História é Tudo Que Me Deixou

História é Tudo Que Me Deixou Adam Silvera

Resenhas - História é Tudo Que Me Deixou

Lipe 20/03/2018

O que senti lendo este livro? Amor e Raiva (Mais amor do que raiva...)
Griffin (protagonista e narrador) é um garoto que sofre de transtornos mentais. É uma experiência única está imerso na cabeça desse adolescente perturbado, e o principal, sabendo que ele não é um narrador confiável.

Pra mim o livro segue perfeito até a metade da história, dai existe uma reviravolta tão grande que MEU DEUS DO CÉU! A partir dai eu comecei a sentir muita raiva do Griffin, do Theo, do Wade ("egoismo" define os dois primeiros), do rumo que a história estava levando e até do Autor (Adam, te amo, mas senti vontade de te dar uns tapas por ter mudado o rumo da história :p ). O meu amor desse livro é o Jackson, ele é apaixonante e na minha opinião: a maior vítima da história.

A conclusão final do livro é muito bonita, embora eu preferiria mil vezes um outro caminho para chegar a essa mesma conclusão. Felizmente existe o momento de redenção do Griffin. Enfim, apesar de tudo eu não poderia deixar de dar 5 estrelas porque é um livro que despertou emoções extremamente fortes em mim (como poucos fizeram): amor, raiva, desejo, alegrias e tristezas.

Não tenham medo, apesar de ser um livro que fala sobre luto, é uma história leve. É bacana também que nessa história não existe homofobia, a homossexualidade é tratado como algo extramente normal por todos.
Cesar vieira 21/03/2018minha estante
Já quero ler só por essa resenha ?

Bárbara 01/04/2018minha estante
Você definiu exatamente o que eu senti em relação a esse livro!

Bárbara 01/04/2018minha estante
principalmente a parte de amor e raiva hahaha

Felipe Rocha 26/06/2020

O início de um sonho... Deu tudo errado
As primeiras 100 páginas foram maravilhosas, onde a cada virada eu estava chorando (talvez por eu esta sensível no momento). Porém a partir daí o sentimento de que esse livro entraria para a lista de melhores desapareceu(talvez também por eu estar menos sentimental agora kkk).
Os motivos disso foram porque Griffin ficou de luto ETERNO (sei que cada pessoa tem o seu tempo pra superar, um dia, um mês...mas...), e a cada ida à cozinha ele lembrava do Theo mais como EX-namorado do que como melhor amigo, o que começou a encher a paciência.
Depois ele começou a tomar algumas decisões e agir como IDIOTA (como carambas vc viaja escondido, sem ciencia do responsável para outro estado??). Nesse momento já estava fazendo uma leitura dinâmica.
Outra coisa é que algumas ações e idiotices eu previ e quando aconteceu me deu vontade de jogar o livro no fogo.
Ah, e a idiotice não foi apenas nas tomadas de decisões mas também o motivo de fazê-las e ainda usando como algo plausível para algo besta ou importante. E outra, ele não se decide em NADA.
Fora isso, a escrita do Adam é gostosa, a história que não me agradou mesmo.
Jefferson Martins 02/07/2020minha estante
Nossa, sim!!! Hahahaha. Eu não cheguei a ter vontade de jogar o livro no fogo, mas vontade de jogar na parede eu tive. Hahahaha.

Felipe Rocha 02/07/2020minha estante
Alguém que me entende hahaha

Matheus 16/04/2018

Adam Silvera com um livro necessário
Esse é o segundo livro do Adam Silvera que leio. Ao terminar Lembra Aquela Vez, achei o livro apenas ok. Fui com muita sede ler e acabei me decepcionando. Por isso protelei alguns meses para iniciar História é tudo que me deixou. E agora que terminei posso dizer: obrigado Adam por esse livro maravilhoso! E como queria ter lido antes.

