O Cabeleira

O Cabeleira Franklin Távora

Resenhas - O Cabeleira

mari 12/11/2009

Nem tudo é o que parece....
Muito bom o livro, uma mistura de romance com tragédia (no final), mas a principal lição da história é que você não é totalmente culpado por seus crimes (?). O Cabeleira se tornou um criminoso cruel e impiedoso durante a trama, mas não porque tinha um mal coração, mas, porque foi induzido pelo pai, Joaquim, que desde pequeno deu um ferro ao filho e o ensinou a matar os pequenos animais. Sua mãe Joana era uma mulher bondosa e muito religiosa, sempre ensinava o filho a rezar e praticar o bem, Joaquim, não querendo que seu filho, José, ficasse que nem a mãe, fugiu com ele para "o Oco do Mundo", e desde então começam a praticar os mais terríveis crimes, junto com o cabra Teodósio, e se tornaram os criminosos mais conhecidos e temidos da região. Como todo bom romance o final é tragico e vem acompanhado de muitas mortes, o autor deixa bem claro que os julgamentos da sociedade nunca são totalmente justos. =)

Sudan 11/07/2009

O Cabeleira
Narra, sob o ponto de vista romântico, a vida do bandido que aterrorizou Pernambuco no final do século XVIII.

Thaysss 21/01/2009

Um romance que me surpreendeu pela estrutura narrativa.

O autor coloca a questão da marginalidade e pena de morte para reflexão, algo polêmico que eu não esperava encontrar em um livro do período em que foi escrito.

Fora isso há as características "tradicionais" do romantismo brasileiro.

*************
Thays
Blog sobre leituras e escritos: http://literaturainformal.zip.net