o Griffin gostasse do Jackson românticamente, shippei demais!

Lu.xca17 30/12/2023

Eu chamo isso de ?sofrencia necessária?. Que livro saboroso, meu Deus
Adam Silvera? como explicar a cabeça deste homem????
Meu maior choro de 2023, com muito orgulho

lissie_xy 27/12/2023

Foi um livro difícil de ler, história bem comovente, mas o jeito que é escrito da, vc não ter vontade de continuar

Katy 25/12/2023

Adam, pague minha terapia
Todo livro do Adam Silveira deveria vir obrigatoriamente com um vale terapia (para no mínimo umas dez sessões). História é tudo que me deixou me prendeu desde o início e eu me apaixonei por Théo junto com Griffin e com Jackson.
Para contextualizar, tinhamos aqui três amigos inseparáveis: Théo, Griffin e Wade. Em dado momento, Théo e Griffin se tornam um casal e eles são perfeitos juntos. Théo é um verdadeiro gênio, tem uma personalidade única e muito criativa. Griffin também é muito inteligente, ainda que por vezes inseguro devido ao seu TOC. Eles são maravilhosos e a gente se apaixona pela história deles a cada página. Acontece que Théo precisa ir embora por ganhar uma bolsa na faculdade, e por isso eles resolvem terminar e voltar a ser melhores amigos apenas, pelo menos enquanto estiverem longe. Isso funciona por um bom tempo, até Théo conhecer Jackson e se apaixonar por ele - ainda que siga amando Griffin -. Os dois começam um relacionamento, mas nem isso é capaz de acabar com o laço de amizade e amor que une Théo e Griffin, que mesmo a quilômetros de distância, mantém contato sempre que possível. E então, Théo morre afogado, deixando Griffin e Jackson arrasados. E quando se perde alguém tão jovem, é normal as pessoas usarem clichês dizendo que logo vai passar, que são novos e vão se apaixonar de novo... o que faz com que os dois tenham o sentimento que toto mundo banaliza o amor que tiveram por Théo. E que só um é capaz de entender a dor do outro. Isso não é spoiler, é a sinopse. E quando li a sinopse, achei que sabia mais ou menos o desfecho, mas fui pega de surpresa por algo que não imaginei que aconteceria.

O livro é MA-RA-VI=LHO-SO. Dei cinco estrelas, e acredito que essa vá ser a nota para tudo que ler do Adam. É menos triste que os dois morrem no final, mas é triste pra caramba mesmo assim. O livro já começa no velório de Théo e intercala com períodos da história deles até chegar a esse ponto e a gente começa a sentir saudade de Théo junto aos personagens, pois todo mundo amava aquele menino. Dá para entender cada sentimento, cada decisão, cada saudade. Sério, é incrível. Não tem um só personagem que a gente não goste nesse livro.
LUZIAAA 25/12/2023minha estante
Meu Deus quero ler agora

Katy 25/12/2023minha estante
Leia, você não vai se arrepender. É maravilhoso! E tá disponível no kindle unlimited!

Paola 24/12/2023minha estante
Só fiquei pensando em duas músicas enquanto lia.

1. Então tô terminando, nossa história acaba aqui
Sentimento não controla, aconteceu eu não previ
No limite do limite falta um trisco para eu cair
Não me pede para ficar que se eu ficar vou te trair

2. Quem eu quero não me quer
Quem me quer não vou querer
Ninguém vai sofrer sozinho
Todo mundo vai sofrer

pedro 17/12/2023

Luto
O livro em si não é ruim! É bom, com uma história comovente e, na minha opinião, meio arrastada...
Algumas vezes acaba sendo chato o jeito que ele insiste no luto. Algumas partes acabam por ser chata, pois quando surge algo diferente do assunto principal, ele dá um jeito de colocá-lo.
O final eu ainda não sei se gostei, mas com certeza não era algo que eu tivesse imaginado, o que me fez gostar do livro.

Bru 10/12/2023

Boa leitura
Lido para o clube do livro que participo.
Uma boa história contada com sensibilidade e sensatez sobre um tema que poderia ser delicado e que vemos ser muito mal trabalhado em muitas histórias.

