História é tudo que me deixou

História é tudo que me deixou Adam Silvera

Resenhas - História é Tudo Que Me Deixou

euindy 23/01/2022

ADAM SILVEIRA VC VAI PAGAR MINHA TERAPIA!!
que livro triste mds

só li dois livros do Adam até agr e mano, ele não cansa de fazer seus leitores sofrerem n? mds eu tô muito mal

o livro em si te faz refletir muito sobre o luto e como os vínculos que construímos com outras pessoas impactam a nossa vida

gostei do livro, achei ele muito triste - eu literalmente chorei ele todinho

amei as referências a Harry Potter, Star Wars, Dc e Marvel

a escrita é bem levinha, super fácil de acompanhar- acho q em um dia é possível terminar

o livro é divido em 'história' e 'hoje' oq é fantástico, eu literalmente ficava boiolinha em um cap e no outro eu me acabava de chorar- é literalmente uma montanha-russa

"Você nos deixou sós. Sua morte nos deixou como peças soltas deste quebra-cabeça esquisito que não se encaixam direito, mas que são suficiente para produzir uma imagem: dois garotos apaixonados por um que nunca mais vai voltar."

assim, em certos momentos passei raiva com o protagonista- ele chega a ser muito egoísta e obsessivo

no geral achei o livro bom- a leitura às vezes fica repetitiva e um pouco arrastada, gostei dos personagens apesar de sentir que faltou o desenvolvimento de alguns

SE QUISER SOFRER LEIA, é isto

tio Adam obrigada por mais este sofrimento!!
Ana 27/03/2022minha estante
classificação de idade?

João 22/08/2022minha estante
Eu estou na metade do livro e super concordo com seu pagamento do protagonista ser ? egoísta e obsessivo e mds fiquei tão aliviado por não ser o único a pensar isso ksks?

Marcela 10/10/2022minha estante
Gente, como faço pra ler, acabei de baixar o app

João 10/10/2022minha estante
Oii, não sei se tem como ler por esse app, eu acho que é mais para você deixar guardado os livros que já leu ou fazer uma resenha deles

Carlos 13/11/2022minha estante
Nossa sim, faltou desenvolver mais o Wade coitado.

Laice 16/01/2023minha estante
Como faz pra ler essaporra

JosA225 06/01/2024minha estante
É um livro incrivelmente maravilhoso, amei a história. O final é surpreendente!

Maliterando 06/12/2021

Perfeito, me deixou com extrema depressão. Super recomendo e o autor mais uma vez não erra literalmente uma
elly 07/12/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso mas ainda não tive força nenhuma pra terminar ele, assim como cê falou "perfeito, me deixou em extrema depressão."
Literalmente até onde parei eu chorei em todo os capítulos.

Maliterando 09/12/2021minha estante
Cara simmm, chorei do começo ao fim juro. Estou cogitando ler de novo, mas e a coragem??

Addie 13/12/2021minha estante
Oi, esse livro é o mesmo que tem no K.U? É que a capa é diferente e esse aí está em pré-venda. Não tô entendendo nada ? help

elly 13/12/2021minha estante
é sim!! só a capa é diferente mesmo, a do ku é aquela azul e amarelo, mas a história é a mesma

Addie 13/12/2021minha estante
Muito obrigada!!! Já tô indo lá sofrer

Maliterando 13/12/2021minha estante
Depois conta oq achou Addie, certeza que vc vai chorar muito

Daniel.Miranda 26/12/2021minha estante
Gente... preciso ler este livro. Amo literatura que me põem pra chorar, pensar, refletir...

tata 08/01/2022minha estante
Se o livro faz chorar ele é bom

Pantera 17/01/2022minha estante
"Perfeito me deixou com extrema depressão..." Isso soa tão maluco kkk

Jansen 14/07/2022minha estante
Gente, faltam 30 pág para eu terminar e to surtando. Durmo pensando, acordo pensando, trabalho pensando. PQP ele conseguiu me dexar triste além do que eu imaginava ser possível com esse livro. Esse final revelador então... ta me matando demaais.

Aquela Bia lá 25/01/2021

Eu gostei do livro, sério mesmo, eu achei a escrita super bonita, mas eu não sentia aquela necessidade de ?mds eu tenho q saber o final.?
Sinceramente não era oq eu esperei pro final, me surpreendeu, mas eu fiquei com raiva do protagonista pois ele não pensa antes de fazer nada mas como todos os humanos, todos os personagens cometem erros e eu achei muito interessante, e como o Wade disse mesmo, ele parece q tem um ímã de coisas erradas quando ele tá mal.
Eu adorei o fato do desenvolvimento dos personagens, mas eu acho q a história ficaria melhor se fosse como uma linha de história de começo, meio e fim ao invés de entrelaçar os capítulos com o passado e o hoje, e no final algumas pontas ficaram soltas.
O livro me fez rir, ficar triste e surpreendida.
Eu gostei
Bizi 28/08/2021minha estante
Nossa eu me senti exatamente assim, amém que eu não sou insensível criticando alguém que tá de luto kkkkk

Marcio 14/01/2021

Lágrimas é tudo que me deixou
Esse livro doeu tanto que eu procurei a ferida no meu corpo.
Eu nunca fiquei em luto, nem posso imaginar como deve ser. Mas a forma como o autor retratou o egoísmo, o arrependimento, a solidão, a resignação, mas também a solidariedade e a reconciliação, tudo proveniente dessa fase, me fez sentir como se estivesse de luto pelo Theo.

Quer dizer, você vê como a vida dele era feliz e já sabemos de cara que vai ser interrompida, e isso faz você se sentir triste, choroso e traz aquela pontada de choque toda vez que você rir de alguma situação divertida que ele viveu e depois lembra que ele está morto. É como se eu estivesse visitando as memórias dele pelo ponto de vista do Griffin, sem acreditar na fragilidade da vida.

Não há preconceitos nem lgbtfobia aqui. Os pais, os amigos, todos são acolhedores e apoiam Griffin e sua relação com Theo. Acho que eu precisava muito ler um livro que normalizasse a sexualidade deles pra esquecer um pouco em como o mundo pode ser cruel com pessoas LGBT e também porque não é o foco da história.

A caminhada pela qual o Griffin passa é desoladora, mas, no meio disso tudo, ele reencontra a si mesmo e o amor. Ele evolui, erra, cresce, tropeça, se levanta e segue em frente sem receio.
Sinceramente, esse livro é uma lição sobre perdão e liberdade. Eu me senti leve depois de terminar ele, mesmo com a certeza de que só em um universo alternativo Theo e Griffin voltariam a ficar juntos.

Albieri 18/05/2021

13° Livro do Ano
???

A História É Tudo Que Me Deixou - Adam Silvera

Confesso que eu esperava mais, não tive tantos sentimentos pelo livro, mas claro que me pegou em algumas coisas. Amei o personagem Griffin, pois o autor demonstrou de forma simples como funciona a mente de uma pessoa com TOC, claro que não uma forma grave da doença. A narração foi cansativa, pois acho que faltou um desenvolvimento melhor nos sentimentos.

O único personagem que me apeguei foi o Wade, pois na narração deu realmente para perceber seus sentimentos ocultos e o final foi bom para ele.

Esse é o meu segundo livro do autor. O primeiro foi E Se Fosse a Gente, que foi um pouco melhor escrito. Espero ler mais livros dele para ver sua evolução.

#UniversoDosLivros #EditoraHoo#AHistoriaétudoquemedeixou #HistoryisallYouleftme #AdamSilvera #book #livro #amoler #leitura #minhaestante #cabeceira #biblioteca #romance #lgbtqi+ #literaturanorte-americana #americanbook

Lizia.Yohanna 18/08/2023

...
Não sei o que esperava dessa leitura, mas sei que não foi o que eu recebi.
Amei os outros 2 livros desse autor que li e chorei bastante com os dois, mas durante toda essa leitura não consegui realmente gostar de nenhum personagem. Achei a história profunda e cheia de bons ensinamentos e com uma pegada muito importante sobre assuntos que deveriam ser melhores explorados, mas apesar disso não consegui me apegar a história e nem curti tanto a leitura.
Não é um livro ruim, só não é um livro que me deixou com vontade de mais. Independente da minha opinião acho que cada um tem que ler pra ter sua própria conclusão.

mat 12/01/2023

Dolorido, mas bonito
Apesar de saber que o livro traria uma carga emocional, imaginei que focaria mais no romance, - provavelmente por ter lido ?Os Dois Morrem no Final? antes - mas fiquei agradecido que não foi o caso.

O luto é sem dúvidas o verdadeiro protagonista da história, e o Griffin descreve muito bem todos os estágios. De uma forma onde consigo entender e até achar justificáveis algumas das atitudes dúbias tomadas por ele. A libertação da dor e culpa só se inicia quando Theo é retirado do pedestal esmagador em que foi colocado, o que é cuidadoso ao ser descrito e de alguma forma, bonito.

Pensei que não ia derrubar lágrimas, mas as duas últimas páginas conseguiram. É uma leitura que vale a pena e vai te fazer refletir algumas coisas.

