H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Debora957 06/10/2020

Sempre ouvi falar com muita aclamação do HP Lovecraft, meu primeiro contato foi com essa edição da DarkSide, a edição é lindíssima, como tudo que a editora se propõe a fazer, mas as obras do autor foram decepcionantes... sempre a mesma narrativa sustentando quase todos os contos, sempre detalhes sobre geologia para validar elementos de tempos muito remotos nas histórias, coisas verdes e fedidas, ervas daninhas e um homem branco superior e mais sábio que todos. Em um dos contos ele diz que um lutador de boxe negro parece um gorila.

Daironne 03/05/2020

Impressões sobre a leitura de H. P. Lovecraft: Volume I
Coletânea de contos do gênio do horror H. P. Lovecraft.

De início, acompanhamos o insano encontro de um marinheiro à deriva. No segundo conto, visitamos uma antiga cidade perdida no deserto. No próximo, excêntricos experimentos com um soro capaz de reanimar tecido morto. Segue-se ao estranho depoimento de Randolph Carter. Em seguida, acompanhamos a desventura de dois amigos afeitos ao ocultismo. Temos então a investigação sobre um antigo culto, uma expedição a Antártida e o curioso caso de amnésia de de um acadêmico. Por fim, a breve estória de um antigo livro proibido.

Imensamente imersiva, a leitura conduz um aumento de tensão progressivo, deixando o leitor perplexo com a natureza (ou não) do apresentado. A edição Darkside mantém o padrão de excelência, com ótimos material, arte e textos acessórios. O tipo de obra bonita e durável, decorativa de estantes. Os contos, no entanto, não são os melhores do autor. Montanhas da Loucura é o que menos gosto e as vezes chega a ser maçante, embora a conclusão seja recompensadora.

Edição obrigatória na estante de fãs de Lovecraft. Aguardo ansiosamente o Volume II.

sofianves 04/06/2022

Meu primeiro contato com a escrita de Lovecraft ? ?
Gostei muito da escrita e do eixo temático do autor. Que esse seja o primeiro de muitos livros de Lovecraft que lerei!
São contos que nos ajudam a lembrar da nossa condição, a olhar para o abismo e trazer à tona o medo primordial que nos garantiu a sobrevivência até aqui: o medo do desconhecido.

Como diz na edição da DarkSide:
Um dos maiores escritores americanos de terror e "ficção estranha" (Weird Fiction) do século XX, Lovecraft foi responsável por disseminar o cosmicismo, que explora a insignificância humana diante da imensidão do tempo e espaço, criando entidades que atravessam as esferas da realidade e se manifestam indiferentes em relação a nossa existência, causando todo tipo de calamidade. Com seu gigantismo blasfemo e quase onipotência, elas nos fazem sentir o medo ao encararmos nossa absurda irrelevância perante o universo.

E como disse o próprio Lovecraft:
"A coisa mais misericordiosa do mundo, penso eu, é a inabilidade da mente humana em correlacionar todo o seu conteúdo. Vivemos numa ilha plácida de ignorância em meio a mares negros de infinitude e não somos destinados a ir muito longe. As ciências, cada uma delas se estendendo em sua própria direção, nos causaram pouco dano até o momento; mas algum dia a reunião do conhecimento dissociado revelará paisagens tão terríveis da realidade e de nossa pavorosa posição nela que ou enlouqueceremos com a revelação ou fugiremos da luz mortífera em direção à paz e segurança de uma nova era das trevas."

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade
é o medo.
E o mais antigo e mais forte de todos os medos
é o medo do desconhecido."

- H. P. Lovecraft

Luana.Walery 27/06/2023

Finalmente terminei
Sem dúvidas um dos livros mais cansativos que já li. Tive um bloqueio enorme, não conseguia imergir na história de jeito nenhum, tentei muito, mas não consegui. O que mais me bloqueou em gostar dos contos, foi o fato do R4c1sm0 do autor, me deixou mal em vários momentos. Queria realmente ter gostado, mas esse motivo me tirava a vontade de ler.
Os únicos contos que gostei foram o Cão de Caça, e A Sombra Vinda do Tempo, os outros, não achei nada demais.