A história se inicia contando que Theo, ex-namorado e primeiro amor de Griffin, morreu afogado, fazendo com que terminasse todos os planos que Griffin ainda tinha dos dois terminarem juntos. E Griffin fica com o trabalho duro de seguir em frente. Mas como seguir em frente quando você perde sua pessoa favorita? Seu primeiro em tudo? E com isso nos vemos voltando com Griffin ao recontar sua história com Theo, desde o início da amizade, ao começo do namoro e a despedida. Com os tempos narrativos divididos entre História e Hoje, vamos percorrendo toda a vida de um casal que eram destinados a um final feliz que nunca chegará. Um livro para ler com um sorriso no rosto e lágrima nos olhos.

O que mais me fascinou foram os personagens. Muito bem caracterizados, com voz e bem delineados, conseguimos nos apegar a cada um de uma forma distinta. A amizade entre a Trupe e com a aceitação dos familiares (como não amar a avó de Griffin?), Adam não deu pressa ao desenvolver a história e não achei nada corrido. Passei boa parte do livro com raiva do Theo (um amor tão bonito pra 2 meses depois já estar com outro?) mas no final acho que, como cada pessoa, ele só necessitava de companhia. Acostumado a sempre ter pessoas por perto, ao mudar-se para um Estado diferente onde não conhecia ninguém, viu em Jackson (um clone do Griffin muito bem vindo) uma forma de companhia, agarrando-se para manter a sanidade. Jackson inclusive que é peça primordial para a história e onde Griffin encontra abrigo no peito do seu traidor, o único capaz de entender a mesma dor que sente. E uma surpresa boa: o livro, mesmo parecendo tão previsível, consegue te surpreender. Acontecimentos que nunca tinham passado pela minha cabeça ocorreram e foram uma agradável surpresa de deixar um sorriso no rosto ao terminar.

Vemos no final que a felicidade se acha é em horinhas de descuido. Uma ligação, um olhar, um simples aperto de mão e seu mundo ganha brilho. Se você terminar esse livro sem a vontade de falar para as pessoas que ama importância deles pra você, acredito que leu errado. E arriscar uma, duas, três, quatro vezes se necessário. Reconstruir o mundo. Principalmente ao lado de quem você ama. Isso sim vale a pena. (Viu Griffin, terminei com 4 parágrafos).
Guigo 16/04/2018minha estante
Tbm é um dos meus favoritos da vida.

Keyse Bates 22/12/2018minha estante
Uaau

Bia 29/09/2018

Bem vindo ao clube dos canalhas.
Eu estava com expectativas tão boas para esse livro e fazer essa resenha me dói muito (ou não, é um pouco aliviante também, afinal eu posso por pra fora tudo que to sentindo aqui dentro).

Se você quer um conselho, jogue suas expectativas num triturador de lixo, se você não quer conselhos, jogue suas expectativas num triturador de lixo, esse livro não é o que você está pensando (pra mim não foi).

Eu nunca odiei tanto personagens não reias (se você está duvidando pode ler minhas resenhas de outros livros odiando os livros e um outro personagem, mas eu NUNCA odiei quase todo mundo em um livro, sim, quase, o Wade é um idiota que eu vou proteger).

Primeiro vamos falar do mais babaca de todos e que está morto (e que se estivesse vivo eu torceria pra morrer do começo ao fim) Theo, aaaaaa o Theo, não sei por onde começar, talvez por ele ser fofo na história mas também um idiota (e então você pode vir me dizer que o nome disso é defeitos e profundidade e eu vou te dizer que isso é ser um escroto) durante toda a narrativa do Griff estava claro pra mim que o Theo não se importava tanto com ele quanto ele se importava com o Theo, convenhamos, ele tava namorando outro cara, isso é como ter escrito com marca texto cor de rosa um "eu não ligo pra você" na testa.

Agora eu PRECISO reclamar do Griff (e eu vou chamar ele assim durante toda essa resenha porque é algo exclusivo do Theo e eu quero que o Theo se foda) o Griff tá tão mergulhado no luto dele que tudo que ele consegue ser é um egoísta de merda (durante boa parte da história eu parava fechada o livro e pensava, Griff você é um merda meu amigo) ele não pensa em absolutamente ninguém além do Theo e no Jackson e quando pensa no Jackson é mais como uma extensão do pensamento do Theo, tipo quando a gente pensa na Sandy e imediatamente vem o nome Junior junto.

O Jackson não é o boy injustiçado que achei seria, ele tá mais pra o boy mimado e ciumento que ficava disputando o amor de um cara que claramente não amava ninguém (e sim eu tô falando de você Theo, seu escroto) e tá, conforme você conhece ele tu pode até se afeiçoar um pouco mas isso não é como sei lá, o Martin em Simon vs a agenda homo sapiens que chatagia o Simon e você ri das piadas dele porque ele é um bobo da corte, o Jackson é só o Jackson, ele tá de luto e o Griff tá de luto então eles decidem ficar de luto juntos (quando na verdade eles tinham várias outras opções, parece até que ambos queriam jogar sal naquela ferida e esfregar)

E agora por último mas não menos importante o único canalha que vou defender, o Wade, e então vocês podem me perguntar como eu sou capaz de fazer isso maaaas essa não é a questão, a questão é como eu NÃO faria isso, porque ele é o único ali que não tá sendo um idiota, ele tá sofrendo e tentando ajudar o Griff e isso é ser amigo de alguém de verdade, não conheci ele muito bem durante a narrativa (e isso me incomodou bastante, ele fazia parte da tropa, mas tudo que o Griff conseguia falar era sobre como o Theo gostava disso e daquilo e como o Theo fazia isso e aquilo, era irritante).

Eu não vou dizer que o Adam não escreve bem, isso é uma mentira das grandes, ele me fez ficar apaixonada (bem no começo) me fez sentir raiva, me fez odiar personagens como se eles fossem reais e me fez seguir em frente quando eu queria desistir.

Mas diferente de algumas pessoas que dão notas altas pra livro que fazem elas passarem raiva eu não sou assim, eu leio um romance gay (e essa era minha expectativa um romance gay e fofo onde eu me apaixonasse por todo mundo e chorasse pela morte do meu shipp) eu leio esperando amar aquilo porque é algo que eu goste e não achar que todos os personagens deveriam morrer.

E agora aqui vai algumas coisas que gostaria de conversar com quem leu esse livro, então se você ainda não leu saia dessa resenha agora.

Só eu achei o Theo abusivo? Ele estava vivendo um vida com outro cara e queria o Griff ali, esperando por ele, falando com ele todos os dias e nunca se apaixonando por outra pessoa.

E mais uma dúvida sobre o Theo, será que ele iria ficar com o Jackson por muito tempo? Será que ele pretendia manter uma relação a três? Ou será que ele logo largaria o Jackson ficaria com outro cara e deixaria o Griff esperando eternamente?

E em relação a Wade, foi só eu ou todo mundo percebeu que ele amava mais o Griff do que o Theo jamais seria capaz? O Theo deu o Ron para o Griff achando que aquele fosse o personagem preferido dele e os dois eram melhores amigos, já o Wade sabia sem o Griff precisar dizer que era o Cedrico, e tá, talvez ele ter se aproximado do Griff daquele jeito e eles terem ficado sem amor por uma parte (porque eu não tenho dúvidas de que o Wade amava ele a muito tempo embora ele nunca fosse admitir que sempre quis estar no lugar do Theo) não foi nada certo, mas por acaso tinha algum outro jeito?

O Wade é o verdadeiro personagem injustiçado nesse livro, ele colocou todo mundo acima dele e se ferrou.

E por último, vocês também acharam que o Theo ter se matado após ouvir o áudio foi egoísta pra cacete? Porque gente eu tenho minhas dúvidas sobre as brigas dele com o Wade, tenho minhas dúvidas sobre ele não saber que o Griff e ele estavam se pegando e sendo felizes juntos, será que ele não ouviu o áudio e na mesma hora entendeu que o Griff tava ligando pra dizer "eu ainda amo muito você, mas não posso te esperar para sempre, eu estou com o Wade e não me sinto feliz assim desde que estive com você"? E talvez ele não quisesse se matar de verdade, mas por um segundo ele quis muito e quando percebeu não tinha como voltar atrás?
carryonjovem 04/12/2018minha estante
Nunca discordei tanto de uma resenha

Marcus.Vinicius 25/12/2018minha estante
Nunca discordei tanto de uma resenha 2

leooc 12/05/2018

Questionável
[...] É adeus para muitos, mas não para mim. Nunca para mim.

