A vida com Lacan

A vida com Lacan Catherine Millot

Resenhas - A vida com Lacan

Lucas 13/04/2021

Muito leve
Catherine millot conta como foi seu tempo com Lacan.
Ótima leitura para tentar conhecer melhor a vida de umas das mentes mais brilhantes da psicanálise.

Thaty 30/10/2021

Livro muito bom para conhecer um pouquinho quem era Lacan, sua personalidade e como ele era como homem, vale a pena, leitura fluida e leve ?

Deysinha 20/12/2021

Não me prendeu
No começo imaginei Lacan como um homem muito chato, arrogante e prepotente. Ao longo do livro ele se mostra jovial mas, sempre pondo em risco sua vida, algo entre o limite e o real. Seus relacionamentos regados pela sua presença de espírito voltada para a psicanálise que regeu toda a sua vida.
No fim ele foi vencido pela doença o que não tornou seu findar comum.

pitypooralfie 18/03/2024

"Era uma característica impressionante sua essa alternância entre atenção extrema, em que se voltava inteiramente para o outro, e retraimento, absorção igualmente completa em seus pensamentos. Era possível dizer que nele se alternavam presença e ausência, mas ?ausência? não é a palavra apropriada. Quando estava assim concentrado em suas reflexões, o peso de sua presença física era ainda mais perceptível, era como ter uma rocha ao seu lado. Se Lacan em movimento, Lacan o capricorniano, era impressionante, o Lacan imóvel o era na mesma medida. Era uma imobilidade total, inabalável, a outra face do caráter inflexível de sua relação com o mundo."

Apesar de todos esses fatos e cenas cotidianas, Jacques Lacan continua uma figura um tanto opaca para mim. Não sei bem se isso é resultante do "medo" que sinto dele, mas sua figura está sempre envolta em uma névoa de sabedoria hermética e teorias complicadas. Lacan ainda é um enigma que me fascina e amedronta.

De qualquer forma, gostei bastante de conhecer algumas coisas sobre Lacan, e achei a escrita muito bonita e elegante. Talvez minha expectativa não estivesse bem ajustada, mas eu esperava uma leitura rápida e sofri um pouquinho para terminar.

Não foi algo desperdiçado. Saí da leitura com um mínimo de compreensão desta figura tão pitoresca e muitos termos e lugares e obras para pesquisar. Pensando agora, foi um tanto enriquecedor, e a nota não é mais alta apenas porque eu esperava coisas diferentes e me frustrei um tantinho.

"A memória é precária, mas a escrita ressuscita o frescor das lembranças. Enquanto escrevia, reencontrei dias antigos, e esses poucos flashes me devolveram a integralidade do ser de Lacan.?