A Quinta Estação

A Quinta Estação N. K. Jemisin

Resenhas - A Quinta Estação

Rafael 10/02/2024

Um ótimo livro
É um livro que começa lento meio confuso, o que acredito que da uma certa dificuldade inicial para você entrar no mundo entender o que esta acontecendo, o que sao os personagens e etc.
Mas a história é muito boa, se você der a chance e persistir um pou vai começar a entender a história e querer ler mais e mais.
Recomendo dar uma espiada no epílogo 1 e 2 no final do livro, nele tem conceitos que podem ajudar a facilitar a leitura que so descobri quando terminei o livro, mas cuidado com spoilers de alguns conceitos mais avançados

Matheux 08/02/2024

Em choque
Provavelmente o melhor livro de fantasia que eu li nos últimos anos. O universo que a autora criou, os personagens, o enredo, é tudo TÃO interessante.
São tantas perguntas que ela nos faz ter, e recebemos migalhas de respostas, o que dá raiva mas motiva tanto a continuar a ler.
Uma leitura leve, mas densa. É até difícil de explicar.
Simplesmente sensacional, e tenho certeza que vai só melhorar nos próximos.

Wes 31/01/2024

Surpreendentemente
Esse foi um dos livros que comecei a ler despretensiosamente e acabei me envolvendo mais do que esperava.
A leitura é bastante fluida e envolvente. Ja peguei o segundo livro da serie para me debruçar nessas história que promete continuar sendo muito boa.
Recomendo a todos que curtem ficção e fantasia e uma criação de mundo diferente e, de certa forma, muitos semelhante.

booksdamel 25/01/2024

Construção de mundo de explodir a cabeça
A Quinta Estação é simplesmente fora da caixa! Desde o mundo até a narrativa viciante da N. K. Jemisin. A forma como ela escolhe contar a história, aos poucos, para no final amarrar tudo é incrível. Fora a sutileza das críticas sociais do nosso mundo, que ela traz com maestria.

iris 21/01/2024

Um livro sobre placas tectônicas?!
Não é apenas uma história sobre placas tectônicas!!!!!!

passei a maior parte do livro estando muito perdida e desesperada, buscando entender o que estava acontecendo e criando diversas teorias. E ISSO FOI EXTREMAMENTE DIVERTIDO!

vi uma moça no tik tok falando bem dessa trilogia e resolvi dar uma chance e ainda bem que eu fiz isso.

é uma história tão bem construída e tão bem organizada! foi minha primeira leitura da autora e, com certeza, quero ler mais obras dela. n k jemesin tem uma escrita tão linda, profunda e elaborada e o jeito que ela narrou esse livro foi simplesmente espetacular!

as personagens são tão bem construídas e desenvolvidas, é muito prazeroso de ler uma obra assim, tão bem escrita. ansiosa pelos próximos livros.

com certeza recomendo!

sabrinamenegassi 20/01/2024

Nem sei o que dizer
Com certeza eu quero fazer uma releitura daqui um tempo, pra tentar entender o porque da nota alta dele.
Imagino que se ler em outro momento, eu me importe mais com a história e com os personagens.
Sei que o livro não é ruim, mas não funcionou muito comigo nesse momento.
Inclusive as 3 personagens, eu ja saquei logo de cara o que se mostrou pra frente.

lívia 19/01/2024

Diferente de tudo
Inegável como esse livro é diferente em tudo que se propõe, desde ao seu mundo a sua forma narrativa e por isso não é difícil saber porque esse livro ganhou o hugo awards.

Só não é 5 estrelas pois faltou uma conexão com os personagens que eu queria que fosse a mais. Me conectei com os personagens, mas não me afeiçoei a eles de forma tão profunda.

A narrativa é impecável e incrível (às vezes as descrições dos locais e da "magia" era muito difícil então boa parte eu lia sem realmente compreender).

A forma como a autora vai, aos poucos, nos dando pistas pra chegar no final e amarrar tudo de uma forma tão boa que ao mesmo tempo consegue ser sútil e avassaladora. E deixa vários espaços para serem preenchidos nos próximos livros.

Os últimos 20% são eletrizantes e me empolgaram muito e estou muito curiosa e empolgada para continuar a saber mais sobre esses personagens e esse mundo.

Sinto que poderia falar ainda mais sobre esse livro e encontraria nesse exercício mais coisas sobre essa história e como ela é muito boa.

