Matem o Presidente

Matem o Presidente Sam Bourne

Resenhas - Matem o Presidente

Marcos.Detanico 11/08/2020

Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência
Uma história que traz um cenário político com recheado de teorias de conspiração, intrigas, adrenalina psicológica, ideologias conturbadas gerando um regime autoritário e perigoso que pode causar uma guerra nuclear e principalmente o grande dilema ético que a protagonista tem que enfrentar.

Lendo nos dias de hoje onde nosso país também enfrenta um cenário político conturbado, me proporcionou muitas reflexões.

Matem o presidente é um Thriller muito bem escrito com uma escrita envolvente. De modo geral gostei da narrativa e o desfecho foi muito satisfatório.

Marcos 24/02/2023

Maggie Costello é uma funcionária da casa que atua e executa seu trabalho com eficácia e muita eficiência. Por prestar bons serviços a casa branca no último mandato da chapa do vice presidente, ela continua na mesma posição operando para a nova equipe de funcionários que ingressaram nesse novo meio político.

Mas tudo muda em sua vida ao descobrir um atentado dentro de casa branca contra o próprio presidente dos estados unidos. Tudo isso gerenciado pela dupla imbatível formada por Robert Kassian, atual chefe de gabinete da casa branca e Jim Britton, secretário especial do presidente, ambos com desejo insaciável pela morte do presidente.

Mas será porquê eles querem matar o prócer maior? Acaso ele é acusado de estupro, atitude ante ética e ações incorretas? Sim, ele é sim!

E é nessa aventura explosiva que Maggie ficará dividida entre proteger o presidente e salvar o país de um ataque nuclear ou proteger seus princípios éticos e se vê diante da ira do poder político dos EUA?!

Afinal, a Robert e Jim conseguirá matar o presidente? Maggie impedirá o atentado? Um impeachment será feito pelo povo estadunidense? Só se descobre quem ler esse livro.

Com uma bagagem extremamente potente em relação aos assuntos políticos, o autor Sam Bourne escreve com tanta maestria que denuncia seus anos de experiência no ramo jornalístico e comentarista nos jornais de opinião em massa.

Para essa leitura eu classifico ??? pois o livro foi um pouco muito extenso causando um certo cansaço na hora da leitura. Mas tirando isso, a história cumpre com o thriller mais explosivo que o leitor já leu, o de matar um tirano sem noção que ocupa a cadeira da presidência do país...

leobupi 21/07/2021

De tirar o folego
O livro que inspirou filmes incriveis sobre invasões a casa branca não deixa em nada a desejar. A forma como as relações entre os trabalhadores da casa branca são abordadas mostra a complexidade com que o sistema funciona.
Adorei ler cada pagina

Leitor Oculto 10/02/2021

Um bom livro!
Embora não tenha despertado fascínio um bom livro.

Na minha visão, a comparação com o recém encerrado mandato do governo americano é inevitável, pois esta era a imagem que vinha a minha cabeça a todo instante, ou seja, um personagem fictício com um sósia na vida real. kkk (quem ler vai entender)

A personagem principal é inteligente, mas essa ideia do "eu sozinho contra o mundo" foi desconfortável para mim.

O desfecho foi "ok", mas não espetacular. Enfim, vale a leitura, mas não figurará entre os meus preferidos

