História é tudo que me deixou

História é tudo que me deixou Adam Silvera

Resenhas - História é Tudo Que Me Deixou

Garoto em Verso 08/12/2023

Abusos Emocionais foi Tudo o que me Deixou
Se você gosta desse livro, pula essa resenha kk melhor para você, bem, ou fica e me faz, educadamente, mudar de opinião. Fiquei um tempo pensando em como me sentia em relação a “História é Tudo que Me Deixou”, historias LGBTQIA+ com temática dramática precisam ser avaliadas sem o meu bias interno e isso me gasta muita estamina mental kk anyway, vamos começar.

Primeiramente, vamos falar dos personagens chatos e irritantes, não consegui gostar de nenhum deles. Griffin é mimado, Wade é um babaca e Theo é emocionalmente abusivo, então... é isso kk, não brincadeira, personagens complexos são importantes, ninguém gosta realmente de uma Mary Sue, todavia, essa não é uma história focada no desenvolvimento dos personagens e sim em como eles lidam com uma situação em específico. Digo que não é o foco, porque, se você já leu esse título, qual foi o desenvolvimento de todos? Griffin superou finalmente o Theo e... é isso? Ele permanece com suas características egoístas e irritantes, Grif e Theo são, sim, farinha do mesmo saco emocionalmente abusivo.

Vamos à história em si, o tema é luto e a culpa que anda de mãos-dadas com ele, uma história sobre aprender a viver depois que alguém amado parte sem mais nem menos. Gosto de histórias assim, gosto de como cada autor tem sua maneira de lidar com essa situação impossível, tento dito isso, protagonistas adolescentes são emocionados de mais para que eu me sinta realmente mal por eles, porque não consigo acreditar nas decisões tomadas frente ao desespero que dizem sentir, basta pensar por dois segundos.

Por último, quero falar sobre situações especificas que me frustraram, então, spoilers a frente. Não seja amigo do seu ex se você ainda é apaixonado por ele, não comece um relacionamento se você ainda gosta do seu ex, por tudo o que é divino, NÃO transe com o ex do seu amigo ex-namorado porque você não sabe lidar com seus sentimentos e por último FAÇA TERAPIA. Pronto, kk

Nem só de ódio é feito quem lhes escreve, tem certas coisas que gostei nessa história, gosto de como é confortável a sexualidade dos protagonistas, se fosse um romance hétero, seria a mesma palhaçada, e isso é ótimo. Gosto de Wade (Com muitas ressalvas aqui), gosto de... é só isso mesmo.

Bem, friamente analisando agora. A temática é boa e a escrita do autor é realmente fluida, não posso culpar adolescentes por agir como adolescentes, não preciso gostar para entender, os personagens são pouco explorados, estamos com Griffin o tempo todo, então estamos limitados ao seu ponto de vista e suas experiências/memorias, então, novamente, não posso ser tão critico aqui. Finalizando, porque já enrolei de mais. Me decepcionei e me frustrei, mais isso é bom, um livro que causa reações é um livro que vale a pena ler, por isso recomendo que você de uma chance, talvez você goste e volte para me contar o porquê, vou adorar escutar.

__ Garoto em Verso
Paola 20/12/2023minha estante
Pq vc achou o Wade babaca?

Paola 20/12/2023minha estante
Eu tenho uma relação de amor e ódio com esse livro, amor pq é um tema do krl, e ódio pq me fez sofrer demais

Paola 20/12/2023minha estante
Aquilo que você disse que eles não deviam fazer, ser amigo do ex quando ainda está apaixonado, e outras coisas, sim, eu realmente concordo que não devemos fazer tudo isso, mas eles fizeram pq são" adolescentes", jovens e não sabem lidar com essa situação, e acho que isso é o cerne do livro.

Paola 20/12/2023minha estante
Acho que eu passei mais tempo chorando desse livro do que gostando dele KKKKKK

Paola 20/12/2023minha estante
Eu acho que houve sim um desenvolvimento nos personagens, em relação ao Griffin perceber que Theo não era tão perfeito e finalmente deixar de ser tão obcecado por ele, afinal, o livro é em grande parte sobre isso, só que não tem como a gente saber se ele vai deixar de ser egoísta depois disso pq é só no último capítulo que ele larga o barquinho de vez

Garoto em Verso 20/12/2023minha estante
Então sobre o Wade, babaca na forma como ele se expressa, existem formas mais... Como dizer, suaves de fazer alguém cair na real quanto aos seus problemas, acho que babaca foi um pouco forte, mais com certeza acho ele muito seco

Garoto em Verso 20/12/2023minha estante
Concordo super, é uma situação super triste e entendo muito o sentimento que os leitores possam vir a ter, até porque eu mesmo me senti muito mal lendo, é um tema muito interessante

Garoto em Verso 20/12/2023minha estante
E você está super certa, são adolescentes e eles não sabem lidar com as situações de forma saudável, e mesmo entendendo eu ainda desgosto demais dessa imaturidade emocional hehe

Paola 20/12/2023minha estante
eu também gostei muito do fato de estarmos lidando com um protagonista que tenha toc, assim nos mostra como esse transtorno não é brincadeira. E também de como o Adam conseguiu colocar o transtorno de uma maneira tão realista na rotina do personagem, e não algo mencionado e depois deixado para lá, algo só para fingir representatividade e ganhar público.

Garoto em Verso 20/12/2023minha estante
Não sei se encaixaria como desenvolvimento o Griffin deixar a obsessão, ou melhor, entender que era obsecado. Não sei, queria algo mais sustentável do que apenas aceitar seu egoísmo entende ? Se ele realmente mudasse duas atitudes, enfim, não consigo ver um desenvolvimento nele infelizmente :(

Paola 20/12/2023minha estante
Entendi seu ponto, eu também achei isso do Wade, que ele é muito direto, e talvez tenha sido até isso que o Griffin estava precisando naquele momento, já que todo mundo tava tratando o transtorno dele de acordo com as regras dele. Mas eu acho q esse defeito do Wade contribua para que ele seja um personagem realista

Paola 20/12/2023minha estante
Então, eu acho que até abriria espaço para vermos se ele realmente deixou de ser tão egoísta, só que o livro precisaria ser ainda mais longo do que ele já é haha me faria sofrer ainda mais

Paola 20/12/2023minha estante
Gostei do fato de abordar o tema que o Wade foi muito jogado de lado quando o Griffin e o Theo começaram a se relacionar romanticamente, pois é algo que acontece o tempo todo na vida real, mas para mim essa parte ficou muito rasa e poderia ter sido desenvolvida muito melhor e de forma mais longa e profunda.

Garoto em Verso 20/12/2023minha estante
Nem comentei em relação ao TOC, concordo super. Achei bem natural a forma como foi introduzida na história, não tenho TOC para dizer se está ok ou não a representação, mais foi muito interessante como foi escrito

Maliterando 06/12/2021

Perfeito, me deixou com extrema depressão. Super recomendo e o autor mais uma vez não erra literalmente uma
elly 07/12/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso mas ainda não tive força nenhuma pra terminar ele, assim como cê falou "perfeito, me deixou em extrema depressão."
Literalmente até onde parei eu chorei em todo os capítulos.

Maliterando 09/12/2021minha estante
Cara simmm, chorei do começo ao fim juro. Estou cogitando ler de novo, mas e a coragem??

Addie 13/12/2021minha estante
Oi, esse livro é o mesmo que tem no K.U? É que a capa é diferente e esse aí está em pré-venda. Não tô entendendo nada ? help

elly 13/12/2021minha estante
é sim!! só a capa é diferente mesmo, a do ku é aquela azul e amarelo, mas a história é a mesma

Addie 13/12/2021minha estante
Muito obrigada!!! Já tô indo lá sofrer

Maliterando 13/12/2021minha estante
Depois conta oq achou Addie, certeza que vc vai chorar muito

Daniel.Miranda 26/12/2021minha estante
Gente... preciso ler este livro. Amo literatura que me põem pra chorar, pensar, refletir...

tata 08/01/2022minha estante
Se o livro faz chorar ele é bom

Pantera 17/01/2022minha estante
"Perfeito me deixou com extrema depressão..." Isso soa tão maluco kkk

Jansen 14/07/2022minha estante
Gente, faltam 30 pág para eu terminar e to surtando. Durmo pensando, acordo pensando, trabalho pensando. PQP ele conseguiu me dexar triste além do que eu imaginava ser possível com esse livro. Esse final revelador então... ta me matando demaais.

