A Quinta Estação

A Quinta Estação N. K. Jemisin




Resenhas - A Quinta Estação


491 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


umbookaholic 22/07/2020

a minha vida acabou
honestamente, gente, eu não sei mais o que fazer da minha vida. essa porra me deixou maluco, eu gritei tanto e literalmente pRENDI O AR SEM SABER QUE TAVA PRENDENDO!!!! do começo ao fim, esse livro ri de você na sua cara e te faz implorar por migalhas de explicação, que vêm só mais pro final (ou nem vêm!!!!)!!1!1 eu tô completamente apaixonado por essa escrita, por essa história e já quero ler tUDO o que a N. K. Jemisin produziu e vai produzir na vida dela

eh isso, leiam essa droga
gabriel.antonio 22/07/2020minha estante
Kkk


Mel 22/07/2020minha estante
ja gostei kkk


Gabi Ornelas 22/07/2020minha estante
kkkk já quero ler


Michael.Douglas 27/07/2020minha estante
Onde eu encontro pra comprar? Já procurei em tudo quanto é site e livraria?


Mel 27/07/2020minha estante
na amazon, mas acho q so tem em formato Kindle


Michael.Douglas 27/07/2020minha estante
Siim. Queria a edição física. Mas aparentemente acabou


Renata 31/08/2020minha estante
kkkkkkkkk tô com a trilogia aqui na fila há tempos, mas depois dessa resenha vou colocá-los na prioridade


Junior 15/09/2020minha estante
eu consegui sentir seu entusiasmo daqui hahaha. vou ler agora!


iara170 29/12/2020minha estante
fiquei exatamente assim de saúde dps que terminei o livro


Gabrielle 28/03/2021minha estante
Esse é o primeiro livro da trilogia?


iara170 28/03/2021minha estante
é sim, o segundo é o portão do obelisco e o terceiro é o céu de pedra


Gabrielle 28/03/2021minha estante
Obrigada!!!


iara170 28/03/2021minha estante
nada


Kau 23/09/2021minha estante
Amei a resenha kkkkkkkk vou ler


carolinarsantos 31/12/2021minha estante
to assim.

leiam setor final!!! é uma hq da dc comics no universo dos lanternas verdes? sim. mas da pra ser lido sem saber nada sobre e a protagonista e a historia que a n.k. cria sao incriveis




Myzlen1 25/08/2021

Sólido como uma Rocha
Ambientação - 5

Cenário de alta fantasia, muito bem ambientado, desde as mais remotas eras até os dias atuais, o tempo meteorológico e cronológico existem e são muito bons e a geografia faz muito parte de tudo, além de toda questão social e divisões étnicas, impecável.

Escrita - 5

Livro muito bem escrito, mas nada fácil, o livro mescla a segunda com a terceira pessoa a depender de quem se trata, os capítulos tem núcleos diferentes então temos histórias correndo de forma paralela. Apresentar um universo novo nesses termos é complicado, no início foi um livro difícil de acompanhar porque queria muito entender tudo logo, mas quando mandei a compreensão total do universo para as ferrugens a coisa andou e me habituei, ao estilo e aos termos novos que são utilizados ela flui muito bem e dá um show.

Protagonista - 5

Poderia até dar mais, sensacional, cativante, magnética eu diria! Existe uma energia na protagonista incrível e firme como uma Rocha a identificação é excelente e o carisma é forte, criei muita empatia e sei que ainda há muito por vir, carrega bem a história.

Coadjuvante - 5

Todo mundo é bem construído, existe motivação, personalidade, carisma, é possível se identificar e sentir empatia diferente por cada um, todos com seus pensamentos, dramas, objetivos e facilmente renderiam uma história pessoal.

