Por que fazemos o que fazemos?

Por que fazemos o que fazemos? Mario Sergio Cortella

Resenhas -

Elaine Miranda 14/08/2018

Reflexões sobre o Trabalho
Sou suspeita para resenhar livros do Cortella, pois acho incrível a sua habilidade de trazer, de forma simples e acessível, conceitos complexos da filosofia.
São vários textos... uma leitura fácil que proporciona boas oportunidades para refletirmos a respeito das nossas relações com o trabalho e com a vida de forma geral.

Thiago_ Rodrigues 25/12/2018

Interessante
Como sempre o professor Cortella traz em seus livros reflexões nescessárias para o dia a dia, pois nem sempre temos tempo para pensar a lógica do que fazemos em nosso dia a dia, principalmente no mundo do trabalho que é o tema ganha um foco maior no livro.

bruno quintino 04/03/2019

Lições para vida do "Por que fazemos o que fazemos"
Sempre quis ler algo relacionado ao Mario Sérgio Cortella, as suas falas me cativaram a comprar esse livro. O livro fala de um tema bem contemporâneo, que são as aflições referentes ao trabalho, a linguagem utilizada para abordar esse tema é muito gostosa, parece um diálogo, ou aquela aula que você sai sorrindo, pois foi uma das melhores que teve. Os ensinamentos que levo desse livro para desbravar o mercado de trabalho é principalmente buscar um significado naquilo que eu faço, pois um trabalho alienado é difícil de ser mantido e de se obter atribuições com a função que vc vai exercer, buscar também se reconhecer naquilo que você faz, busca em uma empresa os objetivos que vão de encontro com os seus, ou seja, como seres pensantes que somos não é mais suficiente para nós trabalhos mecânicos sem significados, é preciso ser carregado de importâncias. Ele também aborda temas como a formação continuada, o reconhecimento no trabalho, a procrastinação, os momentos difíceis do desemprego, esse livro é ótimo para as pessoas que estão em momentos da sua vida em que se questionam a respeito da função que exercem, ou para aquelas que vão entrar no mercado de trabalho (eu nesse caso), ou até para aquelas pessoas que estão bem nos seus empregos exercendo as suas funções, ou seja, é bom para todos aqueles que gostam de refletir sobre esse tema. Espero que gostem tanto quanto eu. Uma boa leitura.

Leitor Alado 24/03/2021

Surpreendente
Já tinha ouvido falar muito sobre Mário Sérgio, porém nunca tinha lido nenhuma de suas obras ou publicações. Confesso que fiquei impressionado com a qualidade de escrita e o assunto abordado, realmente eu precisava ler esse livro !!
Excelente livro, super recomendo !!

Malphys 03/07/2021

Paciência na turbulência, sabedoria na travessia
Leitura leve e rápida, Cortella nos faz refletir sobre a nossa dinâmica na vida pessoal e profissional e como esses dois lados da moeda se entrelaçam de forma constante em nossas vidas. O livro acalma e reafirma que temos diversas opções na vida, mas é primordial que nos coloquemos em movimentos para que tudo possa fluir.

LetAcia1103 30/07/2021

É bem interessante, e a linguagem do autor é muito boa, mas já que é um pouco mais específico pro mundo do trabalho não me identifiquei tanto, mas como estudante consegui extrair algumas reflexões importantes. Sobre motivação, propósitos, nos identificarmos com o que fazemos, o que vemos como "obrigação" e necessidade (sempre num contexto "adulto" e meio empresarial, ainda que alguns pontos sejam também amplos e importantes pra todos, como pararmos pra pensar se estamos realmente presentes no momento, independente do que possamos estar fazendo, ou se estamos indo mais pelo automático). No geral, acho que é uma leitura muito boa e recomendo para aquelas pessoas que se encontram cansadas do que fazem, ou que não se identificam com a atividade que realizam, e pra qualquer um que se interesse nessas reflexões sobre trabalho e nossos sentimentos e angústias acerca disso.

Rafa 09/08/2021

Livro bom
O livro é com uma simples leitura, tem uma leveza muito grande nas palavras e vale muito a pena. A reflexão é pertinente na vida como um todo. É muito bom refletir sobre os propósitos de vida e a nossa essência como ser humano. O nosso lugar e papel que desempenhamos.

Noemy.Nayara 22/12/2021

Um livro bem interessante. Aborta vários aspectos do dia a dia. As motivações e dicas profissionais e pessoais.

Marcinhow 12/02/2022

Se fosse simples assim...
Interessante, porém, muito do que é falado, está distante da realidade da maioria dos brasileiros, que não escolhe com o que vai trabalhar, só agarram a primeira oportunidade de emprego que lhes aparecem.
Motivação pra essas pessoas, é ter o mínimo para sobreviver... enfrentar uma jornada de trabalho formal, e encarar alguns bicos pra fazer renda extra, que dificilmente totalizará o valor necessário para pagar 1kg de carne no final do dia.

Pão 03/02/2023

Perda...
Este é um pouco menos pior q o outro livro q li do Autor. N é possível q esse autor seja tão ruim assim. Mais pra frente tento outro livro dele pq agr tem muuuuitos livros bons pra perder tempo cm livros como esse aqui.

Di Noronha 12/02/2023

Porque sem resposta.
Não é porque o título é: ?Porque fazemos o que fazemos?? Que ele irá trazer a resposta de forma clara.
Não. Ele trás a resposta de forma a você racionar e pensar no seu dia a dia.
Claro, tudo que está no livro é sem dúvida verdadeiro, mas ele te faz entender o porque você faz aquilo é o resultado final daquilo.
No final do trabalho, quando ver o resultado, irá ficar grato e feliz pelo trabalho.
O trabalho é cansativo e da trabalho, mas a recompensa é gratificante.
O livro tem uma leve semelhança, em alguns momentos, com o livro ?A sorte segue a coragem? desse mesmo autor.
Se você na tiver disposição e vontade, não terá nada e não aprenderá nada.
Estejam com a mente aberta e dispostos a entender e refletir.

Mari Briese 20/09/2023

Nos (re) conhecer naquilo que fazemos
Cortella nos entrega uma espécie de manual para refletirmos nossa vida cotidiana , nossas aflições, que em sua maioria, está relacionada com trabalho, rotina, família, além de nos questionar sobre a tão "sonhada" felicidade que mais parece vivida na teoria do que na prática.

Nos faz recuar um passo e fazer um balanço de como e o que estamos vivendo, o que nos motiva a fazer o que fazemos ? Qual nosso propósito?

Gostei bastante da leitura, um livro diferente do que estou acostumada a ler.

Vanu 04/12/2023

Mais um Cortella
O primeiro livro do Cortella eu li por escolha de uma amiga de "Clube do Livro"e me lembrava de ter sido uma leitura muito tranquila e fluida, e foi com esse sentimento que eu peguei "Por que fazemos o que fazemos" para ler
É um livro que vai nos ensinar muito e de forma muito simples, é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro.