O poder dos quietos

Susan Cain

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Isac 06/06/2020

Ser introvertido não é nada ruim
Esse livro mostrou que, como muitas vezes eu pensei, ficar em casa ao invés de querer ir para uma festa não tem nada de errado.
Desmistificou para mim o que é ser introvertido, com certeza vou levar os seus ensinamentos comigo daqui para a frente.

Jadde 15/06/2018

Todos deveriam ler, tanto introvertidos quanto extrovertidos
Estou surpresa que esse livro não tenha resenhas e mais ainda que tão poucas pessoas tenham lido. Como eu brinquei dia desses com amigos, minha vontade é colocar esse livro debaixo do braço e sair perguntando quem tem um tempo pra ouvir a palavra de Susan Cain.
Como introvertida, a vida inteira fui pressionada a ser mais sociável, mais aberta, mais expansiva... a vida inteira eu internalizei que tinha algo errado em ser como eu era, porque as pessoas tratavam assim e eu sentia que eu era a diferente mesmo, então eu que estava errada. Esse livro veio mostrar que não há nada de errado em ser introvertido, é uma característica de personalidade. Também fala sobre como essa característica traz diversos talentos que muitas vezes passam despercebidos porque somos inclinados a acreditar no Ideal da Extroversão. Spoiler(?): introvertidos tendem a ser mais focados, mais atenciosos, mais sensíveis, gostam de conversas mais profundas... Enfim. São pessoas muitos cativantes, mas muitas vezes não dão chance deles se mostrarem.
Acho que todos deveriam ler esse livro, não só introvertidos, pra perceberem que não há problema em serem como são, mas extrovertidos também, porque eles não conseguem entender nossa personalidade reclusa e vivem achando que somos solitários ou coisa do tipo rs
Luh 23/08/2018minha estante
O motivo de não ter resenhas é que as tais resenhas estão na página do livro da primeira edição de 2012 rs. Esse é mais recente.
Enfim, comprei hoje e passei quase 3h lendo e no meio disso fiz algumas pesquisas. Realmente é muito interessante e é pq li bem pouco ainda.

Lu 24/05/2020minha estante
??????????

Jadde 22/06/2020minha estante
Poderia ser mais específica na sua crítica, por favor? Não consigo entender do que se trata só por "??????????". Obrigada

Marcelo.Cruz 08/08/2021

Que livro fantástico!! Esse livro deixa uma coisa muito clara: mesmo tendo um comportamento mais calmo e contido podemos alcançar um grande sucesso na vida, afinal, viver de forma mais interiorizada nos dá uma visão de mundo que nem todos possuem. O que achei mais interessante é o que a autora chama de "ideal da extroversão", onde muitas pessoas acreditam que para ser bem sucedidos precisamos ser sociáveis e carismáticos, o que causa uma sensação de que ser introvertido é algo ruim, fazendo as pessoas que não possuem esse tipo de comportamento sentirem-se mal por isso. Porém o que esse livro tenta mostar é justamente o contrário, que introvertidos possuem muitas qualidades que podem ser usadas ao seu favor, afinal, como a própria autora diz "aquele que fala mais alto nem sempre é o que tem as melhores ideias". Uma leitura recomendada tanto para introvertidos quando para extrovertidos. Tenho certeza que ao final dele vocês não só se conhecerão um pouco melhor, como também passarão a compreender o outro lado.
Aylane Nunes 08/08/2021minha estante
Que resenha bacana ! Estou fazendo um curso online de comunicação e oratória que recomendou esse livro como leitura complementar. Depois dessa resenha, com certeza irei adquirir em breve.

pedro.pisa 06/12/2021

Livro profundo, científico e libertador
O livro trata das diferenças de personalidades entre introvertidos e extrovertidos, definido cientificamente o que cada termo significa e como esses traços de personalidade são expressos pelas pessoas que os tem. A parte inicial do livro é bastante científica e, por vezes, complexa de ler, mas com os conceitos definidos, é possível trazer para a realidade com exemplos práticos nos últimos capítulos. O livro desafia o modelo normal conhecido sobre a personalidade e mostra os enormes benefícios que os quietos possuem e o que isso pode fazê-los alcançar.

Liana 25/12/2020

O poder dos introvertidos
Livro ótimo. Vivemos em uma sociedade em que existe um "ideal de extroversão", e introvertidos muitas vezes não são levados tão a sério quanto os extrovertidos, que tendem a se expressar mais. Susan Cain, introvertida também, nos mostra que a introversão não é um problema. Para ter uma ideia de como é o livro, recomendo a palestra da autora no TED talk.
Camila 26/01/2021minha estante
Que legal, eu não sabia que tinha uma palestra no TED talk. Obrigada pela dica!