Ste (@stebookaholic) 17/11/2017

Eletrizante
"Parece mesmo que esgotamos todos os outros meios. Como patriotas que prestaram o juramento de defender o país contra todos os inimigos, externos e internos, acredito que só nos resta mesmo uma alternativa. Acredito que seja nosso dever matar o presidente."
Os Estados Unidos elegeram um presidente abusivo, instável, preconceituoso, machista, misógino. (Estou falando da ficção, ok?! Qualquer semelhança com a realidade, é mera coincidência!)
Para completar, esse presidente é assessorado por Crowford Macnamara, um estrategista sem nenhum escrúpulo.
A Casa Branca está tomada por brancos, preconceituosos e sem princípios, seguidores do Presidente.
Mas ainda tem pessoas do bem lá. Magie Costello é uma delas, funcionária experiente e competente, fiel aos princípios, e totalmente contra o atual presidente. .
Quando o médico oficial do presidente é encontrado morto, Maggie começa um investigação e descobre pistas de um plano, que envolve o assassinato do Presidente.
Com isso, ela se vê perdida em suas decisões. Não sabe se age com honestidade e salva o Presidente, deixando o país e até o mundo a mercê de um comandante desequilibrado e sem moral, ou trai a Casa Branca, e arrisca colocar o país numa situação de conflitos e até uma Guerra Civil.
O livro é eletrizante e em muitos momentos angustiante.
Você se questiona a todo tempo, qual decisão tomaria no lugar da Maggie.
A narrativa é muito envolvente, apesar de o início ser um pouco lento, por conta de tantos personagens e cenas diferentes.
Por fim, é dificil largar o livro, pois quando acha que decifrou a história, uma nova atitude é tomada pelos personagens e você fica sem saber o que vai acontecer.
Quem me conhece, sabe que esse não é o tipo de leitura que me agrada, mas eu adorei o livro!
Me tirou da zona de conforto e me conqusitou!
Indico para leitores que curtem um thriller bem explisivo e envolvente. E indico também para aqueles, assim como eu, não estão acostumandos com esse tipo de leitura, mas querem se aventurar em outros gêneros.

site: https://www.instagram.com/stebookaholic

Rosana 10/03/2023

Explosivo
Um livro que nos traz para a atualidade, fatos que imaginamos que aconteceu a tão pouco tempo, um presidente racista que se acha acima de todos e retrata ainda o carácter dos políticos hoje em dia, com um ritmo envolvente e eletrizante.

Jardiano 23/08/2023

Excelente história
O minimalismo de Sam Bourne na escrita desse livro é facilmente notado dado o seu nível de detalhamento sobre o contexto ao qual sua história se passa.

No livro é desenvolvida toda uma trama em volta de um plano que visa acabar com vida do presidente do país, que dadas as circunstâncias acaba se tornando um esquema extremamente complexo e desafiador que está sendo investigado pela nossa personagem principal Maggie Costello.

O livro em si é excelente, uma história muito bem contada, em que é fácil virar 20,30 páginas em sequência sem perceber a passagem do tempo, e por mais que seja uma narrativa convidativa e cativante a leitura, é assustador o quanto certos personagens refletem muito bem a natureza humana dos dias atuais.

Jonny Sales (GeekBarba) 01/12/2017

Um dos melhores livros que li em 2017!
Matem o Presidente foi, sem dúvidas, um dos melhores livros que li em 2017!
Escrito por Sam Bourne, o romance narra a história de Meggie Costello, uma experiente funcionária da Casa Branca, que se vê frente a frente com um plano de assassinar o presidente dos Estados Unidos e deve enfrentar o dilema de salvar um homem completamente desequilibrado e que põe em risco, diariamente, a paz mundial ou deixar que o matem e assim também a democracia que o elegeu.
O livro traz consigo, não somente um thriller político, mas também um debate sobre temas atualíssimos, como direitos dos LGBTs, racismo, preconceito contra muçulmanos e machismo, sempre apontando o que está certo ou errado, para que ninguém tenha uma interpretação errônea do que deve ser defendido.
O autor Sam Bourne está de parabéns por não ter medo ao criticar o governo, que ao lermos o livro, parece um espelho do que vemos hoje em dia. Sem sequer citar o nome do presidente, ele consegue dar o recado que tem que ser dado, tanto para os EUA, quanto para qualquer país que tenha problemas com os seus governantes.
Matem o Presidente é empolgante, indagante e reflexivo, te deixando com a seguinte pergunta na cabeça: você seria capaz de matar o Presidente por um bem maior?

