A Canção da Espada

A Canção da Espada Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - A Canção da Espada

LisboaPB 13/04/2022

Achei o Uhtred muito mais agressivo e violento. É interessante como ele evoluiu para este ponto. E a fórmula que tava meio repetitiva nos últimos livros não ficou tanto aqui, o que deixou o livro melhor e mais desenvolvido.

Evaldo29 12/04/2022

Como esse livro nos prende, principalmente nos detalhes. Até os personagens secundários são realmente muito bons... Dentre eles Padre Broca, Steapa, Padre Pyrling e Finnan são os que eu mais gosto. Fiquei muito triste com o Final do Clapa e de Erik ???

Ronan.Azarias 12/04/2022

Empolgante
Peguei esse livro Depois de ler Moby Dick não sei se foi a diferença de estilo de escrita ou se foi a história em si mas eu não consegui parar de ler esse livro e para minha média de leitura eu consegui ler muito acima do que o normal. A história cativante foi bem sempre deixa aquela sensação de que algo está para acontecer. Isso prende a atenção e faz com que você não queira largar o livro.

Olgashion 06/04/2022

A espada de Uthred sempre cantando e conquistando novos lugares, mas, nem sempre lhe levando a conquista da sua terra e a quebra de juramento com Alfredo, que consegue de certa forma ser seu pior algoz

Andre350 30/03/2022

ano é 885 e a Inglaterra está em paz, dividida entre o reino dinamarquês ao norte e o reino saxão de Wessex, ao sul. Uhtred, filho exilado de um senhor da Nortúmbria, guerreiro por instinto, viking por natureza, parece ter se acomodado. Tem terras, mulher, dois filhos e uma tarefa dada por Alfredo: sustentar a fronteira no Tâmisa. Mas os problemas aparecem, um morto ressuscitou e novos vikings chegaram para ocupar Londres. O sonho deles é conquistar Wessex, e para isso precisam da ajuda de Uhtred. Alfredo tem outras idéias. Quer que Uhtred expulse os invasores vikings de Londres. É uma época perigosa e Uhtred precisa decidir até que ponto seu juramento o liga ao rei. Outras nuvens de tempestade estão se reunindo. Æthelflaed ? a filha de Alfredo ? está casada, mas uma reviravolta cruel do destino faz com que sua própria existência se torne uma ameaça ao reino  de Alfredo. São as lealdades dúbias de Uhtred, meio saxão, meio dinamarquês, que devem agora decidir todo o futuro da Inglaterra. A canção da espada conta a história da criação da Inglaterra e, como todos os outros romances anteriores de Bernard Cornwell, baseia-se em acontecimentos reais. É uma empolgante história de amor, traições e violência, passada numa Inglaterra em meio a lutas e tumultos tremendos, mas ao mesmo tempo instigada por um pequeno clarão de esperança de que Alfredo, o grande rei de Wessex, possa se mostrar uma força duradoura. Uhtred, o maior guerreiro do rei, tornou-se sua espada, um homem temido e respeitado por toda a extensão do território, seu Senhor da Guerra.

Iani 23/03/2022

Crescimento incrível

Mais um maravilhoso livro da Saga de Uhtred de Bebbanbug e sobre como ele se envolveu diretamente na formação do que viria ser a Inglaterra, vemos aqui o nosso herói crescido e maduro e como sempre sempre um ótimo guerreiro dividido entre a fé e juramentos.

skuser02844 18/03/2022

ACDE - livro 4
Até agora o pior livro da saga Crônicas Saxônicas, vou dizer o porque. Ao passar mais que a metade do livro, não houve uma cena tipica dessa saga, nada importante, nenhum trama interessante ou algo que me prendesse a tensão. Próximo ao final que a trama ficou envolvente com ação, enredo atraente e bons diálogos, acredito que metade das páginas desse livro bastava para o volume 4, o restante não serviu nem para o desenvolvimento da história.

Não deixe de ler esse volume, essa é minha opinião, outras pessoas podem descordar. Incentivo você a viver essa história junto com protagonista Ultred. Tenha você, sua própria experiência e interpretação.

Caesar 13/03/2022

Quarto livro da saga da luta dos saxões contra Normandos, durante o reinado de Alfredo, o grande. A narrativa se concentra na parte central da ilha, no reino da Mércia. Novos agentes são apresentados que embalam a trama. Além de batalhas de tirar o fôlego!

Mariana 03/03/2022

Muito bom!!
Crônicas saxônicas sempre surpreendendo, o quarto livro não é o meu preferido da coleção mas ainda sim é muito bom! Não vejo a hora de ler os restantes.

Vinicius 09/02/2022

Gostei especialmente deste livro. Ele mantém a boa narrativa e a história envolvente. Porém, ainda que eu esteja adorando toda a história de Uhtred de bebbanburg, este me cativou bastante porque houve uma mudança significativa na sequência que vinha se estabelecendo. Uhtred sempre fornecia uma contribuição significativa para as vitórias, mas sempre se dava mal depois. Era mal recompensado pelos líderes por quem lutou. Agora parece que finalmente está começando a construir algo significativo com Alfredo.