euindy 23/01/2022

ADAM SILVEIRA VC VAI PAGAR MINHA TERAPIA!!
que livro triste mds

só li dois livros do Adam até agr e mano, ele não cansa de fazer seus leitores sofrerem n? mds eu tô muito mal

o livro em si te faz refletir muito sobre o luto e como os vínculos que construímos com outras pessoas impactam a nossa vida

gostei do livro, achei ele muito triste - eu literalmente chorei ele todinho

amei as referências a Harry Potter, Star Wars, Dc e Marvel

a escrita é bem levinha, super fácil de acompanhar- acho q em um dia é possível terminar

o livro é divido em 'história' e 'hoje' oq é fantástico, eu literalmente ficava boiolinha em um cap e no outro eu me acabava de chorar- é literalmente uma montanha-russa

"Você nos deixou sós. Sua morte nos deixou como peças soltas deste quebra-cabeça esquisito que não se encaixam direito, mas que são suficiente para produzir uma imagem: dois garotos apaixonados por um que nunca mais vai voltar."

assim, em certos momentos passei raiva com o protagonista- ele chega a ser muito egoísta e obsessivo

no geral achei o livro bom- a leitura às vezes fica repetitiva e um pouco arrastada, gostei dos personagens apesar de sentir que faltou o desenvolvimento de alguns

SE QUISER SOFRER LEIA, é isto

tio Adam obrigada por mais este sofrimento!!
Ana 27/03/2022minha estante
classificação de idade?

João 22/08/2022minha estante
Eu estou na metade do livro e super concordo com seu pagamento do protagonista ser ? egoísta e obsessivo e mds fiquei tão aliviado por não ser o único a pensar isso ksks?

Marcela 10/10/2022minha estante
Gente, como faço pra ler, acabei de baixar o app

João 10/10/2022minha estante
Oii, não sei se tem como ler por esse app, eu acho que é mais para você deixar guardado os livros que já leu ou fazer uma resenha deles

Carlos 13/11/2022minha estante
Nossa sim, faltou desenvolver mais o Wade coitado.

Laice 16/01/2023minha estante
Como faz pra ler essaporra

JosA225 06/01/2024minha estante
É um livro incrivelmente maravilhoso, amei a história. O final é surpreendente!

Giovanna 16/12/2022

Esse livro simplesmente não funcionou comigo.

De começo, apesar de estar chato, entediante e lento, eu ainda acreditava que com o passar da história melhoraria e eu me conectaria mais com os personagens, porém, não foi o que aconteceu.

Fui avançando e, cada vez que aprofundava mais em cada um deles, menos eu gostava. Theo é um tremendo egoísta e irresponsável, Jackson é um sonso e o Griffin (que eu jurava que seria o mais injustiçado da história) é um belo de um filha da.......... também. O único que salva é o coitado do Wade e, ainda assim, que péssimas escolhas ein amigo?

Todo enredo é extremamente cansativo e sem sentido. Do meio do pro final parece que o Adam Silvera selecionou todas as ideias que poderiam virar um plot, jogou tudo junto e misturou.

Resumindo, nota dó
samarelooo 08/01/2023minha estante
Tô em 30% do livro e não estou gostando. Odeio todo mundo menos o Wade, que parece que vai ser o babaca da história.

Giovanna 09/01/2023minha estante
O wade é o unico possível, pena que é jogado de lado

samarelooo 09/01/2023minha estante
Tô morrendo de pena dele. Até pq, já estive na msm posição que ele. Em que meu melhor amigo começou uma amizade colorida, e fui deixada de lado.

Giovanna 09/01/2023minha estante
Calma que piora... sério haha eu também morri de dó e odiei o final. Volta aqui e me conta quando terminar

samarelooo 14/01/2023minha estante
AKKAKAKKAKA moça... Eu tô quase acabando aqui, não tenho nem oq dizer. Eu achava que não podia piorar. Nem consegui mais dormir. Wade em um resumo ?the other woman - Lana Del Ray?

Giovanna 14/01/2023minha estante
Simplesmente isso KKKKKK eu te falei que pioraria, e não foi pouco?. Decepção demais meu deus

mandyziinhah 16/01/2023

Bizarro
Eu fiquei o livro todo esperando o choro pq a quantidade de gente q eu vi falando que chorou lendo esse livro é surreal. Depois do meio do livro que começa msm o desenrolar da história e só Deus na causa pq pensa no Griffin e no Jackson achando q só eles tem dores e tristezas, eles simplesmente atacaram todos que tiveram a oportunidade de atacar e não teve ninguém q se salvou da fúria do luto deles, sinceramente odiei os dois por tudo oq aconteceu. O modo como o Griffin simplesmente usou duas pessoas pra amenizar a dor dele me deu nojo. Tanta coisa teria sido evitada se esse povo passasse no psicólogo (no caso psiquiatra msm), o Griffin tinha passado da hora já de superar o ex-namoro que ele terminou. Acho que é um livro bem mais ou menos com uma história bem conturbada e que não tem nd de útil a acrescentar.

Essa é minha opinião e se vc gosta do livro problema seu, guarde sua opinião pra quem pedir.
samarelooo 16/01/2023minha estante
Pior, o Griffin termina o livro NAMORANDO O WADE. Soq não é um namoro bom, pq o Wade tá sendo usado de tapa buraco. O Griffin não ama ele.

Itz0501 16/01/2023minha estante
Eu passei TANTA raiva com esse livro.

mandyziinhah 17/01/2023minha estante
Literalmente o Griffin disse várias vezes que não sentia nada pelo Wade nas conversas com o Theo e que não queria ninguém agora e bla bla bla. O melhor seria ele terminar sozinho e quem sabe depois de algum tempo ele ir atrás do Wade, oq ele tem a oferecer agora ? Só decepção e problemas mentais né, além de estar usando o Wade como segunda opção

mandyziinhah 17/01/2023minha estante
Eu jurava que esse livro ia ser bom e foi só decepção, todo mundo que vejo falando desse livro fala q favoritou é que chorou horrores, fico me perguntando se lemos o msm livro pq eu fiquei foi traumatizada com essa bomba atômica de tão tóxica. Nada nesse livro me agradou pq do início ao fim ele só tratou baboseira e banalizou a ajuda psicológica que é essência na vida principalmente do Griffin que tinha toc e tals

samarelooo 17/01/2023minha estante
Quando esse povo fala que chorou com esse livro eu me pergunto que parte que era pra chorar nesse livro KKKKKKKK só se for de raiva

mandyziinhah 18/01/2023minha estante
Choraram de raiva e decepção só pode kkkkkkkk não me comoveu em momento nenhum

Jose766 16/01/2024minha estante
Simm mds q coisa mal construída! Ele combinava muito mais com o Jackson a química deles era linda mas parece q o adam Silveira enfiou tudo no reto dele

gasbrielramos 21/01/2024minha estante
Foda ele ter construído toda uma história entre o Jackson e o Griffin pra de uma hora pra outra introduzir uma descoberta de sexualidade em um personagem que funcionava MUITO BEM sendo apenas amigo deles.
E mesmo assim o Griffin deveria ter um final de apenas deixar o Theo ir, sem a necessidade de terminar em um relacionamento novo para provar que ?seguiu em frente?. Tava tudo funcionando e de uma hora pra outra ficou tudo rápido demais pra acompanhar.

Jose766 21/01/2024minha estante
Mds sim!! Me deu vontade de me mat@r com esse "plot" ruim e tão aleatório. Adam silveira parece q no final do livro ele ficou cansado de escrever

Paola 25/01/2024minha estante
Mas ele não começou um relacionamento para provar que ele estava seguindo em frente (resposta ao Gabriel) o relacionamento com o Wade começou muito antes, e desandou dps da morte do Theo. Mas concordo que seria melhor mais desenvolvido, mas o romance não foi o foco deles

Jose766 25/01/2024minha estante
Eles já tinham um relacionamento mas adam silveira criou esse relacionamento do nada para parecer q o personagem seguiu em frente

Felipe 15/02/2024minha estante
Meu problema foi ter deixado de lado o motivo da briga entre o Wade e o Theo. Fiquei lendo esperando que isso seria esclarecido e que isso poderia ser relacionado com o acidente, encaixando tudo. Mas o livro só acabou com o Griff e o Wade seguindo em frente.

Nine 11/12/2022

Versões de si mesmo
Eu realmente amei a historia, achei algumas situações romatizadas demais, mas não conseguia parar de ler.
Tentar juntar o quebra cabeça dessa historia foi incrível.
Achei o Theo um personagem super egoísta e Griff muito dependente e isso me prendeu de uma jeito que foi real.
Eles são jovens, em um primeiro amor e criando suas identidades, suas versões e em como somos diferentes para cada pessoa ao nosso redor.
Final super encaixado mas fiquei com uma dúvida.
ele disse que theo e wade estavam brigados e não se falavam mais, mas em nenhum momento sabemos o que aconteceu.
fora isso, perfeitinho!
Vick 17/12/2022minha estante
Fiquei com essa dúvida também ?

