Empreendedorismo para subversivos

Empreendedorismo para subversivos Facundo Guerra

Resenhas - Empreendedorismo para subversivos

Luciane 16/01/2018

Livro de anti ajuda para empreendedores, no bom sentido.
Cada um de nós parte de uma experiência diferente ao decidir empreender. Eu, como toda jovem inexperiente que acreditou no "vai lá e faz" e no"tudo é possível, basta querer", comecei a empreender pautada em motivação e obviamente me ferrei. Este livro foi escrito pra você que quer quebrar as regras do tradicional porém com um alerta: conheça as regras de trás para frente antes de se propor a quebrá-las, do contrário suas ações para mudar o mundo serão apenas tiro de festim, e você parecerá um mero adolescente revoltado, de energia difusa e libido em excesso. Só por esta frase do livro já vale a leitura. Ele é recheado de ensinamentos como este.

Felipe.Ferreira 28/07/2020

Recheado de propósito.
A ideia de livros motivacionais recheados de chavões sempre me causaram enjoo. Por isso a resistência em me entregar a uma leitura como essa. Quebrei a cara deliciosamente. O livro é despretensioso ao passo em que é sonhador. Oferece uma visão desconstruída de empreender que sinceramente me provocou diveeersas reflexões, exclamações, debates internos e externos. Pra finalizar, a leitura ainda conta com diversas frases muito felizes, talvez a que eu mais destaque seja ?consumir será cada vez mais um ato político, talvez mais efetivo que o próprio voto nas democracias representativas?. É por esse norte que o livro viaja. Leve, honesto, com doses de humor, pra quem quer começar um negocio e não fazer mais do mesmo, vale a leitura.

Lincoln Couto 10/12/2022

Subversivo e interessante
"...Muitas vezes já briguei mentalmente com autores de livros... porque discordava visceralmente de suas posições. Até que um belo dia eu me dei conta de que o autor não estava escrevendo para mim... Ele estava, antes de mais nada, falando em voz alta, dialogando consigo mesmo. Isso quer dizer que nem tudo que ele escreveu serviria para mim, mas algo, uma frase que fosse, seria uma ideia que germinaria em meu cérebro e o arrebataria por dentro meses mais tarde..."

Esse trecho recortado do capítulo final deste livro resume bem minha experiência com ele. É um livro cujo qual eu discordo e tenho visões diferentes em várias partes do livro, porém por isso mesmo é um livro rico, afinal não quero ler só pessoas cujo qual concordo completamente. Livros assim são importantes para trazer perspectivas diferentes, para te fazer pensar e refletir, e assim possivelmente te gerar ideias e insights.

O texto é muito fluido e o autor transmite suas ideias com muita clareza, bem fácil de ler, tem lições importantes, principalmente a respeito de propósito (mesmo tendo algumas discordâncias de cosmovisão no meio), e das relações humanizadas com os colaboradores, com os clientes e com a própria ideia de se criar uma empresa não com fim no lucro, mas com um propósito bem definido de servir ao mundo.

none 06/12/2018

Para quem quer ser empreendedor, para quem é leigo e para quem detesta ou jamais pretende empreender
Encontrei esse livro na banca de jornais perto de casa, confesso que o nome e o título do livro me atraíram tanto quanto a cor chamativa, claro. Não conhecia o autor, tampouco o que ele faz ou fazia, pensei que fosse algum escritor uruguaio ou argentino famoso. Empreendedorismo é uma área de leitura que não atraía o meu interesse desde então. Os meus erros e enganos, somados ao total desconhecimento na área só poderiam ser um obstáculo à leitura, outro engano. O resumo do livro na contracapa foi um grande começo para tentar entender de alguma forma esse assunto. O autor não se propõe a tecnicismos ou fórmulas mágicas, é honesto, direto e usa o bom humor com frequência e de modo inteligente. O tema não é um bicho de sete cabeças, tampouco algo para sair por aí alegre e saltitante praticando e predicando como o segredo da riqueza ou da felicidade ou autoajuda, como o próprio autor afirma, ser empreendedor é ter um diagnóstico, é ter ciência de que erros e acertos fazem parte do todo, é assim que acontece em relação aos estudos, ao serviço, à vida. Para reler. No meu caso não pretendo empreender, o aviso foi dado no livro, isso não é para todos. Me identifiquei muito com o posicionamento do autor frente aos desafios, admiro demais a trajetória dele, trabalhando desde muito novo só foi ter ideia que batia cabeça depois de muito tempo, mas fez isso por si, aprendeu por conta, e seus acertos (e erros) levaram aos êxitos atuais e ao livro que acabei de ler, produto de anos de esforço e dedicação. Não se trata de seguir gurus, e sim de admirar exemplos.

André 03/05/2019

Sério mesmo que esse livro tem 4.3 no Skoob?
Pontos positivos

“A verdade nua e crua.”

Esse é o principal ponto forte desse livro. Muitos livros de desenvolvimento pessoal são taxados de “autoajuda”, e isso faz sua confiança neles diminuir.

Nesse sentido, Empreendedorismo para Subversivos é o oposto disso, sendo direto ao ponto quanto às verdades da vida do empreendedor.

Pontos negativos

Além de ser formado em engenharia, Facundo Guerra conta que costumava passar cerca de 6h lendo direto.

Com uma boa formação e paixão pela leitura, percebi que ele não economiza em palavras difíceis ao longo do texto. Alguns adjetivos poderiam ser descartados, pois prolongaram as frases me fizeram perder a linha de raciocínio.

Palavras demais, frases longas demais e… páginas demais. O velho problema das páginas demais.

Esse é um dos livros que li nos últimos tempo que mais percebi páginas sobrando.

Apesar de tudo isso, o problema que mais me incomodou foi a fuga do assunto principal do livro, que é empreendedorismo.

