História é tudo que me deixou

História é tudo que me deixou Adam Silvera

Resenhas - História é Tudo Que Me Deixou

Jonathas.Marlon 27/02/2024

GRIFFIN O EGOÍSTA
Começo essa resenha com minhas mais sinceras desculpas ao personagem, Griffin. Insisto e sempre coloco em pauta seu egoísmo, entretanto não são todos os adolescentes assim? Egoístas pensando somente em seus sentimentos e em como vão se ver, sentir ou estar.

De qualquer coisa este livro demonstrou ser bem mais interessante do que eu esperava e me fez ter bem mais ódio do que imaginar por um único personagem. Como é que pode? Bom é o esperado deste autor que já me fez chorar tanto com seus livros: O primeiro a morrer no final e Os dois morrem no final. A facilidade que ele tem em despertar meus sentimentos é assustadora.

Ainda sim não deixo de ler seus livros, pois a escrita de Adam é magnífica e agradável.

Uma nota pessoal minha para o livro daria facilmente 4!

Isamariana 22/02/2024

Adam Silveira, quero o dinheiro da minha terapia.

Um livro com muita tristeza e evoluções também. A história já se inicia no velório do Theo, primeiro amor e ex namorado de Griffin.

A história vai se intercalando com os períodos, desde o momento em que se conheceram até o momento final, contando a história individual de Theo e Griffin e também de Wade, melhor amigo dos dois.

Em alguns momentos, senti raiva do Griffin, mas também consegui entender seus sentimentos adolescente e até me identifiquei com o mesmo, não por ter perdido seu primeiro amor, mas pelo seu processo de mudança pessoal.

O livro foi resumido em: eu chorando em todas as páginas! Hahahahah chegou um ponto em que meu choro era de saudades do Theo, aquele garoto era amado e especial demais. Conseguimos entender cada sentimento, cada decisão, saudade e cada dor.

O final do livro é muito bonito, é uma grande história sobre luto, erros, acertos e superação. O crescimento do Griffin e Wade foram lindos de acompanhar (O Jackson também).

Então, se você está procurando um livro para chorar bastante, esse aqui é o certo!

"Não sei o que vai ser de mim se o amor e a tristeza não puderem trazê-lo de volta à vida, talvez eu tenha que ser trazido de volta à vida também."

Giovanna 22/02/2024

First and last love
Reading this book I got myself imagining being in the same situation. There's a person that I'm in love with and I've been in love with them for a while. They is my first love and I made them promise they will never die, same promise Theo has made. The grief must be the hardest and most challenging part of it. Losing someone we love shouldn't be an existing situation.

akacadu 21/02/2024

Discordo da maioria das resenhas
Vi muita gente falando que os personagens não tinham sido bem desenvolvidos e isso é uma completa mentira. O Griffin é um 🤬 #$%!& egoísta manipulador, o Jackson um banana sem sal, o Theo um 🤬 #$%!& sem noção e o Wade é uma pessoa incrível.
Até acho que 78% do livro eu achava desnecessária a forma como estavam atacando o Griffin pq coitado ele ta vivendo o luto, mas paciência tem limite sabe que cara maldito.
Acho um absurdo que ele tenha tido um final feliz as custas da verdadeira vítima do livro: o Wade. Também achei horrível o fim, não gostei da relação final dele com o Jackson e acho que ele devia ter morrido junto com o Theo.
Foi uma tentativa de demonstrar as fases do luto e a superação dele, mas achei muito mal feito.
Apesar de tudo isso adorei a leitura achei dinâmica!!

saasbe 19/02/2024

Mudança de opinião
Bom, quero começar dizendo que talvez eu me estenda bastante nessa resenha porquê preciso pontuar várias coisas e comparar outras também.

Já começo dizendo que se trata de uma releitura.

Uma coisa que tenho que pontuar aqui é que definitivamente me decepcionei. Li esse livro há uns anos (creio que em 2020) e na época em questão dei 5 estrelas?achei o auge da minha leitura. Lembro de ter marcado bastante o livro e chorado também oque definitivamente não aconteceu agora.

Sei que nossas perspectivas mudam com os anos e obviamente eu poderia esperar diversas novas reações e talvez eu não gostasse tanto como na primeira vez que li mas não achei que ia desgostar tanto também hahaha. Estou surpresa.

Tópicos:

A RELAÇÃO DO THEO E DO GRIFF

No passado lembro de achar a relação dos personagens principais muito complexa.
Obviamente por ser a primeira vez que li as coisas tiveram um impacto maior pra mim. Me lembro de sair marcando muita coisa e achar muitas outras extremamente relevantes PORÉM nessa releitura achei a relação deles muito rasa e corrida. Definitivamente não me emocionei de novo e tão pouco achei um livro cheio de coisas marcantes (seja frases ou não). Tive a impressão que dessa vez eles em si como casal ou não, não são apaixonantes ou cativantes.

PERSONAGENS

Senti bastante raiva e frustração do comportamento do Griff (que me lembro sentir apenas empatia na primeira vez onde fiquei do lado dele sem pensar duas vezes) mesmo entendendo que as atitudes do personagem envolvem uma certa dependência emocional ele é tão chato que dá vontade de ignorar tudo que leva ele a fazer oque faz.