História - 5

Simplesmente sensacional, toda a criação do universo, tanto geograficamente quanto socialmente com suas particularidades não costuma ser fácil nem sempre bem feito. Nesse caso meu medo era não ter uma história a altura, mas a medida que a leitura progride a coisa se desenrola de forma muito mais intensa. Se fosse um único volume iria criticar o momento em que a história se revela, mas como preparação para algo maior acredito que não poderia ser melhor. Tudo bem amarrado e escrito. Capítulos com histórias paralelas as vezes são anti clímax mas a medida que as coisas vão se encaixando isso se dissipa e a motivação por trás é muito satisfatório. A meu ver uma obra bem sólida

Nota - 5

Tempo de leitura

[ ] Miojo
[ ] Um filme
[ x ] Uma série
[ ] Infinito

Compreensão

[ ] Dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ ] Dá pra ler enquanto assiste TV
[ ] Requer atenção
[ x ] Requer material de apoio
[ ] Só o autor entendeu (se pá)

Personagens

[ ] É um monólogo
[ ] Meia dúzia
[ x ] Uma penca
[ ] Enche um trem
[ ] Thanos temos um problema

Originalidade

[ ] Pode copiar só não faz igual
[ ] Inspirado ou seria homenagem?
[ ] Eu entendi a referência
[ x ] Original
[ ] Pessoas irão copiar isso daqui para frente
ivy! 25/08/2021minha estante
Caramba!!! Parabéns pela resenha. Apesar de não conhecer esse livro, achei super interessante!


ManiMeira 25/08/2021minha estante
Esse livro é tudo pra mim! Adorei a resenha, só faltou o favoritado né. Mas tudo bem kkkk


Laris 25/08/2021minha estante
Ahhh que bom que vc gostou! Tava ansiosa pra ver sua resenha


Rafael 25/08/2021minha estante
já quero lerr


Myzlen1 25/08/2021minha estante
Leiam! É muito bom ?


Jooy 29/08/2021minha estante
Oloco. Amou msm.


Rai 20/09/2021minha estante
Jemisin é tudoooooo. Já quero te ver lendo (e favoritando) os outros ?


Apollllooooo 07/01/2023minha estante
Tava procurando as resenhas de uns livros abandonados meus, até que achei a sua denovo. Será que vale a pena eu dar mais uma chance para esse livro?


Myzlen1 07/01/2023minha estante
Acho que vale a pena dar uma chance, é comum nas fantasias sentir um desânimo até algo fazer sentido, mas depois que as coisas se mostram em a quinta estação é uma experiência incrível


Apollllooooo 08/01/2023minha estante
@Myzlen.. vou considerar sua proposta..




Laryssa.Rabelo 05/02/2022

A Quinta estação
Que obra fantástica essa que acabei de ler, um pouco difícil com certeza, estou feliz de ter conseguido chegar ao final, não vou negar que tive vontade de abandonar por achar muito difícil no início, mas prometi a mim que esse ano não faria isso e pelo o visto tomei a decisão certa com este aqui, o que acontece com esse livro é que, a autora vai jogando alguns termos e não vai te explicar nada, você que lute pela frente pra poder entender, me senti burra em grande parte kkkk, talvez pelo fato de não estar conseguindo me conectar, mas depois tudo foi se encaixando e querendo ou não, ainda vai se encaixar pois se trata de uma trilogia. Os plot twists são sensacionais e talvez tenha me sentindo um pouquinho por ter matado a charada de um deles no início kkk. Pra quem quer começar a ler a quinta estação não desista se não estiver entendendo, é um livro denso, em alguns momentos realmente não acontece tanta coisa assim, levei mais tempo do que gostaria para finalizar, mas valeu cada segundo.
Bart 06/02/2022minha estante
Vc foi a 3a pessoa falando desse livro! E só deram notas mt boas!! Vc me deixou curioso!!


Laryssa.Rabelo 07/02/2022minha estante
Bart leia, é muito bom, achei uma fantasia muito diferente, que abrange tanto tema bacana, me deu muita vontade de ler o segundo logo em seguida


Bart 13/02/2022minha estante
? eita meu DEUS


Bart 13/02/2022minha estante
Tem algum livro antes!?


Laryssa.Rabelo 13/02/2022minha estante
Tem não, esse é o primeiro msm


Bart 25/02/2022minha estante
?????
Obg!




@solitude_e_books 19/04/2019

Nunca Spoiler
Mesmo sendo um livros mais aclamados da literatura fantástica, com nota super alta no Skoob e premiado com nada mais nada menos do que o premio Hugo Awards que é o Osca da literatura de fantasia e ficção científica, tenho que dizer que esse foi um livro que não funcionou comigo....

A escrita da autora N. K. Jemisin é super fluente, até faço um paralelo com os autores Petter Vbrett e Bernard Cornwell (cada qual no seu estilo) que pra mim são os escritores que fazem com que o texto seja super rápido fazendo assim a leitura deslanchar.

