Conan, o Bárbaro - Livro 1

Conan, o Bárbaro - Livro 1 Robert E. Howard

Resenhas - Conan: O Bárbaro

Marcelo Leite 17/03/2023

Por Crom !!!
Esta é a terceira vez que visito essa edição para encontrar um dos personagens mais incríveis do subgênero Espada e Feitiçaria. Conan, o Bárbaro.

E o motivo é simples, os contos são incríveis! Na escrita de Robert E. Howard evidenciamos uma narrativa que potencializa as ameaças nas histórias, capazes de angustiar o leitor, ao mesmo tempo que apresenta Conan a altura de enfrentá-las, descrevendo-o de uma forma muitas vezes hiperbólicas, beirando a galhofa. Em certos momentos o personagem desdenha dos riscos em situações tão adversas que o leitor pensa: " como ele vai sair dessa". E apesar dele sempre conseguir, o texto arranca da gente uma sensação de apreensão. Tudo isso com refino na escrita. Mérito do tradutor que conseguiu manter essa característica tão importante da obra.

Howard apresenta a Era Hiboriana, época fictícia, que segundo ele, imperou anteriormente ao que conhecemos da história da humanidade. A capacidade criativa e a riqueza de detalhes são impressionantes.

Mas como toda grande obra está exposta a problemas. Em alguns momentos a obra apresenta certas colocações passíveis de interpretações que denunciam um certo racismo, o que deve ser observado e lido com teor crítico, mas buscando entender do qual a obra que a obra é resultado de outro tempo histórico.

No entanto, é possível encontrar algumas contradições, pois, se ao mesmo tempo expõe esta visão, acaba fazendo muitas críticas ao mundo civilizado e enaltecendo os valores e a ética presentes nas falas e ações do bárbaro. O que em muitos momentos me fez lembrar de Rousseau e seu "bom selvagem".

Muito para refletir, e muita diversão. O que mais nós leitores queremos?

O volume 2, é claro. Este foi só o primeiro de 3 livros, com os contos lançados em ordem de publicação. Por isso, neste livro é possível ver o Conan como um rei mais maduro, um pirata e até um ladrão mais jovem.

Por Crom, que venham as próximas aventuras!

Wagner Fernandes 13/03/2023

Conan, o Bárbaro Clássico!
Este é o primeiro volume de três das histórias de Conan, o Cimério, lançados pela Pipoca & Nanquim. Trazem a coleção completa das aventuras do bárbaro escritas por seu criador, Robert E. Howard, e apresentam as histórias publicadas nos anos 1930. Robert é o pai do gênero "Espada e Feitiçaria", que inspirou obras imortais como "O Senhor dos Anéis", "A Guerra dos Tronos" e muitos outros títulos.
Indiscutivelmente, "Conan, o Bárbaro" é um ícone da fantasia, leitura indispensável. Seu mundo fantástico, num longínquo passado da humanidade onde magia, cidades antigas, seres inimagináveis eram comuns é o ambiente em que se passam as aventuras desse bárbaro guerreiro, que viajou pelas terras do norte, do sul, do leste e do oeste, enfrentou bruxos, vampiros, demônios, criaturas primitivas, povos milenares, maldições e exércitos poderosos para se tornar rei do maior império conhecido - a Aquilônia.
Sua primeira história, publicada em dezembro de 1932, começa com ele já sendo rei e enfrentando uma conspiração para tirá-lo do trono (afinal, que povo "civilizado" suportaria ter um bárbaro como monarca?...). Suas aventuras são viciantes, transportam a gente para outra era onde tudo é possível e onde a vida está sempre pelo fio de uma espada. Com sabedoria, estratégia e força bruta, Conan nos conduz por esse mundo perigoso e fascinante.
Howard nos mostra nessa série de aventuras que o selvagem é mais humano e justo que o civilizado. Não se tratam apenas de aventuras de um personagem bruto, selvagem, mas da crítica à nossa própria sociedade.
Por isso Conan é um clássico moderno.
Os contos deste livro são em geral curtos, seguem um mesmo padrão, parecem roteiros de histórias em quadrinhos (na verdade os quadrinhos foram feitos EXATAMENTE como os contos). Conferi em minha coleção de "A Espada Selvagem de Conan" e achei quase todos - e as cenas são as mesmíssimas do livro. Especialmente "Xuthal do Crepúsculo", "A Torre do Elefante" e "O Colosso Negro". Adaptação exata do livro com desenhos exuberantes de John Buscema, Alfredo Alcala e Ernie Chan.
Enfim, foi bom recordar as aventuras de espada & feitiçaria desse incrível personagem. Relembrei as HQs e conheci os primeiros contos originais, como "A Fênix na Espada", que ainda não tinha lido.
A edição da Pipoca & Nanquim também é belíssima, capa dura, fita e ilustrações.
Enfim, nota 5,0. Valeu a nostalgia.

