A Quinta Estação

A Quinta Estação N. K. Jemisin

Resenhas - A Quinta Estação

Carlitos 12/04/2024

Só coisa boa, só coisa boa
Eu já tinha gostado muito dos outros livros da N.K, principalmente o "Lua de Sangue". Ela tem uma criatividade tremenda.

Tudo nesse livro e feito de uma forma espetacular: o universo criado (A quietude), os dons dos orogenes, as três história que se conectam de uma maneira simples mas, também, de uma forma muito perspicaz.

É um livro até que complexo, em certo nível. Tem uma riqueza de detalhes tão grande, e é tão bom ver um autor que se empenha em criar um universo tão único.

E que final foi esse galera? Acabou de uma maneira muuuito parecida com o primeiro livro de Nevernight. Agora tô mega ansioso pra ler o próximo.

Livros da Julie 03/04/2024

Uma fantasia não tão distante dos nossos dias
-----
"muito da história não está escrito."
"Há uma arte em sorrir de uma forma que os outros vão acreditar. É sempre importante incluir os olhos; caso contrário, as pessoas vão saber que você as odeia."
"O fim de uma história é apenas o começo de outra. (...) Pessoas morrem. Velhas ordens passam. Novas sociedades nascem."
"Nunca se esqueça do que você é."
"As pessoas que nos amam são as que mais nos machucam"
"O amor é uma mentira. Não é sólido como uma rocha; em vez disso, ele se dobra e se dissolve, fraco como metal enferrujado."
"O mundo não é justo, e por vezes não faz sentido."
"é sempre um ato de boa liderança tratar os outros, todos os outros, com cortesia."
"Lar são as pessoas (...) Lar é o que você leva consigo, não o que deixa para trás."
"Quando a mente racional é forçada a confrontar o impossível repetidas vezes, não tem escolha a não ser adaptar-se."
"nem mitos nem mistérios chegam aos pés da mais infinitesimal faísca de esperança."
"O corpo esmorece. Um líder que perdura depende de algo mais."
"Necessidade é a única lei"
"[A dor] é o que nos molda"
"Em qualquer guerra há facções: aquelas que querem a paz, aquelas que querem mais guerra por inúmeras razões"
"Honra em tempos de segurança, sobrevivência em tempos de ameaça. É melhor um covarde vivo do que um herói morto."
"às vezes, sobreviver requer mudanças."
"sobreviver não é o mesmo que viver."
-----
A quinta estação é o primeiro livro da série A Terra Partida, lido com as @mafaguifinhos, @nleituras e @tatinessie.

No mesmo dia em que uma falha geológica é deliberadamente aberta de um lado a outro do continente com o propósito de destruir a civilização, uma mulher chamada Essun encontra seu filho de três anos morto dentro de casa. Tudo indica que o assassino tenha sido o pai da criança, que fugiu levando a outra filha. Essun parte em busca dos dois para recuperar a menina, mas a tarefa promete ser bastante difícil em meio à destruição e ao caos gerado pelo fim do mundo.

O prólogo do livro é bem atordoante, pois a autora já traz inúmeras informações geográficas e históricas sobre esse mundo alternativo chamado Quietude. Muito do que é dito no início só é compreendido bem depois, valendo, inclusive, voltar a ele de vez em quando para captar melhor as sutilezas do que foi relatado.

A autora divide o enredo em três narrativas paralelas, que oferecem diferentes perspectivas sobre a vida na Quietude e o papel dos orogenes, uma etnia detentora de um poder extraordinário, de difícil controle. Em princípio, não se sabe se as tramas ocorrem simultaneamente ou se vão se cruzar em algum momento. De todo modo, a alternância dá ritmo à leitura e contribui para aumentar o suspense em torno dos acontecimentos.

Jemisin utiliza um subterfúgio incomum, mas muito interessante para contar a história: o narrador sempre se dirige a uma segunda pessoa, ou seja, se refere a algo que "você" fez, quando está falando sobre Essun. Essa estratégia coloca o leitor na posição da protagonista, envolvendo-o no texto e tornando o drama mais pessoal.

