H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Sara Muniz 27/01/2021

RESENHA - H.P. LOVECRAFT MEDO CLÁSSICO (VOL. 1: MISKATONIC EDITION)
Howard Phillips Lovecraft (1890 - 1937) foi um escritor estadunidense reconhecido por trazer um terror diferenciado para a literatura do gênero da ficção científica e fantástica. Inspirado em vários escritores e filósofos, H.P. Lovecraft criou monstros e histórias baseados, principalmente, em seus pesadelos (como ele afirmava). Esses simbolismos monstruosos se apresentavam como algo inédito na época, pois misturavam espaços diferentes: a terra e o universo entrando em contato, consequentemente provocando o nosso medo do desconhecido.

Já fazia muuuuito tempo que eu estava namorando as duas edições de H.P. Lovecraft da Darkside books. Depois de dois anos apenas desejando, finalmente comprei a edição Miskatonic e li, pela primeira vez, alguns contos INCRÍVEIS de Lovecraft. O meu interesse por esse tipo de conto começou com Edgar Allan Poe (Resenha - Edgar Allan Poe - Medo Clássico (Volume 1)) e, ao descobrir que H.P. Lovecraft era um grande fã de Edgar, pesquisei mais sobre ele, pois até então, eu conhecia apenas a lenda d'O Chamado de Cthulhu (Clique aqui para conferir o meu post "O poema de H.P. Lovecraft para Edgar Allan Poe", no site do Recorte Lírico).

Confesso que fiquei bastante surpresa com os contos do autor. Logo no início dessa edição, a introdução já nos conta que H.P. usa da linguagem arcaísta em seus textos, então fiquei esperando me deparar com uma narrativa extremamente formal, como em Edgar Allan Poe. Não sei se a tradução alterou muito a linguagem da obra, mas eu gostei bastante e achei até bem moderna. Os contos me prenderam de uma forma que eu não esperava também, ouso até a dizer que os textos dele me dão mais medo do que os de Poe.

Diferentemente de Poe, todos os protagonistas e personagens-narradores dos contos de H.P. possuem nomes e se aproximam bastante dos leitores, porque estão sempre prestes a contar uma história que ouviram ou que aconteceu com eles. Os monstros são descritos de modos horrendos, provocando a nossa imaginação e despertando medo, nojo, etc.

O aspecto moderno em Lovecraft está no fato de que seus monstros, apesar de parecerem com seres mitológicos, são trazidos do espaço, de outras dimensões, do centro da terra e diferentes espaços dos quais estamos acostumados. Eu dificilmente li histórias com monstros, inclusive. Sempre que era para dar medo, eram assassinos, espíritos e coisas do gênero. Para dar medo com monstros, o autor foi muito inovador e precisou ser muito bom, algo que eu concluí com certeza: Lovecraft é sensacional. (Já ganhou meu coração, haha).

Os contos presentes nessa edição (e alguns capítulos extras), são:

- Introdução Darkside
- Dagon
- A cidade sem nome
- Herbert West: reanimator
- O depoimento de Randolph Carter
- O cão de caça
- O chamado de Cthulhu
- Nas montanhas da loucura
- A sombra vinda do tempo
- A história do Necronomicon
- Lovecraft e a cultura pop
- Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft
- Seguindo os passos de Howard Phillips em Providence
- Origens - Anotações raras e inéditas

E antes de encerrar essa resenha de primeiras impressões, vamos fazer uma pausa para admirar essa EDIÇÃO PERFEITA DA EDITORA DARKSIDE BOOKS (nunca erraram):

Para mais imagens do livro e citações completas, visite o meu blog:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2020/10/resenha-hp-lovecraft-medo-classico-vol.html

Mari.Alves 13/05/2021

Achei não não ia terminar nunca! Muito detalhista e descritivo pra mim. As histórias de uma forma geral não são ruins mas a escrita é descritiva de mais e não consigo fluir. Em alguns contos ele passa mais tempo descrevendo a paisagem do que nos fatos da história!
BruPimentel 13/05/2021minha estante
Terminou. Que glória! Imagino o alívio ?

Mari.Alves 13/05/2021minha estante
Na força do ódio e pulando as descrições mas terminei! ???
Pense na felicidade!

Mari 24/05/2021minha estante
O conto mais difícil de terminar pra mim foi "A montanha da loucura", pensei que nunca teria fim haha.