E o Theo definitivamente é um personagem que eu detesto. Seja pela personalidade, seja pelas atitudes. Não vou estender muito. Mas o desvio de caráter dele é grande.

O único personagem que dá pra dizer que gosto 100% é o Wade (tadinho só sofre)

HISTÓRIA

Por fim, é um livro que as coisas acontecem muito rápido mas isso não quer dizer que a leitura não seja massante.
Na 1 vez que li eu devorei o livro em poucos dias já nessa releitura demorei quase 6 dias pra terminar por achar entediante.
Acredito que tenha um conjunto de fatores muito grandes pra isso que também não vou elaborar muito mas existem pra mim. (Já citei alguns)

Um livro cair de 5 estrelas pra 2 e meia é um retrocesso mas é como tudo na vida.

Fiquei com preguiça de falar mais meus pontos principais estão aí espero que numa releitura futura minha opinião possa mudar novamente. Pra melhor.

anna 19/02/2024

A história é tudo que me deixou
O llivro é muito gostosinho de ler por mais que voce tenha vontade de chorar a cada página.

o luto do griffin junto com o toc dele foi bem retratado e ver todas as etapas do luto foi bem interessante.

recomendo muito e até favoritei!

Estela :] 18/02/2024

Adam que surto foi esse?
Já li três livros dele e esse foi o mais ???. No desenrolar da história eu tava curtindo mto a passagem de tempo e tals mas o protagonista é egoísta dms, dava até agonia e raiva. Nem sei como explicar essa bomba.

Maripapps 17/02/2024

Não gostei, e fiquei bem decepcionada pq tinha amado o livro ?e os dois morrem no final? do Adam.

Achei arrastado, sem ?história?, não chorei, não refleti, nada, só morri de preguiça e pensei em abandonar várias vezes, só não o fiz pq fico com toque de não acabar um livro.

Nenhum personagem me cativou, inclusive os principais são egoistas e muito chatos.

Não recomendo

Kaue Garcia 15/02/2024

UffAaaaa
Nossa, nem acredito que este livro acabou, meu Deus, como foi demorado! A leitura é ótima mas sinceramente, não estava no momento para ler algo tão triste, foi bem difícil conseguir me conectar com os personagens e a história, precisei ficar umas duas semanas sem pegar este livro para conseguir voltar e terminar ? quero dar outra chance para o autor mas em outro momento

lucassferrazz 14/02/2024

Primeira leitura do ano
Eu comecei a ler esse livro com muita expectativa pq eu gosto muito desse autor(mesmo esse sendo apenas o terceiro livro dele que eu leio), e eu confesso que eu me decepcionei bastante.
o começo do livro é muito bom e te prende, mas a medida que você vai lendo, vai tudo ficando muito repetitivo e chato. e eu nao sei o motivo, mas nao conseguir me apegar aos personagens desse livro. foi o contrario inclusive, eu achei os personagens desse livro muito insuportáveis.
depois que eu li 1/3 do livro, eu comecri a enjoar da história e dos personagens, aí acabou que demorei meses para terminar o livro e o final dele foi uma coisa muito previsível mas de um jeito ruim, nao foi um previsivel bom.
enfim, não é um livro horrivel, pq o começo é muitoo bom e eu ja li piores, mas eu não leria de novo e não recomendaria para ninguém????
Maclaudi 18/02/2024minha estante
Pesado

Gabriel2748 14/02/2024

É emocionante, mas não chorei horrores
Gosto dessa nova perspectiva que esse livro trouxe para mim de viver um romance sob a ótica do luto. Enquanto eu lia os capítulos do passado ficava contente pelo desenvolvimento fofo da relação de Theo e Griffin, mas nunca me esquecia que um deles morreria e, quase tão ruim quanto, já não seriam mais um casal quando isso acontecesse. O que mais me instigou na leitura foi saber o porquê desse rompimento, não conseguia imaginar qual motivo faria esses dois se afastarem.

E sobre o presente, aos poucos foi bom acompanhar Griffin no processo de luto e vê-lo lidar com suas características peculiares. Levei um tempo para entender melhor quem ele era e quando isso aconteceu eu senti mais o impacto que foi a perda de Theo.

Teve alguns pequenos motivos para essa leitura não ter sido cinco estrelas, que foram: apesar de eu entender o porquê a história é lenta, esse foi um ponto que me desestimulou; curti o Theo, mas poxa, ele é muito perfeitinho para ser verossímil, faltou alguma coisa para torná-lo real; por fim, os problemas dos tiques do Griffin poderiam ter sido mais retratados.

wildartt 14/02/2024

Desenvolvimento raso
Os 2 personagens principais são mto egoístas, e faltou um desenvolvimento do wade. Simplesmente jogaram ele ali.

Não foi explicado porque eles dois tinham brigado. Inúmeras vezes o livro é mto confuso

mariiuiui 11/02/2024

Adam silveira não decepciona
Admito q no começo achei q ia abandonar o livro. fala muito sobre luto e as dificuldades, porém é um livro muito bom para entender o lado das pessoas nesse momento da vida . quando voltei a ler não consegui parar mais, adam silveira novamente mandou bem.