Cruel

Cruel Bianca Ribeiro

Resenhas - Cruel

MissMel 28/04/2023

Cruel, problemático e tóxico.
Eu li "Amor e liberdade" da Bianca ribeiro, e simplesmente amei, fui correndo para marcar cruel como um livro futuro que queria muito ler.
Quando li a sinopse, eu pensei, esse aqui vai ser uns dos meus favoritos desse ano!!
Começando a ler, eu vi várias coisas um tanto problemático...
não consegui acreditar a mesma que escreveu um livro tão bom pudesse ter escrito isso, colocando uma protagonista que ama o cara em menos de 1 semana, que humilha ela na frente de todos e ainda a tranca e não deixa ela sair.
Os personagens são todos chatos, sem profundidade, o ÚNICO que salva dessa turma é o Theo, que ele merece uma pessoa melhor que a rose, sinceramente.
Todo o plot que a autora fez aqui é um desastre total, jogou tudo que existe e misturou aqui e virou essa bagunça que é esse livro.
E vários momentos eu parei e pensei "eu preciso mesmo terminar isso? Daqui a pouco quem vai precisar de um psicologo sou eu, e não o cruel", mas, respirei fundo e continuei, porque eu tinha uma centelha de esperança que iria melhorar, mas não melhora, então se você quer ler, eu digo, por favor não leia essa bomba, porque em vez de se entreter, vai passar raiva, muita raiva.
Pretendo, por enquanto, passar longe de alguns livros da autora no momento.
Matheus 28/04/2023minha estante
Minha amiga me chamou pra ler esse livro com ela e eu neguei prontamente kkk não me arrependo

MissMel 29/04/2023minha estante
Ai amigo que bom, esse livro é uma perda de tempo total

@sandraalmeidaeseuslivros 30/10/2023minha estante
Confesso que fico feliz em saber que tem um livro da autora que vale a pena ler. Eu estou em 90% do livro e me perguntando porque não consigo parar de ler os livros que não fluem. As discussões são sempre tão infantis. O pior é que tenho os dois primeiros volumes fisicos, e os tres em ebook. Mas vou parar neste mesmo.

Jess Rodrigues 20/04/2018

O que eu achei de: Cruel - Bianca Ribeiro
Caros leitores,

Certamente em algum momento vocês já ouviram falar do aplicativo Wattpad, que é para leitura, e publicação de obras literarias.

Recentemente eu fiz um perfil para mim nesse App, e estou trabalhando em um novo livro, mas esse não é o assunto da vez. Recebi algumas indicações de leituras, e um deles foi o livro Cruel, da Bianca Ribeiro. E esse romance foi super bem recomendado, e pelo que vi, é um dos mais acessados no App, está com mais de 10 milhões de leituras :O, Uau! Pois é muita coisa mesmo, e eu como não podia ficar de fora dessa, li o livro, e estou fazendo esse post, para falar o que eu achei.

O que me chamou a atenção?

Pelo título do livro você já fica tendo ideias, e a ideia central é de fato muito legal. Cruel, que é título do livro, é nome do personagem principal. Ele é uma versão masculina da Cruella Devil, aquela vilã da Disney que a gente adora. Pois bem, vocês já podem tirar conclusões desse importante detalhe.

Cruel é misterioso, bonito, é um estilista de sucesso, tem personalidade forte, abusa dos casacos de pele, e é podre de rico.

A trama gira em torno de um misterioso incêndio que mata os pais de Rose Vallahar, que é uma adolescente de 17 anos. E devido a uma divida antiga entre os patriarcas das duas famílias, Devil e Vallahar, Rose deve ficar sobre a proteção de Columbus Devil, pai de Cruel. O que acontece é que Collumbus está morto, e a responsabilidade passar para as mãos de Cruel. Até ai tudo bem.

Rose fica sob a guarda de Cruel, só que o individuo faz de todo para desestabilizar a menina. Faz joguinhos, ilude, brinca com os sentimentos dela. Um típico vilão.