Vick 17/12/2022minha estante
Até achei que o motivo da briga tinha sido o Griffin.

Nine 17/12/2022minha estante
eu acho q foi, mas não acredito que Wade falou algo, acho que Theo pode ter percebido,mas nunca saberemos....kkkk

Felipe 15/02/2024minha estante
Amiga você tocou no assunto que eu achei que EU estava louco, ou que eu li errado. Foi dito que o Theo e o Wade brigaram e nunca mais se falaram, e eu tenho a teoria de que o Theo SABIA SIM da relação do Griff com o Wade e isso foi um dos motivos do acidente, que não foi tão acidente assim. Eu acho que em algum período entre junho e novembro, o Wade falou pro Theo sobre o Griff e a ligação da caixa postal que o Griff mandou foi a confirmação de tudo pro Theo, e ele sabia ali que perdeu o Griff.

Por um lado aceito que tudo foi acidente mesmo, mas se o Theo soubesse deles, será que esse não seria um motivo para se jogar no mar? E outra, eu fiquei esperando do Wade confessar o lado dele da história, se ele sabia sobre alguma coisa, se tinha comentado alguma coisa ou até falasse sobre a briga, mas nada.

Bruna 06/08/2022

Queria que tivesse uma classificação "que 🤬 #$%!& foi essa"
Tipo, o livro não é ruim não tá
Mas sinceramente eu li ele INTEIRO com uma sensação de desconforto que cê fica com uma cara toda contraída e tem uma hora que começa até a doer
Eu REALMENTE não queria que o Griff fosse do tipo que transou com TODO mundo pra resolver sentimentos internos e nem acabasse naquele desconforto de que 🤬 #$%!& foi aquela com o Wade
Mas o começo que ele e o Jackson meio que se odiavam mas era os únicos que se entendiam, foi bemmm dolorido e eu esperava outro desenrolar
Enfim não sei que caralhos foi isso mas não foi ruim mas
Ah sei lá só não sei
Bruna 06/08/2022minha estante
SKOOB PARE DE ME CENSURAR PEKO AMOR DE DEUS!!!!!!

Jhog 06/08/2022minha estante
Skoob não gosta de palavrões explícitos, então o jeito é improvisar nos algarismos numéricos e especiais. ?

Bruna 06/08/2022minha estante
Eles aceitam "caralhos" mas não aceita "porr4", eu achei chato da parte deles

Jhog 06/08/2022minha estante
Que estranho

thays 16/04/2022

entediante
Peguei esse livro por recomendação de um booktuber que gosto bastante achando que seria uma ótima leitura e, não posso negar que até certo momento estava agradável, mas depois ficou muito chato e entediante.

Chega num ponto que o livro é páginas e mais páginas de coisas geeks (se tirasse metade das menções a jogos e todas as outras coisas relacionadas o livro teria 100 páginas a menos) e o personagem principal sendo chato, entendo todo o sofrimento e o luto, mas nossa senhora que garoto CHATO.

Mas eu não desisti dessa batalha e depois de muita chatice foram acontecendo situações que salvaram a história, por mais que não foram tão desenvolvidas, mas é melhor do que nada ne.

Enfim foi uma decepção e acho que nem se eu fosse uma adolescente eu gostaria desse livro.
Rafa,ela 20/04/2022minha estante
Thay super concordo com vc, o Griff e insuportável de tão chato e eu nao consegui sentir emoção no luto, no geral e uma história sem graça

thays 20/04/2022minha estante
foi um emaranhado de personagens chatos e sem graça e uma história muito fraca.

Rafa,ela 20/04/2022minha estante
E menina se vc tirar todas as milhares de referências a jogos o livro perde ao menos 100 pags

thays 20/04/2022minha estante
eu fiquei tão irritada com isso kkkkkkk

Bela 12/09/2023

Ficou maravilhosamente bom
Do inicio para o meio eu estava ODIANDO esse livro, não conseguia me envolver com os personagens e nem embarcar na historia.
mas, as paginas foram passando e GRAÇAS A DEUS eu não abandonei, serio
o livro ficou simplesmente gostoso pra krl DO NADA, então se vc ta passando pelo mesmo problema que eu passei no inicio da leitura NÃO ABANDONA!
é isso, uma grande história de superação, crescimento pessoal e foi incrível saber da história do Theo e do Griffin, mas foi melhor ainda ver o crescimento do Griffin depois de perder o Theo.
Lay Carvalho 12/09/2023minha estante
Não aguentei e abandonei kkkkk