Livros da Julie 11/01/2022

O peso da espada e do destino
-----
"o que mais os velhos têm, além de histórias?"
"nunca deve contar seus crimes aos outros, a não ser que sejam tão grandes a ponto de não poderem ficar escondidos, e nesse caso descreva-os como política ou ação de Estado."
"o serviço de um senhor era para com o povo que ele governava, e (...) o povo perdoaria muitos pecados do senhor enquanto ele o protegesse."
"eu roubo enquanto o dono está olhando e enquanto pode defender sua propriedade com a espada. O ladrão que rouba no escuro é que merece morrer."
"as fiandeiras do destino (...) Sabem tudo. (...) algumas vezes nos banham de sorte e algumas vezes nos condenam à dor e às lágrimas."
"O destino nos governa. Nossa vida é feita antes de a vivermos"
"sem juramento não somos melhores do que animais."
"por que o falcão deveria se incomodar com o ódio do pardal?"
"A covardia está sempre conosco, e a coragem (...) é meramente a vontade de suplantar o medo."
"Na batalha o homem arrisca tudo para ganhar reputação. Na cama não arrisca nada. O júbilo é comparável, mas o júbilo de uma mulher é fugaz, ao passo que a reputação é para sempre. Homens morrem, mulheres morrem, todos morrem, mas a reputação sobrevive ao homem"
"a verdadeira recompensa de um guerreiro não é a prata e o ouro que ele pode ganhar (...) e sim a reputação, e é por isso que existem poetas. Os poetas contam as histórias dos homens que defendem a terra e matam os inimigos da terra."
"a primeira notícia geralmente é a versão acreditada."
"É difícil obrigar a obediência sem encorajar o ressentimento"
"um homem não lidera permanecendo fora da luta."
"um guerreiro que não tem raiva não é guerreiro de verdade. A raiva é uma espora, um aguilhão, suplanta o medo para fazer o homem lutar"
"A luxúria é uma viagem a lugar nenhum, a uma terra vazia, mas alguns homens simplesmente amam essas viagens e jamais se importam com o destino. O amor também é uma viagem, (...) mas é uma viagem de contentamento."
"Um país é (...) a soma de todas as suas histórias. Somos o que nossos pais fizeram de nós, suas vitórias nos deram o que temos"
-----
A canção da espada é o quarto livro da série Crônicas Saxônicas, lido com as @mafaguifinhos e @nleituras.

Depois de ajudar a trazer estabilidade aos reinos de Wessex e Mércia, Uhtred aproveita a tranquilidade da vida de um guerreiro abastado, respeitado, temido e casado naqueles idos de 885 d.C. No entanto, a paz era um ativo incerto, pois as ameaças surgiam a todo momento. Dessa vez, na figura de noruegueses que chegaram em grande número à costa oriental e conseguiram tomar Londres.

O rei Alfredo tem consciência da posição estratégica da cidade e sabe que, além do prejuízo ao livre comércio ao longo do Tâmisa, a vinda de mais um grupo viking acabará desestabilizando o frágil equilíbrio de poder na ilha desde o acerto firmado entre saxões e dinamarqueses, pesando a balança para os nórdicos. Ainda ligado ao rei por força de juramento, Uhtred se vê novamente intimado a participar das campanhas que decidirão o futuro da Inglaterra.

O livro tem um ritmo um pouco mais lento no início, apesar de todas as batalhas que ocorrem já então. Mas a tensão cresce após uma grande reviravolta na última parte, que nos deixa de queixo caído e com o coração na mão. O final é absolutamente extraordinário, o mais angustiante e perturbador da série até o momento.

O autor faz a gente se questionar continuamente sobre conceitos como moral, ética, lealdade e justiça. O bem e o mal são noções relativas? O certo e o errado dependem de época e lugar? O ser humano costuma estabelecer linhas de ação a serem seguidas de acordo com a conjuntura existente e elas podem evoluir à medida que os contextos histórico, social, econômico e cultural se modificam. Ambos os avanços seguem em paralelo. Somos frutos do meio e o meio é fruto de nossa mentalidade.

O fato é que mais de um milênio nos separa dos eventos narrados e, portanto, estranhamos muitos dos comportamentos descritos no livro. Tentamos medir as atitudes dos personagens com nossa atual régua de valores. Vale a pena constatar nossa tendência a fazer comparações anacrônicas e também perceber quanto a sociedade progrediu desde então e o tanto que, em alguns aspectos, somos exatamente os mesmos.

Outro ponto abordado é o constante cotejo entre as condições das casas à época com o que existia quando o Império Romano ocupava a ilha. As construções romanas eram tão duráveis que há resquícios delas até hoje. Não é incomum que edificações e materiais antigos permaneçam intactos por muito mais tempo que os modernos. Nesse âmbito, parece que a humanidade desaprendeu muito de seu conhecimento.