É uma história onde a perda deveria ser protagonista, mas o reencontro rouba todos os holofotes.
Maria 12/01/2023minha estante
eu estou LOUCA para ler este livro! Gosto de sofrer, senhor ?

lailai1 03/04/2023minha estante
estou louca para ler mdsss

Caio Victor 23/01/2023

Emocionante, mas um pouco enrolado
Uma história bonita, que fala sobre o processo do luto, mas pensando nos outros personagens, o Griff acaba sendo alguém muito egoísta, que vivia um relacionamento de dependência com o Theo e que tratou as outras pessoas ao seu redor muito mal.
Mas ver o desenvolvimento do Griff e o acordar dele foi interessante.
Um livro do Adam que não curti muito.

gabi :) 28/05/2023

Amei
É um livro muito bom, aborda muitos assuntos importantes, mas é extremamente triste, chorei em cada página lida, mas é uma história linda
Vitoria 28/05/2023minha estante
aonde vc comprou?

kaio 27/02/2022

Superação e amadurecimento
Griffin e Theo são amigos desde a infância. Griffin é um fã de Harry Potter, gay e possui TOC (transtorno obsessivo compulsivo), já Theo é fã da Marvel e ficção científica, bissexual e que gosta de montar quebra cabeças. Então um dia os dois começam a namorar, mas um tempo depois Theo sofre um acidente e acaba morrendo afogado. Por conta disso a vida de Griffin desmorona e ele deverá aprender a lidar com a dor.

História é tudo que me deixou é um livro com uma narrativa diferente, pois ele intercala os acontecimentos do passado (antes do acidente) e no futuro (depois do acidente) algo que achei interessante, e o mais legal é que não nos deixa confuso na escrita, por conta de mostrar as datas de quando tal parte está é também porque a própria sinopse já nos conta o acontecimento primordial para a história.

Sobre o protagonista, ele possui uma dependência emocional ENORME, mas isso, de certa forma, é bem trabalhado no livro, fazendo com que percebemos como a dor após a morte de alguém tão importante em nossa vida causa danos prolongados, ou até permanentes, a dependência também mostra que o protagonista deve amadurecer, e tentar seguir sua vida.

Posso estar errado, mas na minha concepção, o autor Adam Silveira trabalhou os cinco estágios do luto implicitamente, mesmo o protagonista tido comentado que achava uma "baboseira". O primeiro sendo negação (quando Griffin se chora com a notícia), raiva (quando começa a tomar atitudes de rebeldia devido ao acontecimento), barganha (quando ele acha que substituindo a dor é que ela irá embora), depressão (em todos os momentos que ele não sentia mais vontade de viver) e por fim a aceitação (quando finalmente consegue seguir sua vida).

O relacionamento e a história do casal em si é tão cativante e fofa que nos apegamos as dores e diálogos dos personagens. Theo, um gás sarcástico e engraçado é Griffin, um garoto fofo e divertido.

Gostei de ter representatividade às pessoas que possuem TOC (inclusive eu), porque muitos romantizam achando que é apenas perfeccionismo, mas o próprio livro mostra como é um transtorno terrível e como as pessoas sofrem com isso, mesmo não sendo o foco principal.

A leitura foi bem fluída também, é divertido e avassalador ao mesmo tempo. Cheio de referências da cultura pop (algumas partes achei um pouco exagerado) e personagens humanos (cometedores de erros e capazes de perceber isso).

Apesar de tudo não é um livro revolucionário e tal, mas é bom de ler!!
euindy 28/02/2022minha estante
MNN AMEI A RESENHA AMGGG ?

kaio 28/02/2022minha estante
MDSSS OBGG SERIO, li por sua causa ??

Cami 14/09/2021

O amor da sua vida morreu e agora tudo o que restou foi história.

Chorei muito.
A história é profunda, sensível e emocionante, o autor consegue escrever sobre temas importantes de uma forma tão linda, eu estou completamente apaixonada pela forma dele de escrever, é só tão bom, me sinto uma nova pessoa toda vez que eu termino um livro dele.
Mas assim o Adam, nossa, ele não escreve nada feliz não é mesmo. A escrita dele é maravilhosa, mas é sempre bom escrever sobre felicidade às vezes.
Achei o negócio de intercalar entre o passado e o presente sensacional, a construção toda da história é muito boa.
Todos os personagens são incríveis, sério são tão incríveis.
O Griffin é muito legal, as vezes ele me irritava um pouco, mas eu adorei ele mesmo assim.
Lá pros 25% finais, foi tombo atrás de tombo, quando eu pensava que ia acontecer uma coisa ia lá e acontecia outra totalmente diferente, não foi nada do que eu esperava.
O final foi bastante surpreendente, eu gostei muito.
Foi uma leitura engrandecedora de uma história muito bonita.

Thai 11/07/2020

A melhor leitura do ano
Fui refém de minhas emoções. O riso de Griffin era o meu riso. Se Griffin chorava, eu fazia o mesmo. E por estar tão ligada emocionalmente, detestei certos personagens que o trouxeram dor; por lhe arrancarem seu grande amor.
Todavia, avançando a história alguns pontos vão se esclarecendo. Griff tinha uma imagem etérea de Theodore, seu primeiro amor. Portanto, muitos de seus atos foram cegados pela paixão. Acontece que, mesmo sabendo suas histórias, você nunca, de fato, conhece alguém.
Um desenvolvimento impecável, que nos leva a uma verdadeira montanha russa. Montanha esta onde em certos momentos não temos certeza do que é certo e o que é errado.
Jackson foi, sem dúvidas, uma peça primordial neste quebra cabeça. O mesmo garoto que foi um inimigo, mostrou também ser um amigo.
Wade é o cara que sempre esteve lá. Chega a ser cômico como mesmo assim, eu sentia que ele estava de escanteio, estava à parte do foco da narrativa. O tratei por mais da metade do livro como um mero detalhe. Mal sabia eu de sua real importância.
Dentre os muitos pontos explorados, como o luto, o toc, seguir a vida, o que merece maior destaque são as histórias. Como uma única pessoa pode ser um universo de histórias para diversas outras.

Leo Oliveira 08/09/2018

"História é tudo que me deixou" foi o segundo livro do Adam que li e, com toda a certeza desse mundo, posso dizer que fui surpreendido mais uma vez. Seja pela construção dos personagens, pela qualidade narrativa ou por simplesmente amar a forma como tudo se desenvolve. Adam se tornou um dos meus autores favoritos e é incrível ver como ele evoluiu muito de um livro pro outro.

Wade ♥♥

Mavi 15/09/2021

dor dor dor
Confesso que não tinha expectativas pra esse livro. Comprei ele numa dessas feirinhas de 10 reais e resolvi ler por conta do canal do livraria em casa. A questão é que esse livro foi dor do inicio ao fim kkkkkk dificilmente algum livro me faz chorar logo nas primeiras páginas mas esse conseguiu. Eu me apaguei muito aos personagens e ao luto deles, me apaixonei pelo Theo em cada história que Griffin contava, sofri em cada descoberta após a morte do Theo e eu só queria entrar no livro e abraçar todos os personagens. Terminei o livro a dois dias e ainda dói quando me lembro.
Acho que alguns pontos poderiam ter sido trabalhados melhor, assim a história ficaria perfeita mas com certeza foi um favoritado que não esperava.

Debs.Lima 08/04/2023

Do ódio ao alívio
Resumindo com citações:
"As pessoas revelam diferentes partes de si a diferentes pessoas" e "As pessoas precisam de pessoas".
---
É um livro em primeira pessoa, com boa diagramação, muitos diálogos e mesmo quando é só o narrador expondo seus pensamentos é bem fluído. Rápido de ler apesar de ter, sim, momentos que olhar pra borboleta passando é mais interessante.
Narrado por um adolescente (15 a 17 anos) que em curto prazo de tempo tem que lidar com muitas mudanças em sua vida.
Primeiro, é a sobre a descoberta de sua sexualidade junto do seu primeiro amor, seguido do rompimento devido a faculdade, terminando com o falecimento de Theo.
Ao sentir e testemunhar a dor do protagonista passamos por váaarios sentimentos como a raiva, o ciúme, o impulso, a insegurança e, o que mais me incomodou, a toxicidade (ou autotoxicidade) deste relacionamento, no qual Griffin não é capaz de enxergar sua felicidade além de Theo, o que é triste demais. Uma dependência sem tamanho que nos deixa agoniados por TUDO se tratar de Theo.
Todos esses sentimentos e o desenvolvimento do autoconhecimento ao longo da trama foram trabalhados de forma natural e humana, no sentido de haverem erros nas ações, arrependimentos, mudanças e no próprio tempo e a forma de lidar com os problemas e com o luto.
Dá muita raiva do protagonista muitas vezes por seu egoísmo e egocentricidade frente ao sofrimento de todos..
E depois de todos os conflitos, é lindo ver quando Griffin consegue enxergar através das lentes da realidade, o quanto o perdão e a sinceridade trazem paz a ele e abrem espaço para ele ser o protagonista da própria felicidade. A gente consegue entendê-lo quando ele mesmo consegue se entender melhor. A gente consegue ver a empatia e a bondade dele em níveis similares ao egoísmo e a insegurança.
O livro aborda também a questão do TOC em situações "normais" e de conflito e sobre a percepção de Griff sobre o próprio transtorno: zona de conforto, controle ou oportunidade para confrotá-lo?
Carla 08/04/2023minha estante
Eu tenho uma relação de amor e ódio com o Griffinkkkkk