1964: O Elo Perdido

1964: O Elo Perdido Vladimír Petrilák...

Resenhas - 1964 O Elo Perdido

Sídnei 20/04/2024

Atuação dos serviços secretos socialistas no ??
O livro é simplesmente fantástico! Baseado em documentos da STb um dos serviços secretos satélite da KGB soviética, relata o " trabalho" de espionagem realizado por anos em território brasileiro, financiamento de guerrilhas, cursos, intimidação etc. O livro traz imagens dos documentos originais e suas fontes para pesquisa. Nesse trabalho fica clara a participação do serviço secreto socialista trabalhando para criar no Brasil uma guerra civil a ponto de colocar no poder um sistema socialista, que foi frustrado pelo golpe civil - militar de 1964.

Luiz Santiago 08/10/2023

Tambor pra doido dançar (mas o recolhimento de fontes é muito bom!)
Não tem método histórico, não traz nada que antes não se tinha ciência, não muda nada na historiografia, mas consegue trazer ótimas fontes sobre a amplamente conhecida presença de espiões soviéticos (mais especificamente, tchecos) no Brasil. Só dou 2 estrelas pela pesquisa das fontes inéditas. Mas tem momentos do livro que chega a ser engraçado como os autores, sem conhecimento algum de como trabalhar com fontes primárias, especialmente as institucionais, cometem erros vergonhosos de análise, achando que estão dando o "furo histórico do século". Justiça seja feita, em alguns momentos, eles até que são bem cautelosos ao falarem da importância e até da veracidade das fontes, o que me surpreendeu. Só o gado golpista que nunca leu um livro de História do Brasil do século XX acha que isso aqui inventou a roda...

[Plano Crítico]
planocritico.com

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "1964: O Elo Perdido" é uma obra do historiador eslovaco Vladimír Petrilák que, por meio da análise de documentos secretos do Serviço Secreto Comunista Internacional (KGB), investiga a atuação dos comunistas na política brasileira durante a década de 1960, especialmente durante o período pré-golpe militar de 1964. O livro é dividido em três partes: a primeira trata dos antecedentes da revolução cubana e do projeto comunista para a América Latina; a segunda apresenta os principais personagens do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a sua participação na política nacional; e a terceira parte analisa os documentos da KGB sobre o Brasil.

Fichamento:
Introdução:
O livro "1964: O Elo Perdido" de Vladimír Petrilák apresenta uma análise detalhada dos documentos secretos da KGB sobre a política brasileira nas décadas de 1950 e 1960. O autor busca compreender a atuação dos comunistas na política brasileira, especialmente o Partido Comunista Brasileiro (PCB), e a sua relação com a União Soviética. Petrilák argumenta que, ao contrário do que se acreditava, a União Soviética não teve uma influência direta no golpe militar de 1964, mas que a atuação dos comunistas no Brasil foi um dos fatores que contribuiu para a instabilidade política do país naquele período.

Parte 1: Antecedentes da Revolução Cubana
O autor apresenta um panorama geral da situação política da América Latina nos anos 1950 e 1960, com destaque para o projeto comunista para a região. Petrilák destaca a importância da Revolução Cubana como um marco na estratégia comunista para a América Latina e analisa as relações entre Cuba e a União Soviética.

Parte 2: O PCB e a política nacional
Nesta parte do livro, Petrilák apresenta os principais personagens do Partido Comunista Brasileiro, a sua história e a sua atuação na política nacional. O autor destaca a influência do PCB em diversos setores da sociedade brasileira, como o sindicalismo, o movimento estudantil e a cultura. Além disso, o autor analisa as disputas internas do partido e as suas alianças políticas.

