Os Fundamentos da Psicologia Analítica

Os Fundamentos da Psicologia Analítica Carl Gustav Jung

Resenhas -

ToniBooks 19/07/2021

Sabe de nada, inocente!!!
"Fundamentos da Psicologia Analítica", publicado em formato de manual pela Editora Vozes, trás a famosa série de conferências proferidas por Carl Gustav Jung no Institute on Medical Psychology, em Londres. Dividido em cinco partes, Jung expôe neles as bases teóricas de sua psicologia. Ao longo da reprodução das palestras, o conferencista, após discorrer sobre suas principais ideias, é indagado pela plateia composta por médicos, psicanalistas e intelectuais em geral. O resultado é um apanhado de questões, tais como: funções da consciência, inconsciente pessoal e inconsciente coletivo, individuação, historicidade da mente, complexos e outros conceitos-chave para a compreensão da psicologia profunda. Sem dúvida, C. G. Jung trouxe a concepção de completude para o estudo moderno dos fenômenos psíquicas, o que o diferenciou, e talvez o afastou de Sigmund Freud. Essa edição apresenta uma proposta didática, mas de forma alguma enfadonha, pelo contrário, a numeração dos 415 parágrafos facilita a leitura e a releitura. Para quem pretende ter uma visão panorâmica das ideias controversas e brilhantes de Jung, numa tradução excelente, que prima pela objetividade, esse livro está perto da perfeição. Então, vamos em busca da individuação? ??

thaís 16/07/2021

Básico da Psicologia Analítica
Livro ótimo para iniciar os estudos da Psicologia Analítica de Jung!

Por serem transcrições de conferências apresentadas pelo autor, a linguagem é bastante simples e tranquila de entender.

Os conteúdos são apresentados de forma rápida e pouco aprofundada e justamente por isso eu considero uma leitura inicial se você tem interesse em Psicologia Analítica.

Ana Salafica 29/10/2021

Esse foi meu primeiro contato com os escritos de Jung - ainda que se trate de conferências transcritas - e apesar de sentir que não compreendi e absorvi 100% do que foi dito, especialmente da quarta conferência, considerei a leitura interessantíssima e pretendo ler mais textos do autor.
A única coisa que me incomodou durante a leitura foi a insistência de alguns dos presentes para que o professor fala-se sobre Freud e sobre sua teoria, mas isso não tira em nada o mérito do livro.

Daniela 25/11/2021

Muito bem escrito
Acho este livro muito bem escrito.
Ele traz um panorama geral da abordagem Junguiana, com falas proferidas em discursos de Jung.
Vale a pena ler.

rayssa600 09/10/2023

Meu primeiro livro sobre o assunto, a escrita de jung é prática e compreensiva, nesse livro ele explica de forma leiga e fácil boa parte de suas ideias, acho suas análises fascinantes e fazem mt sentido.