Futebol à Esquerda

Futebol à Esquerda Quique Peinado

Resenhas -

Pedro.Henrique 27/04/2021

Tudo é política, até mesmo o futebol do tiozão reaça
No meio futebolístico de hoje vemos poucas manifestações dos jogadores em prol de boas ações fora dos campos, as poucas que vemos a FIFA da um jeito de punir. Jogador não é só pra ser ídolo dentro de campo, ele é um cidadão a cima de tudo e com sua fama deveria ter algum tipo de atuação política. O autor nos traz alguns bons exemplos dessas atuações e as vezes simples especulações sobre seu posicionamento político. Em tempos de Felipe Melo, Neymar e afins esse livro é um respiro pras pessoas que entendem que tudo é política. Único ponto onde o o livro "peca" é a falta de latino americanos (acho que ele comenta isso no livro) mas acho que é entendível até certo ponto, logicamente sem faltar Sócrates e algumas linhas sobre o Casagrande. Enfim, um grande livro para tempos de secura de um futebol além das 4 linhas.
Rodrigo1103 27/04/2021minha estante
Fiquei interessado!

Pedro.Henrique 27/04/2021minha estante
Vale a pena meu camarada

alinetiemi 29/11/2022

"somos o time do povo e é o povo quem vai fazer o time"
QUE LIVRO! Amo futebol e história, porém tenho pouco conhecimento de política, mas ler esse livro me abriu os olhos para um mundo que eu não tinha conhecimento.
A escrita é fenomenal, te prende e só te faz querer terminar (e querer pegar o celular para pesquisar mais sobre cada jogador).
Como corinthiana roxa, o capítulo que mais me trouxe emoção foi o da Democracia Corinthiana, que coisa linda. ???

Fernando.Peres 15/08/2020

Pra quem pensa no futebol além da bola
Uma excelente leitura, vários relatos do mundo do futebol de todas as épocas e lugares. Fantástico pra ver o poder do esporte na vida e no cotidiano das pessoas.

Fael 11/02/2022

Esperava um pouco mais
O livro de Peneido é uma leitura razoável. Trazendo relatos de diversos personagens do futebol com tendências esquerdistas (alguns mais, outros menos), o autor aborda diversas passagens da história do futebol onde os personagens centrais (os jogadores) se colocam em situações que assumem uma tendência combativa.

Talvez a leitura possa servir de aproximação para alguma determinada história ou personagem e depois o leitor se aprofundar, porém parece um grande mosaico de histórias aleatórias, muitas sem ligação, onde só o esquerdismo parece ser o elo de ligação.

paat_pontes 08/02/2023

Fundamental para quem gosta de futebol
Eu achei o livro muito bom, histórias cativantes e personagens incríveis. Só não ganha a nota máxima pois senti muito a falta do futebol feminino e suas histórias.

OBS: O capítulo da copa do mundo de 78 é espetacular!

righigor 11/01/2024

Excelente leitura
Livro com muitas histórias interessantes, embora com um foco maior em jogadores espanhóis, aborda diferentes contextos e situações com excelência.

Marcelle 27/02/2024

Leitura incrível, com histórias curtas e crônicas sobre a relação entre futebol e política, vivenciadas por jogadores, dirigentes e envolvidos com o jogo de alguma maneira. Destaque para a história de Sócrates, caso memorável de defesa dos valores democráticos no esporte e fora dele.

Recomendaria a qualquer pessoa que se interesse
por futebol, mas não apenas isso. Afinal, sempre devem ser aproveitadas as oportunidades de valorizar os direitos fundamentais e a democracia.