A Canção da Espada

A Canção da Espada Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - A Canção da Espada

Andre350 30/03/2022

ano é 885 e a Inglaterra está em paz, dividida entre o reino dinamarquês ao norte e o reino saxão de Wessex, ao sul. Uhtred, filho exilado de um senhor da Nortúmbria, guerreiro por instinto, viking por natureza, parece ter se acomodado. Tem terras, mulher, dois filhos e uma tarefa dada por Alfredo: sustentar a fronteira no Tâmisa. Mas os problemas aparecem, um morto ressuscitou e novos vikings chegaram para ocupar Londres. O sonho deles é conquistar Wessex, e para isso precisam da ajuda de Uhtred. Alfredo tem outras idéias. Quer que Uhtred expulse os invasores vikings de Londres. É uma época perigosa e Uhtred precisa decidir até que ponto seu juramento o liga ao rei. Outras nuvens de tempestade estão se reunindo. Æthelflaed ? a filha de Alfredo ? está casada, mas uma reviravolta cruel do destino faz com que sua própria existência se torne uma ameaça ao reino  de Alfredo. São as lealdades dúbias de Uhtred, meio saxão, meio dinamarquês, que devem agora decidir todo o futuro da Inglaterra. A canção da espada conta a história da criação da Inglaterra e, como todos os outros romances anteriores de Bernard Cornwell, baseia-se em acontecimentos reais. É uma empolgante história de amor, traições e violência, passada numa Inglaterra em meio a lutas e tumultos tremendos, mas ao mesmo tempo instigada por um pequeno clarão de esperança de que Alfredo, o grande rei de Wessex, possa se mostrar uma força duradoura. Uhtred, o maior guerreiro do rei, tornou-se sua espada, um homem temido e respeitado por toda a extensão do território, seu Senhor da Guerra.

Patrícia 01/07/2009

Morno!
Bernard vacilou! Deixou ainda muito por esclarecer e a história ficou curta e morna... Não acredito que só ano que vem que vou acabar com tamanha ansiedade!
Bernard precisa parar! Estou viciada nos livros dele e estou indo a falência!!!!!!!!!!!!! (rs*)

Carlinha 15/03/2020

Uhtred de Bebbanburg continua sendo o cara!!!

É na parede de escudos que estão seus melhores amigos, você ama aqueles caras e daria a vida por eles, assim como eles dariam a vida por você.

Ronan.Azarias 12/04/2022

Empolgante
Peguei esse livro Depois de ler Moby Dick não sei se foi a diferença de estilo de escrita ou se foi a história em si mas eu não consegui parar de ler esse livro e para minha média de leitura eu consegui ler muito acima do que o normal. A história cativante foi bem sempre deixa aquela sensação de que algo está para acontecer. Isso prende a atenção e faz com que você não queira largar o livro.

Douglas.Castro 14/05/2022

Perfeito
Mais um livro da serie, uma das melhores series ja escritas, recomendo a todos, leitura facil e envolvente.

V Madero 24/07/2015

E o Amor venceria.

O livro "A canção da espada" tem um final especialmente triste...sendo o primeiro da saga a fazer meu coração apertar de tristeza real... Apesar de outras cenas de livros anteriores serem até relativamente parecidas...não se sente a tristeza que se apresenta nesse.

Em meio a sequestros e resgates, um novo e bonito amor nasce, mas o destino é inexorável.

Entre as muitas batalhas travadas temos a mais "louca" de todas...com diferentes exércitos guerreando um contra o outro e sentimos a confusão da guerra.

Existem personagens felizes e tristes....nosso bom Uhtred continua se mostrando cada vez mais um guerreiro notável...e o Alfredo...continua um chato...mas um chato que se mostra cada vez mais sábio. E tenho certeza que em breve veremos muitos sonhos sendo realizados e ainda mais sendo destruídos.