Mesmo com um texto fluente não gostei da narrativa em segunda pessoa, na verdade achei super massante esse negocio de ``VOCÊ`` toda hora, mesmo sendo algo super inovador, pois na segunda pessoa o leitor passa como se fosse o personagem no caso aqui a Essun (que pra mim tem a melhor historia dentre as três personagens), sendo a Damaya e Syenite em terceira pessoa mesmo.

Na verdade o livro só começou a ficar bom pra mim a partir de mais ou menos da pagina 250 ou seja quase na metade, também não consegui me ligar tanto aos personagens.

Na minha concepção o ponto alto do livro é a discussão sobre preconceito, sexualidade que a autora aborda aqui, gostei muito também quando ela fala sobre o que tem sido feito com o planeta quando se pensa em desmatamento poluição, na verdade essa historia fala muito do futuro do nosso planeta se nada for feito contra essas atrocidades. É só um paralelo pois o planeta aqui não é a Terra.

Não vou desistir dessa trilogia, mas lerei o próximo livro ´´O portão do Obelisco´´ com uma expectativa bem mais baixa do que foi pra este.

Não posso deixar de parabenizar a editora Morro Branco pela belíssima edição do livro, mostrando assim muito respeito com o leitor.
JonLiberato 03/11/2019minha estante
Cara, você disse tudo o que eu estou sentindo lendo este livro. A diferença é que ainda estou em dúvida se vou continuar lendo essa série.


@solitude_e_books 03/11/2019minha estante
Acho que só nos 2 que não gostamos desta obra rsrsr


Luciane oliv 28/01/2020minha estante
Pensei q só eu não tinha gostado, 500 páginas de uma história que não funcionou pra mim.


@solitude_e_books 28/01/2020minha estante
Lu, somos 3 em milhões rsrs


Qnat 31/01/2020minha estante
e aí, com portão do obelisco melhorou a impressão? rsrs




Dani 07/12/2017

Fiquei bem indecisa sobre que nota dar a esse livro. Baseada apenas no sentimento que fiquei ao finalizar a leitura da última página, eu diria que 3,5*.Entretanto meu lado crítico reconhece muitos pontos positivos na obra que não me permitem dar menos de 4*, e esse lado acabou falando mais alto.

A história é uma mistura de fantasia com mundo pós-apocalíptico com distopia. A narrativa é desenvolvida de forma bem original, na qual iremos acompanhar três pontos de vistas, sendo que 2 são narrados em terceira pessoa e um em segunda pessoa. Essa narração em segunda pessoa pode causar um pouco de estranhamento no inicio, mas rapidamente me acostumei com ela. Um outro ponto positivo para a autora, é que ela desenvolveu um mundo em que a maioria dos personagens são negros ( algo que não vemos muito na literatura fantástica) além de apresentar personagens com bastante diversidade sexual.

O esquema de magia é bem diferente, baseado em uma manipulação que os orogenes exercem sobre a terra. Entretanto, ao mesmo tempo que a autora se utiliza de uma ideia real sobre o funcionamento das placas tectônicas e transmissão de energia para explicar-la, a forma como esses poderes são descritos e utilizados em nenhum momento fez pleno sentido para mim.

Apesar da história bem escrita e do enredo original, acredito que um dos motivos de eu não ter terminado completamente satisfeita com a leitura foi que, por algum motivo que ainda não consegui definir,não consegui me conectar com os personagens. E isso para mim é essencial para que eu consiga me importar emocionalmente com os eventos da história.

Existe também um plot twist no final que consegui adivinhar um pouco mais cedo, então não foi uma grande surpresa para mim. A autora deixa várias pistas ao longo da narrativa, de forma que com uma leitura atenta, ela se torna fácil de suspeitar.

Em um balanço final, esse é um livro que recomendo. Tem uma história bem introdutória, e que exige um pouco de paciência do leitor, mas vejo uma grande promessa de crescimento para o próximo volume.

Fernando Lafaiete 08/12/2017minha estante
Estou mega curioso com esta fantasia. Espero gostar!


Dani 08/12/2017minha estante
Vale a pena Fernando. E ouvi dizer que o segundo volume é ainda melhor!