Mari.Alves 24/05/2021minha estante
Somos duas Mari, esse conto parece infinito! Kkkkk

Mourão 23/07/2021minha estante
Nas montanhas da loucura foi o que mais gostei, só que é muuuuuuuuito descritivo, toda hora é inominável, imensurável, inimaginável, sei que isso é do autor, mas toda hora era meio chato, mas foi bom demais.

Mateus.Fernandes 10/07/2020

Legal mas difícil
A edição da darkside é impecável mas a escrita é muito difícil na minha opinião, tive vezes q li por teimosia por não ter vontade de continuar mas mesmo assim achei as histórias legais.
ana 22/08/2020minha estante
eu to do mesmo jeito, não é que seja ruim mas é cansativo e nada grandioso, parece que ele fica dando voltas... e, cadê o elemento medo?????? achei bem fraco nesse quesito

Mateus.Fernandes 24/08/2020minha estante
O que eu achei melhor foi o "herbert west reanimator" mas nenhum me deixou com medo o mais fraco foi "nas montanhas da loucura"

ana 25/08/2020minha estante
to lendo esse conto agora, o pior até agora foi "Dagon" sem pé nem cabeça, não curti.

Mateus.Fernandes 25/08/2020minha estante
Dagon é meio sem graça mas nas montanhas da loucura é cansativo

Rafael 03/09/2020

Embora se apresente numa edição impecável, como é de praxe da Darkside, essa antologia deixou e muito a desejar na escolha dos contos que a compõem – ou o próprio autor é simplesmente isso: incapaz de instigar o medo, de causar impacto com o universo apresentado, resta decepção à repetição.

O Chamado de Cthulhu é um conto enfadonho, repetitivo ao extremo, cansativo e de pouco horror, enquanto a história do Necronomicon, que permeia grande parte do livro, é rasa e insuficiente. A única história que me chamou a atenção foi Hebert West: Reanimator, mas é evidente que o autor bebeu muito de outras fontes, além de ser muito repetitivo e cansativo, já disse isso?!

Tassiaperesf 23/12/2021

Cansativo
Linguagem muito rebuscada, extremamente cansativa, muitas vezes me perdia na leitura por causa disso. Mas os contos são bons.

Rafael.Reis 19/05/2020

O livro em si é muito bom , esta edição da darkside books é linda demais , porém achei meio repetitivo em alguns aspectos que podem muitas vezes frustrar alguns leitores assim como eu , mas no geral me agradou , sendo que eu não conhecia os contos mas ja tinha ouvido falar sobre alguns , é um bom livro pela época que foi escrito.

Edson 08/04/2021

LOVECRAFT: AQUI, O MEDO É O SEU MAIOR PRAZER!
"Terror! Puro terror! Isto foi tudo que li neste livro do Lovecraft. Confesso que esta foi mais uma surpresa pra mim em relação ao autor. Uma vez que, o que eu imaginava fosse algo bem diferente de cemitérios assustadores e personagens mentalmente perturbados.

De todos os contos lidos neste livro, a exemplo de: DAGON, A CIDADE SEM NOME, REANIMATOR e O DEPOIMENTO DE RANDOLFH CARTER, entre outros, fica muito difícil afirmar qual o mais assustador. Todos tem as suas particularidades, apesar de ao mesmo tempo terem também, as suas similaridades. Alucinações, medos, contato com o desconhecido, estudos e pesquisas voltados para o que existe após a morte, são na verdade o tópico principal de cada uma dessas histórias, que, diga-se de passagem, são contadas da forma mais assustadora e horripilante que você possa imaginar! Isto mostra que, apesar dos pecados do ponto de vista pessoal, Lovecraft é, indiscutivelmente, um dos maiores escritores do gênero em toda história.

Leitura mais que obrigatória para todo e qualquer fã do gênero. Pois, se é medo que você gosta de sentir, aqui neste livro, é medo que você sentirá. Isto eu posso te garantir!

edufernds 27/06/2020

Meu primeiro contato com o Horror cósmico de Lovecraft.
Essa edição foi minha primeira experiência lendo Lovecraft e foi muito satisfatória, a escrita dele é muito sofisticada e tão boa, e seus contos são muito incríveis.

Mas os contos "O Chamado de Cthulhu" e "Nas Montanhas da Loucura" tão falados pelos fãs do autor não me surpreenderam tanto, não entendo o motivo do Cthulhu ter ficado tão famoso, talvez mais por sua aparência icônica do que por sua história; "Nas Montanhas da Loucura" é um texto muito lento e fica bem chato, dificil de terminar, quase 120 páginas que não acabam nunca, mas o final tudo fica recompensador apesar de tudo.