Em seu segundo livro, Silvera entrega uma história sobre perda e luto. Griffin, um adolescente que perdeu Theo, seu primeiro e ex-namorado e amigo, para uma trágica morte na praia, é o narrador dessa história. Alternando entre presente e passado, vamos conhecendo outras pessoas que de alguma forma fizeram parte da vida de Theo. O destaque fica para Wade, o amigo em comum de Griffin e Theo e Jackson, o atual ex-namorado de Theo.
Cada um carrega consigo uma culpa e uma dúvida sobre a vida que tiveram com Theo. E a partir dessa premissa, vamos revivendo a história de Griffin e Theo, e todos os que permearam ela.

Ao decorrer do livro a história pode tornar-se um pouco maçante e repetitiva (o que talvez tenha sido a intenção do autor ao transpor o luto das personagens para a sua mente) o que não é o ponto negativo aqui, mas sim a forma como a sua escrita destoa em alguns capítulos, passando entre um YA raso à um romance mais complexo e o excesso de frases de efeito deixadas em várias partes, chegando a soar fastidioso.

Próximo do final as personagens chegam à uma catarse quase partilhada e bastante controversa. A sensação que fica é que toda a motivação e o luto pelo qual cada um estava tendo e lidando fosse falso, e consequentemente toda a jornada que o livro propõem, no fim, também se torna enfadonho e inautêntico.

Não é uma história ruim, o problema fica pela forma que é vendida. No geral vale a pena pelos temas discorrido e os possíveis debates sobre os assuntos que vão surgir em sua mente. Com certeza é o que você vai carregar consigo ao final da última página.

Thiago Galdino 13/05/2018minha estante
Mal posso esperar pra ler!

Gess 14/05/2020

Soco atrás de soco
Esse livro foi completamente diferente do que eu esperava, já que o livro começa te dando algo, e conforme você vai lendo, o rumo vai mudando completamente, surgindo uma reviravolta a cada capítulo.
Você começa o livro com raiva de alguns personagens, depois passa a ter dó e querer abraçar eles e proteger do mundo, e a ter raiva de outros que você gostava antes. Então termina o livro e percebe que todos agiram errado, porque o autor mostra algo bem real, e que os personagens cometem erros que qualquer humano é passível de cometer.
Um ótimo livro que te faz refletir muito suas próprias ações.
Amandita 10/06/2020minha estante
SIM!

@mcaroliinaq 24/04/2020

Talvez a minha experiência com essa leitura tenha sido prejudicada por expectativas altíssimas que eu tinha há muito tempo. A trama é boa, a escrita flui bem, mas os personagens principais me irritaram muito o tempo todo.

Ketly 03/09/2020

Três estrelas e meia porque achei arrastado um pouco quando o Griff está passando um tempo com o Jackson, mas o final recompensou. Wade é um personagem incrível, e por muitos capítulos eu consegui sentir raiva do Theo. Jackson não fede nem cheira mas ok, ele é três estrelas e meia. Mas a escrita é incrivelmente boa e poética!

Camila Weingartner 04/02/2020

Preciso para de falar com você...
É incrível como neste livro, assim como em They Both Die At The End, Adam Silvera deixa claro o que acontece/irá acontecer no final e, mesmo assim, nos prende mais e mais a cada página lida. Em cada capítulo nos é apresentado o luto vivido por um garoto com transtornos obsessivos após a morte trágica de seu primeiro e único amor.

Xandy 12/06/2020

Dificilmente eu leio livros com um drama pesado. Me arrisque nesse justamente por ser da temática LGBTQ e a experiência valeu muito a pena. Ele faz você refletir bastanta a respeito de como lidar com algumas situações e como o luto pode te fazer perder a esperança no amor.

João 09/10/2020

Inesperado
Não esperava ter essa experiência com este livro. Durante toda a história, me vi refletindo sobre luto, relacionamentos, amores, amizades... sem dúvidas eu o li no momento certo, e me caiu como uma luva.

