História é tudo que me deixou

História é tudo que me deixou Adam Silvera

Resenhas - História é Tudo Que Me Deixou

Nine 11/12/2022

Versões de si mesmo
Eu realmente amei a historia, achei algumas situações romatizadas demais, mas não conseguia parar de ler.
Tentar juntar o quebra cabeça dessa historia foi incrível.
Achei o Theo um personagem super egoísta e Griff muito dependente e isso me prendeu de uma jeito que foi real.
Eles são jovens, em um primeiro amor e criando suas identidades, suas versões e em como somos diferentes para cada pessoa ao nosso redor.
Final super encaixado mas fiquei com uma dúvida.
ele disse que theo e wade estavam brigados e não se falavam mais, mas em nenhum momento sabemos o que aconteceu.
fora isso, perfeitinho!
Vick 17/12/2022minha estante
Fiquei com essa dúvida também ?

Vick 17/12/2022minha estante
Até achei que o motivo da briga tinha sido o Griffin.

Nine 17/12/2022minha estante
eu acho q foi, mas não acredito que Wade falou algo, acho que Theo pode ter percebido,mas nunca saberemos....kkkk

Felipe 15/02/2024minha estante
Amiga você tocou no assunto que eu achei que EU estava louco, ou que eu li errado. Foi dito que o Theo e o Wade brigaram e nunca mais se falaram, e eu tenho a teoria de que o Theo SABIA SIM da relação do Griff com o Wade e isso foi um dos motivos do acidente, que não foi tão acidente assim. Eu acho que em algum período entre junho e novembro, o Wade falou pro Theo sobre o Griff e a ligação da caixa postal que o Griff mandou foi a confirmação de tudo pro Theo, e ele sabia ali que perdeu o Griff.

Por um lado aceito que tudo foi acidente mesmo, mas se o Theo soubesse deles, será que esse não seria um motivo para se jogar no mar? E outra, eu fiquei esperando do Wade confessar o lado dele da história, se ele sabia sobre alguma coisa, se tinha comentado alguma coisa ou até falasse sobre a briga, mas nada.

Bunig 23/06/2022

Não foi o que eu esperava
Passei um tempo namorando a sinopse desse livro. Ela me fez acreditar que eu sofreria e choraria bastante, outros leitores também me fizeram acreditar no mesmo. Então, atrás de tristeza e depressão, eu resolvi começar a leitura.

História é Tudo Que Me Deixou é contado inteiramente pelo ponto de vista do Griffin e tem um ritmo narrativo bom, intercalando o presente, em que as pessoas estão sofrendo pela morte do Theo, e o passado, em que vemos como o Theo se relacionava com todos os outros personagens.

O livro se passar pelo ponto de vista do Griffin é interessante, uma que esse personagem tem Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e o leitor pode tem contato com quais tipos de pensamento se passam na cabeça de uma pessoa com tal transtorno. Eu não sei quão acurado é o que acontece, mas posso dizer que é legal e importante ter um livro abordando isso.

Majoritariamente, o livro é sobre o luto. Como os personagens o experienciam, o que fazem para tentar "superar", também tenta passar aquela mensagem de que todos os sentimentos são válidos e que ninguém precisa passar por nada sozinho, etc. E eu sei que esse é um tema complicado, que tem que ter muito cuidado pra abordar, mas eu acredito que o Adam conseguiu fazer isso muito bem. Essa confusão toda, parece que os personagens entram numa espiral de coisas que não deviam acontecer, uma loucura. Dá pra sentir um pouquinho dessa atmosfera de "não sei o que farei agora".

Todavia, o que não me desceu bem nessa história foram os personagens, num geral. O relacionamento do Theo e do Griffin começa ok, mas depois eu senti uma vibe muito tóxica entre eles, além de que o Theo claramente estava sendo um babaquinha com Jackson ao usar ele como um passatempo. Na verdade, o Theo todo me estressa. Eu achei a personalidade dele insuportável, cara mala, meu deus do céu, peço desculpas ao morto.
O Griffin é o personagem mais bem desenvolvido, mas ainda assim eu senti umas lacunas ali. O Wade então, coitado, completamente esquecido num churrasco, pra um personagem que teve a importância que ele teve. Além de tudo isso, todo o papinho sobre as amigas do Jackson é achei bem desnecessário e meio confuso. No princípio eu entendi que eles nem eram tão próximos assim. Então o Griffin fica só empurrando o Jackson pra conversar com as meninas, o que achei muito inconveniente. Novamente, muito desnecessário.