Leonardo 02/05/2023

Introversão: nada óbvio
Escrevo sem sombra de dúvidas: esse foi um dos livros que mais me ajudou na percepção e auto-conhecimento como indivíduo. Sou introvertido.
Em um mundo onde cultuam as aparências, ser de verdade, ser profundo, aparentemente é estranho e desencorajado.
Aos muitos artistas, escritores, e todas as profissões que demandam profundidade: continuem sendo vcs mesmos! O mundo precisa dos introvertidos.
O mundo precisa voltar a olhar para as virtudes reais do caráter, que nada tem a ver com expressar ou não algo, mas sim tem a ver com vc reconhecer e entender e aceitar quem você é.
Recomendo a leitura pra você, sendo extrovertido ou introvertido, homem, mulher, solteiro, casado, com filhos (sim tem um cap só falando das crianças e a educação).
Emfim, muito boa a leitura!

Camila 26/01/2021

Mudou minha vida
Com esse livro pude perdoar a Camila criança que se escondia no banheiro da escola no recreio quando a melhor amiga não ia à aula. A Camila adulta que ainda se esconde entre as estantes da biblioteca da universidade quando não quer conversar com ninguém no intervalo entre uma aula e outra. A Camila ansiosa e desconfortável em uma festa da turma, que se sentia frustrada e inadequada por não ter a mesma capacidade de conversar e socializar que os outros demonstravam tão tranquilamente.
Esse livro mudou minha vida, porque pude perceber que eu nunca tinha entendido e aceitado minha personalidade introvertida e tentava a todo custo corresponder ao ideal da extroversão. A mensagem do livro me emocionou muito, e eu gostaria que cada pessoa que ainda se sente como eu me sentia pudesse ler e entender que não temos um defeito, uma falha, uma imperfeição. O trecho do último capítulo, sobre nos colocarmos sob a luz certa, seja um holofote na Brodway ou a luz de uma escrivaninha, foi o recado final que eu precisava para aceitar a mim mesma.

Além da minha experiência pessoal com o livro, percebo como uma leitura útil também a qualquer um que se interesse em compreender melhor as pessoas a sua volta, mesmo que ele mesmo não se identifique como um introvertido. Útil a qualquer um que tenha um amigo, parceiro, irmão, filho que ache que é "muito" quieto, tímido, reservado, ansioso, antipático. Sem dúvidas vai ser esclarecedor e tornar a convivência mais fácil e agradável para todos.

Nicholas.Assis 24/06/2021

Muito interessante!
Esse livro me surpreendeu! Ele traz uma visão sobre os introvertidos que nunca tinha visto, mostrando que muitos julgamentos sobre quem é mais quieto e reservado podem estar equivocados e que forçar socialização pode causar muitos estragos pra quem tem esse perfil. O livro também traz dicas de como interagir e incentivar os introvertidos que ajudam muito pra sabermos como agir sem cair nas armadilhas e pressão sociais

Alisson 29/04/2020

Se aceite como é e busque seu espaço!
Excelente livro, cheios de exemplos reais de casos de introversão que conseguiram "seu lugar no mundo".
Susan apresenta diferenças conceituais entre timidez e introversão, focando bastante em como os introvertidos se adaptam nesse "mundo extrovertido", no qual vivemos.

A imagem que nos passam quando crianças, nas escolas e também em reuniões familiares é a de que, ser introvertido é algo negativo, uma qualidade ruim. Quando na verdade, o mundo PRECISA de pessoas assim.

No "pacote introversão", outras qualidades como: observação, análise crítica e empatia (dentre outras), vêm junto.

Quisera eu ter tido acesso a um conteúdo assim uns anos atrás.
Com certeza eu não teria me obrigado a ser como a maioria das pessoas.
E agora, entendo porque eventos sociais me cansam tanto (:

Nathalia MN 28/05/2020

Autoconhecimento
Um livro que fez conhecer muito as pessoas e especialmente a mim, recomendo a todos a leitura do mesmo para obter um melhor relacionamento e socialização, sem julgamentos e acima de tudo com respeito. Fantástico!

