Até o Fim

Michel Ramalho
Eric Peleias

Resenhas - Até o Fim

Lhyz 17/09/2023

Lindo, incrível e maravilhoso. Amei demaaaaais.
Eu adorei como ele fala da morte e como a personagem principal muda em pouco tempo. É incrível como os mais diversos pós mortes são abordados e o final é tão lindo.

Ana Elisa 23/11/2023

65ª leitura de 2023
Eu não estou chorando, vocês quem estão!

Vi esse quadrinho há muito tempo aqui no skoob e desejava ele desde então, até que esse ano vi ele no Catarse para apoio, uma nova reimpressão revisada e com conteúdo inédito. Lógico que não resisti e apoiei o projeto.

Hoje chegou a versão em PDF do livro, não sei nem se a quantidade de páginas é a mesma, mas já corri e li e chorei.

Estou fazendo a resenha aqui, mas se por um acaso alguém adicionar a edição nova, resenho lá também, esse quadrinho precisa ser panfletado muitas e muitas vezes.

JL Marcal 30/03/2024

Belíssimo
Uma HQ belíssima. A arte é muito linda, mesmo sendo somente tons de azul e branco. Gostei do final em aberto. Recomendo demais!!!!

Câmis 09/12/2018

Maravilhosa...
Até o fim é simplesmente maravilhosa, real e profundo... É basicamente a história de cinco jovens que morrem em um acidente de carro e como cada um lida com isso. Pq eu achei maravilhosa? Tudo?! O desenho, as cores, a história... A impressão que se tem no início qndo somos apresentados aos personagens e depois qndo os conhecemos melhor. Várias lições q nos são ensinadas em poucas páginas... Eu não quero estragar a experiência de ninguém falando demais, mas essa história me tocou diretamente no coração... Super indico...

Larinye 16/12/2023

Até o fim...
Gostei da história, mesmo sendo um quadrinho com poucas páginas, ele mostra uma lição muito boa sobre a morte e a importância dos nossos relacionamentos com a família e amigos.

É uma história bem curta e bem direta, e com as pequenas ações fizeram a própria protagonista e os seus amigos crescerem nesse pequeno período.

Nunca tinha lido algo dos autores, e foi uma leitura rápida e bem interessante. ??

anaelin 01/01/2022

oia
Gosto de ler hq assim, é rapidinho e muito interessante, tem uns assuntos mt legais, gostei bastante desse (lembrei de botar o livro agr mas acabei dia 27

Lara 17/12/2017

Roteiro, arte, cores, balões e letras tudo se encaixa.
Uma HQ sensível e muito bonita que trata dos temas da vida e morte, amizade, e o quanto a relação entre irmãos pode ser forte e a importancia que o trabalho ocupa na nossa vida.Uma história sobre o tempo!Recomendo!

@Marverosa 07/01/2018

O medo da morte
A história se passa com a personagem principal tendo que decidir o futuro de seus amigos, também recém mortos, após um acidente de carro.

Mistura toda filosofia de morrer, de estar vivo, do que se faz com a sua vida, do que acreditamos depois que passamos para o lado de lá, bem como o rumo das relações humanas.

Tive que ler mais de uma vez para captar alguns detalhes e até o rumo da história, que incialmente nem parece tão claro.

Curto, sim, mas profundo. E desenho lindo.
Vale a pena ter

Denise @nise.rodrigues 06/02/2018

Histórias, passagens e possibilidades!
A Artists’ Alley é, com certeza, a minha menina dos olhos da CCXP, em 2017 passamos muito tempo nos encantando com toda a produção nacional desse universo de tintas e quadrinhos. Cada uma de nós buscou e encontrou HQs que de alguma forma nos cativasse. A Tha achou “Até o Fim” e me emprestou e agora venho contar um pouquinho dessa linda história sobre passagens e possibilidades.

Lilian e seus amigos sofrem um acidente de carro fatal, ao despertar e entender a situação na qual se encontra a jovem fica perplexa e insatisfeita com seu desfecho. Ela era muito jovem, tinha vários planos para sua vida profissional, seu casamento estava próximo e não poderia simplesmente morrer e deixar todos os seus objetivos de vida para trás.

Inconformada com sua situação ela pede ajuda a Beto, um ser misterioso do outro lado, para encontrar uma forma de voltar à vida, o senhor a apresenta A Noiva, o único ser que poderia ajudá-la nessa missão. As duas fazem um acordo, Lilian teria que decidir o destino adequado para a alma de cada um dos seus amigos antes do sol nascer e assim, definir o seu próprio destino.

Na busca pelos amigos, a moça vai amadurecendo e descobrindo as possibilidades do pós-desencarne, baseados no livre-arbítrio de cada um. A abordagem dos encontros é muito bonita, sendo sutil e até melancólica. Nos fazendo refletir sobre as escolhas e desfechos dos personagens. Destaque aqui para o irmão de Lilian, Lucas, e da amiga esotérica Vanessa, são uma das passagens mais bonitas da história.Reflexão é uma das palavras que permeiam o fim da leitura, fica aquela sensação que mescla vazio e completude, identificação e mais questionamentos. A delicadeza do roteiro de Eric Peleias, em conjunto com a suavidade dos traços de Gustavo Borges e a paleta de cores azuladas de Michel Ramalho casam perfeitamente com a trama que tem um pouco de melancolia, tristeza, tranquilidade, saudade e amadurecimento.