Enfim, o que me manteve curiosa sobre o livro e me fez lê-lo até o final, foi curiosidade sobre as fofocas prometidas. Contudo, como as revelações foram sendo deixadas tão pro final, tive a sensação de que foi tudo muito jogado, apesar de ter tido sim uma construçãozinha, mas não me agradou muito. Pareceu que foi tudo só pra chocar.
É um bom livro, mas certamente não é o melhor do Adam.

Classificação indicativa: +15
Alguns gatilhos: bifobia, homofobia, morte(luto), afogamento, TOC.
Aviso de conteúdo sexual.

Fernanda 23/01/2023

To viciada nós livros do Adam!!
É o terceiro livro que eu leio do Adam e eu sempre me impressiono com suas histórias e sua escrita.
Nesse livro conta a história de Griffin e Theo no passado e no presente de Griffin e o ex namorando de Theo,Jackson.
Gostei muita da história,e emocionante do começo ao fim,com referências sobre Harry Potter e Star Wars. Uma história que faz vc refletir muito, e mostra que infelizmente nada e pra sempre,nem as coisas e tmb as nossas pessoas favoritas.

Paty 29/11/2021

Adorei!
Griffin é um personagem complexo que está lutando com o luto, além de ter TOC (transtorno obsessivo compulsivo), o que piorou após a morte de Theo.

E, ao mesmo tempo, tenta fazer as pazes consigo mesmo por se sentir culpado, de alguma forma, pelo ocorrido.

O livro é maravilhoso e me apaixonei por todos os personagens e por suas falhas e complexidades.

?As pessoas são quebra-cabeças muito complexos, sempre tentando ter uma noção de conjunto, mas às vezes, entendemos errado e, às vezes, ficamos incompletos. Às vezes, é melhor assim. Algumas peças não podem ser encaixadas à força, ou pelo menos não deveriam, pois não fariam sentido?

Isamariana 22/02/2024

Adam Silveira, quero o dinheiro da minha terapia.

Um livro com muita tristeza e evoluções também. A história já se inicia no velório do Theo, primeiro amor e ex namorado de Griffin.

A história vai se intercalando com os períodos, desde o momento em que se conheceram até o momento final, contando a história individual de Theo e Griffin e também de Wade, melhor amigo dos dois.

Em alguns momentos, senti raiva do Griffin, mas também consegui entender seus sentimentos adolescente e até me identifiquei com o mesmo, não por ter perdido seu primeiro amor, mas pelo seu processo de mudança pessoal.

O livro foi resumido em: eu chorando em todas as páginas! Hahahahah chegou um ponto em que meu choro era de saudades do Theo, aquele garoto era amado e especial demais. Conseguimos entender cada sentimento, cada decisão, saudade e cada dor.

O final do livro é muito bonito, é uma grande história sobre luto, erros, acertos e superação. O crescimento do Griffin e Wade foram lindos de acompanhar (O Jackson também).

Então, se você está procurando um livro para chorar bastante, esse aqui é o certo!

"Não sei o que vai ser de mim se o amor e a tristeza não puderem trazê-lo de volta à vida, talvez eu tenha que ser trazido de volta à vida também."

Vinicius39 31/05/2023

Esse livro é um soco no estômago.
É o primeiro livro que eu leio do Adam Silveira e eu me apaixonei pela escrita e a forma que ele escreveu essa história. É um livro denso,cheio de camadas,que aborda temas que são difíceis de serem abordados,um livro sobre dor,luto,amor,amizade,renovação... É um livro sobre ser humano.

A história é muito triste,mas ao mesmo tempo é inspiradora,acho que todo mundo que ler,vai se identificar com alguma parte,com alguém personagem,porque esse livro retrata a gente, retrata a perda,a forma com que a gente lida com essa situações,as atitudes que tomamos... É um livro que deixa a gente refletir sobre as nossas próprias ações,é muito doido.

As ações dos personagens são reais,são difíceis,como leitor vc fica pensando "nossa que personagem chato",mas depois a gente se pega pensando que nós mesmos já agimos daquela forma,nós mesmos já erramos e vamos continuar errando. Um livro que faz com que a gente reflita sobre nossas ações e atitudes,faz com que a gente se sinta humano.

