História é tudo que me deixou

História é tudo que me deixou Adam Silvera

Resenhas - História é Tudo Que Me Deixou

geovanna151 18/02/2023

Até que enfim
Dei 1,75 estrela só pq gosto muito da escrita do adam silveira, mas de resto, misericórdia.

o relacionamento do griffin com o theo não é nem um pouco saudável, tem uma dependência emocional e desconfiança absurdas, com questões muito mal resolvidas que acabaram magoando muita gente. não gostei nem um pouco de nenhum dos dois (principalmente do griffin que é um egoísta que usou um monte de gente pra provar coisas pra um MORTO sério q ódio, mano, sei que tem todo o negócio do luto e tals mas se valoriza, sla)

jackson merecia ter saído dessa bagunça, coitado, até o wade merecia.
Vincent.Ince 27/03/2023minha estante
Me fez perder o interesse

leooc 12/05/2018

Questionável
[...] É adeus para muitos, mas não para mim. Nunca para mim.

Em seu segundo livro, Silvera entrega uma história sobre perda e luto. Griffin, um adolescente que perdeu Theo, seu primeiro e ex-namorado e amigo, para uma trágica morte na praia, é o narrador dessa história. Alternando entre presente e passado, vamos conhecendo outras pessoas que de alguma forma fizeram parte da vida de Theo. O destaque fica para Wade, o amigo em comum de Griffin e Theo e Jackson, o atual ex-namorado de Theo.
Cada um carrega consigo uma culpa e uma dúvida sobre a vida que tiveram com Theo. E a partir dessa premissa, vamos revivendo a história de Griffin e Theo, e todos os que permearam ela.

Ao decorrer do livro a história pode tornar-se um pouco maçante e repetitiva (o que talvez tenha sido a intenção do autor ao transpor o luto das personagens para a sua mente) o que não é o ponto negativo aqui, mas sim a forma como a sua escrita destoa em alguns capítulos, passando entre um YA raso à um romance mais complexo e o excesso de frases de efeito deixadas em várias partes, chegando a soar fastidioso.

Próximo do final as personagens chegam à uma catarse quase partilhada e bastante controversa. A sensação que fica é que toda a motivação e o luto pelo qual cada um estava tendo e lidando fosse falso, e consequentemente toda a jornada que o livro propõem, no fim, também se torna enfadonho e inautêntico.

Não é uma história ruim, o problema fica pela forma que é vendida. No geral vale a pena pelos temas discorrido e os possíveis debates sobre os assuntos que vão surgir em sua mente. Com certeza é o que você vai carregar consigo ao final da última página.

Thiago Galdino 13/05/2018minha estante
Mal posso esperar pra ler!

Su 26/12/2022minha estante
Concordo com tudo, e ainda nem finalizei o livro ???

Vinusz 31/05/2023minha estante
não acho que o Griff seja mal desenvolvido.. O livro retrata justamente como ELE encarou o luto. Ele não ser perfeito deixa o livro bom. Quem seria uma pessoa boa quando acabou de perder a alma gêmea? O Griff é um humano comum, que têm expectativas e decepções como todos nós. Exigir que ele não tenha sentimentos mesquinhos num período tão penoso quanto o luto é ignorar todos os sentimentos que nos fazem humanos...

Diego.Cavalcante 17/02/2023

Nota 3/5
Não é o tipo de gênero que estou acostumado a ler, comecei a ler por indicação? O estilo da escrita do Adam é bem interessante, mas o quanto é meloso e foca na birra e toxicidade do Griffin não gostei muito. Porém, achei o final bem satisfatório e leve!
Maclaudi 22/02/2023minha estante
??

Lisse 18/02/2022

Eu sou uma fã de relacionamentos amorosos bem construídos, mas a forma como Adam Silvera escolheu para contar essa história, como se estivesse conversando com quem lia não foi das melhores. Não consegui me ver envolvida pela forma como Griffin amava Theo apaixonadamente. E tudo o que eu já tinha lido sobre esse livro me levou a crer que eu ia amar.

A narrativa de passado e presente mostrando como era a amizade que Griffin tinha por Theo, além de como avançou gradativamente, foi bem bonita. É possível acompanhar quase em tempo real como eles se davam bem.

Mas a amargura que o Griffin sentia foi o real motivo para que eu desgostasse do livro. Eu super levei em consideração que é uma história jovem adulta, com personagens que estão na escola e se preparando para ir para a faculdade, e que não sabem lidar com nada sobre a vida adulta, muito menos no meio de uma tragédia. Se antes os sentimentos estavam embaralhados em meio a confusão de amar alguém tão desesperadamente, imagina a culpa quando essa pessoa se vai...

E as coisas se tornam mais confusas quando Jackson, o atual do ex, aparece na cidade para também vivenciar o próprio luto. O encontro de duas pessoas apaixonadas pela mesma pessoa, as lembranças tristes e a amargura do que ficou no passado. A aparição de Jackson não ajudou muito. Ajudou o processo de cura de Griffin, mas não me convenceu. E eu preciso ser convencida.

Creio que esse livro não foi para mim e queria testá-lo antes de pegar algo mais atual do autor. Espero que o próximo seja bom.
Brenda 01/03/2022minha estante
Gostei muito da tua resenha! Concordo demais, eu esperei tanto desse livro e no fim ele não me envolveu nem um pouco!

samarelooo 14/01/2023minha estante
O Wade: ?the other woman?

lologandini 08/07/2022

eu chorei, refleti e, depois, chorei mais um pouco
história é tudo que me deixou é quase como uma despedida, um garoto perdido tentando deixar para trás um amor que partiu. um amor que nunca voltará.
certo, não sei nem por onde começar essa "resenha" - que está mais pra um chororó do que realmente uma resenha - mas acho que posso comentar que estava receosa quanto essa leitura pois, depois de ler "e se fosse a gente" já não tinha muita segurança quanto a qualidade das obras do autor.
devo dizer que dar uma chance ao adam foi a escolha certa a se fazer, pois esse livro retrata o luto. isso, o luto. dá forma mais crua e cruel possível.
vemos como a perda afeta as pessoa de maneiras diferentes, que superam de maneiras diferentes, e que as vezes esse luto também pode unir aqueles que nunca se imaginaram juntos um dia.
lologandini 08/07/2022minha estante
vale mencionar também como a narrativa que transita entre o passado e o presente ajuda a construir essa empatia pelo griffin, jackson e wade, nós sentimos o momento e depois lamentamos as perdas deles porque, infelizmente, não é algo que eles terão a oportunidade de viver de novo. não com o theo, não com o mesmo significado.

tata290 21/11/2022

Eu de verdade nao estava esperando por nada disso. Ler esse livro foi uma montanha russa, me ensinou várias coisas e pegou em tópicos muito sensíveis pra mim mas de longe uma das minhas melhores leituras
blui 23/11/2022minha estante
essa capa me mata me mutila me maltrata pq sei quem sao

belle 21/02/2022

tio adam vai ter que pagar a minha terapia dnv viu, eu gosto muito da escrita dele por mais que seja um pouco enrolada nesse livro....wade único personagem sensato lenda te amo
Rafael Kerr 21/02/2022minha estante

euindy 28/02/2022minha estante
livro lindo sai com depressão

Debs.Lima 08/04/2023

Do ódio ao alívio
Resumindo com citações:
"As pessoas revelam diferentes partes de si a diferentes pessoas" e "As pessoas precisam de pessoas".
---
É um livro em primeira pessoa, com boa diagramação, muitos diálogos e mesmo quando é só o narrador expondo seus pensamentos é bem fluído. Rápido de ler apesar de ter, sim, momentos que olhar pra borboleta passando é mais interessante.
Narrado por um adolescente (15 a 17 anos) que em curto prazo de tempo tem que lidar com muitas mudanças em sua vida.
Primeiro, é a sobre a descoberta de sua sexualidade junto do seu primeiro amor, seguido do rompimento devido a faculdade, terminando com o falecimento de Theo.
Ao sentir e testemunhar a dor do protagonista passamos por váaarios sentimentos como a raiva, o ciúme, o impulso, a insegurança e, o que mais me incomodou, a toxicidade (ou autotoxicidade) deste relacionamento, no qual Griffin não é capaz de enxergar sua felicidade além de Theo, o que é triste demais. Uma dependência sem tamanho que nos deixa agoniados por TUDO se tratar de Theo.
Todos esses sentimentos e o desenvolvimento do autoconhecimento ao longo da trama foram trabalhados de forma natural e humana, no sentido de haverem erros nas ações, arrependimentos, mudanças e no próprio tempo e a forma de lidar com os problemas e com o luto.
Dá muita raiva do protagonista muitas vezes por seu egoísmo e egocentricidade frente ao sofrimento de todos..
E depois de todos os conflitos, é lindo ver quando Griffin consegue enxergar através das lentes da realidade, o quanto o perdão e a sinceridade trazem paz a ele e abrem espaço para ele ser o protagonista da própria felicidade. A gente consegue entendê-lo quando ele mesmo consegue se entender melhor. A gente consegue ver a empatia e a bondade dele em níveis similares ao egoísmo e a insegurança.
O livro aborda também a questão do TOC em situações "normais" e de conflito e sobre a percepção de Griff sobre o próprio transtorno: zona de conforto, controle ou oportunidade para confrotá-lo?
Carla 08/04/2023minha estante
Eu tenho uma relação de amor e ódio com o Griffinkkkkk

Doralice.Ramos 28/05/2023

O falso luto
Esse é um dos piores livros que eu já li na vida. Pois ele promete algo tão interessante e se torna tão chato, repetitivo e falso. Que luto foi esse? A gente descobre cada coisa bizarra que dá vontade de parar de ler o tempo todo. Péssimo livro.
Meneva 29/05/2023minha estante
nossa, nem me fale. Esse livro tá horrível

beatrice 11/03/2023

Sofrimento e mais sofrimento
Que história dolorosa, meu Deus?
Normalmente levo uns 3 dias para ler um livro de 300 páginas, mas levei 6 dias nesse porque não conseguia parar de chorar! Chorei ao ponto de precisar tomar remédio pra dor de cabeça!
Primeiro livro que leio desse autor e amei o estilo de narração. Por mais que não aguente mais sofrer, pretendo ler outros?
Vincent.Ince 27/03/2023minha estante
Tô ansiosa pra leerrrre MDS, tanto comentários legais sobre rleeeee

Bommie 18/01/2023minha estante
Eita como ela hablou, na minha cabeça ainda continua uma confusão esse livro