Lizandra 28/03/2020

E na leitura de hoje...
"Estar morto, estar verdadeiramente morto, deve ser glorioso. Há coisas bem piores do que a morte à espera do homem." - Conde Drácula-

Essa citação descreve bem o que os personagens de H.P. Lovecraft sentem ao encontrar as suas temidas criaturas.Esse foi meu primeiro contato com o autor Lovecraft e posso afirmar que nunca li nada parecido! Uma leitura que requer do leitor bastante atenção para se ater aos detalhes descritos em cada conto. A forma como o autor prende durante a leitura é surpreendente, a cada página você se vê tentando imaginar o que poderiam ser essas criaturas tão temidas que os protagonistas se esforçam para que mais ninguém as encontre. O pior medo de todos, sem dúvida, é o medo do desconhecido! Uma leitura realmente marcante que ficará um bom tempo em minha memória, uma leitura maravilhosa cheia de extras, nessa edição incrível da caveirinha, que além de linda ajuda o leitor a entender algumas referências e a conhecer melhor o autor.
Meus contos favoritos:
A cidade sem nome
Herbert West Reanimator
O cão de caça
Nas montanhas da loucura
A sombra vinda do tempo

Michele Duchamp 17/04/2021

Tive mais trabalho para pronunciar Ctulhu do que Supercalifragilisticexpialidoce
A coleção Medo Clássico da Darkside Books traz aos leitores uma ótima escolha: H.P. Lovecraft, criador do meu gênero de horror favorito, o horror cósmico. A edição que eu escolhi para compra foi a “Cosmic Edition”, com cores contrastantes que verdadeiramente dão a sensação de estar com o autor americano. A edição é fluorescente, ela brilha no escuro!
Além dos contos, temos uma uma introdução da própria Darkside (escrita por Ramon Mapa), um texto intitulado “Lovecraft e a cultura pop”, mostrando a influência de Lovecraft além do seu tempo e ambiente, um texto de autoria de Robert Bloch, tecendo comparações entre Lovecraft e seu grande ídolo, Edgar Allan Poe, além de mais um terceiro texto, um de Clemente Penna que fala a respeito da vida de Lovecraft em sua cidade natal e das experiências do autor do texto em tal cidade, nos tempos atuais . O livro ainda traz imagens de várias cartas e anotações raras realizadas pelo escritor. As ilustrações do livro são do artista Walter Pax, muito em sintonia com a obra.

Fiz um breve resumo de cada história selecionada aqui:

"1ª HISTÓRIA: “DAGON” (1919): A história é o testemunho de um homem, viciado em morfina, que relata um incidente que ocorreu durante seu serviço como oficial durante a Primeira Guerra Mundial. O narrador sem nome conta como seu navio de carga é capturado por um barco do império alemão. Ele escapa em um barco salva-vidas e flutua sem rumo, ao sul da linha do equador, até que finalmente se vê preso em um lamaçal pútrido infestado por carcaças de peixes.

"2ª HISTÓRIA: “A CIDADE SEM NOME” (1921): No meio do deserto, tem uma cidade amaldiçoada que todos evitam.
O que você faz:
a) sai correndo, batendo o recorde de Usain Bolt;
b) diz “adeus, minha adorada” e sai correndo, batendo o recorde de Usain Bolt;
c) não só entra na cidade, como ainda resolve descer uma escada em direção a um abismo de trevas, onde “apenas nos terríveis fantasmas das drogas ou do delírio, qualquer outro homem poderia experimentar uma descida como a minha.” Mais um episódio da nossa querida série “Ideias que Não Têm Como Dar Errado”."