Apesar do roteiro linear, as particularidades das histórias de cada personagem poderiam ter um aprofundamento maior, essas histórias com certeza mereciam mais páginas! Contudo, isso não tira o mérito da sutileza da obra que consegue misturar um tema tão delicado como a morte, com religião, astrologia e até um pouco de filosofia. Eu mergulhei com a Lilian e com sua evolução nessa jornada. Está super recomendado! ♥

Ahh no final da HQ somos apresentados ao processo de criação dos personagens, escolha da paleta de cores, onomatopeias, balões, etc! A gente se aproxima ainda mais da obra quando entende a razão de cada detalhe! Achei incrível! Parabéns aos autores! :3

Nota: 4/5★

site: http://www.entrelinhasfantasticas.com.br/2018/02/ate-o-fim-eric-peleias-gustavo-borges-e.html

Camila Lobo 25/02/2018

[HQs #11] Até o Fim (Por Livros Incríveis)
Olá, pessoas bonitas, sejam bem-vindos a mais um post de mangás e hqs!
E o post, ou melhor, hq de hoje, tem um gostinho especial. Isso porque assim como vocês, eu adoro uma promoção, apesar de serem poucas as que eu resolvo participar. Entretanto, sou fã e acompanho a carreira de um ilustrador brasileiro, o Gustavo Borges, e ao ver o sorteio que ele estava realizando, resolvi participar. Fui sortuda e ganhei!

Por isso, o post de hoje é sobre Até o Fim, uma hq de 96 páginas, com história de Eric Peleias, artes de Gustavo Borges e cores de Michel Ramalho.

Até o Fim é uma hq muito bem resumida na sinopse. Curta, semelhante a um conto ilustrado, passa uma mensagem bonita e um tantinho melancólica.
Cinco jovens - dois deles noivos - cheios de sonhos, planos e ambições, sofrem um terrível acidente de carro. Com isso, todos falecem e ficam espalhados pela região da estrada em que o acidente ocorreu.
Entretanto, Lilian está decidida a voltar à sua antiga vida, pois acredita que há muito para viver. Com um pacto, ela possui tal oportunidade, mas para isso, precisa encontrar seus amigos e dar a eles o destino que cada um deseja.

A história é também muito profunda e poética, recheada de passagens sonhadoras e reflexivas, principalmente quanto ao que pode vir depois da morte, suas inúmeras possibilidades. Particularmente, meu destino favorito foi o de Vanessa. Não só por ser bem criativo e interessante ler sobre o que a personagem acreditava, mas também pelas ilustrações diferentes ao longo das páginas, deixando um tom mais místico.

As ilustrações e cores completam muito bem a trama. Os traços mais relaxados de Gustavo Borges e cores sóbrias e melancólicas de Michel Ramalho deixam o ambiente ideal para o tom que a história de Eric Peleias tem.

A mensagem que a hq passa também é um tanto cativante, principalmente quanto a aproveitar os pequenos detalhes enquanto se está vivo. Tentar ter menos estresse, mais felicidade nas relações e aproveitar cada minuto. Mas também, para trazer certo conforto, já que a morte pode não ser o nosso fim.

O acabamento da hq também é extremamente bom, em capa dura, com extras e boa diagramação, deixando o trabalho final primoroso. Até o Fim pode ser encontrado em livrarias físicas e onlines, com preço médio de R$39,90, pelo selo Geektopia, da Editora Novo Século.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2018/02/hqs-11-ate-o-fim-eric-peleias-gustavo.html

danigobbo 09/09/2018

HQ belíssima! A história é super cativante e as ilustrações são lindas! Achei que faltou tempo pra explorar melhor os personagens e cada história, porque eu me interessei muito e acabou muito rápido.

Murillo Bertolini 16/02/2024

Quadrinho nacional de ótima qualidade
Conheci Gustavo Borges e Eric Peleias na CCXP de 2023, e junto deles, fiquei encantado logo de cara pela beleza estética de "Até o Fim", e ao olhar a resenha, não pensei duas vezes em dar uma chance pra obra.

Na história, vemos um grupo de amigos que, durante uma viagem, sofre um terrível acidente que tira a vida de todos os integrantes. A protagonista Lilian, cheia de planos e ambições, não aceita sua morte, e ganha uma oportunidade de continuar viva sob uma condição: conduzir a alma de seus quatro amigos a seus devidos destinos de acordo com a vontade e autocompreensão de cada um deles.

A premissa da HQ é ótima para tratar de variados temas como religiosidade, espiritualidade, traumas, medos, autoconhecimento e as múltiplas interpretações e visões que cada ser humano pode ter da vida e do além-vida.

Eric Peleias se utiliza de um roteiro muito poético para trazer temas sensíveis e muito emocionantes para a sua obra, que tem grande chances de tocar o leitor. O colorista Michel Ramalho dá um show a parte, colorindo toda a HQ com tons de azul, simbolizando tanto a serenidade do além-vida quanto o sentimentalismo latente da obra.

No entanto, acredito que a HQ tenha sido curta demais para o que poderia ter entregado. A história apresenta conceitos tão interessantes e contundentes que discussões interessantes cabiam mais do que apenas 3 ou 4 páginas, o que por vezes torna a leitura um tanto corrida, carecendo de maior desenvolvimento, muito pela qualidade do que vem se apresentando, fazendo com que o leitor queira mais.

De todo modo, "Até o Fim" é um belo trabalho nacional que merece ser lido por todos, tanto pelas suas discussões bem interessantes sobre a individualidade do ser humano, quanto pelo trabalho artísticos e roteiros inspirados. Recomendo!