A Quinta Estação

A Quinta Estação N. K. Jemisin

Resenhas - A Quinta Estação

HoneyBookss 02/04/2023

Sem palavras
É muito difícil pra mim falar desse livro sem acabar dando algum spoiler, porque a grandiosidade desse livro e o motivo de eu ter gostado tanto dele é um grande spoiler.
A história se passa em um mundo que está acabando, onde existe os orógenes, pessoas que tem habilidades/"magia" relacionada a terra. Aqui conhecemos a história é contatada em três pontos de vistas e de uma maneira brilhante. O universo que a Jemisin criou é fantástico, com um poder de convencimento muito grande. No início não estava entendendo nada, continuei a leitura porque realmente não tem como parar. E quando eu terminei eu fiquei sem chão diante de todas as descobertas e dos entendimentos se assentando na minha cabeça. É um livro muito inteligente e pra mim o ponto mais incrível é perceber o quanto somos mutáveis. Super indico essa leitura pra quem tem paciência, pra quem não fica intimidado diante de desafios, porque é um desafio ler esse livro. Mas vale muito a pena.

TheusKemper 01/04/2023

Não gostuei, asmei
Não tenho palavras pra descrever o quanto este livro é bom meus queridos, apenas leiam.

Uma história original com uma narrativa incrível. Nunca tinha lido uma história que tivesse uma parte da narrativa em segunda pessoa, achei incrível e me senti muito mais imerso na história por conta disso.

No início não estava entendendo muita coisa e vi o glossário apenas no final da leitura?
Acho que se tivesse visto antes teria entendido mais rápido.

Penso que é uma leitura que demanda paciência, principalmente no início por ter muitas informações jogadas na sua cara de uma vez só. Porém, no meu caso fiquei intrigado com a história desde o início então foi uma leitura fluida.

Achei incrível como foi feita a passagem de tempo inclusa na narrativa, tornando isso parte do plot.

Um livro com bastante representatividade e personagens incríveis de se acompanhar.

Uma história completamente imprevisível, você não sabe o que esperar.

Enfim, simplesmente perfeito.

Jjjkjs9717 31/03/2023

Eu não sei se eu sou burra, ou se esse livro só é bastante surpreendente (talvez os dois) mas eu levei vários "sustos" durante o livro e adorei. Provavelmente lerei o próximo!!

Douglas 23/03/2023

ISSO AQUI É A ELITE!
Estava com uma puta ressaca literária referente a livros de fantasia, mas tudo mudou quando me permitir embarcar nesta aventura sobre o fim do mundo, com um escrita beirando a perfeição com personagens reais e um universo extremamente multicultural e com diversas formas de sexualidade, identidade e gêneros ainda por cima trazendo pautas sociais de uma forma inteligente e bem construída e falando em construção aqui a N.K. Je­mi­sin soube amarrar a trama do início ao fim, simplesmente maravilhoso e inteligente NA MINHA OPINIÃO UMA SAS MELHORES FANTASIAS QUE JÁ LI !

Sônia Gregoski 13/03/2023

Complexo e diferente de tudo que já li.
Não é um livro fácil, não que a escrita seja complicada ou rebuscada,muito pelo contrário,a escrita é perfeita,mas como é um mundo novo,até que se consiga entender o conceito apresentado,confesso que o cérebro da uma bugada.
Intercala 3 períodos de vida da mesma pessoa,o que torna tudo muito intrigante.
Tudo é muito bem dosado,contém uma gama de assuntos tão bem entrelaçados que tu se surpreende com tanta perfeição.
Como é o primeiro livro,muita coisa é apresentada sem muita explicação, deixando muitas lacunas.
Estou cheia de perguntas sem respostas,espero que o segundo volume esclareça algumas das minhas dúvidas, que são muitas.
É o tipo de história que tu necessita da continuação, te instiga a procurar respostas,maravilhoso!

Thaís 12/03/2023

O livro de ficção que eu estava precisando.
A Jemisin tem um jeito muito interessante de escrever.
De forma que você precisa ler muitas páginas para que as coisas sejam entendidas/reveladas. O que te deixa tensa o tempo todo, iclusive se entende até o final do livro.
Algumas das coisas macabras que ela escreve formam uma imagem muita vivida.

A história foi muito bem escrita. É realmente um mundo ficcional muito bem pensado.
Não passa despercebido que a autora usa a história como metáfora pra a situação do mundo social e politica atual.

Com certeza vou precisar ler o segundo livro.

livros do jose 09/03/2023

Livro gostoso com temática super nova
Um mundo totalmente em caos. Três histórias que se cruzam durante o percurso e muitas reviravoltas que deixa o leitor louco kkk

Seyenite é uma Origene, uma pessoa com poderes sensoriais, ou seja, ela consegue realizar atividades sísmicas na terra, visto que o ?pai terra? não existe mais e esses poderes passaram a ser dos humanos ?especiais?. Alabaster vive com Syen, ele é um poderoso e vingativo homem e carrega consigo 10 anéis, que significa o poder maior entre eles. Syen serve contra sua vontade a Alabaster em todos os sentidos.

?Você? é outra personagem marcante, no qual busca por pistas de uma pessoa e em em seu caminho, encontra orogenes que mudará seu rumo. Ela perdeu seu filho e buscará entender como ele morreu.

Damaya vive uma constante mudança em sua vida, no qual é aprendiz e está aprendendo a controlar sua forças e conquistar seus anéis. É uma menina determinada e cheia de poderes inimagináveis.

A quietude é onde vivem é um lugar onde vivem e está acostumado a muitas catástrofes, mas os orogenes usam seus poderes contra a terra e muitas pessoas. Um livro totalmente diferente e que vem conquistando milhões de fãs pelo mundo.

Thabata 08/03/2023

A narrativa é um grande quebra-cabeça onde, aos poucos, o leitor vai recebendo migalhas e montando as peças para compreender as informações. É tudo muito confuso e misterioso, intisgando a curiosidade para entender o que está realmente acontecendo enquanto luta para formar um quadro desse mundo.

É dividido em três personagens centrais que estão em diferentes estágios: a jovem aprendiz, a quatro anéis em uma missão e a mãe em busca da filha desaparecida. Logo no início já percebi a conexão entre as três, acho que mais por dedução do que por exatamente alguma pista, decifrando um dos plot twists.

Em uma dessas personagens, a narração é em segunda pessoa, o que, em primeiro momento, pode causar estranheza, mas dá um toque ainda mais misterioso e traz o leitor mais para perto de alho totalmente fora de sua realidade.

Este foi um livro que quase abandonei, retomando depois de um ano por pura teimosia. Não foi uma leitura que particularmente me agradou, mas não tira o mérito de ser um livro totalmente diferente e instigante.

fabianja 26/02/2023

M e u d e u s
QUE HISTÓRIA F#DA, demorei muito pra ler oq foi dificil entender o universo, e sinceramente so fui entender todo o livro na última página, e simplesmente nao poderia ser mais incrível. toda a construção da historia do universo é de arrepiar. a escrita é perfeita a ideia por trás mais ainda! tem TANTO a se pensar com essa fantasia. agora é ler o próximos livros?

Rick 24/02/2023

Confuso porém compreensível
Muito legal, toda a construção de mundo e os personagens são muito interessantes, fiquei bem perdido durante algumas partes mas no fim tudo fez sentido, e aquele final, isso sim que é um gostinho de quero mais!

Leticia2510 19/02/2023

A quinta estação
Como pode um livro de fantasia transcender a um nível tão alto e não ser tão falado, tão reverenciado, esse livro deveria ser leitura obrigatória
Jessica1248 19/02/2023minha estante
Simmmm. Nossa, como eu amo ?? pena q é pouco conhecido

Erwinnph 14/02/2023

Surpreendeu
Ok? está fantasia não tem clichês me assustei aqui quando algumas coisas foram reveladas, comecei achando mais dos mesmos apesar de ser bom? então tudo mudou do nada kkkkkk Ae mudou de novo, Ae de NOVOOOO, não esperava por isso? foi uma ótima surpresa kkk