Jefte.Arcanjo 11/03/2023

Espada e Feitiçaria
Conan foi uma das melhores coisas que já li na minha vida. Suas histórias são repletas de detalhes, riquezas culturais, cenas incrivelmente descritivas e orquestradas, com batalhas épicas e combates brutais e viscerais. É uma verdadeira aventura!

Tiago 14/02/2023

Entra no meu top 5
Melhor leitura que você pode fazer sobre espada feitiçaria, Robert E. H. É perfeito em sua escrita, seus contos são excelentes, se gosta desse tipo de leitura, é obrigatório conhecer, ainda mais nesse exemplar do pipoca e nanquim que é a coleção absoluta.

Allison 31/12/2022

Edição caprichada para historias que não me agradaram
Muito difícil comentar algo que foi pioneiro de seu gênero, por ser o primeiro, certamente é o que se apresenta na sua forma mais básica, sem as correções que o tempo e prática dão naturalmente a esse tipo de narrativa, por isso, e talvez, pela sua forma de publicação original, as historias contidas aqui sofram do abuso de recursos narrativos que por vezes falham, noutras soam repetitivos em abundância, sem contar a forma como certos personagens são trabalhados, algo que é comentado na ótima introdução, que por sinal, junto com os extras, são os grandes méritos desta edição.
Inclusive minha historia favorita, se encontra nos extras, onde se descobre também que a mesma foi rejeitada pelo editor original em prol de uma outra que particularmente achei fraquíssima.
Apesar de não ter o mesmo brilho de autores que vieram após este, é possível reconhecer neste trabalho do Howard diversas situações e escolhas que passariam a se tornar o "modus operandi" dos títulos de mesmo universo.

Greice 14/11/2022

Uma edição belíssima
Preciso confessar que uma das principais razões de ter adquirido este livro foi sua edição belíssima. Este é certamente um dos livros mais bonitos da minha estante. Entretanto, também estava animada em ler histórias de aventura e fantasia. Um ponto negativo é que são histórias curtas, contos, e eu prefiro histórias longas, romances. Outro ponto negativo é o fato de as histórias seguirem a ordem de publicação ao invés da ordem cronológica dos fatos, como na coletânea sobre as crônicas de Nárnia. Isso faz com que seja difícil se engajar no mundo ou suspender a descrença para acreditar na existência real dos personagens. Vc nunca se esquece de que está lendo um livro. Isso seria facilmente solucionado se o livro respeitasse a ordem cronológica, dando certo senso de continuidade, um épico da vida de um homem extraordinário contado em um retalho de histórias. Além disso, li durante um momento muito difícil de minha vida, então creio que não aproveitei tanto quanto poderia em circunstâncias diferentes. Dito isso, minha história preferida foi "O colosso negro". A única que fiquei com vontade de reler. Também gostei de "A torre do elefante" e "O poço macabro". Adorei a personagem Yasmela, e é uma pena ela aparecer em somente uma história. Queria ler mtas mais aventuras dela com Conan. Ao final, sinto que foi realmente um erro terem seguido a ordem de publicação... mas é uma leitura que ainda vale a pena.

Andre.S 07/11/2022

Primeiro volume da coletânea de contos que tem como protagonista Conan, o Barbaro. Imortalizado posteriormente nos quadrinhos e cinema, originalmente criado por Robert E. Howard nos anos 1920. É impressionante a riqueza de detalhes e inventividade do autor que cria um verdadeiro universo mítico, e no apêndice do livro, mostra em um artigo a ligação de seu mundo com o mundo atual. Extremamente violento, gráfico e cru, muito avançado para a sua época, faz pensar como ele conseguiu publicar suas histórias nos anos 20/30. Genial.

Junior Melo 22/10/2022

Howard para mim é o mestre da ficção pulp, ainda que suas histórias de Conan possam ser as vezes "repetitivas" e Conan ser um personagem um tanto raso, Howard é um mestre em construir um mundo orgânico, vivo e culturalmente rico, sem contar que tem uma exímia narrativa para contar cenas de ação.

Ainda sim, Howard não escapa dos problemas que essea autores pulp da época tinham, vide seu amigo Lovecraft, racismo xenofobia e machismo está presente em boa parte das histórias.