E isso deixa a trama muito viciante. Apesar de Rose ser uma típica mocinha Disney, tão água com açúcar que enjoa, o jogo fica muito legal. Quando eu comecei a ler não consegui mas parar, isso até chegar o capitulo 50, mas ja ja chegamos nessa parte.

Rose acaba se apaixonando, e fica muito claro que Cruel esconde vários segredos. Ao longos dos capítulos ele vai demostrando nuances de outras personalidades, que logo você descobre que é mais um dos joguinhos dele. Resumindo, nessa primeira parte, Cruel é um vilão digno de Hitchcock, o que me deixou muito animada.

Tem uma cena, sem spoiler, no meio dessa primeira parte que é bem tcham. Te pega de surpresa, pois é algo que você não espera. Os primeiros 49 capítulos, são narrados pela Rose, ai acontece algo, que eu não achei tão legal, e a partir do 50 Cruel passa a narrar.

Acho que a autora fez essa transição para que o leitor conhecesse mais o lado humano de Cruel, que pudesse descobrir os segredos dele. Confesso que me decepcionou um pouco. Ele fica muito meloso, todo sentimental. Não gostei!

Eu prefiro quando o vilão corrompe o mocinho do que quando o mocinho faz o vilão virar outro mocinho, não acho muita graça. Mas enfim… Ai mais segredos de Cruel são revelados, e confesso que volto a me decepcionar. Tem uma cena onde uma empregada conta um história trágica da vida dele, algo que eu imaginava desde o começo, achei que isso deixou a trama mais clichê, tava torcendo para que fosse algo bem bombástico. O que chamou muito a minha atenção é quando ele revela a verdade sobre a identidade de uma personagem Ann Lee, essa parte eu gostei, achei bem original para aquela trama, aquele drama que é a vida de Cruel. Outro momento que achei meio clichê é quando ele revela a verdade por trás do nome Cruel.O momento também é todo meloso, e cheio de lágrimas e tudo mais, acho que acaba tirando um pouco da essência do personagem. Creio que a intenção era deixar ele mais real, mas pra mim ficou bem chato de ler a partir desse ponto, a leitura não fica mais tão fluída, gostosa, meio que você continua a ler por curiosidade do que vai acontecer. E fica pedindo pra que melhore.

Quando Rose volta a narrar é como se ela fosse outra pessoa. É como se eles tivessem trocado de personalidades. E Cruel não gosta dessa nova Rose, alguns mistérios sobre o incêndio na casa dela surgem, o que são surpresas boas, ai tem um acontecimento aqui, e outro aqui.

A trama tem muitos altos e baixos. Em um certo momento, eu meio que sentia como se estivesse lendo duas estórias paralelas. Nesse meio tempo, aparece alguns personagens bem importantes para a trama, e um deles é o Theo Beak. Fiquei muito fã do Theo na estória, porque ele é claramente uma versão poderosa de mocinho e vilão, o que deixa tudo mais fluido. A relação dele com a Rose também é bem gostosa e simples, algo fácil de se ler, confesso que muitas vezes pedi para que eles tivessem algum envolvimento na trama.

Theo é uma peça super importante na estória, pelo menos na segunda fase. Muitos segredos sobre a vida de Rose e Cruel são revelados, o que nesse ponto me pegou mega de surpresa, e foi uma surpresa muito boa. Rose meio que some da trama por um tema, e várias coisas interessantes acontecem.

A partir do momento que eu ia lendo, ia me adaptando com a nova versão de Cruel. O personagem meio que é desconstruído a medida que os segredos são sendo revelados, e mais para o final fica claro para o leitor que ele trava uma guerra interna entre o que ele costumava ser e as suas novas atitudes e sentimentos.

