História é tudo que me deixou

História é tudo que me deixou Adam Silvera

Resenhas - História é Tudo Que Me Deixou

addie 05/03/2022

insuportavelmente doloroso
É a primeira vez que leio algo do Adam Silvera e estou muito feliz e emocionada por ter lido esse livro, foi muito melhor do que imaginei.

Não sei como começar essa resenha, esse livro me machucou tão profundamente, me fez sentir uma dor tão real que embrulhou meu estômago.

[...] Porém, agora que estou aqui, à beira do oceano que nos roubou você, pergunto-me se cada molécula aqui testemunhou a sua morte, se esta água que banha minhas pernas inundou sua garganta enquanto você lutava para respirar.

Eu nunca tive problema algum com gatilhos, eu nem sabia o que era sofrer um lendo até ler esse livro aqui. Não estou dizendo que o livro é pesado, mas também perdi algumas das minhas pessoas favoritas e doeu ler isso.

[...] Percebi que não há nada de errado em alguém salvar minha vida, especialmente quando não posso contar comigo mesmo para fazer isso direito. As pessoas precisam de pessoas. É isso.

Doeu a forma que ele descreveu, doeu a passagem do passado para o presente. E a forma que o Adam escreveu... Ele tem um jeito de escrever com leveza sem tirar a tristeza das palavras, a intensidade delas.

Vi muita gente reclamando do protagonista, Griffin, mas eu gostei muito dele. Griffin, Theo, Jackson e Wade são personagens verosímeis, eles erram, acertam, erram um pouco mais e acertam aos poucos. Algumas coisas que o Griffin falou, o modo como ele magoou algumas pessoas com sua dor, foi muito próximo da realidade de uma pessoa de luto.

[...] É hora de usar minhas palavras para o bem e parar de distorcê-las, só porque lamento a verdade.

Uma das coisas que mais gostei e que, com certeza, foi o que mais me machucou, foi a perda da romantização da história do Griffin com o Theo. Quando uma pessoa favorita morre, é inevitável que você sempre pense apenas nos momentos bons e sinta saudades, deixando melhor situações que não eram tão boas assim, e quando Griffin decide ser sincero consigo mesmo, enxergar que sua história com Theo não era tão perfeita quanto ele queria passar, isso dói mais que qualquer coisa. Dói enxergar os defeitos de uma pessoa que era praticamente seu herói, mas foi uma importante superação para o protagonista.

Griffin quer acreditar que Theo foi perfeito, que a história dos dois era certa e linda, mas não funciona assim. A história não é o jeito que você quer que seja e ela não deve ser romantizada como ele fazia. Então, quando ele percebe isso e decide contar a verdade, é avassalador, um balde de água fria e gelo jogado na sua cabeça.

Não tem uma palavra que descreva melhor esse livro além de: real. É um livro muito real, verdadeiro e doloroso.

Foi realmente um livro muito marcante para mim, apesar de, nesse momento, sentir que não aguentaria mais ler livros relacionados diretamente a morte por um bom tempo, me mudou de uma forma que não consigo explicar, me fez querer parar de mentir para mim mesma e enfrentar a verdade. E vou ser muito grata por isso sempre.

Esses personagens e suas histórias vão ficar sempre guardados comigo.

[...] Sim, eu danço. Danço como dançaria com você, o que basicamente significa pular muito, e nós três estamos dançando com tanta vontade que provavelmente estamos deixando a família do apartamento de baixo de cabelos em pé. E ainda que eles tenham coragem de vir aqui reclamar do barulho, vão ter que berrar lá fora, porque nós não vamos parar. Não vou interromper a felicidade de uma garota que sente saudade do irmão mais velho, a felicidade de um cara que sente saudade do primeiro amor de sua vida e a felicidade de um cara que perdeu o melhor amigo, a felicidade coletiva de três pessoas que precisam desesperadamente ser felizes.
joskegshikta 22/06/2022minha estante
Resenha maravilhosa, parabéns. Agora sim me deu uma vontade gigante de ler.

addie 22/06/2022minha estante
obrigada ?, fico feliz que tenha te convencido!! é realmente um livro muuito bom

mat 12/01/2023

Dolorido, mas bonito
Apesar de saber que o livro traria uma carga emocional, imaginei que focaria mais no romance, - provavelmente por ter lido ?Os Dois Morrem no Final? antes - mas fiquei agradecido que não foi o caso.

O luto é sem dúvidas o verdadeiro protagonista da história, e o Griffin descreve muito bem todos os estágios. De uma forma onde consigo entender e até achar justificáveis algumas das atitudes dúbias tomadas por ele. A libertação da dor e culpa só se inicia quando Theo é retirado do pedestal esmagador em que foi colocado, o que é cuidadoso ao ser descrito e de alguma forma, bonito.