Bela 12/09/2023minha estante
amigaKKKKKKKKK que bom saber que nao fui só eu que odiou o começo, mas tenta continuar ele em algum momento, fica muuito bom

Lay Carvalho 12/09/2023minha estante
Vou tentar kkkkkk pelo menos agr sei que melhora depois

Vinicius39 31/05/2023

Esse livro é um soco no estômago.
É o primeiro livro que eu leio do Adam Silveira e eu me apaixonei pela escrita e a forma que ele escreveu essa história. É um livro denso,cheio de camadas,que aborda temas que são difíceis de serem abordados,um livro sobre dor,luto,amor,amizade,renovação... É um livro sobre ser humano.

A história é muito triste,mas ao mesmo tempo é inspiradora,acho que todo mundo que ler,vai se identificar com alguma parte,com alguém personagem,porque esse livro retrata a gente, retrata a perda,a forma com que a gente lida com essa situações,as atitudes que tomamos... É um livro que deixa a gente refletir sobre as nossas próprias ações,é muito doido.

As ações dos personagens são reais,são difíceis,como leitor vc fica pensando "nossa que personagem chato",mas depois a gente se pega pensando que nós mesmos já agimos daquela forma,nós mesmos já erramos e vamos continuar errando. Um livro que faz com que a gente reflita sobre nossas ações e atitudes,faz com que a gente se sinta humano.

Com certeza foi uma grande surpresa,eu amei,favoritei,achei um livro lindo e destruidor.
xtwsantos 31/05/2023minha estante
O Adam é meu autor preferido, super recomendo ler mais livros dele, são incríveis! (os dois morrem no final é o melhor ?)

Vinicius39 31/05/2023minha estante
com toda certeza vou ler mais dele !

Juliany12 01/06/2023minha estante
Concluí o livro a pouco tempo e estou meio desolada

JoAo 30/07/2023

Rótulos de remédios me prenderam mais...
Esse livro do Adam Silvera me deu uma ressaca literária ferrada, os personagens são insuportáveis, a história começa bem e depois se perde muito.
O livro poderia ser bem mais curto e poderia se aprofundar mais na história do Theo e do Griffin na época que o Theo ainda era vivo, além do Theo ser um personagem insuportável, o único personagem que eu não odiei tanto foi o Jackson ( a verdadeira vítima deste livro)

Resumindo, o livro começa muito bem e acaba se perdendo e não sabe para onde ir e fica super chato e arrastado.
mawddu 30/07/2023minha estante
nunca li o livro mas dei uma gargalhada com o titulo da sua resenha

Bruno 30/07/2023minha estante
Detonou kkkkkk mas concordo com o Theo ser chato e achei os dois babacas um com o outro

bbmo6s 02/08/2023minha estante
nunca consegui terminar de ler esse livro

Bia 29/09/2018

Bem vindo ao clube dos canalhas.
Eu estava com expectativas tão boas para esse livro e fazer essa resenha me dói muito (ou não, é um pouco aliviante também, afinal eu posso por pra fora tudo que to sentindo aqui dentro).

Se você quer um conselho, jogue suas expectativas num triturador de lixo, se você não quer conselhos, jogue suas expectativas num triturador de lixo, esse livro não é o que você está pensando (pra mim não foi).

Eu nunca odiei tanto personagens não reias (se você está duvidando pode ler minhas resenhas de outros livros odiando os livros e um outro personagem, mas eu NUNCA odiei quase todo mundo em um livro, sim, quase, o Wade é um idiota que eu vou proteger).

Primeiro vamos falar do mais babaca de todos e que está morto (e que se estivesse vivo eu torceria pra morrer do começo ao fim) Theo, aaaaaa o Theo, não sei por onde começar, talvez por ele ser fofo na história mas também um idiota (e então você pode vir me dizer que o nome disso é defeitos e profundidade e eu vou te dizer que isso é ser um escroto) durante toda a narrativa do Griff estava claro pra mim que o Theo não se importava tanto com ele quanto ele se importava com o Theo, convenhamos, ele tava namorando outro cara, isso é como ter escrito com marca texto cor de rosa um "eu não ligo pra você" na testa.