Para mais resenhas: instagram.com/geekbarba

Giu 17/03/2024

Um livro que peguei na correria na biblioteca e acabei me apaixonando... Fiquei presa nele do início ao fim e, sempre que tinha um momento vago, aproveitava para ler. AMEI o desenvolvimento dos personagens, principalmente da protagonista Maggie e dos (vários) plot twists. Indico muito! Se tornou um dos meus favoritos!

Jeff.Rodrigues 01/01/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Thrillers políticos não são novidade – o próprio Sam Bourne já escreveu outros livros que enveredam por esse temática e possuem um pé bem fincado no mundo real, porém um thriller tão bem conectado com a atualidade a ponto de parecer uma roteirização do mundo ao nosso redor me parece pouco comum de ser ver. Matem o Presidente pode ser lido tanto como uma ficção com coincidências com a realidade quanto como uma obra claramente inspirada na situação política dos Estados Unidos e, talvez, com alguns trechos proféticos.

Pensem que os Estados Unidos elegem como presidente um empresário de sucesso, machista, preconceituoso, contrário a imigrantes e com um discurso extremamente populista. Considerado azarão, ele surpreendeu a todos na abertura das urnas e, agora, governa como se vivesse em seu Twitter, amparado pelas Fake News numa era de pós-verdade e com políticas perigosas para com o mundo, em especial a Coréia do Norte. Parece o noticiário do Jornal Nacional, certo? Pois este é exatamente o roteiro de Matem o Presidente. Com o acréscimo de que a obra foca num plano para eliminar o líder norte-americano, engendrado dentro da própria Casa Branca.

A princípio, o livro pode parecer oportunista. E seria, se seu foco fosse somente uma mera trama de assassinato com inspirações na realidade. Mas nas mãos de um bom autor e, neste caso, um também bom jornalista, a obra ganhou contornos interessantes chamando atenção para problemas concretos que vivemos a cada clique, like ou retweet que damos. Para além do suspense tradicional com o mistério em torno do plano de assassinato do presidente, Sam Bourne insere nos diálogos de seus personagens temas que preocupam e geram cada vez mais controvérsia no mundo. Os blogs especializados em espalhar notícias e escândalos, falsos, para influenciar a opinião pública; a “verdade” que passa a ser manipulada para convir aos interesses do momento; os militantes que acreditam e compartilham qualquer informação, por mais absurda que seja; o uso da estrutura do governo para benefícios pessoais; etc etc etc. Tudo isso é bem debatido nas páginas de Matem o Presidente e é isso que confere à obra uma qualidade excepcional.

No campo do suspense, todas as características básicas que esperamos estão presentes e são muito bem desenvolvidas. A narrativa tem ritmo e envolve facilmente. Foram as quatrocentas páginas de leitura mais rápidas que tive. A trama é bem amarrada e conduz para um desfecho sem surpresas, mas dentro da única solução possível. A protagonista Maggie Costello, já velha conhecida de livros anteriores do autor, segue sua excelente construção, fruto da mente de alguém que conhece bem os meandros de Washington.

Matem o Presidente pode não ter o mesmo vigor de outros livros de Bourne, mas não decepciona e entrega um excelente thriller para os fãs do gênero. Em um ano recheado de suspenses perfeitos, a obra vem para fechar com chave de ouro o catálogo de publicações.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/12/28/resenha-matem-o-presidente-sam-bourne/

Karini.Couto 08/01/2018

Olá queridos leitores, hoje a resenha da vez é sobre o livro Matem o Presidente da série escrita por Sam Bourne.

Este livro é uma ficção estrangeira que trás um cenário político recheado de intrigas, conspirações, adrenalina psicológica, pré conceitos, regimes que beiram a loucura e muitas contradições de ideais, juntando isso e mais um pouco a um plano para eliminar o presidente terão uma aventura explosiva e muita ação!

