O Homem e o Espectro

O Homem e o Espectro Charles Dickens

Resenhas - O Homem e o Espectro

gustavo.bonifacio.73 10/09/2023

Está entre os melhores livros que já li!
Achei o livro fascinante, em especial porque Dickens faz com que o homem e o espectro possam ser ou não "a mesma pessoa" a depender da leitura que se faz e também porque o autor nos faz pensar sobre o valor das memórias ruins de nossa vida.
Obs.: Há traduções no mercado que destroem a obra, ao traduzir "ghost" ou "spirit" por "entidade", palavra que, no Brasil, tem um peso teológico que foge da cosmovisão do autor e de seus objetivos na obra.

Claire Scorzi 03/01/2010

Fábula sobre a memória
Uma pouco conhecida novela de Dickens que merecia ser mais divulgada. Uma história fantástica que fala da importância da memória - a memória que, incluindo tanto alegrias quanto dores, faz de nós aquilo que somos.
Estilisticamente falando, há momentos ruins: muito melodrama e frases lacrimogêneas, Dickens em seu pior aspecto; mas seu poder de contador de histórias é tão grande que O Homem e o Espectro ainda assim avulta como uma de suas obras mais perceptivas e profundas. Para ler e reler.