Dois Dedos de Teologia

Dois Dedos de Teologia Felipe Cruz...

Resenhas - Dois Dedos de Teologia

Rosangela Max 10/02/2022

Dentro do esperado.
O Felipe Cruz eu não conhecia, já o Yago Martins eu conhecia através YouTube e o que me agradou nele foi a fala coerente, sempre embasada no estudo teológico das Escrituras. E estas mesmas características estão presentes neste livro.
Isso não significa que eu concorde com tudo que foi dito aqui, mas toda leitura requer um filtro da parte de quem lê, então eu pego pra mim somente aquilo que acho que faz sentido.
Os autores fizeram um ótimo trabalho em discutir os temas de forma direta (sem enrolação), utilizando uma linguagem de fácil entendimento.
Uma crítica é em relação a escolha dos temas. Acredito que poderiam ter escolhido temas mais relevantes do que, por exemplo: ?O que o Crente pode ou não comer??
Fora isso, recomendo a leitura.
christyan brayan 15/10/2022minha estante
O início do canal do Yago era ele com esse Filipe. E quanto aos temas, foram escolhidos porque eram os vídeos mais acessados do canal na época, por isso a escolha de transcrever sobre os temas que eram mais buscados

Paulo 24/07/2019

Dois Dedos de Teologia
O livro é uma coletânea organizada pela editora Concílio, onde selecionaram os 15 melhores vídeos do canal Dois Dedos de Teologia (DDT) no Youtube. Cada capítulo do livro é como se fosse um vídeo do canal transcrito onde os dois amigos Felipe Cruz e Yago Martins abordam de uma maneira leve, descontraída e bem explicada vários assuntos polêmicos e complicados dentro da igreja, questões como: “Quem comete suicídio vai para o inferno?” “Deus sofre?” “Como relacionar a Soberania Divina e a responsabilidade humana?” e muitos outros temas, os capítulos são apresentados de uma maneira teológica e com muita competência.

Acompanho o canal Dois dedos de teologia no Youtube regularmente a mais ou menos dois anos, e sou bastante edificado com o seu conteúdo. Teologia leve e de fácil compreensão é o seu diferencial. Então ler este livro foi uma experiência impar porque além de aprender teologia de forma descomplicada, nos vídeos que foram selecionados o Felipe Cruz ainda fazia parte do canal. Depois que ele saiu do DDT o canal passou por uma reestruturação e todos os vídeos que ele apresentava com o Yago Martins foram excluídos da plataforma. Então para quem sente saudade dos vídeos do tempo do Felipe nesse livro pode você relembrar do conteúdo de alguns deles.

A escrita do livro é de fácil entendimento, os argumentos dos autores são convincentes e coerentes com a bíblia. Edifiquei-me bastante com a leitura desta obra, ela me introduziu a ter uma opinião sobre alguns pontos espinhosos da teologia e a manter uma conduta de cristão no mundo secular. Achei uma leitura super válida.
Leituras e Reflexões 24/07/2019minha estante
Quantas estrelas?

Paulo 24/07/2019minha estante
5 estrelas, fui bem edificado pela leitura.

Leituras e Reflexões 24/07/2019minha estante
Sigo um canal no IG @arminiosincero que fez umas reclamações sobre algumas posições teológicas dele. Coisinhas estranhas.

Paulo 25/07/2019minha estante
Eu particularmente achei o livro bem coerente. Os autores mostraram com êxito seu ponto de vista e no qe acreditam. Obviamente a obra não deve ser insenta de críticas, afinal as pessoas têm posições teológicas diferente umas das outras. E é totalmente justo discordar de algo que não concordarmos. Deus te abençoe irmã, tudo de bom...

Leituras e Reflexões 25/07/2019minha estante
Amém. A você também, querido.

Mas a crítica não era sobre o livro era sobre o canal, alguns ensinamentos sobre crianças e outras coisas. Por isso me tirou o interesse do livro. Mas você indicando agora, já penso em conhecer

Diogo 19/10/2018

Mas nem tudo convém...
Um livro que desmistifica pontos polêmicos da doutrina cristã que são muito difundido por falta de conhecimento, Yago Martins e Felipe Cruz trazem de forma didática e prática algumas verdades sobre o que está de fato escrito na biblia, de acordo com os temas abordados pelos autores.

christyan brayan 09/04/2023

Dois dedinhos de teologia
Uma seleção dos 15 temas mais procurados no canal Dois Dedos de Teologia, na época em que alcançou 100 mil inscritos. Cada capítulo é basicamente a transcrição adaptada de um desses vídeos do canal na época, vídeos estes que foram retirados do canal e posteriormente regravados, após o antigo colaborador Felipe Cruz sair e pedir a remoção do conteúdo em que ele participava (alguns ainda podem ser encontrados por aí, postados por outros usuários).

São temas variados, alguns capítulos mais profundos e complexos que outros, mas no geral o que temos aqui é bem o que o título do livro e o canal querem trazer: apenas dois dedinhos, uma introdução a teologia. Os temas são tratados diretamente, com simplicidade, mas ao mesmo tempo profundidade, sempre com uma boa base bíblica teológica e uma aplicação pastoral.

Único ponto negativo é que, para mim, faltou mostrar algumas visões diferentes, por exemplo, no capítulo sobre batismo com o Espírito Santo. Ficou a impressão que estava sendo passada a única verdade absoluta e óbvia sobre o tema. Mesmo que se cite aqui e ali nominalmente outras denominações, acredito que faltou mostrar que há visões diferentes sobre a temática, e que também possui suas bases.

No mais, temas mais espinhosos também careciam de uma maior explanação, mas diante do teor mais curto dos vídeos e capítulos, não seria possível, já que são apenas dois dedinhos.

E em relação aos temas em si, como o critério de escolha eram os vídeos mais acessados, naturalmente alguns temas pareciam mais interessantes que outros, mas se torna interessante o fator de você poder escolher qualquer capítulo para ler ou reler isoladamente, já que o livro não é contínuo num tema só.

É um bom conteúdo que ainda responde a muitas perguntas, das indagações teológicas mais complexas aos questionamentos cotidianos mais comuns, e, portanto, continua relevante. Além de, particularmente, me instigar a cavar mais fundo, e buscar além dos dois dedos.