Agora eu PRECISO reclamar do Griff (e eu vou chamar ele assim durante toda essa resenha porque é algo exclusivo do Theo e eu quero que o Theo se foda) o Griff tá tão mergulhado no luto dele que tudo que ele consegue ser é um egoísta de merda (durante boa parte da história eu parava fechada o livro e pensava, Griff você é um merda meu amigo) ele não pensa em absolutamente ninguém além do Theo e no Jackson e quando pensa no Jackson é mais como uma extensão do pensamento do Theo, tipo quando a gente pensa na Sandy e imediatamente vem o nome Junior junto.

O Jackson não é o boy injustiçado que achei seria, ele tá mais pra o boy mimado e ciumento que ficava disputando o amor de um cara que claramente não amava ninguém (e sim eu tô falando de você Theo, seu escroto) e tá, conforme você conhece ele tu pode até se afeiçoar um pouco mas isso não é como sei lá, o Martin em Simon vs a agenda homo sapiens que chatagia o Simon e você ri das piadas dele porque ele é um bobo da corte, o Jackson é só o Jackson, ele tá de luto e o Griff tá de luto então eles decidem ficar de luto juntos (quando na verdade eles tinham várias outras opções, parece até que ambos queriam jogar sal naquela ferida e esfregar)

E agora por último mas não menos importante o único canalha que vou defender, o Wade, e então vocês podem me perguntar como eu sou capaz de fazer isso maaaas essa não é a questão, a questão é como eu NÃO faria isso, porque ele é o único ali que não tá sendo um idiota, ele tá sofrendo e tentando ajudar o Griff e isso é ser amigo de alguém de verdade, não conheci ele muito bem durante a narrativa (e isso me incomodou bastante, ele fazia parte da tropa, mas tudo que o Griff conseguia falar era sobre como o Theo gostava disso e daquilo e como o Theo fazia isso e aquilo, era irritante).

Eu não vou dizer que o Adam não escreve bem, isso é uma mentira das grandes, ele me fez ficar apaixonada (bem no começo) me fez sentir raiva, me fez odiar personagens como se eles fossem reais e me fez seguir em frente quando eu queria desistir.

Mas diferente de algumas pessoas que dão notas altas pra livro que fazem elas passarem raiva eu não sou assim, eu leio um romance gay (e essa era minha expectativa um romance gay e fofo onde eu me apaixonasse por todo mundo e chorasse pela morte do meu shipp) eu leio esperando amar aquilo porque é algo que eu goste e não achar que todos os personagens deveriam morrer.

E agora aqui vai algumas coisas que gostaria de conversar com quem leu esse livro, então se você ainda não leu saia dessa resenha agora.

Só eu achei o Theo abusivo? Ele estava vivendo um vida com outro cara e queria o Griff ali, esperando por ele, falando com ele todos os dias e nunca se apaixonando por outra pessoa.

E mais uma dúvida sobre o Theo, será que ele iria ficar com o Jackson por muito tempo? Será que ele pretendia manter uma relação a três? Ou será que ele logo largaria o Jackson ficaria com outro cara e deixaria o Griff esperando eternamente?

E em relação a Wade, foi só eu ou todo mundo percebeu que ele amava mais o Griff do que o Theo jamais seria capaz? O Theo deu o Ron para o Griff achando que aquele fosse o personagem preferido dele e os dois eram melhores amigos, já o Wade sabia sem o Griff precisar dizer que era o Cedrico, e tá, talvez ele ter se aproximado do Griff daquele jeito e eles terem ficado sem amor por uma parte (porque eu não tenho dúvidas de que o Wade amava ele a muito tempo embora ele nunca fosse admitir que sempre quis estar no lugar do Theo) não foi nada certo, mas por acaso tinha algum outro jeito?

O Wade é o verdadeiro personagem injustiçado nesse livro, ele colocou todo mundo acima dele e se ferrou.