Com certeza foi uma grande surpresa,eu amei,favoritei,achei um livro lindo e destruidor.
xtwsantos 31/05/2023minha estante
O Adam é meu autor preferido, super recomendo ler mais livros dele, são incríveis! (os dois morrem no final é o melhor ?)

Vinicius39 31/05/2023minha estante
com toda certeza vou ler mais dele !

Juliany12 01/06/2023minha estante
Concluí o livro a pouco tempo e estou meio desolada

g4br1el 03/07/2023

Esperava mais :/
O livro não me prendeu muito até 85% da história. Não me cativou, a história não é ruim mas não é uma leitura fluida e não me despertava curiosidade para saber como ia continuar ou o que ia acontecer. O personagem principal é bem idiotazinho as vezes mas é até compreensível pela situação que ele tá passado, mas tudo seria resolvido se ele começasse a fazer terapia logo.
O plot me pegou demais e eu não esperava de jeito nenhum, a partir daí a leitura engatou mas já tava nos 85% do livro, então não acho que valha a pena todo o esforço para ficar bom só nos 85%, mas essa é a minha opinião. Gostei muito que o final terminou totalmente diferente do que eu esperava no meio do livro, gostei muito do que aconteceu.
No geral, não recomendaria, principalmente se tiver em uma ressaca literária, pra mim é razoável por isso merece 2,5 estrelas :/

euindy 28/02/2022minha estante
livro lindo sai com depressão

Sofia136 16/07/2023

Este livro simplesmente me quebrou, mas de varias formas criativas e conscientes.
Quando eu vi o autor do livro ja me preparei psicologicamente, mas nada pode preparar vc para o presente, vc nao conhece a si mesmo ao ponto de saber qual vai ser sua reação, vc pode apenas imaginar universos alternativos... e se...
E se... estas 2 palavras estao em todos os livros...
"Percebi que não há nada de errado em alguém salvar minha vida, especialmente quando não posso contar comigo mesmo para fazer isso direito. As pessoas precisam de pessoas. É isso."
É isso.

Thayna Cursino 16/05/2023

História é Tudo Que Me Deixou
Apesar desse livro ser sobre adolescentes, e o público alvo ser bem jovem eu achei a escrita do Adam Silvera meio entrudada, o dialogo entre os personagens não era descontraído o suficiente para ser algo entre adolescentes, não parecia natural, talvez seja um problema de tradução, mas eu também senti esse mesmo problema com o outro livro dele que eu li. A história apesar de ter uma premissa legal, não foi bem desenvolvida, achei bem raso. O relacionamento do Theo e Griffin tem toda aquela emoção e intensidade de quando a gente é adolescente. Se eu tivesse lido com 14 anos, teria adorado, mas no momento a história para mim foi bem superficial.

