A Quinta Estação

Resenhas - A Quinta Estação

Leandraa 18/09/2021

surpreendente
Livro muito bom.
Leitura que te prende e deixa curioso a cada página virada.
Um dos melhores do ano que li em 2021.

Wolf 17/09/2021

''INVERNO, PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO; A MORTE É A QUINTA E OCUPA O TRONO.''
Eu não poderia escrever nada além de: pare tudo que você está fazendo e vá ler esse livro.
Imperdível. Maravilhoso. Diferente de tudo. Único. Escrita primorosa, narrativa impecavél!
Vai partir seu coração de todas as formas possíveis e vai valer a pena.

Ica 16/09/2021

A quinta estação
Comecei esse livro empolgada e tomei um balde de água fria, não entendia nada kkkkk. Avancei e as coisas foram clareando e fazendo sentido e ??. Gente, a cada capítulo uma revelação. Por várias vezes fiquei confabulando se era ou não era. Muito impactante, sensível, bruto e comovente. Recomendo.

nessa 12/09/2021

Um novo mundo repleto de representatividade
Que fantasia incrível! Tive um pouco de dificuldade para compreender vários termos e entender realmente o que cada personagem era capaz kkkk se você começar a ler e tiver um pouquinho perdido, leia outras resenhas sem spoilers que ajudam você a se situar. Mas sério, tudo nesse livro é tão bem feito! A história é contada por três pontos de vista de protagonistas femininas em diferentes idades. Uma dessas personagens, a narração é em segunda pessoa e aí faz você se sentir meio parte da história. A maior parte dos personagens dos livros não são brancos (finalmente!!!!!!), os personagens secundários são fantásticos (te amo, bas) e é tudo muito bem construído. amei! só não dou 5 estrelas porque as vezes o livro é muito abrangente e fiquei meio perdida kkkk mas recomendo demais!!!

Breno 10/09/2021

O começo do fim
Livro bom demais!
O universo criado aqui é incrível. Todo o funcionamento do mundo, as raças e a magia são muito criativos e bem desenvolvidos.

As protagonistas são incríveis, cada uma narrada de um ponto de vista diferente.

O livro aborda muito bem o preconceito e a luta para ser feliz.

Em alguns momentos achei meio parado, e em algumas cenas fiquei meio confuso com as descrições, mas nada que atrapalhe.

Que venha o segundo!
Nati 11/09/2021minha estante
Estou amando a leitura desse livro, cada uma das personagens.

Art 09/09/2021

Por que eu demorei TANTO pra ler esse livro?!
Eu realmente deveria estar dormindo agora. Mas, por Deus, como eu conseguiria sem ir de encontro com as respostas que desde o inicio esse livro me fez procurar? O procurar, no caso, é não conseguir parar de ler ou pensar na história. É sentir o amor dos personagens e a confusão que esse amor provoca, porque eu mesma fiquei pensando em como o amor funciona, no caso abordado. E fui além, como o amor "deveria" funcionar. Aliás, como o amor funciona em nós? Enquanto amamos? Qual é o momento que descobrimos que amor é multifacetado e que ele as vezes é tão sutil quanto um soco, mas tão real quanto uma explosão vulcânica? (Sim, eu realmente deveria estar dormindo agora)

Mas o livro não é sobre isso. Ele é sobre isso, mas vai bem além do que se imagina. Não posso negar que por ter sido uma aluna que detestava geografia física, fiquei em muitos momentos do início da leitura, tentada a abandonar a obra. Ainda bem que eu desisti de desistir. Por amar ficção científica, e por estar querendo fazer todas as ligações possíveis que a obra nos instiga; a mudança de narradores é uma das sacadas que deixam a obra ainda melhor, porque te situa aos detalhes.

E falando nos detalhes... ela ambienta tão bem o foco na terra, em seus processos criativos, que a minha vontade foi sair recomendado e falando sobre o livro pra todo mundo que eu visse na minha frente!

Fora que em todo momento a autora te coloca para refletir sobre questões socias, sobre como somos humanos e em que ponto deixamos de ser para nos tornar sobreviventes ou algo mais alquebrantado que isso. Ela te faz vivenciar o ficcional ao mostrar a realidade do que somos enquanto sociedade, do que podemos nos tornar como indivíduos, e o que deveríamos evitar pois já ocorreu.

As personagens são intensas, você compreende o peso que carregam e como chegaram ao ponto em que nos são mostrados. Tem cenas que não são necessárias a fala. Tudo é expresso pelo sentir das emoções, a narração provoca isso, a ambientação e a forma como a cena é retratada também. Chorei lendo, parei de ler para chorar, e choro um pouco enquanto escrevo isso agora. Mas valeu a pena cada minuto em confusão, cada pausa para associar os fatos, criar teorias e ir tecendo junto a autora até o momento do fim. Ela te leva, te deixa perdido e você gosta. Porque de alguma forma, ela puxa tudo de volta e retoma a formação do tecido narrado.
Amei demais e definitivamente: não tem como parar de acompanhar a autora!

Calizaya 08/09/2021

4,5 ?
A Quinta Estação é meu primeiro contato com fantasia/sci-fi e também o primeiro da trilogia "A Terra Partida"; fiquei muito surpresa com a genialidade da autora... Foi tapa atrás de tapa, e a escrita em segunda pessoa foi tipo ?>>>>>>

No começo não entendia nada porque é um mundo completamente novo, mas conforme lia, começava a entender e ficar cada vez mais fascinada por ese universo.

Ese livro tem uma representatividade muito diversa, e isso é um dos outros pontos que mais adorei.

Só não dei 5 estrelas porque as vezes EU achava um pouco lento, mas acho que é porque não estou muito acostada ao gênero.