Cenários políticos já são altamente conturbados, afinal gestar toda uma nação e conflitos é complicado, somem isso a um presidente machista, preconceituoso, pregando uma política intolerante e contrária em muitas questões de paz, e tranquilidade, principalmente em se tratando da Coreia do Norte e também sobre imigrantes e sua posição contra a esse quadro. Muitas questões levantadas aqui na resenha ou mesmo na sinopse podem ser comparadas ao cenário atual, porém neste livro temos uma trama intrincada que tem intenção de eliminar o mal pela raiz por assim dizer, a "missão" de matar o presidente não vem de qualquer outro governo como de se esperar ou mesmo de grupos contrários à política, mas internamente, da própria casa branca. Então com isso acho que dá para imaginar o quão grande é a situação que o livro retrata e onde temos muito em comum com os dias atuais vividos, mas vai um tanto além.

O livro traz um enredo muito bem escrito e realista graças ao autor que é também jornalista e traz para sua ficção coisas muito reais como a internet e a força que a mesma tem nos dias atuais, assim como fatos bem reais do dia a dia. O que o autor traz a além disso é essa conspiração para a morte do presidente de uma grande nação que está sempre nos holofotes e que através de sua política e governo, mexem com todo o restante do mundo! Então teremos muita "realidade", mas temos também uma trama muito caprichada com esse foco no assassinato de um líder importante!

A protagonista da historia, assim como o nome da série, é Maggie Costello, que trabalhava com o ex presidente e se mantém na política atual do presidente eleito que deixou muitos de queixo caído; ele é muito contrário a tudo que se espera de alguém em sua posição e sua política promete um imenso desastre, com isso Maggie pretende tentar amenizar as coisas e manter o cenário em ordem o máximo que puder, mas óbvio que nada é moleza e com isso temos alguém em uma posição importante e contrária a Maggie que concorda com as loucuras propostas pelo atual presidente, seu nome é Crawford e ele promete incomodar bastante e ser contrário a tudo que Maggie tentar fazer. Ele é o cara mais "sinistro", pois parece estar sempre muitos passos à frente e saber mais que todos o tempo inteiro. E é nesse contexto que tudo se desenrola no cenário político descrito e com a conspiração para a morte do líder da nação!

O livro flui de maneira rápida com muita adrenalina e tensão o autor não perde tempo em ficar fazendo rodeios e cada virada de página uma emoção, um sentimento, um aperto no coração; só que conforme o enredo se desenrola nos damos conta de que nem tudo é o que parece e nos sentimos até meio que embasbacados com algumas situações. Isso é muito bom! Pois o autor nos surpreende a todo instante.

O que mais gosto em livros desse gênero é a "arte de manipular" e "jogar". Como o ser humano possui uma mente brilhante que pode ser usada tanto para o bem, quanto para o mal!

As pessoas parecem ser o que elas querem que você ou eu veja, mas elas podem ser o completo oposto do que você ou eu imaginamos! Adoro isso! Thrillers psicológicos e em cenários bem próximos à realidade!

Camila - @darkbookslibrary 22/01/2018

EXCELENTE!
Sabe aquele livro que começa com um grande bafafá, mas com um ritmo de mansinho que vai crescendo sem você perceber e simplesmente te arrebata sem você nem mesmo notar? Pois “Matem o Presidente” é exatamente assim.

Em síntese o livro explora o cenário onde os Estados Unidos elege como presidente um empresário multimilionário, racista, misógino e inescrupuloso, que em um momento de fúria ordena um ataque nuclear contra a Coreia do Norte, colocando todo o planeta em risco. Já sei, não tá parecendo coisa de livro apenas né?

Diante da possibilidade de total obliteração de nações é que nasce um plano para frear o Sr. Presidente, mata-lo.

