História é tudo que me deixou

História é tudo que me deixou Adam Silvera

Resenhas - História é Tudo Que Me Deixou

Giorgia10 06/07/2023

Meu evento canônico
Antes desse livro, eu tinha a plena certeza que odiava romances. Antes desse livro, eu acreditava que existiam decisões perfeitas, antes desse livro eu só gostava de personagens que se aproximavam da perfeição.
Esse livro me mudou. Estou quase completando 24 anos e aprendi que dá para se conectar com um livro como se eu estivesse dentro da história. Também aprendi que a vida não é essa busca por pessoas ou atitudes perfeitas, mas sim erro atrás de erro e só tentar ser o mais gentil perfeito.
Mas preciso fazer uma observação, isso tudo só foi possível com um comentário da pessoa que me indicou o livro.
Obrigada Bruna, você realmente mudou minha vida.
V_______ 07/07/2023minha estante
Agora fiquei curioso pelo comentário da Bruna rsrsr

Luiz Souza 16/02/2023

Memórias
O livro narra a história de Griffin um jovem que perde seu ex e grande amor Theo e tem que lidar com a dor da perda ele vai contando no decorrer do livro as memórias que teve com ele.

No velório ele conhece quem era o atual namorado de Theo o Jackson eles viram amigos depois.

Griffin se envolve emocionalmente com Wade o amigo da tropa , a narrativa é bem tocante e densa ao mesmo tempo.

Ótima leitura.

annasouzx 19/06/2021

virou um dos meus favoritos
eu demorei pra ler, sim. mas só porque eu não queria terminar e deixar theo, griffin e jackson irem embora. ele fala sobre TANTAS coisas importantes, luto, amizade, culpa, autoconhecimento, sexualidade e transtornos, e com certeza eu vou levar mt dele pra vida. me fez chorar sim, mas acima disso me deixou com uma sensação de conforto imensa. foi incrível acompanhar o desenvolvimento do griffin, que no começo me fez passar raiva mas logo percebi que era um grande erro meu, porque pessoas não são perfeitas, elas erram.

carolbpetry 31/07/2022

"As pessoas precisam de pessoas. É isso."
Vocês não sabem o quanto eu queria ter amado esse livro, até porque eu amo demais Os Dois Morrem no Final e por conta disso eu tinha certas expectativas com essa leitura, mas simplesmente não rolou pra mim.
Desde o início não consegui me conectar com a história, nem com os personagens (inclusive o Griffin meio que me irritou o livro todo) e isso dificultou muito pra que eu sentisse qualquer coisa lendo. Se um livro não me faz sentir nenhum tipo de emoção ou sentimento mais forte ou intenso, a história não me prende e a leitura não me marca, e foi isso o que aconteceu aqui.

lunatiqe 29/05/2023

"não interpretei mal sua história, não é?"
- "'the night we met", by lord huron. ??

- confesso que demorei bastante para terminar por ser muito parado e acabei pulando o "história" (o livro é dividido em dois tempos, esse e o "agora"). os personagens não ajudaram muito, porém esse final...
o livro trata o assunto muito bem, tanto que me fez mudar a nota, a escrita do autor é realmente boa com esse primeiro contato, mas não senti empatia com o protagonista.
mas ao decorrer dos 60% consegui ir bem e entender as escolhas, afinal são adolescentes lidando com tudo isso.
não é 5? por alguns problemas, mas não deixa de ser bom.

Carlossolrac 22/09/2023

Esse livro me levou em uma montanha russa de emoções. Nessa história a qual tive que ir e vir com o Griffin, eu sinto nada mais que orgulho dessa criança, é uma jornada linda e realmente cativa. Não esperava muita coisa que aconteceu e sinto que o final podia ser mais elaborado. Mas mesmo assim amei o livro.

Giovanna 16/12/2022

Esse livro simplesmente não funcionou comigo.

De começo, apesar de estar chato, entediante e lento, eu ainda acreditava que com o passar da história melhoraria e eu me conectaria mais com os personagens, porém, não foi o que aconteceu.

Fui avançando e, cada vez que aprofundava mais em cada um deles, menos eu gostava. Theo é um tremendo egoísta e irresponsável, Jackson é um sonso e o Griffin (que eu jurava que seria o mais injustiçado da história) é um belo de um filha da.......... também. O único que salva é o coitado do Wade e, ainda assim, que péssimas escolhas ein amigo?

Todo enredo é extremamente cansativo e sem sentido. Do meio do pro final parece que o Adam Silvera selecionou todas as ideias que poderiam virar um plot, jogou tudo junto e misturou.

Resumindo, nota dó
samarelooo 08/01/2023minha estante
Tô em 30% do livro e não estou gostando. Odeio todo mundo menos o Wade, que parece que vai ser o babaca da história.

Giovanna 09/01/2023minha estante
O wade é o unico possível, pena que é jogado de lado

samarelooo 09/01/2023minha estante
Tô morrendo de pena dele. Até pq, já estive na msm posição que ele. Em que meu melhor amigo começou uma amizade colorida, e fui deixada de lado.