Hammer.Mariana 16/01/2024

Excelente livro
Imagine se algumas pessoas pudessem controlar a terra - provocar e evitar tremores e rachaduras no solo que poderiam até mesmo se transformar em vulcões e tsunamis. Pessoas que são temidas e tratadas como inferiores - os orogenes. Agora imagine um mundo em que catástrofes naturais ocorrem periodicamente, sempre exterminando boa parte da população. Esse é o mundo de ?A Quinta Estação?.
Ele começa com 3 protagonistas, uma criança, uma jovem e uma mulher madura e é muito satisfatório ver como as histórias vão se entrelaçando na obra.
Achei interessante a escolha da autora quanto ao narrador da protagonista mais velha. No começo foi incômodo, mas com a leitura fui acostumando: a história é narrada como se o leitor fosse a personagem. Não lembro de nenhum livro que li ultimamente usando desse artifício.
A história é de luta, superação e muitas tragédias. Uma leitura de certa forma pesada, pois a autora trabalha diversos temas delicados como preconceito, perda de entes queridos, violência, criação de doutrinas, dentre outros.
Uma das formas de usar os orogenes difíceis de controlar é de partir o coração. Para falar a verdade, meu coração foi partido algumas vezes durante a trama?
Gostei muito do mundo criado pela autora e do sistema de magia e suas limitações (incluíndo aqui a figura dos guardiões, que tem a capacidade de anular os poderes dos orogenes e coisas piores).
Ao contrário de muita gente que leu esse livro, não achei que foi uma leitura fluída. Levei mais tempo para ler do que costumo levar para ler uma obra desse tamanho.
Valeu muito a pena, mas vou esperar um pouco para ler o próximo volume.

Natane 12/01/2024

Dei nota 03 para esse livro porque ele me instigou a terminá-lo e a querer ler o próximo, mas não dei nota 04 ou 05 porque passei o livro inteiro me sentindo trouxa e implorando por explicações que, em sua maioria, nem vieram.
A forma da escrita traz um frescor depois de tantos ?mais do mesmo?, e os dramas pessoais me prenderam muito mais do que o universo em si (isso depois que me resignei, a partir da página 150).
Então, caso você seja uma pessoa determinada, paciente e um pouco masoquista, eu certamente indico esse livro.

Eliete 08/01/2024

É bom mas ...
Me sinto confusa em fazer uma resenha sobre esse livro porque ele com certeza não é ruim, mas terminei sem nenhuma vontade de continuar a história.
O livro é relativamente grande, tem suas mais de 500 páginas, e no começo eu estava realmente intrigada, afinal é um conceito totalmente novo, nunca li nada parecido. A escrita também não é ruim. Os personagens tem um passado, tem uma história mas não me senti conectada. O que de fato me incomodou é que no começo somos jogados no meio de algo e até aí tudo bem(até os 35, 40% eu estava gostando pela expectativa), mas as páginas vão passando, passando e ao mesmo tempo que acontece muita coisa, a falta de linearidade acaba deixando o pouco que é contextualizado confuso (sem estragar o plot, o pouco que é explicado desse mundo é contado em fragmentos vez ou outra pelos personagens e a gente tem que ir juntando tudo e o glossário no final atrapalhou mais ainda). E lá pelas últimas 150 páginas que a coisa começa a acontecer de fato... E o livro acaba. E é aí que não funciona pra mim.
O plot principal da história é bacana, o conceito é bacana.
Mas é tanta coisa, e eu me senti jogada ali no meio tão perdida que senti empatia por apenas 1 personagem e mesmo assim não o suficiente pra ler mais dois livros pra saber o que acontece com ele.
Mas não acho que seja um livro ruim, apenas não me cativou, é uma fantasia muito diferente do comum que trabalha muitas questões fazendo analogias ao mundo real, só não me conectei como eu gostaria.

Isa 28/12/2023

Uma fantasia bem construída
Um universo bem diferente, foi uma boa leitura. como não estou no clima de fantasia não pretendo continuar a série, porém, um dia quem sabe.

Bruna.Oliveira 19/12/2023

U amei esse livro de uma forma que não tenho palavras o suficiente para descrever o quão incrível foi essa experiência de lê-lo, ele me fez sentir muitas coisas muito intensamente, me fez pensar e ver mais.

É um livro que vale demais a leitura pois tem um universo incrível, um sistema mágico impressionante e fora da curva, além de personagens muito intrigantes.

Lore 17/12/2023

Livrasso
Nossa que livro bem feito, bem escrito, bem pensado ? ele é simplesmente incrível em todos os aspectos .

Amei conhecer a syenite, damaya e essun ? confesso que demorei pra entender que elas são a mesma psssoa só que em fases da vida diferentes, mas quando eu entendi eu ???
E o final ? dela surtando e explodindo tudo aaaaaa.

Me senti imersa completamente na história, adoro quando um bom livro me proporciona isso.