Sara277 08/08/2022

Necessário
Cheguei no livro através do TED da autora, me identifiquei muito com a palestra dela, sempre me considerei tímida, mas na verdade sou introvertida, eis ai a importância de sempre buscar autoconhecimento.
Quanto ao livro, ele traz vários estudos científicos, linguagem clara, mostra que tu não precisas ser o mais falante da sala, o mais participativo do grupo ou aquele que toma a frente e organiza todo mundo, para ser considerado de valor ou relevância.
Qual introvertido ou tímido nunca ouviu que tinha que falar mais ou sair mais para se destacar. O livro vem para desmistificar isso e com exemplos de CEOs, cientistas, pessoas de grande relevância no mundo e sociedade que são introvertidos.
Além de apresentar a neurologia do introvertido, sentimos prazer em ler livros, escutar musica clássica, ficar no nosso canto ao invés de sair para curtir musica agitada, interagir com uma multidão de pessoas em festas, essas últimas por exemplo causam até fadiga.
Bom, vale a leitura para introvertidos e extrovertidos.

dudis7 18/01/2024

Leitura maçante, mas compensa
Primeiro lido de 2024!

Bom, esse foi um livro bem cansativo de se ler, talvez seja pq não estou acostumada a ler livros de não- ficção, mas a partir de um certo momento ele passa a ser um pouco mais "leve".

Eu confesso que eu reiniciei a leitura muitas vezes pois não conseguia me concentrar e focar no livro. Eu me senti bombardeada de informações, de nomes, de dados, de analogias e senti que isso se prolongou até um pouco mais da metade do livro (o que fez na minha opinião o livro ser maçante), mas irei relevar já que não estou acostumada a esse tipo de livro. Tirando isso, foi um livro que me fez pensar bastante no meu tipo de personalidade e me identifiquei com bastante coisa que é descrita nele.

No geral foi um livro bom de se ler, eu gostei como a autora abordou os assuntos, como ela citou histórias reais que passam a realidade vivida pelas pessoas de diferentes personalidades.

Eu, como uma estudante introvertida, me identifiquei bastante quando a autora falou sobre como nós sentimos que precisamos fingir um nível de extroversão. Na escola somos incentivados a muitas atividades em grupo e a muitas vezes apresentar sobre um tema na frente da escola toda e que com o tempo aprendemos a lidar com isso, mas não significa que não nos sentimos nervosos ao falar em público..

