Box Memórias da Segunda Guerra Mundial

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial Winston Churchill

Resenhas -

Tamy 18/07/2023

Um outro olhar...
?No fim de janeiro de 1945, os exércitos de Hitler estavam praticamente espremidos em seu próprio território??. Porém, muitas coisas aconteceram até a chegada desse momento.

Nesse compilado dos 6 volumes que Churchill escreveu sobre a Segunda Guerra Mundial, acompanhamos esse período por uma outra perspectiva. Aqui não veremos detalhes dos fronts, das mortes, das práticas dos exércitos; aqui nos é apresentado os trâmites, as negociações entre os aliados para que se elaborasse um plano para derrotar Hitler.

Churchill traz detalhes (não tantos quanto nos 6 volumes, segundo ele) desde o fim da Primeira Guerra, acordos que tentaram ser feitos, a ascensão de Hitler, as conversações entre aliados, até chegar ao boom da Segunda Guerra e a partir daí, seguem-se inúmeros planos, contatos entre países, análises minuciosas da situação para que boas estratégias fossem traçadas.

Pois bem, essa foi uma leitura da qual gostei bastante; foi cansativa, claro, mas conheci essa parte da história por um outro olhar e, consequentemente, compreendi contextos de outros livros que utilizam desse período para desenvolver a narrativa; a escrita de Winston é muito boa, fácil de compreender. Então, se você quer conhecer os ?bastidores? da guerra, esse é um bom livro, mas se esse não for seu objetivo, melhor nem começá-lo, até porque são 1174 páginas?

Kevin 09/07/2023

Excelente leitura!
Churchill não recebeu um Nobel de Literatura à toa. Através de uma envolvente narrativa, sempre sob sua ótica bem peculiar dos fatos, ele transmite ao leitor inúmeros detalhes que ocorreram no período da Segunda Guerra Mundial, inclusive com a explicação de como que a Alemanha obteve poder político/econômico/militar para dominar praticamente todo o continente europeu. O autor também explica em detalhes episódios marcantes do conflito e faz uma análise pessoal (e bem imperialista) do desenho que mundo tomou após o desfecho da guerra.

O box da Harper Collins é muito bonito, de capa dura, com os livros impressos em material de qualidade. A escrita do autor é sensacional e, mesmo o leitor não concordando com todas as opiniões de Sir Winston Churchill, não há como negar que ele foi uma das maiores personalidades do século XX.

Enzima 20/03/2023

Com certeza um dos melhores livros sobre a Segunda Guerra Mundial. Pela primeira vez conseguimos ver a guerra pelo olhar de um estadista, o que nos mostra o que os grandes líderes pensavam e que estratégias estavam tomando enquanto a guerra acontecia.

Allan Diego 11/07/2021

Bom pra conhecer sobre o assunto
Interessante conhecer o lado, opiniões e as memórias de um dos principais nomes deste fato histórico da nossa humanidade. Certamente uma das pessoas mais marcantes de nossa humanidade, alguém que lutou contra uma das mais bárbaras formas ideológicas de todos os tempos, enfim, leitura necessária sobre o tema.

Vanessa.Mariano 08/06/2021

Necessário
Particularmente nunca tinha visto a 2° Guerra Mundial descrito sobre essa forma. Cada detalhe , passo e ações que foram levando os países e principalmente a Inglaterra para essa guerra e felizmente a vitória diante de Hitler. Não é um livro fácil , as vezes algumas passagens ficam um pouco cansativa , mas ainda sim , impossível não se espantar e se admirar com relatos fiéis e detalhados.

Alipio 30/05/2020

Memórias de um Líder na Guerra
Box - 2 volumes

É diante das adversidades é que se conhece a capacidade de um grande Líder.

A segunda Guerra Mundial (1939 -1945), foi um divisor do mundo." Memórias da Segunda Guerra" Consagrada obra de Winston Churchil, estadista e político ( Primeiro ministro da Inglaterra na época), obra que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1953 , é uma narrativa em que o autor tem uma grande participação efetiva na história.
Churchil faz a narrativa fundamentado em farta documentação( cartas, memorandos, telegramas, etc), além de liderar, articular e costurar alianças com os aliados que se uniriam para enfrentar Adolf Hitller e os países do eixo.

Churchil, ao desenvolver as memorias do conflito, ele retrocede a narrativa, apontando as falhas do tratado de versalhes que foi realizado logo após a primeira grande guerra e a inercércia das grandes potências ( Inglaterra e França) diante do rearmamento do exército alemão.
Churchil narra sobre a invasão à Russia pelo exercito nazista e teve uma participação politica importantíssima ao " costurar" a alinça entre Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos para derrotar o exército nazista de Hitler.
O Ataque a Pearl Heabor e a resposta do EUA com o lançamento da Bomba atômica no Japão, são tratados nesta obra com critérios de quem vivenciou o momento.

Obra necessária pra quem gosta e quer conhecer mais sobre a Segunda

Selennie 28/10/2018

Demorei muito para ler. É muito bem escrito, gostoso de ler, exceto nos detalhes estratégicos difíceis de entender.
A visão de Churchill foi privilegiada e importante, contribui muito para entender o que aconteceu. Mas às vezes é tendenciosa talvez.
E é muito detalhado, o que muitas vezes me pareceu exagerado, mas em geral é fascinante.