Uberização

Uberização Tom Slee

Resenhas - Uberização

Fernando222 30/01/2023

Intrigante, impactante e importante
Um excelente livro que retrata com clareza a realidade das big tecs da indústria do compartilhamento, que de fato propõe algo incrível e que trará inúmeros benefícios, mas na realidade representa a face mais obscura do Neoliberalismo.
Slee faz um livro muito dinâmico e gostoso de ler, utilizando de exemplos críveis do nosso dia a dia para mostrar o real impacto da Indústria do Compartilhamento na sociedade. É um livro técnico, mas acessível e muito fluido, em nenhum momento ele fica maçante ou cansativo.
Um livro fundamental para ter compreensão ampla do que está acontecendo no mundo pós -fordista e quais são os reais impactos dos apps nas interações humanas, no funcionamento dos centros urbanos e nas relações de trabalho (cada vez mais precarizado).

Vívian 04/04/2020

Há um tempo já se fala sobre a precarização do trabalho via aplicativo. Muito do que se relata no livro pode ser conferido facilmente, afinal, quem não conhece um motorista de Uber? Mas o livro me chamou a atenção para o AirBNB e seus impactos na cidade, além de outros apps que eu não conhecia. Foi de grande importância para entender como a o conceito de economia de compartilhamento foi ajustado para atender a esse tipo de companhia, que enriquece com base na exploração e faz de tudo para se eximir de responsabilidades.

Debora.Dornelas 17/12/2019

Leitura oportuna
Em tempos de frenesi em torno da "economia do compartilhamento", esse livro apresenta uma perspectiva critica sobre os interesses por trás de empresas que se apresentam como soluções mágicas para promover a liberdade dos indivíduos, seja como compradores ou trabalhadores.

O autor traça um panorama de como o Airbnb impacta a realidade urbana das cidades onde atua de forma mais agressiva, através de estratégias para evitar qualquer tipo de regulação estatal e de taxação sobre seus lucros.

Também argumenta que empresas como Uber, deliveries de comida ou contratação de serviços doméstico on demand promovem a superexploração dos trabalhadores, constituindo uma estratégia para burlar as legislações trabalhistas que garantem a segurança dos trabalhadores, limitação de jornada de trabalho e salário-minimo por hora de trabalho.

Uma leitura muito fluida e interessante. Mesmo para quem já tem uma visão crítica do conjunto de falácias da ideologia do Vale do Silício, fornece bons dados e informações.