Parte 3: Os documentos da KGB sobre o Brasil
Na terceira e última parte do livro, o autor apresenta a análise dos documentos da KGB sobre a política brasileira nas décadas de 1950 e 1960. Petrilák destaca a atuação dos agentes soviéticos no Brasil e a relação entre o PCB e a União Soviética. O autor argumenta que os comunistas brasileiros não receberam uma orientação direta de Moscou, mas que a KGB monitorava de perto a política brasileira e fornecia informações para o partido.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Sincero 13/01/2023

Os espiões no Brasil
Os tchecos (comunistas) estavam infiltrados no Brasil desde há muito tempo. Será se eles vieram aprender jogar futebol? Ingênuo aquele que pensar que sim. Não vieram atrás de futebol, nem de mulheres, nem de carnaval. Estiveram ?rezidentes?(termo ligado à rezidentura, ou seja, base secreta sob a cobertura do órgão diplomático) e com laços ainda estreitados com a ?nomenklatura? soviética. Os autores desta obra, um brasileiro e um tcheco, expõem seus trabalhos de pesquisa sobre os materiais e os documentos do Serviço Secreto da Tchecoslováquia (StB) socialista da época da Guerra Fria. O Brasil também foi alvo de atuação de espiões secretos vermelhos com seus planos e estratégias em busca de informações, de expandir o movimento comunista e impedir, no seu modo de entender, o avanço ?imperialista? americano.

Cleber 30/06/2022

"Namorou, namorou, mas não beijou"
Infelizmente não passa credibilidade nos fatos. Não vai a fundo para dizer o que continha nas pastas tão secretas. Frustrante pra quem é curioso. Por ser um livro histórico, não há referências bibliográficas. Não há foto dos supostos agentes e sim desenho dos mesmos. Um livro que é a ponte que liga o nada ao lugar nenhum. Um livro que será um excelente peso de porta.

Di Maio 23/04/2022

Li em um dia
Todos deveriam conhecer o que tem NESTA versão de 1964. Conhecer a história do nosso país e do mundo.

Thiago.Struzani 22/03/2021

Literatura importantíssima, porém tediosa
O livro é uma enciclopédia, tamanha quantidade de documentos que comprovam os fatos narrados pelos autores. É fruto de uma pesquisa incansável e muito competente que comprovam, sim, a tão negada atuação comunista no Brasil por meio de espiões e rezidenturas da StB (inteligência Tcheca, braço da KGB russa).
Por esse motivo o livro deveria levar 5 estrelas, acontece que apesar dos autores serem exímios pesquisadores, entendo que pecaram na narrativa do livro, que mostrou-se em diversas oportunidades como extremamente tediosa, enfadonha.
Por esse motivo optei por dar 3 estrelas.
Literatura importantíssima para entendermos um dos períodos mais conturbados da nossa nação.
Vale insistir.
Carol.Sartor 23/01/2023minha estante
Exatamente! Dei 4 estrelas pois nos dois últimos capítulos achei que ficou mais interessante por conta do envolvimento da Igreja, a Teorlogia da Libertação etc, já que esses assuntos me agradam, porém de resto extremamente maçante e achei mal escrito, não sei se foi mal traduzido ou se a língua original é português.

Charles.Varilli 16/02/2021

1964 - O elo perdido
1964 - O Elo Perdido - O Brasil nos arquivos do serviço secreto comunista ?, publicado pela Vide Editorial,  conhecemos o que escreveram sobre nosso País e nossa gente, os funcionários da StB (Segurança Estatal), a polícia secreta comunista, formada pela cooperação entre a polícia comum, as forças armadas, e o Partido Comunista da longínqua Tchescolováquia.

Os dois pesquisadores realizaram seu trabalho procurando nos arquivos disponibilizados, a partir de 1996, pelo governo daquele país que, após a chamada revolução de veludo em 1989,  teve o regime comunista derrubado.