Felipe.Mello 16/07/2021

A canção da espada
Bernard Cornwell mantém o nível dos 3 primeiros livros da saga e continua sendo um mestre em descrições de batalhas de de clímax nos momentos mais importantes! Gosto da honestidade e fidelidade dele ao misturar ficção e realidade.

Me diverti bastante lendo mais um livro da saga das ?Crônicas saxônicas?!

Augusto Jr. 12/12/2014

O Júbilo da Batalha!
Levei menos que três dias pra terminar (comecei terça-feira à noite). Meu novo recorde. Tudo culpa da incrível magia de Bernard Cornwell, um dos poucos que consegue me prender à leitura.

Sobre o livro... Com a chegada dos noruegueses à Inglaterra, os dinamarqueses se aliam para tomar Wessex de Alfredo, mas a guerra em A Canção da Espada é por Mércia, pelo amor de AEthelflaed e, principalmente, pela honra de Uhtred, que luta contra si para manter seu juramento ao rei, ao padre Pyrlig e AEthelflaed. A história percorre por batalhas mais sangrentas, épicas e dignas de serem cantadas por poetas. O quarto livro da saga de Uhtred nos traz novos inimigos: Os irmãos Thurgilson, Sigefrid e Erik, noruegueses. Além de antigos rostos, falo do traiçoeiro Haesten e do primo de Uhtred, o maldito AEthelred. Outros nomes, Eilaf, o Vermelho e Olaf Garra-de-Águia, apenas surgem para enaltecer os duelos de Uhtred de Bebbanburg. Os amigos de Uhtred continuam presentes: Finan, Clapa, Sihtric, Rypere, Eadric e Cenwulf. Sendo que os quatro primeiros nomes são mais importantes na história, mas um deles infelizmente nos deixará para sempre. O temível Steapa também reaparece. Mas o destaque é Osferth, sobrinho do Leofric, tendo participação decisiva na história. Cômica, mas decisiva!

Evitando outro spoiler... A saga continua nos trazendo narrações de batalhas épicas, algo que nos leva a imaginar cenas de filmes medievais a cada linha lida. Você termina de ler e logo surge uma enorme vontade de começar o quinto livro, até porque o final não acaba aqui.

Algo para ser discutido – O pensamento do Uhtred após o sermão dado pelo padre Erkenwald à AEthelflaed: ❝No entanto, podia olhar para a filha, ver os machucados e aprovar? Ele sempre havia amado os filhos. Eu os tinha visto crescer, e tinha visto Alfredo brincar com eles, entretanto sua religião lhe permitia humilhar a filha que ele amava? Algumas vezes, quando rezo a meus deuses, agradeço fervorosamente por terem deixado que eu escapasse do deus de Alfredo❞. Bernard Cornwell continua nos levando a questionar muito o cristianismo. Existem outros momentos do livro em que a religião é questionada, algo que de modo estranho me convence.

❝Eu era a morte vinda da manhã, a morte suja de sangue, vestida de malha, capa preta e um elmo com crista de lobo. Agora estou velho. Velho demais. Minha vista se esvai, meus músculos são fracos, meu mijo sai em gotas, meus ossos doem, sento-me ao sol, caio no sono e acordo cansado. Mas me lembro daquelas lutas, daquelas velhas lutas. Minha mais nova esposa, uma mulher estúpida e devota que vive gemendo, encolhe-se quando conto as histórias, mas o que mais os velhos têm, além de histórias?❞. — Uhtred de Bebbanburg

❝Na batalha o homem arrisca tudo para ganhar reputação. Na cama não arrisca nada. O júbilo é comparável, mas o júbilo de uma mulher é fugaz, ao passo que a reputação é para sempre. Homens morrem, mulheres morrem, todos morrem, mas a reputação sobrevive ao homem, e era por isso que eu gritava meu nome enquanto Bafo de Serpente tirava sua primeira alma❞. — Uhtred de Bebbanburg.

