Mulher com Brânquias

Resenhas - Mulher com brânquias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gislaine 27/02/2024

Diferente
Não sei bem como descrever meu sentimento com essa leitura, ao mesmo tempo que foi uma experiência diferente e imersiva, não conseguir sentir uma apego emocional pelos personagens. Contudo, achei legal o aspecto do peixe e as coisas relacionadas com essa temática, só não me vi envolvida pela trama no geral.

Láiza 29/01/2024

Diferente
Sabe aquelas histórias bem doidas, que você demora a entender o que tá de fato acontecendo? É essa aqui ??
Finalizei achando que entendi tudo e, ao mesmo tempo pensando "rapaz, tá certo isso?"

Mas leiam, vale a pena ?

Camila 23/01/2024

Rita e o grande peixe
A leitura foi muito interessante e me deixou agoniada com aquelas escamas aparecendo e sumindo. Será que aquelas escamas estava realmente ali?
Duas coisas que eu gostei neste livro foi a luta contra o peixe e as cartas de sua bisavó conversando de maneira afrontosa com a amante de seu marido.
Apesar de toda essa fofoca familiar, toda a magia da luta com o peixe, me fez pensar em como temos maneiras diferentes de lidar com transições e medos da nossa vida. Nem sempre é fácil ser adulto, temos muitos obstáculos para lidar e ainda teremos muitos outros para enfrentar. Será que de certa maneira teremos que aceitar as nossas escamas e brânquias?

ViOliver 09/12/2023

é um conto gostosinho de ler com uma escrita bem simplória e com uma ideia que começa linda e termina com uma reflexão importante demais sobre família e o cuidado que devemos ter com quem mais amamos

Rai 25/11/2023

Um diferente interessante
Não foi exatamente o que eu esperava quando li a chamada do audiolivro, mas foi uma leitura bem interessante. Apesar de frustrada porque puxou mais pro realismo mágico do que para a fantasia em si, gostei muito da parte psicológica da história, o desenvolvimento das personagens e de suas lutas com "o grande peixe".

A nota real aqui seria um 3.5 (e não 4) porque achei que se arrastou demais em alguns momentos, e porque a narração está com alguns problemas, repetindo várias vezes algumas falas.

*Lido pelo Audible

Caroline Vital 23/10/2023

Lido em 2018
Mais do que a história de uma mulher virando peixe. Adorei o fluxo de pensamento da personagem. Rita se apega à força para lutar contra o medo. Adorei!

Aline Teodosio @leituras.da.aline 17/07/2023

Aqui acompanhamos a história de Rita, uma professora universitária que começa a ter visões de um universo paralelo, onde um "grande peixe" a segue e está sempre à espreita. De repente ela se vê uma mulher com escamas e brânquias e nem ela mesma sabe se essas mudanças são reais ou fruto da sua mente.

Bom, confesso que logo de cara a sinopse desse livro me fisgou, porém eu imaginava que se tratava de uma história mais sobrenatural, puxada para o terror. Em vez disso, me deparo com um ferrenho drama familiar, no qual a personagem precisa urgentemente cair numa busca intensa pelo autoconhecimento afim de não enlouquecer de vez.

Para a minha surpresa, me conectei bastante com a Rita, pois, assim como ela, também tenho um medo e assuntos inacabados que paralisaram muitos dos passos que eu poderia ter dado na vida  Foi um livro que conversou comigo e me pegou de jeito, suscitando reflexões sobre vida, morte, família, medos... Medo, sobretudo. Tudo isso regado com uma dose generosa de um bom realismo fantástico, que deu todo um diferencial na história.

Acho, no entanto, que as revelações sobre os segredos da família mereciam ser melhor trabalhadas, mas no geral, gostei muito. E minha mente ainda tá aqui pensando incessantemente em alguns trechos que foram como verdadeiros tapas na minha cara.

@tigloko 04/12/2022

A importância de saber sua origem
Acompanhamos Rita, uma professora, que começa a ter visões de um grande peixe. Somente ela consegue enxergar a criatura. Junto a isso, o aparecimento de escamas pelo seu corpo. A partir disso, ela tenta entender as mudanças ocorrendo tanto física quanto mental no seu corpo. E a relação que isso tem com seus antepassados.

Pela sinopse parece uma história confusa. Mas eu achei um bom livro, bem explicado. Me prendeu de cara, assim que li o prólogo. É uma situação estranha trazia para o contexto da normalidade do dia-a-dia. Facilmente me envolvi nos dilemas de Rita para descobrir a mudança que estava passando. Por serem capítulos curtos, a leitura fluiu muito bem.

Gostei também que o livro foca bastante na importância das relações familiares, de onde viemos e o quanto isso molda a nossa percepção das coisas.

?Quando a vida te cortar um pedaço, pense que ela apenas está te moldando para fazer parte de um grande mosaico.?

?Há mais de nossas famílias em cada um de nós do que imaginamos.?

De ponto negativo, a partir da metade senti uma leve arrastada na história. Uma repetição nos acontecimentos que não fazia a história avançar. E também a demora para revelar certas informações da história. Poderia ser revelado aos poucos ao invés do atrolepo no final.