Janderson Silva 16/09/2022

Obrigado PN!!!
Já tinha lido boa parte da obra do Robert E. Howard através de outros meios, mas ter em mãos esta obra, feita com todo o capricho e cuidado pelos rapazes do Pipoca & Nanquim, não tem o que dizer, que experiência!!

Bu 28/08/2022

Coletânea excepcional...
Já tinha consumido material de Conan em outros formatos, como filmes e HQs, visitar ele na sua origem foi de um prazer imenso.

Os contos são envolventes, de fácil ambientação, as vezes me pegava tirando areia dos olhos ou limpando borrifos de sangue do meu rosto de tão envolvente que é a escrita.

Pra quem gosta de Lovecraft aqui é um prato cheio de referências, sutis algumas intricecas, mas quando nos deparamos com elas é um deleite.

Os contos aqui estão muito bem organizados, tradução bem feita e material de excelente qualidade.

Gabriel Madalena 22/08/2022

Espada & Feitiçaria
Robert E. Howard é um ótimo descritor de combate, descrevendo cada guinada detalhadamente, você sente o impacto dos golpes e toda a força do Conan. Nesse quesito ele é o melhor que há, e nunca vi ninguém chegar perto! Meu problema vai pra narrativa, que para 2023, fica um pouco para trás com o machismo e racismo do autor tão evidente nas páginas.
Rodrigo.Quintanilha 22/08/2022minha estante
Tá me faltando o volume 3 dessa obra. Até por isso ainda não iniciei. Por isso fico na dúvida se o racismo e machismo que vc cita seriam características dos personagens e não do autor. Quanto a discrição do campo de batalha recomendo, se vc não conhecer, os livros de Bernard Cornwell. Ganhou um seguidor! Abraços!

Gabriel Madalena 22/08/2022minha estante
Procurei bastante artigos a respeito, e sim, se trata de um ponto de vista lastimável do autor, que inclusive ele dividia com seu amigo Lovecraft. Existe uma história do Howard em em específico, chamada "Black Canaan", que é bem racista. Vou atrás dos livros do Cornwell, obrigado pela recomendação!

Animal Noturno 15/08/2022

Extraordinário
Essa leitura foi surpreendente, ler Howard longe do que a cultura pop fez de Conan me fez ter outra visão do personagem e suas histórias.

Rosangela Max 11/08/2022

O Conan é uma figura! Rir na cara do perigo é com ele mesmo.
Homens (dotados de magia ou não), gigantes, monstros, demônios, deuses, fantasmas, criaturas impossíveis de classificar? nenhum deles, mesmo lutando em conjunto, conseguem matar o Conan. Chega a ser divertido ver as inúmeras tentativas de subjulgá-lo.
Mesmo quando sabia que suas chances de sobrevivência eram praticamente nulas, ele tirava sarro do inimigo e não abandonava o olhar selvagem.
Sanguinário é a melhor palavra que o define.
Curiosamente, não consegui desvincular do personagem a imagem do Arnold Schwarzenegger interpretando-o. Ele foi a referência que me acompanhou por todo o livro.
A escrita do autor é surreal de boa! Ele desenvolveu um conteúdo fantasioso e, ao mesmo tempo, cruamente humano.
Minhas histórias favoritas deste primeiro volume foram: A cidade escarlate,Xuthal do crepúsculo e o Poço macabro.
Recomendo a leitura.
Bruno Oliveira 11/08/2022minha estante
Né? Os demais volumes também são muito bons! Experimentar outras leituras é sempre uma viagem a outros mundos, que podem ser fascinantes ou não; correr riscos é sempre uma descoberta. :)

Fabricio268 11/08/2022minha estante
Nossa, cresci lendo A espada selvagem de Conan. Bom demais.

Rosangela Max 11/08/2022minha estante
Também adoro as histórias do Conan. Tenho os outros dois livros desta trilogia e pretendo lê-los ainda esse ano. ??

Chester 11/07/2022

Um exímio narrador
É chover no molhado falar que Howard é um excelente contador de histórias. Mas eu precisava beber um pouco da fonte do gênero Espada & Feitiçaria.
Nesse primeiro volume compilado de maneira inédita pela Editora Pipoca e Nanquim podemos acompanhar várias fases do Conan. Robert Ervin Howard não adotava uma cronologia em seus contos ficando sempre com total liberdade em narrar tais aventuras.
Como jogador de RPG, em vários momentos me vi em uma "dungeon" tentando sobreviver a monstros e armadilhas.
Vamos ao volume 2!