Guilherme.Myranda 27/08/2021

Somos quebra-cabeças complexos, não conjuntos supérfluos
Até que ponto nossa felicidade se baseia em outra pessoa? Até que ponto o amor pode ser um sentimento saudável sem se tornar uma necessidade? Podemos ser felizes com nós mesmos? ?História é tudo que me deixou? é um livro essencial para todos aqueles que se sentem incompletos e dependentes de algo que os fazem feliz. A autossuficiência é um processo que aprendemos aos poucos, somos treinados a acreditar que nossa felicidade estará totalmente completa ao encontrarmos o amor de nossas vidas, basta assistirmos um filme na Sessão da Tarde para concluir isso.
Seguindo com essa lógica, Griffin se sente completamente destruído logo após seu ex-namorado e melhor amigo Theo, morrer. A vida parecia sufocante, as chances de sua longevidade eram inóspitas, a simplicidade havia sido massacrada por um suspiro passageiro. Adam Silveira constrói uma história complexa, divertida, romântica, simples, complexa, apaixonante e avassaladora; a maneira de intercalar os capítulos com o passado e presente se torna incrivelmente essencial para o entendimento da complexidade dos personagens e suas relações. Somos colocados dentro da cabeça de Griffin, já que a narração é em primeira pessoa, sentimos tudo o que ele sente, desejamos tudo o que ele deseja, precisamos de tudo o que ele precisa.
Sabemos que o luto pode ser o começo de um fim para nós e, é exatamente o que acontece para o nosso protagonista, ele se sente sozinho, incompreendido, sem motivações, sem ânimo, sem nada. Sua construção e evolução é maravilhosamente bem escrita e desenvolvida, surpreendente foi sua trajetória na história. Há também a presença de Jackson e Wade na narrativa, personagens maravilhosos que apresentam tamanha complexidade como Griffin e Theo; simplesmente amo meus meninos. Adam não escreve perfeições inatingíveis e irreais, seus personagens são realistas, têm qualidades e defeitos humanos, decisões boas e ruins, impulsos e vontades falhas, o que garante uma imersão e identificação perfeita.
O roteiro nos trás muitos plots e desfechos imagináveis. A jornada até o fim, pelo menos para mim, foi demorada. Eu o li em aproximadamente 9 dias, tempo maior do que realmente levo, mas não foi por falta de vontade ou procrastinação, mas a história foi um espelho de meus sentimentos, um reflexo da minha cabeça, uma realidade alternativa que minhas ações se rumariam; precisei ler relativamente pouco por dia, para refletir sobre tudo, descansar meus neurônios, treinar minhas concepções sobre a vida.
Não. Eu não preciso idealizar minha felicidade na vida de outra pessoa. Eu não preciso estar com alguém para ser feliz. Eu posso sentir a vida me chamando nas coisas mais fúteis do universo. Eu sou autossuficiente. Eu sou meu próprio poço de felicidade. Nada disso significa que preciso seguir sozinho em minha jornada para a completude, muito pelo contrário: o amor, a amizade e a família são as fundações de qualquer pessoa. Mas o autoconhecimento e a autoaceitação são os pilares do nosso coração, nossos sonhos e quereres são nossas coberturas invisíveis. Não há limite aos nossos sonhos, não existem barreiras para nossas expansões; somos seres complexos e inalcançáveis, impossíveis de sermos definidos em palavras, somos galáxias individuais em processos de Big Bang.
Esta leitura mudou minha vida, me treinou a ver a felicidade em simples músicas no Spotify, me fez me entender como sou, com meu TOC, com minhas inseguranças, com minhas manias; somos seres em busca de evoluções, em busca de mais, em busca do infinito. Griffin ficou sem o Theo, sem sua pessoa favorita, sem seu primeiro amor, o processo foi doloroso e, dói até hoje, mas ele sabe que precisa seguir em frente, sabemos que precisamos seguir em frente; a vida é dura e, não podemos desperdiçar nossos preciosos minutos pensando no irreparável, devemos ao Theo, que não pode mais aproveitá-los, mas principalmente, devemos à nós mesmos, aproveitar cada segundo de nossas vidas. ?As pessoas são quebra-cabeças muito complexos, sempre tentando ter uma noção do conjunto, mas, às vezes, entendemos errado e, às vezes, ficamos incompletos. Às vezes, é melhor assim. Algumas peças não podem ser encaixadas à força, ou pelo menos não deveriam, pois não fariam sentido.?

Biblioteca de Athena 10/10/2023

Esperava mais...
Posso dizer que tive uma adorável surpresa enquanto lia este livro. "História é tudo que me deixou" do Adam Silveira, foi uma leitura cheia de altos e baixos, mais baixos do que altos em muitas cenas.
Entrei de cabeça nessa leitura esperando uma história que me deixasse incrivelmente abalado, aos prantos no meu quarto de madrugada refletindo sobre a dor da vivência dos personagens, porém, só consegui sentir raiva do Griffin.
Gostei bastante da escrita do Adam, porém senti que o final foi meio corrido.
Foi uma leitura cansativa e espero sinceramente que os outros livros deste autor sejam melhores que este, pois pretendo ler outras obras dele e não acho que aguentaria(ksks).

Lu 07/01/2021

QUE LIVRO PERFEITO
bicho, a cada segundo que eu segurava o livro emanava em mim um sentimento TÃO grande de emoção. Enxerguei o outro lado do amor. Experiência única

Lu.xca17 30/12/2023

Eu chamo isso de ?sofrencia necessária?. Que livro saboroso, meu Deus
Adam Silvera? como explicar a cabeça deste homem????
Meu maior choro de 2023, com muito orgulho

A2Lan 02/04/2023

Profunda
Sinceramente é uma leitura que não me agrada, de tão bem escrito se torna angustiante e na minha opinião eu não tenho paciência pra drama adolescente, erro meu escolher a leitura sem ler a sinopse, porém leitura de graça da prime reading a gente não nega. Apesar de tudo, valeu a pena conhecer a novela desses 3/4 amigos.