"3ª HISTÓRIA: “HERBERT WEST: REANIMATOR” (1922): Herbert West é um médico que realiza experiências macabras com os mortos, tentando reanimá-los através de um soro preparado pelo próprio. No início da história, ele havia desaparecido sem explicações. Essa foi uma história escrita por Lovecraft como uma espécie de paródia ao Frankenstein de Mary Shelley. O autor a detestava, tendo declarado em carta que só escreveu a narrativa porque precisava do dinheiro. O conto chegou a virar filme na década de 80, os mais velhos como eu assistiram. Eu gosto muito do estilo de Lovecraft, a parte final do conto me lembrou bastante “Thriller” do Michael Jackson, a sensação foi a mesma."

"4ª HISTÓRIA: “O DEPOIMENTO DE RANDOLPH CARTER” (1920): Super-favorita! Os melhores contos de terror são os que não detalham tudo. Dois amigos vão fazer uma exploração em um cemitério, adentrando num sepulcro de eras muito antigas, quase um sarcófago. Aquele tipo de atividade sadia e lúdica, “nada pra se ver por aqui, pode ir andando…”. De jeito ALGUM imaginaríamos que essa aventura acabaria com um desaparecido e o outro dando um depoimento à polícia, não mesmo, hã-hã."

"5ª HISTÓRIA: “O CÃO DE CAÇA” (1924): O conto mais Edgar Allan Poe de Lovecraft dessa coletânea. Ladrões de túmulos, um uivo canino persistente atrás dos nossos “””””heróis”””””” e um colar que é uma espécie de amuleto maldito. Nesse conto há a primeira menção ao Necronomicon."

"6º HISTÓRIA: “O CHAMADO DE CTHULHU" (1926): O conto mais famoso de Lovecraft e que melhor sintetiza o gênero horror cósmico, inventado pelo autor. Nessa história, o Grande Cthullu estaria aguardando adormecido na cidade submersa de R’lyeh o alinhamento das estrelas para acordar do seu sono e retomar o controle da Terra. Definitivamente Lovecraft faz uma literatura de impacto. O seu espelho moderno pode ser visto em contos como “N.”, Stephen King.

"7º HISTÓRIA: “NAS MONTANHAS DA LOUCURA" (1936): O geólogo William Dyer, membro de uma expedição para a Antártica, faz de tudo para que uma nova expedição não seja organizada. O conto, na verdade uma novela, é em forma de um relatório explicando os motivos disso, pois o protagonista fez parte de uma expedição anterior, onde o seu grupo descobriu 14 formas de vida pré-históricas que eles sequer conseguiram identificar como animal ou vegetal. Esse evento, precedido da “criação” de uma Antártica misteriosa e mítica, é o pontapé inicial para a narrativa. Achei muito arrastado, a história poderia ter se desenvolvido um pouco mais rápido e ser menos detalhista.

8º HISTÓRIA: “A SOMBRA VINDA DO TEMPO" (1936): Nessa história, o professor Nathaniel Wingate Peaslee teve suas memórias apagadas por um período de cinco anos, tempo esse no qual agiu de maneira totalmente estranha ao seu normal, adquirindo um interesse pelo ocultismo e suas vertentes, além de fazer viagens a lugares inóspitos e escavações assombradas. Aos poucos, refazendo seus passos começa a descobrir segredos assustadores que permeiam a história da humanidade. Um conto longo demais e cansa pela repetição como técnica de apresentar veracidade dos fatos.

ANEXO EXTRA: “A HISTÓRIA DO NECRONOMICON" (1927): Funciona como um apêndice explicativo de itens do universo lovecraftiano, nos dando a conhecer mais detalhes sobre a origem e história do infame livro Necronomicon, escrito pela árabe louco ‎Abdul Alhazred. Interessante.

Espero que a Darkside traga mais Lovecraft! Ótimo investimento!