E por último, vocês também acharam que o Theo ter se matado após ouvir o áudio foi egoísta pra cacete? Porque gente eu tenho minhas dúvidas sobre as brigas dele com o Wade, tenho minhas dúvidas sobre ele não saber que o Griff e ele estavam se pegando e sendo felizes juntos, será que ele não ouviu o áudio e na mesma hora entendeu que o Griff tava ligando pra dizer "eu ainda amo muito você, mas não posso te esperar para sempre, eu estou com o Wade e não me sinto feliz assim desde que estive com você"? E talvez ele não quisesse se matar de verdade, mas por um segundo ele quis muito e quando percebeu não tinha como voltar atrás?
Rapha 04/12/2018minha estante
Nunca discordei tanto de uma resenha

Marcus.Vinicius 25/12/2018minha estante
Nunca discordei tanto de uma resenha 2

Gustavo Pires 25/06/2021minha estante
Gente me tirem uma dúvida por favor, pq to morrendo aqui e nao sei o q pensar. Concordo plenamente com vc q o theo era duvidoso, mas depois do ep em junho q ele ta com jackson e diz pro griff q se ele fosse pra Califórnia ele provavelmente terminaria com jackson pra fica com ele e trai o kackson com o griff, ele ja perdeu tudo pra mim. Mas assim ele estava brigado com wade eu perdi algo ou não é citado claramente onmotivo deles estarem brigados? Ou wade se afasto do theo pq viu como ele era escroto e nao estava nem ai pro griff e por isso eles brigaram?

mardou 11/08/2022

as pessoas são como quebra-cabeças
A sinopse de ?história é que me deixou? conta a narrativa de Griffin e Theo, que eram melhores amigos, depois namorados, contudo, mesmo estando afastados fisicamente quando o Theo foi antecipadamente para a faculdade e acabou com um novo namorado, a ligação entre os dois era forte. Na visão de Griffin, que é o narrador, existia a constante expectativa de que um dia eles iriam voltar a ser um casal. Porém, quando Theo morre afogado e longe de casa, tudo a volta de Griffin parece parar de fazer sentido. Tirando a parte de faltar o ?você? na tradução do título do livro, a tradução fora bem realizada, não percebi nenhum erro de gramática ou concordância.

A parte prática é comum, nada fora da realidade da temática proposta por im livro young adult, a ordem cronológica não é confusa, pois os capítulos são divididos em hoje (2016) e história (2014), a construção de personagens e cenários é algo velado e não necessariamente detalhado, mas compreensível, contudo, o desenvolvimento é simples mas com algumas reviravoltas.

Pôde-se dizer que Griffin é um personagem humano, confesso que em alguns momentos ele me deixou entediada e no final ele me deixou frustrada com algumas ações dele. Griffin sofre de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), um tópico que é muito bem trabalhado ao decorrer da narrativa, de maneira que entendemos um pouco melhor como é conviver com algo assim ao mesmo tempo que conseguimos ver um personagem complexo para além desse aspecto. Entendemos aos poucos que certas ações de Griffin são decorrentes ao amor por Theo e a crença de que eles estão no processo do final feliz mesmo quando não estão mais junto e devido o luto que ele passa a partir da morto do Theo. Ao decorrer da narrativa vai se desenrolando a maneira como Griffin lidou quando Theo foi para a faculdade e todos os segredos que infelizmente não foram revelados, como também vemos todo o caos que acontecia depois da morte de Theo, onde Griffin acaba se aproximando de Jackson, um dos único que entenderia sua dor.

Eu gostei do livro, o li em dois dias, mas esperava muito mais, quando começa a chegar no final parece que tudo que eu menos queria que acontecesse, começa a acontecer, é frustrante ver que algumas ações dos personagens se torna previsível.
Naty 11/08/2022minha estante
Essa resenha me deixou com vontade de ler agora ?

mardou 11/08/2022minha estante
É UMA LEITURA ÓTIMA PARA UM FIM SE TARDE, mas tem momentos tristes, toma cuidado

Naty 11/08/2022minha estante
Amg eu já passei por Evelyn Hugo, duvido q algum livro me faça sofrer mais ?

"Ka" 14/02/2023

Não interpretei mal sua história, não é?
É uma história que não respeita os Momentos triste e felizes, porque eles estão entrelaçados, misturados pela dor do presente e a Felicidade do passado.
E cada acontecimento é inesperado, alguns não são mas eles acontecem em momentos bem intensos.
Cada momento feliz conseguiu tirar um sorrisinho meu e cada momento relutava por conta da morte do Theo.
O livro começa com dor e Momentos felizes, já no meio temos acontecimentos inesperados e comparações e no final o que menos se espera.
Maclaudi 22/02/2023minha estante
O final com certeza me surpreendeu

Maclaudi 22/02/2023minha estante
Vamo falar sobre ?

"Ka" 11/03/2023minha estante
Eu gostaria de falar sobre