Algumas ações que o personagem Cruel adotava em algumas cenas me fazia pensar se ele não tinha conhecimento sobre tudo o que estava sendo descoberto. Tem uma cena em que Cruel revela que no testamento de Collumbus tem um clausula que diz que Cruel deve fazer um casamento vantajoso para a companhia Devil. E isso me fez pensar se ele em algum momento não tentou se aproximar da Rose, porque ela oferecia alguma vantagem a empresa dele, mas a verdade eu não vou contar.

A minha personagem favorita é sem dúvida Sunsung. Quando ela apareceu na trama, eu parei e pensei: Essa menina ainda vai causar um estrago. E dito e feito!

Pra mim Sunsung é a personagem mais perfeita e completa que tem na trama. Ela é muito bem escrita, e desenvolvida. Meio que me apaixonei pela Sunsung, e pelo Theo, claro!

Outra personagem que ganha muito destaque no final da estória é Ann Lee. Ela chega muito sutilmente, e vai ganhando espaço, e força, achei muito legal á evolução dela.

Ao longo de toda a estória a gente ler rumores de Cassandra Devil, e ela é rotuladas de várias coisas, mas tem um capitulo em especial, que eu acho que é de longe o melhor, e o meu favorito, que para mim Cassandra se torna uma pessoa honrada na trama.

São cartas que ela escreveu antes de morrer, onde ela explica o porque de tudo o que ela faz. É aquele caso de que os meios não justificam o fim, mas é algo que te faz refletir muito sobre a participação dela na estória.

” Não sei se tenho o direito de dizer isso, mas eu amo você. Isso nunca mudou e nunca vai mudar, não importa o quanto estejamos separadas…”

“Viva uma boa vida, e faça escolhas das quais você acredite de todo o seu coração. Seja alguém de quem você mesma tenha orgulho. E, por favor, nunca desista da bondade, por mais que o mundo seja um lugar mau.”

Gente, como eu disse, para mim esse foi o melhor capítulo. O sentimento com que as cartas são escritas, é algo palpável. Você ler e sente. A escrita da Bianca no geral é muito boa, mas é visível a evolução dela ao longo do livro, que não é pequeno, pois têm mais de 100 capítulos.

Nos últimos 5 capítulos a Rose também dá uma amadurecida, e termina a trama de forma muito honrada, com chave de ouro. O final, acho que é o que quase todo leitor espera. Eu achei bem legal, diante de toda evolução dos personagens a trama fica muito madura e coesa. Tudo parece fazer sentido.

O que eu senti falta, foi de uma explicação mais plausível para a verdadeira identidade de Cruel, e a estória do porque esse nome também me pareceu meio vaga, como se tivesse sido esquecida no meio de todo o resto da trama. Tudo ao redor de Cruel fica meio nublado, então esse foi um ponto que eu achei que ficou faltando algo. Achei que a relação entre Cruel e Ann Lee ficou meio que inacabada, senti falta de ao menos uma conversa entre eles.

Só lembrando que, essa é a minha opinião sobre a obra da Bianca Ribeiro.Acho que os 10 milhões de leituras é bem merecido, pois é algo bem original, bem escrito, e a trama é muito envolvente. É certo que, todo leitor tem seu estilo, assim como cada escritor tem o seu jeitinho particular de escrever. O meu gosto quanto a personagens é bem particular, e peculiar, mas no geral eu curto e leio de tudo. O fato de gostar mais de vilão e menos do mocinho não implica em nada na minha opinião geral sobre qualquer obra que eu venha ler.

E essa foi a resenha sobre Cruel, o queridinho do Wattpad. Não deixem de ir lá no perfil da Bianca e ler essa estória e compartilhar com os amigos.

site: maisqueumpoema.wordpress.com/2017/03/27/o-que-eu-achei-de-cruel-bianca-ribeiro/
Jayb 20/12/2021minha estante
GENTEEEE A ROSE MORRE???? Não entendi esse cap extra alguém explicaaaa

Maria11668 17/02/2022minha estante
SPOILER:
O que sempre tive a impressão é que a autora quis colocar os dois como irmãos, porém não teve culhão de colocar isso em prática

Jess Rodrigues 11/03/2022minha estante
Mavipassos concordo com você. Li Cruel há muito tempo e relendo hoje em dia acho o relacionamento deles bem abusivo e acho muitas falhas na trama.