TazdeFreitas 19/03/2018minha estante
Estou preocupada de ler esse livro porque alguns elementos me parecem muito iguais aos de Mistborn, tenho medo de achar uma cópia e me decepcionar


Dani 19/03/2018minha estante
Em relação à isso acho que pode ficar tranquila Taz. Ele é bem diferente de Mistborn.


Fabiana 07/07/2018minha estante
undefined




Luiza Helena (@balaiodebabados) 18/05/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
A Quinta Estação é um livro que quanto mais eu lia a sinopse, menos entendia do que se tratava mas ainda assim queria muito conferir. Lendo sobre a trilogia, a autora ganhou três vezes consecutivas (no caso por cada livro lançado) o prêmio Hugo Awards, que é uma espécie de Oscar da literatura sci-fi/fantasia. Só pelo que li nesse primeiro livro acredito que esse prêmio foi mais que merecido.

Logo no prólogo, a autora te situa das situações que estão acontecendo, mas resumindo: o mundo está acabando. De novo. Ao longo desse primeiro livro, vamos acompanhar a jornada de três personagens: Damaya, Syenite e Essun. As duas primeiras são narradas em terceira pessoa. O diferencial da narração de Essun é o fato de ser uma narração em segunda pessoa, que eu nem sabia que existia e muito menos como funcionava, mas que aqui foi muito bem colocado.

A história se passa em um lugar chamado Quietude, que está prestes a viver uma quinta estação, uma espécie de evento natural catastrófico que pode perdurar por anos e anos. Nesse mundo, algumas pessoas são orogenes, pessoas que possuem o poder de controlar a terra, mas que não são muito bem visto pelos "quietos" (pessoas não-orogenes). Quando não são vítimas da população de sua comu, eles são mandados para o Fulcro a fim de serem controlados e aprenderem a controlar a orogenia e são comandados pelos Guardiões.

O mundo criado por Jemisin é um dos mais criativos que já li nessa minha vida de leitora de fantasia (e olha que já li muita coisa). É completamente singular e original. Ao final do livro tem uma espécie de glossário, listando tudo o que é relacionado a esse universo. Particularmente, acho que ele deveria ter vindo no início, mas ao longo da narração você consegue captar o significado de cada coisa. Há um termo específico e pejorativo criado pela autora, chamado "rogga", que possui uma nota do tradutor da inspiração da sua criação e que faz muito sentido no modo como ele é empregado na história.

A escrita da Jemisin é muito direta e sem rodeios, mas bastante envolvente. Fora que, em cada capítulo, você consegue sentir um tom diferente para a personagem em foco. Damaya é uma criança que está aprendendo mais sobre seus poderes, Syenite é uma jovem que tem o desejo de se provar e Essun é uma mulher cansada da vida e que agora vive mais um sofrimento. Há alguns personagens secundários de bastante importância na história. Schaffa, guardião de Damaya, com quem ela tem uma relação bem contraditória. Alabaster, mentor de Syenite, responsável por fazer a moça se questionar.

A partir dos orogenes e seu tratamento, a autora trabalha bastante a questão do preconceito. O próprio termo "rogga" e sua familiriadade com outra palavra da língua inglesa já nos dá uma prévia de como os orogenes são tratados. Gostei muito que os protagonistas aqui são pessoas não-brancas. Os povos criados por Jemisin são de uma mistura bastante interessante. Um ponto a se destacar também é um relacionamento poliamoroso inserido na história.

A Quinta Estação não foi nada do que eu pensei que seria e acabou me deixando maravilhada com tudo apresentado. Nos últimos capítulos do livro, algumas coisas vão se encaixando e a última frase deixa um baita gancho para a continuação, O Portão do Obelisco.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/05/resenha-676-a-quinta-estacao-nk-jemisin.html
alice 18/05/2021minha estante
nossa eu quero muito ler, mas nunca acho pra comprar


Luiza Helena (@balaiodebabados) 18/05/2021minha estante
O meu eu comprei na Amazon, na Black Friday no ano passado kkkk


alice 18/05/2021minha estante
nossa faz tempo entao kskkkk sempre que eu procuro nas livrarias tem só o 2 e 3, nunca o primeiro
tenho que admitir que eu fico com um pouco d medo desse livro também. sei lá falam que é tãao bomm e eu crio tanta expectativa ai eu fico com medo de estragar o livro porque eu pensava que ia ser mais sabe?


