H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Biatunix 19/09/2023

Não to com paciência, nem tempo pra resenhar esse livro, então todas minhas considerações devem ir pra quando eu resenhar o volume 2.

Em geral, gostei, a edição ter sido da Darkside dá um tom especial, a ordem dos contos também foi muito bem pensada e planejada.

-lyn 07/09/2023

Criaturas inimagináveis
Ótimos contos, alguns melhores que outros, mas a maioria sempre entrega uma boa história, com criaturas inimagináveis e descrições absolutamente aterrorizantes.

Luana 03/09/2023

Foi difícil terminar esse livro. Os contos não são ruins, mas sinto que faltou alguma coisa, ou talvez teve muito excesso. Não sei explicar, só sei que foi penoso ler, a narrativa me cansou e não senti euforia lendo, mas os contos são bons.

Natasha.Fusinato 03/09/2023

H. P. Lovecraft é com certeza um dos melhores autores no campo do terror. Suas histórias são totalmente diferente do que estamos acostumados, e possuem uma escrita um pouco difícil, consequentemente com uma leitura não tão fluída, mas que consegue nos prender do início ao fim, com a sua incrível habilidade de detalhar seus personagens no decorrer da história.

Thiago César 28/08/2023

Mestre do terror cósmico
Coletânea possui os principais contos de Lovecraft, mas não são nem 1/3 da totalidade de tudo o que ele escreveu. Grandes clássicos estão neste primeiro volume, e com eles já dá pra entender o porquê que Lovecraft tem a importância literária e cultural que possui.

DLazarou 26/08/2023

"A coisa mais misericordiosa do mundo, penso eu, é a inabilidade da mente humana em correlacionar todo seu conteúdo. Vivemos numa ilha plácida de ignorância em meio a mares negros de infinitude e não somos destinados a ir muito longe."

Allysson Falcon 26/08/2023

O chamado do tédio...
Mesmo sabendo que literatura de terror não costuma me despertar interesse, tinha uma certa curiosidade sobre Lovecraft.

Encarei as mais de 400 páginas do volume 1 de Medo Clássico. Fui me decepcionando muito rapidamente. Nas estórias mais curtas o autor até que não se sai mal, mas nos textos mais longos o único pavor que senti foi o da luta de terminar aquela leitura modorrenta e enfadonha.

Lovecraft exagera no uso dos adjetivos com que tenta convencer o leitor sobre algo aterrorizante, horrendo, asqueroso, pavoroso, diabólico, monstruoso, dentre outras dezenas de sinônimos. O texto é árido, monótono e repetitivo. E o tal medo nunca vem.

Soa muito forçado.

Muitos comparam Edgar Alan Poe e Lovecraft. Há uma distância abissal entre a literatura dos dois. Poe é infinitamente superior e a comparação soa como uma afronta literária.

Os textos de Lovecraft podem ser bem explicados na frágil saúde do autor. Ele teve sérios problemas de ordem psicológica, e até mesmo psiquiátrica, que não foram corretamente diagnosticados em sua época. Era uma pobre alma atormentada e perturbada.

Respeito quem goste, mas há inúmeros autores melhores que o senhor Lovecraft no seu estilo.

O verdadeiro pavor que Lovecraft me inspira é o pesadelo de acordar um dia e me ver cercado de pilhas e pilhas de livros dele, sem nada melhor para ler. Isso sim seria aterrorizante.

A vida é muito curta para se ler livros ruins.
Caroline Gonçalves 08/10/2023minha estante
Bahahahahaha rapaz , negócio foi pesado, hein

Allysson Falcon 12/10/2023minha estante
Pois é... kkkkkk...

Nada que uma releitura de Poe não cure...

Caroline Gonçalves 12/10/2023minha estante
Eu comprei esse livro na darkside. Versão linda do lovecraft. Mas ainda não tive tempo pra começar a ler. Quero muito comprar os dois do Poe versão medo clássico da darkside. Pretendo comprar na Blackfriday:).