Somos apresentados à Crawford “Mac” McNamara, o assessor rei das “fake news” capaz de te enojar em poucos segundos; à Maggie Costello, uma funcionária da Casa Branca que investiga o complô pra assassinar o presidente, e a alguns outros personagens bem interessantes que juntos estão brincando de cabo de guerra com o rumo de uma nação.

O livro é um thriller emocionante, com ação, desdobramentos inesperados e uma lógica inquestionável por parte do autor.

Os temas e pontos políticos abordados são os mais atuais e todos são tratados numa linguagem simples para que todo o leitor, independentemente do engajamento com esse assunto, possa entender.

Quanto aos personagens são todos muito ricos em características, é fácil imaginar cada um deles e impossível não sentir algo, principalmente por Mac. Em muitos momentos me vi torcendo e em outros me vi gritando internamente com os personagens. O livro sem dúvida gera várias emoções no leitor, o que instiga ainda mais a leitura.

Com um final surpreendente, que afastou por completo todas as minhas teorias, e uma pitada de incerteza, “Matem o Presidente” é um livrão e super recomendado!

site: @garotaintergalatica

motivacaoliteraria 05/03/2018

Quando Bob Kassian acordou naquela madrugada já imaginava ser algo grave para ser enfrentado, a ligação que ele atendeu era da casa Branca e o que ele ouviu foi o descontrole do atual presidente dos Estados Unidos, Bob sempre esteve cuidando de assuntos difíceis envolvendo seu seu chefe mais um ataque a Coréia do norte era passar do limites, resolveu então que aquilo teria que ter um fim.
Kassian bola um plano para acabar com as atrocidades do presidente, nesse momento conhecemos uma mulher chamada Maggie, ela trabalhou com o ex presidente e ficou na casa branca porque o mesmo a sugeriu disse que alguém bom deveria ficar e ajudar nas crises que estavam por vir. Essa mulher tem uma experiência muito ampla em solucionar crises, entretanto ela não se sente bem fazendo esse trabalho para um homem que muitos detestam inclusive seus familiares mais próximos que a criticam por continuar na casa branca, ela e sua família sofrem ameças devido a coisas que descobriu recentemente sobre o novo líder.Maggie descobre um plano que está sendo elaborado para matarem o presidente e decide que precisa entender o que esta acontecendo antes que tudo desabe sobre sua cabeça.
"Matem O Presidente" é uma leitura intensa onde cada personagem criado pelo autor ganha uma espaço fundamental em sua trama, essa estória que por sua vez é hipotética mais que em minha opinião foi muito inspirada nos fatos atuais envolvendo o novo líder da maior potencia do mundo nos revela como as coisas são feitas e manipuladas neste governo que muitos desconhece. Uma leitura reveladora que nos confunde com realidade e ficção, a escrita nos envolve tornando o livro desafiador a cada capitulo.

Bruna 19/03/2018

Uma ótima aventura!
O livro me prendeu desde o primeiro capítulo, tanto porque já começa com pura ação, quanto pela facilidade da narrativa.
É um ótimo suspense, ao estilo de escrita meio Dan Brown em Fortaleza Digital (outro livro que adoro).
Fica fácil de associar MUITAS partes da história com a realidade presidencial dos EUA, tanto que o presidente nem nome tem, ficando à cargo da imaginação do leitor.
Algumas partes foram óbvias, outras surpreendentes, mas no geral é uma leitura gostosa, eletrizante, prazerosa, daquelas que você devora em pouco tempo porque quer saber logo o que está por vir!

Augusto 10/05/2018

Fraquinho...
Achei o livro fraco por uma série de motivos. Mas o que achei mais problemático são os vilões. A heroína os confrontam o livro inteiro e ela vira as costas e vai embora e está tudo certo, seguidas vezes. Difícil de entender. Lembrei de algo, a estória do colete a prova de balas do presidente é complicada também. Li a biografia do presidente Reagan e no atentado ele usava colete que é padrão em eventos ao ar livre, e no livro tem toda uma trama do motivo de estar de colete, achei esse trecho fantasioso.