Bia 18/05/2021minha estante
adorei esse livro também, é incrível


Luiza Helena (@balaiodebabados) 18/05/2021minha estante
Na livraria realmente eu não sei, mas na Amazon quase sempre tá em estoque.




Maria4735 19/05/2021

Eu. Dei. Um. Grito.
Sempre ouvi falar muito bem dos livros da N. K. Jemisin, principalmente de A Quinta Estação e por isso decidi começar a ler por ele, e nossa...
O início é bem confuso, você é simplesmente jogado no mundo e que se foda se você está entendendo ou não, mas aos poucos a autora entrega pequenas pistas que fazem mais e mais sentido, para terminar com um final impactante com gostinho de quero mais.
Com certeza eu vou continuar a serie e quero ler outras coisas da autora.
Diego.Sinigaglia 19/05/2021minha estante
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vontade de ler


Lucas.Godoi 19/05/2021minha estante
BUFOOOO MULEEEEEE, É SOBRE ISSO


Lucas.Godoi 19/05/2021minha estante
Mauad fazendo eu querer começacr outra serie sksksksk aiai


Luis 19/05/2021minha estante
Me convenceu! Terminando trono de vidro essa série será a próxima a ser lida.


Maria4735 19/05/2021minha estante
LEIAMMM LEIAMMM




Izzy 12/10/2021

nu, que trem bom!
rapaz, eu não somente li uma fantasia cabulosa, que me tirou da ressaca, como ainda li uma fantasia cabulosa PRETA. Nu, bom demais. Poderia passar um tempo aqui fazendo uma resenha elaborada, mas estou ocupada indo para o próximo livro. Fui!
Rafa.Toma 12/10/2021minha estante
Ami tem romance entre os PP?


Izzy 13/10/2021minha estante
romance não. rola umas relações.


Rafa.Toma 13/10/2021minha estante
obgd ami, mas é entre os pp?( Aqui a gnt vive de migalhas k)


Izzy 14/10/2021minha estante
sim. mas é relação sexual mesmo.




Adrya.Ribeiro 06/02/2019

Altas expectativas para esse livro, esperei muito tempo e li várias resenhas que me convenceram entrar nessa trilogia sem conclusão no Brasil.
O começo não me empolgou muito, em vários momentos fiquei perdida pelo meio do caminho. Mas, ao longo da leitura, a leitura mesmo que densa (mundo novo, várias estórias e personagens), fui me envolvendo demais. A Jemisin me lembrou um pouco o estilo de escrita da Butler, uma ótima inclusão na nova fantasia/ficção científica, mundo bem estruturado, ótima ambientação. Em alguns momentos, achei um tanto excessivas as descrições, mas que não atrapalharam a minha leitura.
Você fica fazendo muitas suposições ao longo da leitura, e o que me pegou foram as linhas do tempo. Fiquei muito doida para descobrir se em algum momento se interligariam ou não. Uma maravilhosa surpresa, devo dizer.
Ao final, estava louca por mais páginas e mais livros da Jemisin. Ainda bem que tenho o segundo livro, e espero de coraçãoooo que a Editora Morro Branco não demore para publicar o terceiro e último livro.
gabigodoy 06/02/2019minha estante
Quero muito leeer!!! Espero que role esse ano!!!! Mas to tentando evitar comecar trilogia/serie sem continuacao! =/


Adrya.Ribeiro 06/02/2019minha estante
Pois é Gabi, estou tentando fazer isso, só começar quando já está concluída. Mas o falatório foi tão grande, que embarguei! Rsrsr


gabigodoy 06/02/2019minha estante
rs ?


Adrya.Ribeiro 06/02/2019minha estante
Pois é Gabi, estou tentando fazer isso, só começar quando já está concluída. Mas o falatório foi tão grande, que embarquei! Rsrsr




Queria Estar Lendo 04/03/2021

Resenha: A Quinta Estação
A Quinta Estação é o primeiro volume da trilogia A Terra Partida, da N.K. Jemisin. A história fantástica foi vencedora do Hugo Awards e acompanha três pontos de vista em diferentes pontos desse continente chamado A Quietude - tudo isso enquanto o fim se aproxima.

A Quietude é um mundo constantemente devastado pelas falhas sísmicas que o constituem. Os períodos de estabilidade são chamadas de Estações, e eles estão se aproximando da Quinta - o que significa que o fim está próximo.

