Além do Bem e do Mal

Além do Bem e do Mal Nietzsche

Resenhas -

SamuellVilarr 17/07/2021

Além do bem e do mal, Nietzche.
Esta obra representa o meu primeiro contato com o autor. Ela determina uma gama do conjunto de boa parte do seu pensamento, pois alguns capítulos são compostos por aforismos curtos que indicam uma consciência veemente e astuta, inquieta para com as questões que que lhe ocorriam. Aqui Nietzche traça sua opinião sobre diversos assuntos, precisamente com a intenção de centralizar questões que abordam problemas e que são de estima importância para o pensamento do filósofo, compondo assim aquilo que ele chama de além do bem e do mal. Ele desenvolve algumas questões com mais proeminência e outras com mais concisão, revela alguns conceitos importantíssimos para o seu pensamento, como por exemplo "vontade de potência" e outros. Nos aforismos curtos que pertencem a um certo capítulo, está constituindo um pequeno texto muito conhecido no qual ele fala do abismo, e quando se olha pro abismo por muito tempo e de maneira constante e contínua, o abismo olha pra você, isto é, quando se visualiza uma coisa ou uma questão que lhe persegue na mente por muito tempo com veracidade, tal questão lhe apreende. Ele também demonstra sua opinião com bastante constância para as questões da cultura alemã, definindo assim de maneira significativa o que é o alemão, a cultura alemã, a arte e a filosofia alemã e diversas tradições que lhe impulsionaram a ter uma visão as vezes negativa e outras vezes positiva no tocante ao seu país e as suas características, no geral, me chamou bastante atenção para a maneira que Nietzche escreve, tal escrita que faz com que ele seja referenciado como poeta, essa que é uma característica diferente para um filósofo, e tambem, na maneira com a qual ele busca com veemência emitir seu pensamento, as vezes dotado de angústia e outras vezes dotado de, como o próprio diz, "vontade de potência", percebendo assim na maneira com a qual ele exprime as ideias no texto, tanto as de caráter conceitual filosófico ou histórico, quanto de caráter argumentativo de uma questão qualquer, sendo elas comumente se referindo a aspectos sociais e da própria natureza do pensamento e das ideias, gostei e desejo ter outras experiências com o autor.

FScarFace 03/05/2021

É um ensaio onde. Ele critica a filosofia, a religião e a moral de sua época. Não é um livro para iniciantes.

Davi.Ferreira 19/04/2022

Ácido
Como sempre Nietzsche ácido em suas críticas em alguns pontos nessa sociedade fala como deveríamos transcender o conceito de bem e mal , mais uma vez trás a questão sobre a moral ser relativa e trás essa crítica para outros filósofos da época

Ehkew 18/04/2022

Leitura quase obrigatória
Eu amei e odiei essa obra, não um mais do que outro, mas igualmente e com a mesma intensidade. Embora alguns momentos te façam ler e reler, e principalmente ler de novo para entender o nível do pensamento desse homem, o conhecimento que você começa a atingir após isso é surpreendentemente, pra resumir, é loucamente libertador.