O Maior mérito talvez seja nos contos ""menos conhecidos"" entre os mais famosos do Autor rs, "Dagon", "Herbert West: Reanimator", e principalmente "A Sombra Vinda do Tempo", que Meu Deus, é fantástico, muito impressionante e eu não dava nada por esse conto e ele tem todos os elementos que tornam Lovecraft grandioso, uma das melhores leituras do ano.

É complicado avaliar livros de contos pois não acho justo tirar notas de historias que se tornaram minhas favoritas por umas que achei só ok. De qualquer forma quero muito ler mais do Autor e a leitura vale muito a pena.

Claudia Beulk - @velejandoporlivros 18/05/2020

O Chamado de Xuxulo e outros contos
Nesta obra em particular, organizada pela editora Darkside para sua coleção "Medo Clássico", são reunidos alguns dos contos mais relevantes do autor, como sua história mais famosa, "O Chamado de Cthulhu", além de dois contos mais compridos e considerados prolixos por alguns leitores, "A Sombra Vinda do Tempo" e "Nas Montanhas da Loucura" (ambos com temática muito parecida) que compartilham a edição com contos mais dinâmicos, como "Dagon", "O Cão de Caça", "O Depoimento de Randolph Carter" e a curtíssima "História do Necronomicon".
Entre os contos mais curtos da obra, destaca-se "A Cidade Sem Nome". Suas 20 páginas conseguem prender a atenção do leitor e sua reta final é de tirar o fôlego (algo comum em outros contos do autor onde o leitor se imagina vivendo os terrores dos personagens).
Outro conto presente na edição que merece ser comentado, é "Herbert West: Reanimator", que conta com a história de um médico obcecado por reviver seres sem vida, descrevendo as dificuldades para tal feito em seres humanos e a busca do médico e seu assistente (que narra a história) por um cadáver fresco para os estudos, levando Dr West a cometer atos desprezíveis. É sabido que Lovecraft odiava este conto, pois o escreveu somente visando a compensação financeira que lhe trouxe, pois como já citado, ele não obteve sucesso em vida e necessitava se sustentar. Mesmo o autor não gostando de sua criação, esta caiu nas graças dos leitores, sendo hoje em dia um de seus contos mais populares, tendo inclusive ganhado adaptações cinematográficas.

Leia a resenha completa em https://ceusinfinitos.blogspot.com/

site: https://ceusinfinitos.blogspot.com/

Rafah 30/12/2020

Lovecraft é muito prolixo, mais que Tolkien, e frequentemente se utiliza de termos científicos, o que, no meu momento atual, foi realmente muito cansativo eu demorei quase 2 meses pra terminar. Meu coração dizia "Vai! Tu gostou"; meu cérebro "Aaaaahhh, não, manooo". Por isso não levou 5 estrelas. MAS o modo de escrita é SENSACIONAL, mistério misturado com um toque de confusão associativa - É REALMENTE COMPLICADO TENTAR DAR FORMAS AS CRIATURAS. Hauhauhau

Marcelão 08/11/2020

Primeiro contato com Lovecraft
Meu primeiro contato com a literatura de H.P. Lovecraft foi repleto de contradições em minha mente que acredito me acompanharão por algum tempo. A mitologia cósmica de Lovecraft é fascinante, quanto a isso não há dúvidas, é fácil encontrar elementos que ligam de alguma maneira os contos a algo maior, um perigo onipresente que cerca seus personagens e cria um sentimento de insignificância para a raça humana. Dito isso preciso falar o que me incomodou, o excessivo detalhamento dos ambientes e a repetição de palavras e termos acabaram por tirar a imersão em alguns contos além de tornar a leitura cansativa em certos trechos (não via a hora de terminar As montanhas da Loucura), o que fez com que meu primeiro contato com o medo cósmico seja um misto de sensações. Uma coisa é certa, quero voltar para esse universo fantástico em breve e conhecer mais das criaturas e mundos criados por Lovecraft.

Edgar Augusto 13/03/2021

Que edição incrível
Uma edição primorosa da Darkside para esses clássicos. Aqui conheci o famoso horror cósmico de Lovecraft, inspirador de tantos outros autores. Leitura recomenda aos fãs do gênero.

Beto 13/02/2022

Peguei esse título motivado pela minha experiência conhecendo a obra de Poe anos atrás, a qual me surpreendeu pelo tanto que gostei, e com Lovecraft não foi diferente.