Pensei que não ia derrubar lágrimas, mas as duas últimas páginas conseguiram. É uma leitura que vale a pena e vai te fazer refletir algumas coisas.

É uma história onde a perda deveria ser protagonista, mas o reencontro rouba todos os holofotes.
Maria 12/01/2023minha estante
eu estou LOUCA para ler este livro! Gosto de sofrer, senhor ?

lailai1 03/04/2023minha estante
estou louca para ler mdsss

tuanzy 07/06/2021

emocionante e impactante
Meu segundo livro favorito no mundo! Apesar de a princípio ter sentido raiva do Griffin, depois o entendi e percebi que ele é um ser humano muito especial, além de ter me ensinado como encarar alguns obstáculos da vida e tudo mais ??? eu realmente o amo.
Palloma 09/06/2021minha estante
Acabei de ler esse livro, e sim, ele é o meu segundo favorito também. Apesar da história ter mexido muito comigo, eu ameeeeii

tuanzy 09/06/2021minha estante
tem muitas surpresas né :0 a história do griff e do wade então...

Camili Vitória 26/02/2023

Fui surpreendida por x fatores
A escrita é belíssima, zero defeitos (não me surpreendi por isso), na verdade, foi absolutamente perfeita do início ao fim e sem pontas soltas.
Sim, o motivo pro trás da morte do Theo demorou a se desenrolar e ao longo de toda a trajetória eu criei vários cenários e motivos que possam ter levado à tanta tristeza na história de todos os envolvidos, mas foi lendo que comecei a aprender ainda mais sobre questões que eu desconhecia referente aos relacionamentos e o que faz eles desenvolverem diversas nuances, o que se estende a todos os personagens vivenciando o luto pela mesma pessoa. Ademais, ao longo de toda essa vivência, o que faz as pessoas fazerem coisas impensadas e carregarem sentimentos tão profundos de arrependimento e mágoa pela mesma pessoa que foi a sua pessoa favorita desde o princípio.
Mais uma leitura que valeu cada lágrima minha e merece ser favoritado.
vthella. 28/02/2023minha estante
qro mt ler esse livro aaa

Camili Vitória 28/02/2023minha estante
Leia!!

fanny.Dyatlov 30/08/2021minha estante
"Theo prefiro nem falar nada, que RAIVA mas ainda chorei a morte dele" JKKKKKK Eu ri tanto disso '-'

mille 30/08/2021minha estante
Kkkkkkkkkk coerência é tudo

Katy 25/12/2023

Adam, pague minha terapia
Todo livro do Adam Silveira deveria vir obrigatoriamente com um vale terapia (para no mínimo umas dez sessões). História é tudo que me deixou me prendeu desde o início e eu me apaixonei por Théo junto com Griffin e com Jackson.
Para contextualizar, tinhamos aqui três amigos inseparáveis: Théo, Griffin e Wade. Em dado momento, Théo e Griffin se tornam um casal e eles são perfeitos juntos. Théo é um verdadeiro gênio, tem uma personalidade única e muito criativa. Griffin também é muito inteligente, ainda que por vezes inseguro devido ao seu TOC. Eles são maravilhosos e a gente se apaixona pela história deles a cada página. Acontece que Théo precisa ir embora por ganhar uma bolsa na faculdade, e por isso eles resolvem terminar e voltar a ser melhores amigos apenas, pelo menos enquanto estiverem longe. Isso funciona por um bom tempo, até Théo conhecer Jackson e se apaixonar por ele - ainda que siga amando Griffin -. Os dois começam um relacionamento, mas nem isso é capaz de acabar com o laço de amizade e amor que une Théo e Griffin, que mesmo a quilômetros de distância, mantém contato sempre que possível. E então, Théo morre afogado, deixando Griffin e Jackson arrasados. E quando se perde alguém tão jovem, é normal as pessoas usarem clichês dizendo que logo vai passar, que são novos e vão se apaixonar de novo... o que faz com que os dois tenham o sentimento que toto mundo banaliza o amor que tiveram por Théo. E que só um é capaz de entender a dor do outro. Isso não é spoiler, é a sinopse. E quando li a sinopse, achei que sabia mais ou menos o desfecho, mas fui pega de surpresa por algo que não imaginei que aconteceria.

O livro é MA-RA-VI=LHO-SO. Dei cinco estrelas, e acredito que essa vá ser a nota para tudo que ler do Adam. É menos triste que os dois morrem no final, mas é triste pra caramba mesmo assim. O livro já começa no velório de Théo e intercala com períodos da história deles até chegar a esse ponto e a gente começa a sentir saudade de Théo junto aos personagens, pois todo mundo amava aquele menino. Dá para entender cada sentimento, cada decisão, cada saudade. Sério, é incrível. Não tem um só personagem que a gente não goste nesse livro.
LUZIAAA 25/12/2023minha estante
Meu Deus quero ler agora

Katy 25/12/2023minha estante
Leia, você não vai se arrepender. É maravilhoso! E tá disponível no kindle unlimited!

tata290 21/11/2022

Eu de verdade nao estava esperando por nada disso. Ler esse livro foi uma montanha russa, me ensinou várias coisas e pegou em tópicos muito sensíveis pra mim mas de longe uma das minhas melhores leituras
blui 23/11/2022minha estante
essa capa me mata me mutila me maltrata pq sei quem sao

Diego.Cavalcante 17/02/2023

Nota 3/5
Não é o tipo de gênero que estou acostumado a ler, comecei a ler por indicação? O estilo da escrita do Adam é bem interessante, mas o quanto é meloso e foca na birra e toxicidade do Griffin não gostei muito. Porém, achei o final bem satisfatório e leve!
Maclaudi 22/02/2023minha estante
??

leooc 12/05/2018

Questionável
[...] É adeus para muitos, mas não para mim. Nunca para mim.

Em seu segundo livro, Silvera entrega uma história sobre perda e luto. Griffin, um adolescente que perdeu Theo, seu primeiro e ex-namorado e amigo, para uma trágica morte na praia, é o narrador dessa história. Alternando entre presente e passado, vamos conhecendo outras pessoas que de alguma forma fizeram parte da vida de Theo. O destaque fica para Wade, o amigo em comum de Griffin e Theo e Jackson, o atual ex-namorado de Theo.
Cada um carrega consigo uma culpa e uma dúvida sobre a vida que tiveram com Theo. E a partir dessa premissa, vamos revivendo a história de Griffin e Theo, e todos os que permearam ela.

Ao decorrer do livro a história pode tornar-se um pouco maçante e repetitiva (o que talvez tenha sido a intenção do autor ao transpor o luto das personagens para a sua mente) o que não é o ponto negativo aqui, mas sim a forma como a sua escrita destoa em alguns capítulos, passando entre um YA raso à um romance mais complexo e o excesso de frases de efeito deixadas em várias partes, chegando a soar fastidioso.

Próximo do final as personagens chegam à uma catarse quase partilhada e bastante controversa. A sensação que fica é que toda a motivação e o luto pelo qual cada um estava tendo e lidando fosse falso, e consequentemente toda a jornada que o livro propõem, no fim, também se torna enfadonho e inautêntico.

Não é uma história ruim, o problema fica pela forma que é vendida. No geral vale a pena pelos temas discorrido e os possíveis debates sobre os assuntos que vão surgir em sua mente. Com certeza é o que você vai carregar consigo ao final da última página.

Thiago Galdino 13/05/2018minha estante
Mal posso esperar pra ler!

samarelooo 14/01/2023minha estante
O Wade: ?the other woman?

Su 26/12/2022minha estante
Concordo com tudo, e ainda nem finalizei o livro ???

junio_hudson14 05/01/2023

SENTINDO SENTIMENTOS
Primeiro livro que eu li no ano e ele mexeu muito comigo me causando um mix de sentimentos e lembranças de um velho eu que já não existe mais. Por falar bastante de morte e luto que é um assunto que me afeta bastante por isso foi um livro que me engatilhou bastante em certas partes mas mesmo foi uma boa leitura. Me indetifiquei bastante com o personagem principal em algumas questões de sentimentos, ações, pensamentos e etc principalmente quando eu era mais jovem e vivi situações parecidas com a dele. Pretendo ler mais livros do autor durante o ano e sem dúvidas ja é uma das minhas leituras favoritas do ano.
junio_hudson14 05/01/2023minha estante
pra acrescentar: a escrita tbm foi algo que eu gostei bastante e da maneira que mostra que nenhum personagem é perfeito e todos tem seus defeitos e cometem erros e como as vezes eles são infantis em algumas atitudes mas é algo normal principalmente na idade que e eles estão enfim é isso

Babi 05/02/2023

Acho que pessoas são importantes, mas primeiros amores são muito mais, esse livro me tocou de uma maneira que não imaginei que seria tão sensível assim. Ótima leitura para entender sobre sentimentos.
"Não se esqueça de que, se você não estiver feliz, nunca é tarde para recomeçar"
Vincent.Ince 27/03/2023minha estante
Vou ler. É isso

Michele.Dias 31/08/2022

Sem defeitos
Esse livro me levou a um lugar, que há tempos eu não visitava? minhas próprias memórias. E que lugar lindo é esse.
Eu tive que fazer uma pausa de alguns dias para poder voltar a leitura, pois é pesado, triste. Chorei do início ao fim, sem brincadeira nenhuma. Sem dúvidas foi um dos melhores livros que eu li na VIDA. por favor, leiam. Apenas leiam.
Jansen 01/09/2022minha estante
Que bom que vc gostou amg ?

Bommie 18/01/2023minha estante
Eita como ela hablou, na minha cabeça ainda continua uma confusão esse livro