Os minuciosos relatórios dizem como brasileiros eram aliciados para trabalhar como informantes e agentes do StB que, na verdade era um braço da KGB russa. Impressiona ver como eram atraídos como passarinhos para a arapuca. Aos agentes thecos não interessavam os militantes do Partido Comunista ou pessoas publicamente tidas como ?progressistas". Buscavam entre os chamados nacionalistas, que de vez em quando protestavam contra a influencia,  vista como excessiva, da cultura americana no nosso País. Isso era importante, porque tais pessoas eram consideradas isentas quando opinassem e tinham livre acesso a grupos de atividades políticas,  econômicas, bancarias, e especialmente aos órgãos governamentais.

Henrique SM Carvalho 03/08/2020

1964 o elo perdido
O livro se passa antigamente na cidade do Rio de Janeiro, por volta dos anos 50.
E conta sobre os espiões da URSS, que foram enviados para o Brasil para tentar transforma-lo em um mais um país da União Soviética. E mostra no decorrer do livro, diversos documentos e cartas que comprovam a história do livro. Os autores deixam o leitor sem fôlego desde o começo do livro, e várias revelações podem deixar o leitor chocado, e mostra os principais planos da URSS para desinformar os brasileiros, e conseguirem assumir o governo do Brasil. Sem sombras de dúvida, esse é o melhor livro que eu li esse ano. Eu recomendo esse livro para você leitor que ama conhecer a história do nosso Brasil, e ver comentários sobre a nossa história. Meus parabéns aos autores ?????

Paulo 12/07/2020

Os fatos que não nos contaram.
Sobre esse livro cito duas partes:

"Por isso, apenas descrevemos os fatos. A verdade é uma categoria simples, mas fundamental: caso neguemos o seu valor, todos os outros valores perdem o significado, tornam-se falsidade ou ficção: a falsa justiça torna-se injustiça, a falsa sinceridade, mentira".

"Que o leitor avalie por si como devem ser interpretados os fatos aqui apresentados".

Então, é basicamente isso. Um livro elaborado através de fatos, documentos oficiais, informações que podem ser conferidas por qualquer um. Os autores em momento nenhum tentam empurrar ao leitor uma ideologia ou uma verdade, basta o leitor ler e interpretar os fatos. O que eu tirei de aprendizado desse livro foi: os serviços secretos eram altamente organizados, tinham uma rede muito bem organizada, e que o nosso país escapou por pouco, em ser uma Cuba, mesmo que até hoje os comunistas ainda estejam impregnados em vários setores. Esse livro só reforça para mim, como a Liberdade é importante a um país. E que temos que cuidar muito com as desinformações disseminadas no nosso dia a dia, e também com os desinformações que nos passaram ser verdades, nas aulas de história do ensino fundamental e médio. A ideologia esquerdista, está impregnada em nossa educação, e se não procurarmos por fontes alternativas de informação, que nos tragam os fatos, seremos facilmente manipulados e utilizados para uma plano maior dos comunistas.

Rodrigo 21/05/2019

Importante, porém arrastado
Este livro é muito importante porque traz informações até então desconhecidas da história do Brasil, que só vieram a tona depois da abertura dos arquivos do serviço secreto tchecoslovaco e do minucioso trabalho de pesquisa realizado pelos autores desta obra.

Contundo, infelizmente a sua leitura é arrastada e enfadonha em vários momentos, se prendendo demais a detalhes. Talvez as informações contidas aqui neste livro fosse melhor apresentadas em um documentário audiovisual.

Rhodolfo.Vale 15/11/2018

fraco
fizeram uma grande propaganda do livro mas prova mesmo e algo relevante nao aparece. maximo que provam e que tinham influencias em um jornal e informaçoes com pessoas proximas ao itamaraty. sempre quando desenvolve algo no final diz que era so plano e nao deu certo.
Alekssandro.Torres 05/02/2019minha estante
Um país do tamanho do estado do Pernambuco, governado por um regime totalitário comunista, tinha aqui, na ilegalidade, dois jornais, uma editora, dezenas de agentes e um plano para abertura de um canal de TV. Você não achou nada disso incrível? Já sei, se não são documentos da CIA você não acredita.