Ponto positivo em especial para a forma em que os pais dos personagens são retratados: são famílias funcionais. Tem suas questões, mas são pessoas normais. Adorei
Priscila959 10/12/2023minha estante
Tenho este livro há um tempo que comprei e não li. Acho que paguei bem baratinho nele. Espero gostar como gostou quando for ler!

melmelmelmel 09/12/2023

Esse livro foi uma surpresa em tantas coisas que eu não sei nem por onde eu deveria começar. Apesar de sempre ter ouvido falar de Os Dois morrem no final (e querer muito ler) não li até hoje, então esse foi o primeiro contato que tiver com o Autor.

A escrita é muito agradável, o autor soube fazer dessa uma história muito fluída e rapidinha de ler, você pisca e metade do livro já se foi sem que você se dê conta. Também gostei bastante da alternância dos capítulos, sendo um no presente e um no passado.

O tema de luto também é muito bom e sempre existem muitas coisas e jeitos diferentes de se desenvolver esse tipo de história, a sinopse já me chamou atenção justamente por colocar o protagonista em contato direito com o namorado do amor da sua vida e eu fiquei muito curiosa pra saber como se desenvolveria a relação entre esses dois.

Eu não sei se foi porque nunca li um livro de luto que fosse desenvolvido dessa maneira, mas eu senti que o luto acabou ficando muito esquecido durante essa história, no sentido de que até 60% da leitura, todas as vezes que o Griffin tentava falar sobre a saudades do Theo acabava indo muito mais pra um caminho de comparação entre o relacionamento dele e o do Theo com o Jackson. Pelo Griff ser jovem eu fiquei em dúvida se deveria considerar isso mais como alguém que ainda tá aprendendo a se desprender do seu primeiro amor ou mais pro lado da obcessão / dependência emocional.

Os personagens em si também são bem chatinhos, principalmente o Griffin e o Jackson, mas acho que é uma forma interessante de representar a personalidade de pessoas passando pelos estágios de luto, é bem fora do que usualmente a gente encontra nesse tipo de livro. Gostei de como o ponto de vista do Griff sobre o Theo se mostra pouco confiável, ele cria uma imagem tão idealizada, tão perfeita que vemos ser quebrada com algumas revelações finais do Wave.

Falando no Wave, senti que ele ficou muito jogado nessa história. Colocaram uma super revelação em cima dele como se não tivessem deixado o coitado jogado por quase todo o livro.

O final do livro também foi feito de maneira meio porca, a história prosseguia de uma certa forma e do nada o Adam enfiou um monte de acontecimentos surpreendentes um atrás do outro e não elaborou nenhum deles. O capítulo final me deixou meio sem reação, sinto que isso poderia ter sido muito melhor desenvolvido se não tivesse tido tanta enrolação durante as outras partes.

Aquela cena na Califórnia me deixou toda ?????, a cena do tabu do Griff e Theo e a coisa do Wave e Griff foram extremamente desnecessárias e estragaram um pouco da minha experiência com essa leitura. Não foram cenas tão ruins assim, porém precisavam de um tempo maior de tela para poderem acrescentar algo para o enredo.

Eu esperei muito dessa leitura, prometeram que seria uma história bem triste entretanto me decepcionou bastante. O luto ficou meio disperso na história, as dinâmicas ficaram bem esquisitas confome a história ia se passando e tinham uns plots ali super desnecessários.

Mariana113 09/12/2023

Tô sem palavras para descrever esse livro, eu só sei chorar.
Por mais que eu leia livros com histórias tristes, eu nunca vou me acostumar com esse sentimento de tristeza, a sensação é como se eu tivesse perdido alguém muito próximo de mim.

Samiria.Florencio 09/12/2023

E sim com certeza foi um livro que eu mais enrolei pra ler, e enrolei mais ainda quando estava lendo kkkk
O início do livro me emocionou bastante e eu estava realmente sendo cativada pelo livro mas depois com o decorrer da história eu fui percebendo que esse tipo de livro não é muito a minha praia e foi uma luta daí por diante até terminar o livro kkkk