Mariana 03/03/2022

Muito bom!!
Crônicas saxônicas sempre surpreendendo, o quarto livro não é o meu preferido da coleção mas ainda sim é muito bom! Não vejo a hora de ler os restantes.

Inácio 26/09/2021

Ótimo
Cornwell foi a melhor descoberta deste ano, não consigo parar de ler seus livros. Quando você acha que a saga não tem como melhorar o autor te surpreende e te eleva muito acima das expectativas! Saga perfeita!

Lynnë 18/04/2013

Wyrd bið ful aræd!

Cornwell me deixa boquiaberta a cada volume das Crônicas Saxônicas. Mesmo com os floreios necessários a um romance ficcional, saber que essas batalhas descritas aconteceram de fato me empolga. Nasci no século e país errado.

A narração da batalha é tão empolgante que deixa qualquer filme do gênero no chinelo, não achava ser possível tamanha literalidade com palavras, mas é.

Ao contrário da saga do Graal, essa se supera a cada livro, e me deixa ansiosa pela continuação, é uma necessidade saber o que acontece a seguir, não apenas curiosidade e sentimento de terminar a saga como acontece com outras trilogias e coleções.

Amo Uhtred.

Mateus 11/03/2013

Menos épico, mais apaixonado, essa sequência trouxe mais detalhes da vida de Uthred Raganrson e mostra porofundamente seu lado moral ao lidar na corte de Alfredo. Mostra a evolução do personagem, que ainda mantém seus princípios, apesar de ser menos intransigente conforme envelhece. Muito bom!

Rodolfo Rodriguez 07/07/2021

Wyrd biõ ful ãræd
O destino é inexorável, e um erro põe em risco o reino inglês, mas uhtred conseguirá evitar uma catástrofe? Ou o destino está brincando com ele. Mais uma obra prima cheia de batalhas e sangue

DeiaMolder 25/11/2021

"Toquei Bafo de Serpente ? de novo e me pareceu que ela cantava teve um tremor. Algumas vezes eu achava que a espada cantava. Era um canto fino, apenas entreouvido, um som penetrante, a canção da espada, que deseja sangue, a canção da espada."

Vamos aos fatos....

Mesmo que a série Crônicas Saxônicas conte a história de Alfredo, o Grande, quem se sobressai é o personagem fictício Uthred de Bebbanburg. Filho exilado da Nortúmbria, guerreiro por instinto, viking por natureza. Maravilhoso!!!! ??

"Os animais devem puxar juntos, motivo pelo qual são postos na mesma canga, e na vida um boi se chama Destino e o outro Juramentos. "

Com algumas pedras em sua bota Uthred tenta lidar com a ambiguidade de seus pensamentos. Estava, literalmente, entre a cruz e a espada, cruz de Alfredo e Bafo de Serpente, sua espada.

"Escolhemos, no entanto nossos Juramentos, Alfredo quando me deu sua espada e as mãos para envolver as minhas, não ordenou que fizesse o juramento. Ofereceu-o e eu escolhi. Mas teria sido minha escolha? Ou será que as fiandeiras escolheram por mim?"

Entra em cena Aethelflead - filha mais velha de Alfredo que casa com um abobado da enchente que não merece ser nomeado? e algo acontece....

"O amor é uma coisa perigosa. Vem disfarçado para mudar nossa vida." ?

Mas não pense que o amor ficou muito tempo no ar. Bafo de Serpente precisa entrar em ação. ??

"....foi nossa vez de gritar e a raiva dentro de mim se tornou a fúria rubra da batalha."

Este quarto volume foi mais calminho ?, uma pequena introdução para o que estava por vir.

*Um juramento de fidelidade ou fieldade é uma promessa de lealdade de uma pessoa para outra. No caso aqui, de um guerreiro para com seu Rei.
E qual o poder de um juramento? Antigamente, um homem que quebrasse um juramento era visto como traidor.?

Ui....
Vamos ?