Mas no geral é um bom livro, recomendo.

Rafa 08/05/2022

Sou quem te conhece muito bem e sabe de todos seus passos. Aquilo que você sente ao receber um telefonema no meio da madrugada, sem saber se é morte ou vida. A sensação de não querer perder o controle e se ver afogado.
Sou quem que te diz para ficar parado, não correr e ser engolido.
Chego cedo ou tarde, quando você quiser. Posso te matar mesmo antes da morte certa chegar. Eu te impeço de falar em público, de ter filhos e fazer o que realmente quer.
Eu sou o medo. E sei quem você é.

Grande peixe

Nati - @_fantasticomundoliterario 17/03/2022

Interessante, mas não me cativou.
Apesar da autora conseguir conduzir os fatos de uma forma que faça o leitor avançar para o próximo capítulo, abordar temas profundos como morte e luto, e ainda trançar uma trama familiar interessante que te faz questionar se tudo que Rita está enfrentando é real ou não, não consegui me conectar com nenhum personagem, nem mesmo com a protagonista.

Mas fiquei curiosa pra conhecer outras obras da autora.

Edilene 08/03/2022

Essa leitura foi uma experiência única. O livro fala sobre família, segredos, medos e superação. Mais uma vez a literatura brasileira me surpreendeu positivamente. Li, indico e recomendo.

Cris.Aguiar 03/03/2022

Excelente
Esse livro me surpreendeu.

A escritora Campo-grandense, que reside em DF, escreveu na melhor inspiração de Metamorfose, uma ótima história para revelar medo, ansiedade e pânico. Uma escrita envolvente, uma história muito bem contada, me fez viajar por sua criação.

Recomendo bastante!

Tema Turismo Brasil: CO - clube de leitura MARÇO-22

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

Evelim 24/01/2022

Esperava mais!
A história fala sobre uma mulher q começa a ver um peixe enorme a perseguindo ao msm tempo q começa a aparecer escamas em sua pele.
Tinha td pra dar certo... mas ficou td tão jogado, tão raso!

Gica Brombini 28/09/2021

MULHER COM BRÂNQUIAS, brincou com as minhas percepções de realismo mágico.
“Para mim, ela era o meu monstro. Talvez, nós dois estivéssemos certos porque cada um tinha um jeito de ver o outro e a si próprio.”

Este livro foi curto e intenso. “Mulher com brânquias” foi mágico, sensível e maravilhoso, se tornando um dos meus livros favoritos. Patrícia Baikal brincou de uma forma incrível com nossas percepções do que é real e imaginário, através de uma escrita linda e reflexiva.
Nesta história somos apresentados a Rita, uma professora universitária, que em um dia, se depara com a presença de um grande peixe flutuante em sua sala de aula. Aparentemente, só ela consegue vê-lo, mas o que isso significa? Se não só isso bastasse, ela ainda tem que passar a lidar com o fato de que escamas de peixe passam a nascer em sua pele. Estaria ela alucinando, ou sendo assombrada por um monstro aquático? Isso tudo é real ou imaginário? Através de coincidências e buscando respostas, Rita acaba por voltar a sua cidade de origem, onde acaba por enfrentar de frente diversas questões familiares e internas.
Para mim esse livro foi maravilhoso. Acabei por me envolver enormemente na leitura, mergulhando de cabeça nos questionamentos da protagonista, e marcando diversas frases que me deixaram muito pensativas. O final deste livro me surpreendeu, e por um lado me deu respostas, por outro, me deixou ainda mais intrigada para saber mais sobre esse universo.
Patrícia Baikal fez um trabalho maravilho que merece muito reconhecimento, tanto pelo desenvolvimento de uma história genial, pela construção de uma trama com relações familiares muito bem elaboradas e conflitos pessoais e psicológicos, quanto por sua escrita extraordinária.

QUOTE | “Lá no fundo, no meio de tudo, não sei se havia ossos ou apenas a vontade de ser mais resistente. Nos próximos dias, a vida mostraria que minha pele era como um escudo tentando me proteger das dores mais fortes. Um escudo com defeitos e buracos tapados com escamas de peixe. Quanto mais buracos aparecessem, mais escamas surgiriam.’
QUOTE | “Eu estava sendo tomada por escamas como se me transformasse, aos poucos, num animal híbrido. Não sabia o que aconteceria em seguida. Senti medo de os sintomas piorarem até me tornar incapaz de diferenciar o que realmente existia do que era fruto da minha imaginação.”

site: https://www.instagram.com/garotavernacula/?hl=pt-br

AnaB. 25/07/2021

É aquela história, "o que não te mata, te faz mais forte".

O livro conta a história de metamorfose/transformação da Rita. No seu primeiro dia de aula, Rita volta a rever um grande peixe e volta a sentir suas escamas aparecendo. É na visita a sua cidade natal que ela encontra algumas respostas e algum conforto.

É uma leitura bem poética, sabe?! O leitor consegue enxergar poesia nas entrelinhas. E o epílogo fecha com uma bela lição.

1 | 2 | 3 | 4 | 5