Lari439 01/01/2022

Complicado
Em relação ao livro, nunca dou 0 estrelas ou menos que 2 devido ao tempo gasto na escrita e tudo mais.
O livro não me agradou, isso que não costumo ser 'chato' com livros ou plots, mas infelizmente eu não consegui me sentir interessada com o livro.

Não achei horrível, porque me fez rir muito. Eu realmente dei risada demais com o livro, sendo que essa não era a proposta inicial dele.
Não recomendaria, não com a temática que ele é, mas recomendaria se alguém quisesse ler para rir (aqueles que tem o mesmo pensamento que eu tenho relacionado a temas e plots).

Eu esperava mais, sobre a história, desenvolvimento e tudo mais. Mas de todo modo, é um livro que eu não leria novamente.

Luiz Souza 25/07/2023

Que casal hein
O livro conta a história de Rose Valahar uma jovem de 17 anos que perde seus pais num incêndio e vai ter quer morar na mansão de Cruel Devil seu tutor que tem 26 anos um homem rabujento e muito ignorante.

O início do livro é bem empolgante mas lá pelo meio tem aquela barriga em que quase nada acontece.

Mas depois lá pelo meio fim ganha boas reviravoltas Sunsung que era legal na verdade era louca e malvada.
Theo foi uma grata surpresa na história o personagem foi evoluindo de maneira bem feita já a Agatha começou bem na história depois foi jogada de lado kkk.

Rose evolui bastante no decorrer do livro achei bem interessante essa parte e consegue o amor de Cruel.

Ótima leitura.

Lara 29/09/2021

Cruel
O jeito que esse livro me cativou não está descrito. Foi uma leitura super fluida e marcante.

A história conta sobre Rose, que após perder os pais em um incêndio, tem que ficar sobre a tutela do Senhor De Vill. Rose, é uma garota que está quase completando seus 18 anos e que tem uma força interior muito grande.

Cruel De Vill é um homem que tem muitas decepções em sua vida e é conhecido por seu frio coração e sua maldade em um simples olhar.

Agora, quando a história dos dois se cruza não tem quem entenda que relação é a que eles tem.

Esse livro é PERFEITOOO!!! Não tenho palavras para descrever ele.

Super RECOMENDO!!!!
+12
?????+??/5
Jayb 20/12/2021minha estante
Amggg vc sabe me explicar porque nós capítulos extras fala sobre a morte da Rose eu fiquei com medo vc sabe me dizer se ela morre mesmo???

A menina do colar de dragão 19/01/2022

Oiê.
Vamos falar de livro bom e nacional?
A resenha / indicação de hoje é:
Título: Cruel

Autor(a): Bianca Ribeiro

Editora: Ases da Literatura

Páginas: 678
Sinopse: ?Rose Vallahar acaba de perder os pais num misterioso incêndio e não tem parentes próximos. Por causa de uma dívida feita com seu pai em vida, o belíssimo herdeiro da família DeVil fica responsável pela garota. Ele é arrogante, orgulhoso e encontra diversão em brincar com os sentimentos de Rose. Ela, no entanto, encontra-se na terrível situação de estar apaixonada por ele. Inspirada pela versão masculina de Cruella DeVil da Disney, ?Cruel? primeiro fará com que você odeie e depois ame e depois odeie novamente num ciclo deliciosamente vicioso.?
Se você quer odiar um personagem e depois começar a gostar muito dele, o Cruel vai ser perfeito para isso.

O livro é narrado em primeira pessoa,e temos dois pontos de vista, um Nossa protagonista Rose e o outro do nosso querido Cruel, que conta a história de uma garota de
DEZOITO anos que perdeu os pais em um incêndio (Criminoso?).
E teve que ir morar com um homem desconhecido numa mansão longe da cidade e bem esquisita, Cruel se mostra um homem frio, calculista, manipulador, mimado e ruim logo de cara, Rose não fica nem um pouco feliz por ter ido morar na casa de cruel, até porque Rose era uma menina jovem, madura, frágil,delicada que só enxerga o lado bom das pessoas,já com cruel estava sendo mais difícil.
Já adianto a vocês que no começo cruel me dava muita raiva e tudo que ele fazia eu achava que ele ia humilhar Rose, porém depois comecei a "pensar" como ele e entender o que ele estava fazendo de verdade.
Cruel é uma trilogia o terceiro livro está para ser lançado,confesso que estou ansiosa para ler, bom a histórias é cheia de revira voltas,mistérios e romances, a autora Bianca fez uma ótima escrita nesse livro porque você se sente dentro dele e a leitura te envolve muito.
Recomendo super este livro para quem gosta de histórias intensas que vão te causar vários sentimentos ao longo do texto.
Considerações finais ?????+?

Ana 10/08/2023

"A melhor noite foi... aquela na pousada, nas montanhas. Quando você me disse todos os motivos pelos quais me ama. Acho que me apaixonei por você no momento em que me disse tudo aquilo."

Ah gente, não gostei não? acho até triste falar q um nacional eh ruim mas não deu! achei super raso a rose se apaixonar pelo cruel logo nas primeiras 50 páginas, ele que não decide se ama ou odeia ela (isso até as últimas páginas, literalmente) cansativo DEMAIS, os mil plots clichês de fanfic foram o auge p mim. tô dando uma estrela e meia pela ideia (achei genial a versão masculina da cruella) e pq mesmo sendo ruim ainda me deu entretenimento.

Ester 15/09/2021

Caramba que livro conturbado, é bomba atrás de bomba. E Rose AFF dá vontade de entrar no livro e sacudir ela

Maria 07/09/2020

esse livro foi triste, por motivos de:
- o cara sofreu um trauma na vida e trata todo mundo como lixo
- acha que porque ele tem dinheiro TODOS devem respeito a ele
- a rose meu deus, o cara fez ela de gato e sapato e ela lá "ai cruel eu amo você", burra assim eu nunca vi igual

leiturandressa 15/08/2020

Não sobreviveu à releitura
Eu li em 2017 e amei, possivelmente teria dado 5 estrelas e favoritado se eu tivesse skoob na época. Fui tentar ler no começo do ano em 2020 e encontrei muitos problemas, me incomodou bastante como o mocinho trata a mocinha. Sempre que estão sozinhos, ele é de um jeito melhor (porém não deixa de ser grosso), quando estão na frente de alguém, ele dá um jeito de humilhar ela. E mesmo com tanta humilhação a mocinha insistia que (ele é uma boa pessoa, mas só eu sei disso). Tive que parar de ler no meio pra não estragar totalmente a experiência que tive alguns anos atrás.
gabriel.antonio 15/08/2020minha estante
E vc lembra gostou do que no livro na epoca?

leiturandressa 15/08/2020minha estante
Eu tinha gostado do romance e do desenrolar, que é bem novela mexicana. Maria do Bairro que lute

Julls 16/02/2022

Li quando saiu no wattpad a muitoooo tempo atrás e me apaixonei e fiquei cadela pelo cruel , grande dia queridos

Natie Porto 26/03/2021

Supreendentemente
Esperava um romance bem bobinho...

Comecei a ler e achei bem ?infantil? (e com algumas problemáticas) mas terminei o livro chocada...

Quanta reviravolta e plotwist pelo caminho e como é gostoso acompanhar o crescimento dos personagens...

Me surpreendeu, gostei!

Verum Lady 02/03/2022

Abismada!
Eu li esse livro quando ele foi lançado na Wattpad, há anos. Eu realmente não faço ideia de quando foi, talvez 2015. O ponto é: ele está em novo formato e isso é incrível! Recomendo aos que gostam de um romance, que diz respeito ao título, cruel.