Já as cidades começaram a mostrar os efeitos nocivos do povoamento desenfreado. Ainda não havia cuidados higiênicos e sanitários que permitissem às pessoas viver em um ambiente saudável sem o distanciamento e a renovação natural que o campo propicia. Os hábitos urbanos reforçaram a pestilência nas ruas, o que só viria a ser resolvido séculos mais tarde.

A violência é outro tema tratado nas Crônicas. A agressão contra as mulheres e crianças não apenas era habitual, como necessária para obtenção de obediência, segundo orientado pela própria religião. As lutas sangrentas e impiedosas transformavam-se em belas canções pelos poetas, que celebravam e eternizavam os heróis e seus grandiosos feitos, endeusando e espalhando a fama de pessoas não tão especiais assim, glorificando ações que, ao vivo, eram pura carnificina.

Assim era a vida de Uhtred, talhada pela força de sua espada e exaltada por sua extensa reputação. Ele tinha nítida consciência de sua habilidade física e tática e total convicção de que entraria em batalhas para ganhar ou, pelo menos, morrer tentando. Confiante e seguro de si, mesmo assim foi seduzido pela ideia de um poder ilimitado e um futuro suntuoso. Seu orgulho e sua infinita vaidade o levaram a acreditar em falsos profetas e em resultados milagrosos, mesmo sabendo que teria plenas condições de traçar seu próprio destino.

Mas e as fiandeiras? Já não está tudo escrito? Se há uma certeza na vida é que os sonhos são traiçoeiros, os sofrimentos, garantidos, e as mortes, inevitáveis. E mais: o sofrimento pela morte dos nossos sonhos é o mais dolorido e cruel.

site: https://www.instagram.com/p/CYje8GJrhI-/

Fabiana 09/01/2022

Destino
Acredito que foi essa saga que me iniciou nos romances históricos que hoje é um de meus gêneros favoritos, e é muito bom reler e descobrir que gosto ainda mais do que lembrava da primeira leitura

DeiaMolder 25/11/2021

"Toquei Bafo de Serpente ? de novo e me pareceu que ela cantava teve um tremor. Algumas vezes eu achava que a espada cantava. Era um canto fino, apenas entreouvido, um som penetrante, a canção da espada, que deseja sangue, a canção da espada."

Vamos aos fatos....

Mesmo que a série Crônicas Saxônicas conte a história de Alfredo, o Grande, quem se sobressai é o personagem fictício Uthred de Bebbanburg. Filho exilado da Nortúmbria, guerreiro por instinto, viking por natureza. Maravilhoso!!!! ??

"Os animais devem puxar juntos, motivo pelo qual são postos na mesma canga, e na vida um boi se chama Destino e o outro Juramentos. "

Com algumas pedras em sua bota Uthred tenta lidar com a ambiguidade de seus pensamentos. Estava, literalmente, entre a cruz e a espada, cruz de Alfredo e Bafo de Serpente, sua espada.

"Escolhemos, no entanto nossos Juramentos, Alfredo quando me deu sua espada e as mãos para envolver as minhas, não ordenou que fizesse o juramento. Ofereceu-o e eu escolhi. Mas teria sido minha escolha? Ou será que as fiandeiras escolheram por mim?"

Entra em cena Aethelflead - filha mais velha de Alfredo que casa com um abobado da enchente que não merece ser nomeado? e algo acontece....

"O amor é uma coisa perigosa. Vem disfarçado para mudar nossa vida." ?

Mas não pense que o amor ficou muito tempo no ar. Bafo de Serpente precisa entrar em ação. ??

"....foi nossa vez de gritar e a raiva dentro de mim se tornou a fúria rubra da batalha."

Este quarto volume foi mais calminho ?, uma pequena introdução para o que estava por vir.

*Um juramento de fidelidade ou fieldade é uma promessa de lealdade de uma pessoa para outra. No caso aqui, de um guerreiro para com seu Rei.
E qual o poder de um juramento? Antigamente, um homem que quebrasse um juramento era visto como traidor.?

Ui....
Vamos ?

Thaís Almeida 31/10/2021

De tirar o fôlego!
Que livro! A cada livro Bernard se supera escrevendo personagens, esse livro começa sombrio e termina agridoce... Vemos cada vez mais Uthred ascendendo nas batalhas e se tornando mais experiente e estrategista! E as batalhas continuam sangrentas e magníficas! Recomendo

Vitoria 29/10/2021

E a saga de Uthred segue despertando interesse
Um Uthred mais velho, com menos dos arroubos da juventude, mas ainda assim, destemido.

Mudam o cenário, as personagens de destaque, os propósitos. Como sugere o título, talvez a grande personagem do quarto volume da saga seja Bafo de Serpente.