Maravilhoso o conto ?Herbert West: Reanimator? o qual não consegui largar. Absurdamente fantástico e muito bem escrito.

Já no conto ?Nas montanhas da loucura? temos páginas, mais páginas e mais páginas e infinitas páginas de descrições. Extremamente repetitivo e cansativo. Esse conto estragou o livro, parece que só ele tem 500 páginas. Achei péssimo e enfadonho.

Eu desconhecia o fato de que Lovecraft era racista, e é bem claro isso em várias passagens no livro.

Por fim gostei muito de alguns contos e de outros nem tanto. Ainda não sei se lerei o Volume 2.

17/09/2019

Finalmente conheci a mitologia Lovecraftiana, tão difundida na cultura pop. O veredito? Detestei. Ele consegue pegar histórias com ideias sensacionais e transformar num texto arrastado, focando mais na ambientação do que no desenvolvimento em si, destruindo o ritmo de uma história que tinha tudo para ser incrível.

Percebi também que as histórias claramente inspiradas em outros autores foram as que eu mais gostei. Em Herbert West-Reanimator, fica evidente a inspiração em Frankenstein – adorei o final com o cara carregando a própria cabeça numa caixa! –, e em O Depoimento de Randolph Carter e O Cão de Caça, você sente uma influência de Poe nos textos.

Agora tudo o que é claramente Lovecraftiano achei um porre. Está para surgir uma história mais chata do que Nas Montanhas da Loucura. Além de ser narrado de uma forma extremamente entediante – ele descreve cada pedra que encontra pelo caminho – passa um ar de descrença porque o narrador se encontra no cume de uma montanha, cercado por objetos e construções alienígenas que nunca viu na vida, mas consegue contar a nós leitores tudo sobre aquela civilização. É no mínimo bizarro, já que ele está só de passagem e não teve tempo para analisar aquelas informações profundamente. O que a história possui de remotamente interessante – pinguins albinos gigantes! –, ele deixa de lado para continuar a sua descrição de mais uma pedra chata.

A Sombra Vinda do Tempo também não fica muito atrás. Começa de uma forma interessante: uma raça alienígena que consegue transcender tempo e espaço, invadindo a mente de outras raças, incluindo a humana, para entender tudo sobre aquela civilização e catalogar essas informações numa espécie de biblioteca. O narrador acaba sendo possuído por essas criaturas, e o que poderia ser uma história interessante acaba caindo no mesmo problema da anterior: excesso de informação irrelevante.

Este é o volume um da série Medo Clássico da Dark Side, uma edição bem bacana por sinal, mas afirmo com toda a certeza que ficarei bem longe do volume dois. Lovecraft não é pra mim.
Pandora 31/10/2019minha estante
Nem preciso escrever nada, você descreve exatamente o que eu achei. Lovecraft também não é pra mim.

31/10/2019minha estante
Muitooooo chato!

Lucas 06/11/2019minha estante
Me identifiquei com o seu comentário. Por incrível que pareça, os três contos que você gostou, foram os meus preferidos também.

Lucas 06/11/2019minha estante
Li alguns contos separados e o Lovecraft manda bem em contos onde foge de seu mundo cosmológico. A Cripta por exemplo, é um excelente conto.

06/11/2019minha estante
Tudo que não é Lovecraftiano é legal, basicamente. haha =)

MArcio598 17/11/2019minha estante
Eu to lendo ainda e tava com esse sentimento. A edição é linda demais. Mas acho que Lovecraft não é pra mim.

Cripta Da Leitura 29/11/2019minha estante
Nossa, antes de ver as resenhas e comentários aqui no Skoob eu fiquei pensando "será que só eu tenho dificuldades com o Lovecraft?" Por que esse não é meu primeiro contato com ela, e eu já tive dificuldade em ler o autor no passado, e agora no presente a dificuldade continua rs. Ele tem conto a bons, as ideias são geniais, mas é tudo escrito de forma muito maçante. O Nas Montanhas da Loucura e A Sombra Vinda do Tempo eu só conseguia ler um pouquinho por dia e já sentia sono rs.

EduardoCDias 23/10/2021

Tensão quase insuportável
Mais um daqueles autores que me pergunto por que demorei tanto a lê-lo? ele tem uma capacidade incrível de nos envolver numa tensão crescente, que não nos libera até o fim da estória. Aqui temos uma seleção de alguns dos seus contos e, felizmente, muito em breve teremos o volume 2. Não vejo a hora!