(conto tudo no meu blog, link logo abaixo)

Apesar da beleza do título, não é um livro que considero essencial para você empreendedor. Esperava pelo menos histórias de empreendedorismos fora da caixa, fora da curva, alternativos, que quebraram padrões, etc.

Mas na verdade, encontrei apenas histórias da vida do próprio autor em seus empreendimentos, e o que ele aprendeu com isso.

site: http://lerempreender.com.br/empreendedorismo-para-subversivos-facundo-guerra/

Rkz 30/05/2019

Prolixo
Excelente empreendedor mas como escritor decepciona. O livro é inchado. As mesmas ideias poderiam ter sido comunicadas em muito menos páginas e muito menos juízo de valores.

Thais 17/05/2021

O autor passa metade do seu livro fazendo observações maldosas sobre pessoas e ambientes que esteve, numa linguagem muito desagradável. Vários assuntos do livro são rasos e distoantes da realidade, que poderia facilmente ser descartado. Além que o autor prolonga seu diálogo por muito tempo, perdendo a linha de raciocínio.
Achei muito mais um livro autobiografico do que um livro sobre os empreendimentos e seus desdobramentos.

Gabriel Seixas 14/07/2022

Um guia para abrir seu negócio no pós-capitalismo
Provocativo e reflexivo, esse não é um livro de autoajuda ou dos gurus do empreendedorismo convencionais. Facundo traz sua experiência de vida e de luta no ramo empreender. Contém diversas histórias pessoais e como elas se misturam com as profissionais, se tratando de valores, escolha de colegas, sócios, parceiros, locais e até horário de funcionamento.

“Se você quer empreender, me perdoe pelas más notícias: seu negócio tem enormes chances de falhar”. Ao longo do livro você consegue entender esse lado pé no chão do autor. O melhor a meu ver é a contextualização e reflexões geradas a partir delas com o olhar no presente e no futuro. Algumas rotas podem ser traçadas e caminhos encurtados para o empreendedor que consegue enxergá-las.

Não existe um mar de rosas esperando. É preciso descobrir se empreender é para você ou não. Para quem precisa colocar algo da sua natureza em forma de trabalho, leitura imprescindível. Para quem não sabe por onde começar, algumas dicas são valiosas, como: “empreender não é uma opção, é uma necessidade quase fisiológica de responder a uma questão que, sem resposta, te assombrará por muito tempo. Crie parcerias, relações, cruze símbolos e territórios, trace complementariedade: empreendedores deveriam ser aliados na criação de um novo mundo.”

#resenhaliteraria #leitura #livros #literatura #poesia #historiaemquadrinhos #mangá #literaturanacional #literaturainternacional #kindle #kindlebrasil

Marina Coelho 31/07/2023

Empreendedores subversivos
Nunca achei que encontraria algo que pudesse me identificar tanto! Meu sonho de empreender mts vezes entrou em conflito com ideais conservadores de iniciar o próprio negócio.
Acredito que algumas passagens poderiam ter sido mais aprofundadas, mas compreendo não terem sido. Quando o autor fala sobre modelos econômicos, acho que acaba fazendo críticas um pouco reducionistas. Mas entendo o ímpeto de querer desvencilhar suas convicções de algo previamente "moldado", afinal vivemos em
tempos de binarismos. É isso ou aquilo... Alguns leitores poderiam interpretar de outras formas..
Enfim, gostei mt e recomendo pra todos que queiram investir no próprio negócio com Propósito, e que subvertem lógicas predominantes.

Cleberson 08/01/2024

Para empreendedores.
Confiar em si mesmo é algo bom.
Mas o quanto sabemos de tudo que iremos passar, o caminho árduo e as incertezas da vida ?

Esse livro sobre empreendedorismo tem um diferencial, ele te expõe a realidade; não te deixa ficar cético e nem totalmente confiante.

Com ele você verá erros e acertos, treinará o mindset e so entrara no empreendedorismo se tiver 100% certeza do que quer.

Recomendada fortemente para quem pensa em empreender. Não deixe passar a chance de ter um conselho desses para a vida.

Eu tentei por várias vezes empreender e ainda tento para ter uma vida melhor, porém pouco tive apoio e acertei em aonde por o dinheiro e com isso ainda tô na luta do dia a dia.

Phelippe 23/01/2019

Leitura obrigatório para empreendedores!
Linguagem simples e equilibrada, autor com visa o realista e direta acerca do que é ser empreendedor.

Albino 17/03/2019

Sua exposição em todas as dimensões
Uma escrita direta não para você leitor futuro (ou para mim leitor passado). Facundo, escreve dele, para quem se interessar. Nada de dogmatismo, mas de real, do que ele fez da vida e a vida dele, nesse ciclo constante, onde empreender retrata a sua exposição ao mundo.

Não é um livro para se indicar indistintamente, mas todos, em algum momento da vida devem o ler.

Uma grata surpresa de leitura.

Nicole.Monteiro 05/03/2022

É um livro sobre o empreendedorismo do próprio autor, um pé na autobiografia. Várias histórias bacanas, alguns pontos bem equivocados (principalmente sobre marketing e publicidade) e no geral uma leitura bem interessante.

Silvio 15/05/2022

Uma visão racional e sem deslumbramento do que é empreender
Facundo Guerra trás neste livro algumas características importantes de um bom empreendedor, ele conta através das próprias experiências a jornada desafiadora de como se torneou um empreendedor, as armadilhas, dificuldades e aprendizados que o fizeram se tornar hoje quem é. Ele desmistifica o papel do empreendedor desde o começo do livro e deixa claro que não é o caminho de glamour e com fórmulas prontas de sucesso. Recomendo o livro para qualquer um que já empreendeu ou que está muito afim de tentar.