Giovanna 09/01/2023minha estante
Calma que piora... sério haha eu também morri de dó e odiei o final. Volta aqui e me conta quando terminar

samarelooo 14/01/2023minha estante
AKKAKAKKAKA moça... Eu tô quase acabando aqui, não tenho nem oq dizer. Eu achava que não podia piorar. Nem consegui mais dormir. Wade em um resumo ?the other woman - Lana Del Ray?

Giovanna 14/01/2023minha estante
Simplesmente isso KKKKKK eu te falei que pioraria, e não foi pouco?. Decepção demais meu deus

letty28 08/01/2022

?Você nos deixou sós. Sua morte nos deixou como peças soltas deste quebra-cabeça esquisito que não se encaixam direito, mas que são suficiente para produzir uma imagem: dois garotos apaixonados por um que nunca mais vai voltar.?

Annyyyyyy 18/02/2023

Inicialmente, gostei da forma como o TOC aparece aqui, achei interessante.

Comecei esse livro amando o Theo, achando ele espontâneo e um amor de pessoa, também tava achando muito fofa a relação dele com o griffin, mas quando terminei meus pensamentos mudaram muito.

A história gira em torno do Griffin e do luto dele por ter perdido a pessoa favorita dele, a questão é que o Griffin tem umas atitudes tão idiotas que me irrita, de certa forma é compreensível por ele ser um adolescente, mas ele "falar" com o fantasma do Theo e querer se vingar usando pessoas e automaticamente envolvendo os sentimentos dessas pessoas foi péssimo.

Parei de gostar do Theo depois do tal "tabu", ele foi egoísta, não queria perder nem o jackson, nem o griffin, sabia que um dos dois sairia magoado no final, e não deu a mínima para isso.

O Wade foi o que mais gostei, acho que foi o único que não foi realmente babaca, pena que ele não aparece como um personagem importante por uma boa parte do livro.

Iara Caroline 09/11/2022

pov: livros que retiram a paz mental and I?m here for it
Esse livro é uma montanha russa de emoções. Não podia imaginar isso em todo esse tempo que o ignorei na estante. Agora o agradeço por ter trago de volta esse sentimento único de leitura que eu ando sentindo falta.

Minha opinião é que o Adam Silvera fez aqui uma obra gigantesca em sentido de construção. Ele deu vida a esse universo de uma forma minuciosa que submerge o leitor no drama. Cada coisinha foi fazendo sentido e se encaixando, por mais que em certo momento veio uma avalanche de novas informações que me deixaram louquinha. E o que deixa depois é justamente esse gosto por entender tudo que aconteceu ali, qual o sentido de toda aquela bagunça.

O Griffin, como a peça principal, é a maior incógnita. Entender tudo o que ele passou, os motivos pelos quais ele agiu. Ele está não só passando por um momento frágil como havia passado por vários outros no ano que passava. Passei o livro todo me doendo por essa dependência clara que ele criou em seu amor com o Theo, quando eles namoravam, quando terminaram e quando Theo morreu. Até que chega o ponto em que uma completa nova perspectiva é revelada por ele mesmo, e ai é um novo turbilhão pra ver o sentido desse garoto. Ontem enquanto lia fiquei muito confusa e incomodada com tudo, mas satisfeita de ir aos poucos montando o quebra-cabeça.

Quando Griffin ia mudando sua opinião sobre as situações e as pessoas, eu me sentia traída. Porque ia sempre aprendendo a gostar do que acontecia e então vinha uma onda e bagunçava tudo. Mas achei legal como o livro foi mudando o seu foco várias vezes, apesar de o Griffin ser o ponto de tudo e de a narrativa ser dedicada ao Theo. (Uma observação a mais é desse fantasma que provavelmente vai me seguir em muitas leituras: Não ter a perspectiva do Theo de tudo isso revira a minha paz. Ele poderia responder muitas coisas para mim. Ou pode ser que não, mas eu nunca vou saber).

O que eu amei mesmo foi como a escrita do autor foi minuciosa de levar os pequenos detalhes para além de quando eles eram o foco. Ele fez isso durante o livro inteiro, do começo ao fim. E é perfeito. Além de toda as pequenas coisas que formavam os personagens e, eu tenho evitado usar essa palavra mas, é muito fofo.

Meu sonho seria que eu tivesse lido esse livro em uma leitura coletiva ou sei lá um clube de leitura em que eu pudesse discutir sobre muitas coisas com outras pessoas e compartilhar coisas que eu entendi e também ver coisas que deixei passar. Bom, terei que guardar tudo para mim.

gusmx0 23/12/2022

Não interpretei mal sua história, não é? <3
Definitivamente, eu nunca li uma história tão sentimental como essa. Os detalhes da tristeza dos personagens são tão inocentes, tão reais que eu sinto a dor deles.
Adorei como o autor mostra a evolução deles em relação ao luto, como eles lidaram, cada um de uma forma.

Confesso que alguns pontos me deixaram muito bravo com o Griff mas é compreensível.
Wade, eu te entendo, eu sou esse amigo que você é, sua dor é compressível, nunca me identifiquei tanto com alguém, obrigado por existir na história.