Nesse universo, existem os normais, os Guardiões e aqueles com poderes de orogenia. Os Guardiões são responsáveis pelo treinamento e supervisão daqueles que controlam a orogenia - que é o poder de mover montanhas, paralisar terremotos e destruir mundos, se um deles quiser.

A história acompanha três personagens em núcleos distintos. Uma garotinha chamada Damaya, que é uma orogene e é encontrada por um Guardião para ser treinada. Uma mulher chamada Syenite, que faz parte da casta Reprodutora e está treinando para avançar nas conquistas de poder e se provar para a organização que treina os orogenes. E, por fim, Essun, uma mãe devastada pela perda abrupta do filho pelas mãos do pai dele, e que sai em uma jornada de vingança para encontrar o assassino.

"É isso que você deve se lembrar: o fim de uma história é sempre o começo de outra."

É muito difícil explicar o quanto esse livro é brilhante. Merecedor de todo hype, sim, extremamente fascinante do começo ao fim, com uma construção de universo de deixar babando.

Você acredita na Quietude e nos poderes orogenes e no fim do mundo se aproximando. Você se emociona com a jornada da Essun, com o crescimento da Damaya e com as conquistas da Syenite.

As histórias estão interligadas, mas é pouco a pouco que você entende como e por que. E, nossa, como a Jemisin é GENIAL na maneira com que traça os paralelos e os pequenos detalhes. Lentamente, ela te deixa ver o que está acontecendo no contexto geral, e aí só gritos e choques para explicar o que senti.

O mundo de Quietude é aterrorizante pela instabilidade, pela selvageria da natureza e pelo modo com que o incerto está sempre rondando seus habitantes. As histórias das Estações anteriores enchem extras nos fins dos capítulos e em narrações das personagens, e eu fiquei ávida por mais e mais e mais, como sempre acontece em fantasias bem escritas.

É também um mundo cheio de informações e detalhes e, de novo, a construção dele enche seus olhos. Apesar da sensação de perdição no começo do livro - o que é normal em fantasias assim - logo eu me vi fisgada para continuar lendo e lendo e entendendo mais e mais, até me sentir familiarizada com tudo.

Os pontos de vista de A Quinta Estação ajudam por variar entre as idades das personagens. Com a Damaya, a gente tem apresentações mais versadas e longas, compreendendo o mundo ao qual ela está sendo exposta - e a gente, consequentemente - conforme as coisas aparecem na sua frente. Toda a questão da orogenia e dos Guardiões e da crueldade com que a Quietude trata aqueles com poder, por medo e por opressão, é entendida através dos seus olhos.

"Somos deuses acorrentados e, pelas ferrugens: Isso. Não. Está. Certo."

Com Syenite, temos um ponto de vista mais maduro, mas jovem e revoltado. Ela quer se provar, mas questiona o tempo todo. Ela tem medo das consequências, mas passa a ver sua jornada e provações como injustiças como são; ao lado de Alabaster, seu sênior e responsável e companheiro tanto de jornada quanto de cama, Syenite viaja através do desconhecido e do conhecido para colocar sua lealdade à prova.

E Essun, por fim, é uma visão mais entregue e exausta da vida. Por tudo que ela perdeu com a tragédia do começo do livro e o que encontra em seu caminho de vingança, acompanhamos uma mulher marcada pelo tempo e pela frustração e, principalmente, pela impotência.

As três carregam a orogenia, mas como ela se manifesta em cada uma condiz com suas jornadas. A incerteza; a revolta; a perdição. São mulheres maravilhosamente bem escritas, do começo ao fim de suas histórias.

"- É uma maldição, não um dom.
- É um dom se nos tornar melhores."

Os coadjuvantes que aparecem para rechear suas jornadas foram muito interessantes e multifacetados. Personagens na zona cinza; alguns mais maus, outros mais agourentos, outros que simplesmente se cansaram de tentar. O que eu mais gostei de ler foi o Bas, companheiro da Syenite, por toda sua complexidade e poder exorbitantes e o que isso significava para a protagonista e seus arredores.

Do começo ao fim, foi um livro intenso e questionador. Falou sobre abuso de poder e opressão daqueles que diferem da "normalidade" com bastante crítica, e abriu espaço para mais discussões sobre isso, sobre a sensação crescente de retribuição que tanta opressão causa. Mais ou menos como a divisão entre os mutantes representados pelo Xavier e o Magneto.

