Império À Deriva

Império À Deriva Patrick Wilcken

Resenhas - Império à deriva

Wagner 02/08/2023

A AURORA DO SOL
?Eram duas para as três horas da tarde?, escreveu Santos, ?a qual estava muito fresca, bela e aprazível neste para sempre memorável dia 7 de março de (1808), que desde a aurora do sol nos havia anunciado como o mais ditoso para o Brasil (?) como que se regozijava de presenciar a triunfante entrada do primeiro soberano da Europa na mais afortunada cidade do novo mundo ? *

*SANTOS, Luiz Gonçalves, Memórias para servir a História do Reino do Brasil, 2 vols., Rio de Janeiro: Livraria Editora Zélio Valverde,1943, vol I?, p 208.

In: WILCKEN, Patrick. Império a deriva. Rio de Janeiro: Objetiva,2005.

Rodrigo.Cabanne 07/02/2021

Fundamental para entender o país que somos hoje
Livro retrata um período único na história ocidental. Mostra os avanços e atrasos que a vinda da família real trouxe ao Brasil.

Livro baseado em cartas trocadas pelas pessoas que vivenciaram o período, trazendo um retrato mais fidedigno do que realmente ocorreu naquele período.

Mário 14/03/2017

Com menos pompa que outros livros do gênero, mas de uma narrativa cativante e minuciosa, essa obra nos reporta ao Brasil-colônia e todas as transformações políticas, sociais e econômicas advindas da chegada da Família Real, resgatando as intrigas da corta e a excentricidades de seus refugiados componentes fugidios de uma Europa desfigurada pelas guerras napoleônicas.Leitura de qualidade.

Wendell 31/01/2015

Fantástico!
Império à deriva é o tipo de obra que nos faz viajar na história de Portugal e nosso país. Patrick Wilcken nos leva a uma viagem detalhada e pormenorizada da transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808, os benefícios dessa mudança e as consequências, tanto no Brasil quanto Portugal. Livro que, juntamente com 1808 de Laurentino Gomes, obras que se completam, deveriam ser de leitura obrigatória nas escolas. Recomendadíssimo!

Wilton 13/08/2014

“Império à deriva” recria com vitalidade narrativa e apuro histórico o extraordinário período em que o Rio de Janeiro foi a capital do Império Português. Em 1808, fugindo de Napoleão, o príncipe regente D. João VI decidiu transferir sua corte para o Brasil. Depois de dois meses de viagem em uma frota de mais de trinta navios, desembarcaram na Praça XV não só a família real dos Braganças - a princesa Carlota Joaquina, a rainha-mãe Maria I, e o jovem príncipe Pedro -, mas uma corte de 10 mil pessoas. Pela primeira e única vez na história, uma colônia passava a sediar uma corte europeia.
Essa história singular, recheada de personagens extravagantes, é contada com notável mestria pelo jornalista australiano radicado em Londres Patrick Wilcken, que baseou-se em documentos brasileiros e portugueses, além de pesquisas no Ministério de Relações Exteriores britânico. Da estranheza dos europeus diante da exuberância tropical às maquinações dos governantes e diplomatas, da fundação do Jardim Botânico ao cruel tráfico negreiro, a vida carioca do início do século XIX surge vibrante nas páginas deste livro, revelando um pedaço excepcional da história da Cidade Maravilhosa.

Thiago 19/10/2013

Sensacional!
O livro narra a vinda da Família Real para o Brasil. O que o torna realmente interessante, porém, é a contextualização feita entre os acontecimentos na Europa e a caminhada da Corte no Rio: são citadas, por exemplo, as Guerras Napoleônicas e a situação de Portugal no período compreendido entre 1807 e 1822. Sou leigo, mas a mim a obra pareceu bem completa e minuciosa. Adorei ter lido!

Angelo 29/12/2012

Ótima alternativa ou complemento a 1808
É uma pena que este livro tenha ficado na obscuridade em razão da publicação de 1808 de Laurentino Gomes, eis que tratam do mesmo tema: a fuga da família real portuguesa para o Brasil. Embora o livro de Laurentino Gomes tenha recebido aclamação e popularidade muito maiores, também este é muito bom em traçar um panorama das causas que levaram a família real portuguesa a emigrar para o Brasil em 1808 e o que esse fato significou para a formação do nosso país.

Enfim, como nem todos os fatos relevantes são sempre encontrados em ambos os livros, aqueles que quiserem conhecer um pouco mais desse período histórico estarão muito bem servidos em ler tanto um quanto outro, completando assim um panorama mais abrangente.

Maria Teresa 09/11/2012

Brilhante
Livro excelente, mostrando um enorme trabalho de pesquisa para recontar a fuga de d. João VI para o Brasil, mas usando como fontes cartas trocadas entre Brasil e Portugal pela corte e pelos vassalos. Mostra como os ingleses forçavam a barra com a corte para manter o país sob domínio, mas com o discurso de que protegia Portugal da invasão de Napoleão.