Brenniee 03/05/2022

Você tem um minuto para ouvir a palavra de Susan Cain? ''Introvertidos não são antissociais, eles apenas interagem à sua própria maneira''.
''Nossa cultura tornou uma virtude viver apenas como extrovertidos. Desencorajamos a jornada interior, a busca por um centro. Então perdemos nosso centro e temos que encontrá-lo novamente.'' - Anais Nin. Eu havia perdido o meu centro, e só percebi isso quando li esse livro; me arrependo de não tê-lo lido assim que comprei, mas culpo o terceiro ano do ensino médio por isso. Estava muito preocupada com o vestibular, e no tempo livre, estava psicologicamente muito cansada, por me forçar a lidar com muitos estímulos sociais em prol de uma pseudoextroversão motivada pelo Ideal da Extroversão. E talvez você também não tenha nenhum interesse em ler esse livro. Concordo que a capa transmite a ideia de que se trata apenas de mais um livro de autoajuda que não ajuda em nada. Mas é o que dizem: ''não julgue o livro pela capa!''. E, surpresa!!! O conteúdo do livro é mil vezes mais interessante do que a capa. E, caso você tenha achado o livro interessante, mas não tenha certeza de que vale a pena gastar seu tempo lendo-o - como foi o meu caso - leia pelo menos o capítulo de Conclusão: ''O País das Maravilhas'', porque ele resume relativamente bem o conteúdo do livro.
Apesar de saber disso tudo, não sei por onde começar a decifrar a explosão de sentimentos que foi esse livro. Tenho certeza absoluta de que foi uma das leituras com que eu mais me identifiquei; foi uma das que mais me deu vontade de viver e também a que mais me deu orgulho de ser quem sou. Conforme lia, um milhão de momentos que vivi, pessoas que conheci e até mesmo personagens de livros, filmes e séries que já vi foram surgindo na minha mente, e eu me identificava cada vez mais a cada palavra que lia.
Esse livro me resgatou de mim mesma, porque eu estava presa em um ciclo de autonegação e pseudoextroversão infinito, que me cansava e me fazia infeliz comigo mesma. E, como mencionado por Susan Cain: só vale à pena inventar uma persona pseudoextrovertida em situações que envolvem alguma paixão, algo que você não viveria sem. E mesmo nesses casos, é preciso ter o cuidado de criar nichos restauradores e ''pontos doces''. Mas, no meu caso, eu inventei essa persona pelo motivo errado: eu achava que tinha algo errado comigo por ser mais quieta e reservada. Só que não tem nada de errado. ''O truque para os introvertidos é serem fieis ao próprio estilo em vez de permitir que ele seja varrido pelas normas prevalescentes.'' Por mais que o ideal da extroversão me diga para ser mais sociável, assertiva, eloquente... Não tem NADA de errado em não ser, em ser o completo oposto.
Esse livro me forneceu estratégias para (sobre)viver em um mundo que preza pela extroversão, como por exemplo: ir às festas mas voltar mais cedo por me sentir cansada mais rapidamente por estar estar em uma situação de lidar com muitos estímulos ao mesmo tempo. Ou fazer acordos comigo mesma sobre a quantidade de interação social que farei em determinadas situações e em seguida me reservar mais, e mais tarde não me sentir culpada por não ter interagido em certos momentos. Diversas sutilezas que tornam esse livro uma peça essencial no meu processo de autodescoberta e autoaceitação.
A palavra da Susan ensina que a introversão nada mais é que uma maior sensibilidade a estímulos, sejam eles lugares, situações ou pessoas - porque pessoas são muito estimulantes, como mencionado: ''Considere que a mais simples interação social entre duas pessoas requer a realização de uma impressionante quantidade de tarefas: interpretar o que a outra pessoa está dizendo; interpretar a linguagem corporal e as expressões faciais; se revezar entre falar e ouvir, de forma sutil; responder ao que a outra pessoa disse; perceber se você está sendo compreendido; determinar se está sendo bem-recebido e, se não, encontrar uma forma de melhorar ou se retirar da situação. Pense no que é necessário para processar tudo isso de uma só vez! E isso em uma conversa com uma só pessoa. Agora imagine a quantidade de tarefas simultâneas que é necessária em uma configuração de grupo como um jantar''. Ou seja, por causa dessa maior sensibilidade, os introvertidos se cansam com muita facilidade das situações que contenham muitos estímulos. Convém ressaltar que a Susan também explica através de pesquisas científicas, o motivo da maior sensibilidade dos introvertidos em relação aos extrovertidos. ''Uma vez que você entende a introversão e a extroversão como preferências por certos níveis de estímulos, você pode começar a tentar se situar em ambientes favoráveis a própria personalidade - nem superestimulante, nem subestimulante, nem entediante, nem causador de ansiedade. Você pode começar a organizar sua vida de acordo com o que os psicólogos da personalidade chamam de ‘níveis ótimos de estimulação’ e que eu chamo de ‘pontos doces’, sentindo-se assim mais vivo e cheio de energia do que antes''.
Não tem um intervalo sequer, entre no mínimo 10 páginas, em que eu não tenha feito nenhuma marcação. Enfim, são diversos motivos que tornam esse livro a 11ª maravilha do mundo. Recomendo demais a leitura àqueles que têm curiosidade em conhecer mais a introversão, porque afinal, o mundo não é 100% extrovertido. Com certeza você conhece (ou é) um introvertido, e, seja para conhecer mais o próximo, ou para ter mais autoconhecimento, o livro é excelente nos dois propósitos. ''O amor é essencial, a sociabilidade é opcional. Valorize aqueles que são mais próximos e queridos para você. Trabalhe com colegas de quem gosta e a quem respeite. Procure entre seus novos conhecidos aqueles que podem cair na primeira categoria ou de cuja companhia você goste. E não se preocupe em socializar com todos os outros. Relacionamentos deixam todos mais felizes, inclusive extrovertidos, mas pense mais na qualidade do que na quantidade. O segredo da vida é colocar a si mesmo sob a luz certa''.

Natalia Portel 09/08/2022

Um livro que gosta de falar que ser Introvertido é um poder mas que defende que para um introvertido ter sucesso e reconhecimento ele precisa se passar por um extrovertido ?????
Gostei dos relatos dos estudos realizados, mas odiei a conclusão que o livro chega e isso acabou com a minha experiência de leitura.

Por isso 2,5.

aline.celerino 25/12/2020

Ser tímido pode ser positivo
O Poder dos Quietos escrito por Susan Cain, foi publicado pela primeira vez em janeiro de 2012. O livro tem 333 páginas e faz uma reflexão sobre como tímidos e introvertidos podem enfrentar um mundo que valoriza cada vez mais pessoas extrovertidas e comunicativas.
O livro conta como o mundo começou a valorizar personalidades comunicativas e classificar pessoas introvertidas como problemáticas. Várias explicações científicas e psicológicas são decorridas durante o livro e no final temos algumas ideias e orientações de como desenvolver introvertidos valorizando seus pontos positivos e não transformando eles em pessoas comunicativas.
Para mim a maior mensagem do livro é que introvertidos podem dominar o mundo, sendo líderes, gestores, políticos e etc. Como esse aspecto da personalidade pode ser valorizado e pode ser positivo para o mundo e empresas.
Susan Cain nasceu em 20 de março de 1968 nos Estados Unidos e formada em advocacia e atualmente é escritora e conferencista norte-americana.

1 | 2 | 3 | 4 | 5