No mundo criado por Jemisin, já ocorreram vários eventos catastróficos que quase dizimaram toda a população. Os poucos que sobreviveram precisaram enfrentar períodos de muita escassez, chamados "estações". A sabedoria advinda das melhores práticas de sobrevivência é passada adiante, geração após geração, e trechos desses ensinamentos são inseridos nos capítulos para amarrar a história, ao estilo de "Duna", "A parábola do semeador" e "Oryx e Crake".

Há uma grande correlação entre o mundo real e o ficcional, confirmada pela própria narrativa. Há classes abastadas e classes operárias, bem como errantes e indigentes, que não pertencem a nenhum grupo. Há preconceitos velados e escancarados de raça, cor, origem e orientação sexual. Há regras estabelecidas há tanto tempo que se incorporaram ao senso comum como uma religião à qual ninguém ousa questionar. Há uma educação rígida que mantém o status quo da ordem vigente. Os problemas geológicos e climáticos foram causados pelo descaso da humanidade com o meio ambiente.

À medida que a narrativa avança, é possível compreender melhor o universo descrito e se colocar no lugar dos personagens, identificando-se com seus problemas, questionamentos e dificuldades. As revelações, surpreendentes, surgem aos poucos, trazendo novos pontos de vista. Em contrapartida, a quantidade de informações aumenta próximo ao fim, tornando-se difícil reter as novidades e compreender suas implicações.

O livro não tem um final propriamente dito. A história apenas se interrompe para ser retomada no próximo volume. Este primeiro, porém, já é suficiente para nos tornar fãs da autora (com os devidos parabéns ao trabalho de tradução, especialmente pelas nomenclaturas). Com sua escrita envolvente, Jemisin conseguiu criar uma trama original, complexa e empolgante, repleta de fantasia e alegorias, mas bastante humana em seu cerne.

site: https://www.instagram.com/p/C5SAqsNrutq/

Thais 01/04/2024

É um livro confuso, não vou mentir. As revelações vem em doses homeopáticas e ir unindo uma informação a outra foi um baita exercício pra mim, mas gostei muito do plot que foi se formando e de como terminou. O clássico "chorei. 5 estrelas"

Obviamente já quero ir pro livro dois ver o circo pegar fogo finalmente

Lorendnts99 31/03/2024

Grandioso
De tamanha genialidade. Uma querida surpresa em vários aspectos. Parabéns à dive que escreveu a obra. Estou ansiosa para as próximas leituras

alice 29/03/2024

ME DEU TAQUICARDIA
Que mecanismo, que enredo bem articulado, que relacionamentos interessantes, complexos e bem desenvolvidos, que mundo selvagem e inovador, que escrita, que criatividade, que genialidade, QUE PEDAÇO DELICIOSO DE ARTE!

Leo 28/03/2024

MUITO BOM E... INOVADOR
A Geologia empenhar no papel crucial na vida das pessoas é algo nunca visto nos livros de fantasia. Os três pontos de vistas (temporais) do quais não é perceptível logo mas sim conforme o tempo de leitura, é algo do qual achei genial, as coisas irem se interligando ao longo do livro foi perfeito.

Gostei de como a magia dessa fantasia é levada pela natureza, uma fusão de elementos fantásticos e científicos confere ao livro uma originalidade e autenticidade únicas, que o destacam no cenário da literatura especulativa, fora que a autora utiliza a ficção especulativa como uma ferramenta para explorar questões sociais e políticas contemporâneas, dando ao livro uma profundidade e relevância que vai além do mero entretenimento.

No entanto, apesar de suas muitas virtudes, "A Quinta Estação" pode não ser uma leitura fácil para todos os públicos. A complexidade da trama e a estrutura narrativa não linear podem ser desafiadoras para alguns leitores, exigindo uma atenção e dedicação significativas para serem plenamente apreciadas.

RECOMENDO!!!!!!!!!!

24/03/2024

QUE LIVRO F@DA
A quinta estação é um fantasia incrível, com uma construção de mundo impecável!! esse livro não é do tipo que vai entregar todas as informações de bandeja para o leitor, é um livro que pode começar bem confuso, mas conforme você vai entrando no universo as coisas vão se encaixando. Nesse livro temos o ponto de vista de três personagens muito diferentes e conforme vamos conhecemos e entendemos as três e o contexto de mundo que elas estão inseridas vamos mergulhando nesse universo e montando o quebra cabeça. É um livro pesado, com varias cenas de violência mas ainda assim te prende e você não consegue largar, é o tipo de livro que quando você parar de ler uma cena vai soltar a respiração que nem tinha percebido que estava prendendo. A quinta estação não é um livro para todo mundo, mas se você é um leitor de fantasia com certeza deve dar uma chance para essa historia. N. K Jemisin foi genial nessa historia, mal posso esperar para terminar a trilogia e ler mais dessa autora

leleti 11/03/2024

LOUCURA
Estou sem chão. Depois que peguei o jeito da coisa e comecei a entender o que tava acontecendo, não conseguia mais parar de ler! Que experiência louca foi ler esse livro, mal posso esperar pra ler o próximo.

Douglas 08/03/2024

Causa emoções que muitos filmes não conseguem causar
Ainda sou novato em literatura, comecei a ler esse livro por recomendação de minha digníssima namorada, e confesso que não esperava me impressionar tanto. A história não se prende muito a apenas um único momento, mas a diversos pontos de vista que estão interligados e a transição entre eles ficou incrível, pra não dizer PERFEITA. Houve pontos em que eu fiquei simplesmente de boca aberta com diversos "plot twist" e não conseguia sequer pausar a leitura. Para quem for pegar o livro, desde já aviso que você vão querer ler as continuações também, pois apesar do último capítulo ter um excelente final, ele é totalmente aberto, e certamente deixarão a maioria dos leitores novatos e veteranos com muitas perguntas.

Hayssa 03/03/2024

Fácil entender pq o livro é premiado
A construção de mundo e de personagens é impecável, mas se torna cansativa depois de um tempo. Pensei que nem conseguiria terminar esse e talvez desistisse de ler os outros, mas já mudei de ideia! Preciso saber o que mais acontece e principalmente, saber mais sobre o Hoa, sinto que ele será meu personagem favorito!

Valéria 02/03/2024

Uma construção de mundo incrível
O livro é realmente tudo isso que falam, muito bem construído, personagens envolventes e apesar de ser denso, com muita informação, o livro flui muito bem. Achei o começo um pouco arrastado e confuso mas depois que você pega o jeito ele vai mais fluido.

Ana 01/03/2024

Que história magnifica
Eu não imaginei que iria amar tanto este livro...se eu soubesse, teria lido antes.
Primeiro livro que leio desta escritora e estou apaixonada pela sua escrita, totalmente fluida e envolvente. Eu não consegui parar de ler...
A forma que ela construiu os personagens, tão bem desenvolvidos, envolventes...a história muito bem entrelaçada.
Os plots, realmente não esperava por eles.
O livro termina deixando várias dúvidas, mas acredito que nos próximos dois livros sejam explicados e resolvidos.
Está sendo meu livro favorito lido esse ano até o momento.

N. K. Jemisin, você é maravilhosa demais, quero ler todos os seus livros!

Andressa79 22/02/2024

Que viagem meus amigos
Esse livro é uma viagem completa pra outra realidade, as descrições de tudo é muito bem feito e você se transporta pra essa realidade. Universo mágico é complexo para todos os gostos, além de humanizar perfeitamente os personagens, eles erram e muito. Só não dei nota máxima porque teve momentos que eu não entendi oq tava acontecendo hahahah talvez seja a tradução mas enfim.

Contar 3 histórias ao mesmo tempo e interligar elas de maneira majestosa é difícil demais e essa autora com certeza é uma das mais incríveis que já li, vale toda a atenção que tem.

Leitura viciante, intrigante e pensada em cada detalhe, cheia de ação como uma fantasia deve ser! Vale muito a pena, já estou no segundo livro dessa trilogia e está sendo tão bom quanto.