Em fim, leiam KKKKKK

amannda 05/09/2021

bom ????
o grande problema desse livro é que ele demora no mínimo uns 50% pra ficar interessante de verdade, mas qnd passa essa primeira parte fica bem legal mesmo, recomendo
e leiam os apêndices no final do livro galera kkkkkk eu so fui ver que tinha isso qnd eu acabei a leitura, mas eu penso q deve ajudar bastante ler antes de começar ou até mesmo durante (na introdução de novos termos)

guiaffini 04/09/2021

Espetacular
Eu não tenho palavras para descrever o quanto esse livro me surpreendeu. Uma história muito bem construída, com personagens complexos e cativantes e um mundo tão amedrontador quanto interessante. Jemisin já configura uma das minhas autoras favoritas. Bora pro próximo.

Myzlen 25/08/2021

Sólido como uma Rocha
Ambientação - 5

Cenário de alta fantasia, muito bem ambientado, desde as mais remotas eras até os dias atuais, o tempo meteorológico e cronológico existem e são muito bons e a geografia faz muito parte de tudo, além de toda questão social e divisões étnicas, impecável.

Escrita - 5

Livro muito bem escrito, mas nada fácil, o livro mescla a segunda com a terceira pessoa a depender de quem se trata, os capítulos tem núcleos diferentes então temos histórias correndo de forma paralela. Apresentar um universo novo nesses termos é complicado, no início foi um livro difícil de acompanhar porque queria muito entender tudo logo, mas quando mandei a compreensão total do universo para as ferrugens a coisa andou e me habituei, ao estilo e aos termos novos que são utilizados ela flui muito bem e dá um show.

Protagonista - 5

Poderia até dar mais, sensacional, cativante, magnética eu diria! Existe uma energia na protagonista incrível e firme como uma Rocha a identificação é excelente e o carisma é forte, criei muita empatia e sei que ainda há muito por vir, carrega bem a história.

Coadjuvante - 5

Todo mundo é bem construído, existe motivação, personalidade, carisma, é possível se identificar e sentir empatia diferente por cada um, todos com seus pensamentos, dramas, objetivos e facilmente renderiam uma história pessoal.

História - 5

Simplesmente sensacional, toda a criação do universo, tanto geograficamente quanto socialmente com suas particularidades não costuma ser fácil nem sempre bem feito. Nesse caso meu medo era não ter uma história a altura, mas a medida que a leitura progride a coisa se desenrola de forma muito mais intensa. Se fosse um único volume iria criticar o momento em que a história se revela, mas como preparação para algo maior acredito que não poderia ser melhor. Tudo bem amarrado e escrito. Capítulos com histórias paralelas as vezes são anti clímax mas a medida que as coisas vão se encaixando isso se dissipa e a motivação por trás é muito satisfatório. A meu ver uma obra bem sólida

Nota - 5

Tempo de leitura

[ ] Miojo
[ ] Um filme
[ x ] Uma série
[ ] Infinito

Compreensão

[ ] Dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ ] Dá pra ler enquanto assiste TV
[ ] Requer atenção
[ x ] Requer material de apoio
[ ] Só o autor entendeu (se pá)

Personagens

[ ] É um monólogo
[ ] Meia dúzia
[ x ] Uma penca
[ ] Enche um trem
[ ] Thanos temos um problema

Originalidade

[ ] Pode copiar só não faz igual
[ ] Inspirado ou seria homenagem?
[ ] Eu entendi a referência
[ x ] Original
[ ] Pessoas irão copiar isso daqui para frente
garota_leitora 25/08/2021minha estante
Caramba!!! Parabéns pela resenha. Apesar de não conhecer esse livro, achei super interessante!

Mani 25/08/2021minha estante
Esse livro é tudo pra mim! Adorei a resenha, só faltou o favoritado né. Mas tudo bem kkkk

Laris 25/08/2021minha estante
Ahhh que bom que vc gostou! Tava ansiosa pra ver sua resenha

Rafael 25/08/2021minha estante
já quero lerr

Myzlen 25/08/2021minha estante
Leiam! É muito bom ?

Jooy 29/08/2021minha estante
Oloco. Amou msm.

Rai 20/09/2021minha estante
Jemisin é tudoooooo. Já quero te ver lendo (e favoritando) os outros ?

Ralibô 20/08/2021

Em jeito novo
Em um mundo que se parece o nosso, mas não tenho certeza ainda. Preciso continuar a ler essas continuações para ter mais certeza. Livro que ganhou o Hugo Awards, não me deixou decepciona. Tudo muito louco, muito diferente e ao mesmo tempo igual, onde pessoas são capazes de trabalhar com a terra de uma maneira mais sensitiva.

ju.cardozso 04/08/2021

n k jemisin casa comigo
quero ler tudo dessa mulher, adorei a escrita
suspeita p falar, pois tenho uma queda por narrativa em 2° pessoa, mas me colocar na história COMO a essun foi incrível
o enredo e plot perfeitos, sem cliches de cenário apocalíptico e ainda foca nas pessoas sabe ??? sensível dms

Bruna Melo 26/07/2021

Gente que livro lindo!!! Eu amei a história, amei a escrita da autora. E, estou ansiosa para ler os outros livros. No começo achei que a história não me prendeu tanto assim, até porque acompanhamos a história de três personagens. E, dessa forma, se a gente não presta atenção fica um pouco confuso. Mas, daí a história vai se desenvolvendo e começa a te prender de uma maneira que a gente não consegue parar de ler. Confesso que quase no final do livro tem um plot que eu não esperava (de jeito nenhum. E se alguém esperava por favor vamos conversar kkkk). E o final do livro? Eu não posso dizer que não gostei porque estaria mentindo. Enfim, ansiosa para os outros livros serem tão bons quanto esse.