João Paulo 14/08/2020

Lovercraft medo clássico
Devo dizer que me senti desapontado com Lovecraft. A maior parte dos leitores o colocam em alta conta por ser considerado um dos maiores escritores de terror, no caso de Lovecraft de terror cósmico. Sendo ele que criou a lenda de Cthulu e foi um dos primeiros, se não o primeiro a citar o Necronomicon. por já ter ouvido falar sobre essas duas histórias e saber da importância que elas tem até os dias de hj fiquei com muita vontade de ler. Ganhei o livro, que foi um pedido meu, e começando a leitura percebo que a escrita de Lovecraft é muito, como direi...chata.
A primeira conto do livro, Dagon dá um certo clima de terror psicológico mas nada que te faça ter pesadelos a noite. Pra falar a verdade todas tem muita repetição de palavras como "éons" e a citação, cansativa, sobre a faculdade Miskatonic e da cidade de Arkham.
A melhor história, na minha opinião, que me prendeu em cada palavra foi Herbert West: Reanimator. Essa sim tem tons de terror, suspense me deixando esperançoso de que tanto O chamado de Cthulu e Necronomicon fossem contos a altura do que tanto ouvi falar sobre o escritor...me enganei
O Chamado de Cthulu é enfadonho, chato, não cria clima de suspense e menos ainda de terror, deixa o leitor se perguntando como uma escrita tão arrastada pode levar ao medo que tão comumente é associado a Lovecraft.
A história que vem logo depois de chamado de Cthulu é Nas montanhas da loucura. Só se for da loucura que se pode ter ao ler algo tão sem graça. Parece mais um relato sobre uma pesquisa sobre antigos seres que viveram no Ártico, arqueologia sobre o fantástico mas que não tem, de novo, nada de terror
E Necronomicon nada mais é do que um conto de duas páginas sobre o que é e como deram o nome Necronomicon para o "livro maldito".
Fiquei descepcionado, pois esperava uma leitura que me colocasse na ponta da poltrona de ansiedade com os acontecimentos e que eu pudesse ver o por que Lovecraft é tido como um escritor de tamanha grandeza.
Posso voltar a ler esse livro, dar uma segunda chance ou mesmo pegar algum outro com contos mas isso vai demorar, preciso dar um tempo para poder esquecer essas más impressões, ou pelo menos deixá-las menso fortes e aí quem sabe, conseguir ler com outros olhos e ter finalmente a visão que muitos tem de que Lovecraft é um dos escritores mais importantes para o gênero de terror de todos os tempos.

Juninho 06/01/2021

Edição Perfeita
A editora Dark Side Books têm maestria no que faz, trazendo uma edição lindíssima recheada de contos e extras muito bem selecionados que nos apresenta a imaginação sem precedentes desse fantástico autor.
A ordem com que são apresentados os contos facilita e muito o entendimento de suas histórias e mitologia não deixando nenhuma referência de sua própria obra passar desapercebida, recomendo muito a leitura desse clássico do horror e ficção científica.

feehbmb 30/12/2021

Última leitura do ano?
Diante de tantas resenhas positivas decidi comprar essa edição e ler alguns contos do autor, mesmo sabendo das inúmeras polêmicas também.
Que Lovecraft era racista, homofóbico, antissemita, preconceituoso, não gostava de gente pobre e apoiava o nazismo, não é novidade pra ninguém.
Quem consome Lovecraft precisa saber disso. É necessário colocar o dedo na ferida sim, debater e absorver o que há de bom e ruim.
Existe horror cósmico e racismo nas obras do autor, isso é nítido. Mas independente de tudo, aproveite o horror cósmico e reflita sobre o racismo de Lovecraft.
Precisei grifar em meu livro várias falas racistas do autor. Pra quê? Pra eu nunca esquecer da sujeira que li, pra deixar marcado em meu precioso livro que por trás de um escritor incrível, existia uma pessoa horrível.

Paulo 16/08/2020

Primeiro contato com Lovecraft
Primeiro livro do autor que li, posso dizer que foi uma leitura positiva, a edição da darkside muito bonita também, vou dar minhas notas para cada um dos contos :
Dagon 3,5
O chamado de Cthulhu 4,0
Nas montanhas da loucura 4,5
A sombra vinda do tempo 4,0
Michelly 17/08/2020minha estante
Levei séculos para terminar o conto Nas montanhas da loucura. Não consegui gostar.

Paulo 17/08/2020minha estante
No começo também demorei um pouco mas dá metade para o fim a leitura engrenou

Perdida_nas_Estrelas 01/03/2023

Enfim, terminado!
Gente, eu entendo o que as estórias do Lovecraft influenciaram praticamente tudo do horror que vemos hoje, muuuita coisa tem suas referências, a atmosfera cósmica, o inominável e afins, mas pqp os contos longos tem muitas passagens desnecessárias, me pareceu que o autor tinha acabado de aprender sobre geologia e queria mostrar isso dentro de seus contos, sem falar naquela expectativa que a gente vai gerando pra não vir nada no fim; já os contos curtos tem o problema oposto: quando vai ficar bom, acaba!
Minha experiência não foi boa, viu?! Foi ok, acho que vale muito a pena conhecer por ser clássico e até vou me arriscar a ler o segundo volume algum dia, mas não me agrada, é melhor ver os filmes que foram inspirados no contos, são fantásticos!
Eu li a edição da Darkside Books, a qual dizem que a tradução é mais "moderninha", pois imagine se não fosse?! Eu teria dormido 10x mais lendo isso, e olha que dormi muuuuito.

RACISMO: o autor é muito racista e muito xenofóbico, dá nojo. Talvez isso tenha piorado minha experiência mas tenho certeza que o tédio seria o mesmo.

Por fim, eu dei nota 3/5 por ser um precursor de tantos subgêneros do horror e de muita coisa da cultura pop. Vale a experiência de saber quem foi e como escrevia o tal do H. P. Lovecraft.

P.s.: a edição da Darkside é lindíssima e vale obter pra enfeitar a estante, foi muito caprichada

Gisele296 29/03/2020

Meus medos se relacionavam mais ao passado que ao futuro.
Lovecraft não é para qualquer leitor..
Ao ler Lovecraft sua mente é desafiada a imaginar um mundo com criaturas capazes de lhe tirar o sono, criaturas que nem todas as mentes são capazes de lhes dar vida.
Criaturas essas que, eu diria, chegam a ser psicodélicas, que são capazes de se embrenhar nos confins mais profundos da sua mente e lhe proporcionar os mais diversos pesadelos.
Ao ler Lovecraft também podemos perceber que sua escrita não é apenas simples contos de terror, com uma escrita um tanto que complicada, você poderá sentir a necessidade de um dicionário. Não é à toa que o autor tem fama de usar e abusar dos adjetivos, o que, deixe-me deixar claro, não é algo ruim.
Lovecraft, além de tudo, ainda consegue ligar o mundo de seres inimagináveis com a realidade, com fatos históricos, científicos e ainda da biologia.(Esse é mais um dos fatos que me encantam na sua escrita)
Enfim, é um ótimo livro, de um autor clássico, um livro com uma estética maravilhosa (como sempre Darkside não desaponta), e que não é todo mundo que vai ler, entender e gostar.

Biaah345 19/09/2022

Esplêndido
Esse livro é pra quem gosta de se aventurar em algo diferente e sombrio
Leiam vcs iram amar tanto, quanto eu amei ?

Gabriel 21/07/2020

Leia com calma
Lovecraft é um autor que escreve de uma forma que é bem cansativa. Por isso acho interessante que se leia seus contos aos poucos, e não de uma vez só. É preciso tempo para absorver as histórias desse universo excelente.

Juhh 27/02/2022

Esse livro não foi 5 estrelas por eu não achar as histórias tão assustadoras quanto disseram. Entendo que é um clássico e a escrita é bem formal, porém em comparação com outros clássicos que já li achei a leitura muito difícil. Não foi uma leitura fluída e gostosa de se ler