Eu terminei querendo mais e muito feliz por ter a trilogia aqui para ler até o fim. É uma fantasia impressionante, que dá voz as personagens femininas multifacetadas e com jornadas difíceis, cheias de provações e perdas, mas conquistas e reviravoltas junto com isso.

A Quinta Estação foi uma surpresa bem-vinda e se tornou um novo favorito na minha estante. Para quem quer uma fantasia mais desafiadora e que fuja dos padrõezinhos do gênero, eis uma indicação pra levar pra vida!

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2021/03/resenha-quinta-estacao-nk-jemisin.html
Rai 04/03/2021minha estante
Ain, eu sabia. Bem vinda ao clubinho das apaixonadas pela Jemisin ??


Adrya.Ribeiro 04/03/2021minha estante
É muito fantástica, essa trilogia toda


Queria Estar Lendo 04/03/2021minha estante
Essa mulher ganhou meu coração pra sempre ?




Patricia.Rezende 30/05/2021

Uma resenha difícil
Acho que posso ter sido vítima das minhas próprias expectativas, comecei ler esse livro com a certeza que ele seria um favorito, mas foi bem longe disso.
O universo que a autora criou é muito rico, cheio de detalhes, mas apesar disso não é uma leitura difícil e logo no início você se habitua ao mundo criado. O grande problema pra mim foi o tédio!
Nenhum personagem me cativou, eu não me importei com nenhum deles, capítulos gigantes e sem muita ação, por diversas vezes pensei em abandonar, a história não me prendeu em nenhum momento.
Não vou dar sequência aos próximos livros, quem quiser me contar spoiler dos próximos na dm, fique a vontade, vou adorar inclusive hahaha
Esdras 03/07/2021minha estante
Finalmente uma pessoa com a mesma opinião que eu kkkk. Todo mundo aqui fala que o livro é maravilhoso, mas não consigo entender o porquê


Patricia.Rezende 03/07/2021minha estante
e eu que li esse livro em leitura coletiva com umas 20 pessoas e TODAS deram 5 estrelas kkkkkk


DeiaMolder 24/09/2021minha estante
Finalmente uma pessoa que pensa como eu ?. Senti o mesmo que vc, nada me cativou neste livro




Ábia Costa 28/03/2020

Muito bom
O livro é muito bom, mas não excelente. É confuso no começo e demora para a história engatar.
leilakelly 11/04/2020minha estante
estou na página 100 e estou um tanto confusa com esse livro.

por isso vim aqui pra ver as resenhas e ver se sou só eu rs


Ábia Costa 15/04/2020minha estante
Bom... A história vale a pena e quando as coisas começam a acontecer ficamos ansiosos pela continuação


leilakelly 15/04/2020minha estante
sim!!! logo depois que escrevi essa resenha as coisas começaram a andar um pouco mais. estou gostando :)




Pam 11/01/2022

Complexo, inimaginável e gigantesco.
Por muito tempo eu quis ler esse livro, mas enrolei porque além de ser grande, muita gente fala que é arrastado, mas eu amei, ele é complicado, mas acho que faz parte da lógica de todo esse universo.

Eu senti com A Quinta Estação a mesma coisa que senti com Senhor dos Anéis e Duna: a autora vai jogando as informações e você que lute pra entender, mas não é sempre assim, tem momentos que ela entrega algumas coisas bem mastigadas, e acho que isso vai equilibrando a leitura. Outra coisa: esse universo é tão rico em palavras e criações próprias que também chega ao nível das obras que eu citei, achei muito difícil me habituar, mas o jeito é seguir na leitura, porque uma hora QUASE tudo fez sentido. Digo quase, porque tem certas coisas que nem as protagonistas sabem, dá pra ver que nem os moradores desse mundo, Quietude, entendem, então ainda não está na hora de entendermos também.