Lili 20/11/2023minha estante
Hahaha rindo do seu comentário. Mas não tá de todo errado. Comprei (ainda bem que em promoção) para conhecer devida a fama de Lovercraft. E por vezes tenho achado penoso e nada de medo...
Já o Poe me apaixonei e a leitura flui...

Luci_books 19/08/2023

Não sei se fui com muita sede ao pote, mas definitivamente Lovecraft não é para mim. Ainda não conheço as obras de Poe e nenhuma outra história de horror, talvez tenha me faltado uma base para apreciar de fato essa obra, ou talvez realmente não faz o meu tipo de leitura.
Os contos que mais me agradaram foram Dagon e Herbert West:Reanimator. Comprei este exemplar por conter Nas Montanhas da Loucura e não gostei, me perdi em meio há tantas descrições e tive que reler várias vezes para me situar no contexto.
Quanto a DarkSide... como sempre com edições caprichosas, tradução impecável e com design de tirar o fôlego.
Lili 20/11/2023minha estante
Poe recomendo...

Poliana143 15/08/2023

Histórias incríveis, mas notável o tanto de descrições que tem no decorrer do livro. Perante os cenários, situações e criaturas. Isso acaba tornando meio cansativo a leitura e interpretação, mas também tem outras partes que te cativam. O que mais me cativou foi o depoimento e toda aquela situação do seu amigo de universidade e o final que acaba se perguntando e voltando pra essa questão de "será".

IZAN4GI 10/08/2023

Horror que transborda
Realmente mais um clássico que vale a pena ser visitado. Confesso que quando comecei a ler os contos fiquei um pouco decepcionado, pois por mais que não fossem histórias ruins não achei que era tudo aquilo que ouvi sobre Lovecraft, então quando cheguei nos maiores contos, eu me fascinei. O que mais me pegou não foram as histórias separadas, mas sim o universo, e infelizmente o ponto forte também é o ponto fraco, pois o que mais importa são pequenas informações dadas geralmente mais pro final do conto, que torna boa parte do mesmo irrelevante, que junto de muitas informações que não tem relevância nem mesmo pro próprio conto, deixam as histórias lentas e maçantes.
Contudo, a junção de pequenas informações fragmentadas que a cada conto vai começando a fazer cada vez mais sentido, e que no final se juntam e formam uma explicação, foi o ponto alto para mim. Realmente o conto que mais gostei foi "O Chamado de Cthulhu", depois que li os contos, percebi a influência de Lovecraft e do horror cósmico na cultura popular, além de claro entender o motivo de ser um clássico.

ViniciusM. 09/08/2023

Coletânea muito boa, mas poderia ser melhor.
Primeiro contato e provavelmente o último que eu vou ter com o Lovecraft, pois eu gostei muito de alguns histórias, como nas montanhas da louca, a sombra vinda do tempo e principalmente Re-Animator, o Chamado de Cthulhu é bem bacana, mas os demais eu realmente não teria colocado nessa coletânea, e eu gostaria de indicar vejam os audiobooks feitos pelo canal do youtube Explorando Segredos & Mistérios, várias histórias que são bem fracas nessa antologia ficam muito mais atmosféricas através desse canal.

Renan 30/07/2023

Difícil e chato
Lovecraft criou uma mitologia incrível que influência muito a cultura pop, mas o livro é ruim. Apesar de alguns contos serem bem legais, a maior parte do livro é muito difícil de ler, são página e páginas do protagonista nos enrolando e descrevendo coisas sem falar nada. Parece que não acontece nada nas histórias e quando chega o momento da revelação, é bem abaixo do que foi propagandeado.

Micaela 14/07/2023

Leitura interessante para compreender a inspiração para grandes histórias de terror atual. No entanto, a discriminação de autor em relação a alguns grupos populacionais, mesmo que velado, me incomodou durante a leitura.