Por favor, de coração, leiam. Vocês não vão se arrepender!.

Melhor refeição 07/10/2021

Onde tem povo animado, nao tem paz!
No início fiquei triste pra cacete, depois passei raiva e logo depois ( juro nao deu nem 20 páginas ) senti um conforto enorme. É uma ótima história pra quem quer ver um final feliz, adorei. Agora vamos fingir que eu nao fiz a caveira do theo e griff no twitter e logo depois apaguei.

Leonardo 31/07/2022

Tudo que resta é história
Esse livro simplesmente me impactou pra 🤬 #$%!& . A forma como ele é escrito, intercalando entre capitulos de história e capítulos do presente, é uma das minhas preferidas pois prende o leitor de uma forma muito dinâmica e no decorrer do livro vc tem sim aqueles momentos de "AAAAAH isso aqui ta escrito no presente porquê no passado aconteceu isso isso e isso" e são pequenos elementos mas que faz toda diferença pois essa é uma história pra ser sentida.
Esse livro mudou minha perspectiva em relação a algumas coisas, como relacionamentos, desapêgo do passado, morte, e o luto em sim, que é o real tema deste, e me fez ter dúvidas de como seria o final, pois o sentimento que tive lendo foi de que o luto nunca acaba e isso me intrigou mais na leitura, pela curiosidade de como iria terminar a história do Griffin.
Me identifiquei bastante com os personagens e tive uma experiência muito boa por conta das referências citadas como por exemplo as músicas da playlist do Griffin, são coisas palpáveis e dão realidade pra história dos personagens mostrando que sao muito bem desenvolvidos.
O final me deixou decepcionado com o Griffin, mas não me incomodo de ter acabado da forma que acabou, acho que conforme a história foi introduzida, fez todo sentido ter acabado como acabou, o que me satisfez bastante.
Esse livro marcou minha vida, é uma leitura MUITO boa e eu recomendo demais, o que da lugar pra ele nos favoritinhos.

Bunig 23/06/2022

Não foi o que eu esperava
Passei um tempo namorando a sinopse desse livro. Ela me fez acreditar que eu sofreria e choraria bastante, outros leitores também me fizeram acreditar no mesmo. Então, atrás de tristeza e depressão, eu resolvi começar a leitura.

História é Tudo Que Me Deixou é contado inteiramente pelo ponto de vista do Griffin e tem um ritmo narrativo bom, intercalando o presente, em que as pessoas estão sofrendo pela morte do Theo, e o passado, em que vemos como o Theo se relacionava com todos os outros personagens.

O livro se passar pelo ponto de vista do Griffin é interessante, uma que esse personagem tem Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e o leitor pode tem contato com quais tipos de pensamento se passam na cabeça de uma pessoa com tal transtorno. Eu não sei quão acurado é o que acontece, mas posso dizer que é legal e importante ter um livro abordando isso.

Majoritariamente, o livro é sobre o luto. Como os personagens o experienciam, o que fazem para tentar "superar", também tenta passar aquela mensagem de que todos os sentimentos são válidos e que ninguém precisa passar por nada sozinho, etc. E eu sei que esse é um tema complicado, que tem que ter muito cuidado pra abordar, mas eu acredito que o Adam conseguiu fazer isso muito bem. Essa confusão toda, parece que os personagens entram numa espiral de coisas que não deviam acontecer, uma loucura. Dá pra sentir um pouquinho dessa atmosfera de "não sei o que farei agora".

Todavia, o que não me desceu bem nessa história foram os personagens, num geral. O relacionamento do Theo e do Griffin começa ok, mas depois eu senti uma vibe muito tóxica entre eles, além de que o Theo claramente estava sendo um babaquinha com Jackson ao usar ele como um passatempo. Na verdade, o Theo todo me estressa. Eu achei a personalidade dele insuportável, cara mala, meu deus do céu, peço desculpas ao morto.
O Griffin é o personagem mais bem desenvolvido, mas ainda assim eu senti umas lacunas ali. O Wade então, coitado, completamente esquecido num churrasco, pra um personagem que teve a importância que ele teve. Além de tudo isso, todo o papinho sobre as amigas do Jackson é achei bem desnecessário e meio confuso. No princípio eu entendi que eles nem eram tão próximos assim. Então o Griffin fica só empurrando o Jackson pra conversar com as meninas, o que achei muito inconveniente. Novamente, muito desnecessário.

Enfim, o que me manteve curiosa sobre o livro e me fez lê-lo até o final, foi curiosidade sobre as fofocas prometidas. Contudo, como as revelações foram sendo deixadas tão pro final, tive a sensação de que foi tudo muito jogado, apesar de ter tido sim uma construçãozinha, mas não me agradou muito. Pareceu que foi tudo só pra chocar.
É um bom livro, mas certamente não é o melhor do Adam.

Classificação indicativa: +15
Alguns gatilhos: bifobia, homofobia, morte(luto), afogamento, TOC.
Aviso de conteúdo sexual.