Falando das protagonistas, acompanhamos a Damaya, a Syenite e a Essun, mulheres com idades e classes sociais diferentes e como são as vidas delas nesse mundo que vive passando por desastres naturais e tem alguns cidadãos, os orogenes (as 3 protagonistas são), que conseguem manipular as energias ligadas à terra, eles geralmente absorvem calor de algo (água, pessoas) e usam essa energia térmica para controlar um terremoto, por exemplo. É incrível o cuidado que a N. K. Jemisin tem com a ciência aqui: eu li que ela teve a ideia desse livro num simpósio da NASA e faz sentido porque ela tenta sempre colocar uma explicação por trás, deixa tudo muito crível (por exemplo: os orogenes não criam energia, somente a transferem). Além disso, pegar protagonistas de diferentes posições sociais é muito legal porque vemos como diferentes pessoas vivem nesse mundo bizarro.

Esse livro, além de tudo, tem umas coisas muito legais de representatividade, uns 80% dos personagens são negros, e além disso tem relação poliamor e vários personagens LGBTQIA+, inclusive trans, algo que muitas vezes é ignorado na fantasia e sci-fi. Não é meu local de fala, mas pelo que eu li achei tudo muito bem feito e adequado.

A leitura desse livro não é fluida em momento algum, do início ao fim eu precisei ler com cuidado, mas não deixa de ser boa, porque é muito interessante e a densidade faz parte. Acho que não é um livro que você senta e lê facilmente 200 páginas, é preciso um descanso. Mas além disso, desde o começo coisas muito grandiosas e surpreendentes acontecem, o que ajuda a manter a história rolando bem. E claro, as protagonistas são super interessantes, eu fiquei sedenta para saber mais de como seria o dia a dia delas. O livro também tem alguns plot twists e eu achei praticamente todos previsíveis, mas não tiro o mérito porque a construção foi muito boa.

Essa leitura pode ser assustadora no começo, mas vale a pena insistir porque o final é incrível e deixa com muito gostinho de “quero mais” pro próximo, que com certeza eu irei ler. O universo é fantástico, os personagens são únicos e cativantes e o cuidado da autora com cada detalhe é admirável.
Bia 11/01/2022minha estante
adorei a resenha! você resumiu tudo que eu senti lendo esse livro kkkk ele é mesmo bem complexo (confesso que me senti meio burra lendo porque não conseguia entender muita coisa kkk), mas acho que é uma trilogia que vale super a pena!


Pam 11/01/2022minha estante
eu tbm nao! eu ainda smp fui péssima em geografia, o q nao ajudou... kkkkk mas pesquisando algumas coisas e com atenção funciona bem. to mt ansiosa pelos próximos ?


Bia 11/01/2022minha estante
kkkkkk boa. espero que você curta o resto da série!




Nati 16/12/2021

Nessa ficção científica/fantasia premiada N.K. Jemisin não subestima seus leitores e traz uma história difícil de adentrar, em que vamos conhecer, através de um narrador observador quase que onisciente, a desventura de três personagens: Damaya, Essun e Syen. Nesse livro o leitor vai cair sem nenhum preâmbulo ou explicação em um mundo que há Orogêneses e quietos, os Orogêneses são capazes de "manipular" as forças da terra🌎 aquietando ou provocando tudo que envolva forças da natureza 🔥☄️🌪🌊, já os quietos são totalmente sem "poderes", podendo sensar (que é como se chama senti a terra) muito pouco e nada intervir.

Os Orogêneses, como tudo que difere, são temidos e demonizados, mortos assim que se descobre sua orogenia. A única salvação para eles é quando são enviados para o fulcro (uma espécie de academia para Orogêneses) através dos guardiões (uma espécie de "guardas carcereiros" 💂‍♂️ dos Orogêneses) só lendo para compreender.

O livro tem um glossário ótimo para entender mais sobre os elementos da história.

E acompanhando essas três mulheres Orogêneses, que vivem em época diferente, mas que enfrentam problemas semelhantes, vamos mergulhar nesse universo único e brilhante imaginado por N. K. Jemisin.

Entretanto, apesar de em nenhum momento eu me senti entediada, muito pelo contrário, a história me prendeu do início ao fim, mas no fim, eu percebi que esse livro é só a porta de entrada para uma história maior ainda, o que longe de tirar o mérito do livro, me fez amar ainda mais.
Ana Sá 16/12/2021minha estante
Está na minha lista de 2023!!


Nati 16/12/2021minha estante
É um livro excelente, com um tipo de narrativa fora do comum, que prende a atenção do início ao fim e a série como um todo é maravilhosa.


Ana Sá 16/12/2021minha estante
Me animei mais, Nati!!




491 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR