H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

BJekyll0 26/01/2023

Éons
Eu realmente fiquei saturada de tanto ler essa palavra.

Lovecraft e o universo não é desconhecido, mesmo para quem nunca leu, é um autor de grande visibilidade que se inseriu de forma única na cultura popular. Seus contos fantásticos de terror serviram como inspiração não só para cultos deturpados, músicas e claro, os meus favoritos, jogos.
Inclusive um dos meus jogos favoritos - Bloodborne - é todo inspirado na estética de Lovecraft.

A Darkside como sempre surpreende nos quesitos editoriais. A obra é belíssima. As ilustrações são sublimes, não gostei muito do final do livro que tentou de forma superficial falar do necronomicon e criar um paralelo entre o Lovecraft e o Poe. Mas é uma bela obra.
Vale destacar que dos contos presentes neste volume meu top 3:
1. O chamado de Cthulhu (sou clichê)
2. Nas montanhas da Loucura (amo pinguins)
3. A cidade sem nome

Lustoza 10/12/2022

H.P lovecraft livro 1
O livro é bom, contém alguns contos de lovecraft, alguns deles que por terem sido publicados na época em edições de jornais separadamente, ficam com algumas partes repetitivas, como se fosse aquele ( anteriormente em ...) que vemos em séries. A leitura foi boa porém EU achei muito descritiva e rebuscada em algumas partes. Mas recomendo a leitura. Ler clássicos é sempre bom.

Patrícia 26/07/2021

Esse foi meu primeiro contato com o autor e descobri que não é meu estilo de leitura, o livro não me prendeu.
De todos os contos só dois chamaram a minha atenção e o que eu mais gostei do livro foram os conteúdos extras que falam sobre a vida do autor e de como suas obras influenciaram e ainda hoje influenciam em muitas músicas, filmes, séries e por aí vai.
Queria muito ter gostando mas não me despertou a vontade de ler mais, foi uma leitura difícil e bem arrastada pra mim.

Giovana456 18/01/2021

Um clássico
Os contos dessa edição da darkside são fantásticos, carregando elementos sombrios que servem pra criar a impressão do mal espreitando, que leva o leitor a ficar apreensivo, prendendo-o na história. Além disso, há a criação de muitas criaturas e simbologias incríveis que se apresentam, até a atualidade, de maneira expressiva na cultura pop. De fato é um clássico do terror que todos que curtem o gênero deveriam ler.
Vale-se a ressalva que, mesmo Lovecraft sendo um grande escritor, há uma recorrência de preconceito nas obras, principalmente de cunho racista.

dlucenad 10/07/2022

Um clássico
Lovecraft tem um estilo de escrita muito bom e algumas das histórias nesse livro conseguem ser bem aterrorizantes.

Lulis 11/05/2021

Não é o livro, é eu
Decidi sair da minha zona de conforto e foi exatamente o que aconteceu. Não consegui me adaptar ao gênero e foi uma leitura muito maçante e arrastada.
Mainy 31/05/2021minha estante
Nossa é o livro sim, nunca sofri lendo nada do jeito que sofri pra terminar esse livro, achei as histórias interessantes mas a escrita mais enfadonha que já vi na vida.

Lulis 01/06/2021minha estante
Concordo plenamente contigo, mas pelo o menos a edição e belíssima hahah

Mainy 01/06/2021minha estante
Isso sim, como decoração não tenho dó que reclamar kkkk

Chagas 09/07/2021

Indispensável
Se você nunca ouviu falar de Lovecraft fique sabendo que a maioria dos livros, filmes, cultura do terror e horror só evoluiu por conta deste mestre.

É totalmente dispensável A ideia de ser somente mais uma leitura de terror, pois após Lovecraft, nada será como Lovecraft

Confesso que em algumas certas partes tive algumas dificuldades de leitura, algo que taxei como erro meu, ou não aptidão para uma leitura. pois mesmo assim o livro continua sendo um livro muito antigo no qual tive dificuldade para ler e assim li um pouco devagar, Mas deixando tudo isso de lado é uma obra perfeita e totalmente necessária, até porque Lovecraft sempre está e sempre estará presente na nossa cultura, e em meu sonho estar bem KKKKKKKKK

Só tenho agradecer a minha namorada por emprestar este livro a mim
Morais 09/07/2021minha estante
AMO SUAS RESENHAS

Morais 09/07/2021minha estante
Nossa esse livro é muito bom, a leitura dele pra mim também foi difícil até pq foi o primeiro livro q li kkkkk

Vanderkump 25/07/2021

O estopim de minha leitura
A edição produzida pela darkside books, dos contos de H.P Lovecraft foi um ótimo começo para mim como leitor, já que todo o universo de horror cósmico me encanta, além de ser uma leitura relativamente fácil para compreender.

Inaldo 26/04/2020

Agonizante,
Histórias que irão te prender de forma agonizante, querendo saber o por que de tudo!
Confesso que em alguns contos sentir um frio intenso e nauseante na barriga!

joo.fernandz 02/08/2021

A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte medo de todos é o medo do desconhecido.

Foi uma experiência muito interresante ler Lovecraft pela primeira vez e esse livro da Darkside fez um trabalho muito bom trazendo alguns dos livros mais famosos dele de forma muito boa de ler.

Algumas coisas atrapalharam a leitura como o óbvio racismo do escritor mas mesmo assim foi uma ótima experiência conhecer os monstros e explorar a mente do genial Lovecraft.
lana 02/08/2021minha estante
muito chique jao

Ordis 13/12/2022

Razoável.
Foi minha primeira leitura, à princípio não foi maçante, talvez por ter acabado de entrar no mundo dos livros, a maioria dos contos tem algo que me incomodou mas ao mesmo tempo gostei, Lovecraft faz questão de deixar um "corte seco" no fim do conto, mas não antes de jogar em nossa cara que somos insignificantes perante os possíveis horrores cósmicos, assim como um grão de areia ante o deserto.

Não posso deixar de citar os preconceitos do autor em alguns contos, como em "Herbert West Reanimator", o meu conto favorito, porém teria sido MUITO melhor se não houvesse uma passagem claramente racista e desnecessária no conto.

A escrita de H.P Lovecraft pode ser muito cansativa de ser acompanhada em alguns contos, senti esse impacto na novela "Nas Montanhas da Loucura", é extremamente detalhista e demorado, o que não o torna ruim, apenas cansativo.

Lovecraft resumiu muito bem a mensagem que passa através de seus contos no começo de "O Chamado de Cthulhu":

"A coisa mais misericórdia do mundo, penso eu, é a inabilidade da mente humana em correlacionar todo o seu conteúdo. Vivemos numa ilha plácida de ignorância em meio a mares negros de infinitude e não somos destinados a ir muito longe."
Marcus 19/01/2023minha estante
Bem zuado isso do racismo e preconceito que está presente em vários contos dele. Porém tbm acho importante não alterar a forma com que foi escrita por mais que seja errada até vejo isso como uma oportunidade de aguçar o senso crítico do leitor. A darkside colocou notas de esclarecimento muito boa quanto isso nos dando oq se esperar nesse sentido.

Asttha 27/02/2019

H.P Lovecraft
As histórias parecem meio iguais e se arrasta muito, tem alguns contos bons, mais a maioria achei intediante

Mawe 20/09/2022

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo."
Alguns dos contos de H. P. Lovecraft reunidos em diversos modos de nos mostrar o cósmico.

Eu senti dificuldade em ler, até porque foi escrito a um século atrás, com até menções racistas incluidas. Diferenciando a obra so autor, eu adorei alguns contos e me senti criativo após ler!
Indjeans 22/09/2022minha estante
Também tive que ignorar o contexto do autor pra ler a obra. Foi uma leitura densa até me acostumar com a escrita. Confesso que esperava algo diferente e um pouco mais de ação. Porém, gostei muito de alguns contos e os achei geniais de verdade.

Mawe 22/09/2022minha estante
Eu esperava a estranheza, e recebi de mãos abertas. KKKKKKKKK.

Bruna Jéssika 12/04/2020

Essencial mas ainda não é o melhor
Entendo a importância histórica de Lovecraft para a literatura do horror. Recebendo influência de referências como Alan Poe e criando um novo cenário para o horror dentro de um novo significado para o lugar da humanidade no seu universo. Tudo isso nos abre um cenário sem precedentes.

O que pega é a escrita racista de Lovecraft que mesmo levando em consideração o contexto histórico e todas as informações levantadas por biógrafos do escritor ainda são muito difíceis de tolerar.

Stanleyasr 25/05/2021

Lindo e assustador
Essa coletânea de contos do Lovecraft trazidos pela Darkside é simplesmente incrível. Além de ser um volume extremamente lindo, a Darkside (como sempre) capricha no conteúdo. Temos, além dos textos do H.P., páginas com materiais extra iradíssimos e excelentes para se aprofundar na vida e obra desse mestre do terror e as artes ABSURDAS do Walter Pax.
Mas vamos falar sobre os contos...

-Começamos com Dagon. Um conto muito bom para apresentar o estilo e universo do autor e suas referências mitológicas.

- A cidade sem nome é bem curto e curioso. Muito bom também.

-Herbert West:Reanimator. Meu segundo conto favorito. Achei a escrita excelente. Me prendeu extremamente. Embora seja o texto com o trecho de racismo mais explícito que chega a dar nojo. Me incomodou demais. Mas acho importante que a Darkside, diferente da Martin Claret, manteve tudo na íntegra.

- O depoimento de Rudolph Carter tbm é muito bom. Uma pegada investigativa que me fez imaginar como um filme Noir.

- O cão de caça foi o que mais me deu medo. Ñ sei se foi a situação no qual eu li. Nem achei dos melhores. Só me deu mais medo mesmo.

- O chamado de Cthullu. O maior e mais famoso conto do autor é excelente (embora ñ seja o meu favorito). Tem uma pegada muito investigativa com Sci-fi.

- Nas montanhas da loucura é simplesmente incrível. Porém é longo demaaais. Achei beem arrastado em umas partes. Mas ainda assim achei muuuito bom.

-Meu favorito foi A sombra vinda do tempo. Um excelente exemplo de mistura entre Terror e ficção científica. Me prendeu do começo ao fim.

Por fim concluo percebendo a importância e excelência da produção do Lovecraft, só achei, em alguns momentos, a escrita dele lenta demais. Amei essa edição da Darkside. Essa galera faz um produto realmente diferenciado.