Lucas dos Reis @EstanteQuadrada 03/08/2018

Pesado porém incrível
Quando se olha para a capa de História é Tudo que Me Deixou é possível perceber que ela está dividida, uma parte afundando e uma parte voando. Essa seria uma ótima interpretação de como esse livro é dividido: a história bonita, fofa e inspiradora, e a história sombria e triste.

A história fofa do livro é narrada nos capítulos intitulados como "História", e conta mais do passado do Griff, que é um adolescente gay que namorou seu melhor amigo por 1 ano. Nesse período tudo são flores, os dois se amam e sonham com seu futuro juntos para sempre, e nenhuma sombra de barreira fica a vista.

Já a parte triste do enredo é denominada de "Hoje", e começa quando o protagonista está se arrumando para ir ao enterro de Theo, o tal do melhor amigo. Em alguns capítulos adiante descobrimos que eles não só eles não estavam mais juntos, como Theo estava namorando um outro garoto, chamado Jackson. E esse relacionamento deles durou também pouco mais de 1 ano.

O livro intercala os capítulos do passado e presente, fazendo com que uma história simples se torne um pequeno suspense que brinca com a curiosidade do leitor. Os acontecimentos principais da vida dos dois fica sempre sendo usada como forma de surpreender o leitor. Adam soube planejar a história tão bem que conseguiu tornar a vida de um adolescente o alvo principal da atenção e curiosidade.

Continue lendo:

site: http://estantequadrada.blogspot.com/2018/07/historia-e-tudo-que-me-deixou-de-adam.html

LAmethista 24/09/2020

História é tudo que tive que superar
A escrita do Adam é bem descritiva e no início isso estava deixando a leitura um pouco arrastada para mim que não sou fã de descrições. Mas, depois dessa parte mais introdutória da história, a narrativa flui de uma forma muito boa de ler. No final eu só fui lendo e quando vi ja tinha acabado!

Uma das coisas que eu mais amei nesse livro é que a história toda é narrada pelo Griffin como se ele estivesse conversando com Theo, seu ex-namorado que faleceu em um acidente. Então, enquanto vemos Griffin nessa jornada de luto, também temos esse "diálogo" com Theo intercalado com capítulos de "História", ou seja, do passado de ambos juntos.

Um dos pontos mais interessantes é que essa jornada de Griffin é acompanhada de Jackson, namorado de Theo antes de sua morte. Então, é muito legal ver essa evolução da relação deles, que antes se detestavam, mas agora dividem uma mesma dor. Isso é muito nítido na forma que Griffin se refere ao Jackson na narração, que também muda drasticamente do começo ao fim da história.

Todos os personagens da história são bem realistas e humanos. Ninguém é perfeito, todos cometem erros, mentem, se arrependem, julgam etc. E, claro, como a história se trata do relacionamento entre dois garotos, possui representatividades gay e bissexual bem presentes, inclusive trazendo críticas a discursos bifóbicos de Griffin no passado.

Além das temáticas sobre relacionamento, luto, e a importância de amizades, um tema muito presente é o lidar com transtornos psicológicos, trabalhado através do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) que acompanha o protagonista. Inclusive, como estudante de psicologia afirmo que o TOC foi abordado de forma excelente e sensível na história.

Mesmo sendo sobre luto, morte e culpa, o que deixa o livro emocionalmente pesado e melancólico, também temos muitas cenas e falas cômicas para quebrar esse ar pesado do livro.

Gabriel.Barros 15/08/2020

"Ser minha própria rocha é promissor, mas seria uma enorme mentira se eu não admitisse que seria igualmente recompensador me tornar uma montanha junto a outra pessoa".

Me surpreendi com a forma da escrita do Adam e gostei muito. A história não traz um quentinho no coração (não no meu caso), mas isso não diminui a história incrível de superação, crescimento, empatia, resiliência, amizade e cura.
Se eu pudesse resumir esse livro em uma frase seria: "As vezes, o apêndice é a sua própria cura e a sua montanha". (só quem leu vai entender).

Theo babaca! (Desculpe! Não pude evitar)