Tzimisce

Tzimisce ERIC L. GRIFFIN

Resenhas - Romance de Clã - Tzimisce

Ash A Orlowska 09/03/2020

Monstrengos
Pense que em todo o canto vocês estão metido, pqp, qualquer história é mencionado vocês, parece uma praga difícil de destruir.

Marcio_NR 26/09/2009

Camarilla: A Queda
Nesse livro sim da para pegar o ritmo da série. Mostra muito do que é os bastidores do Sabá com todo sangue e trama pelo poder, muita ação com a tomada de Washington e já no inicio a tomada de Atlanta e nos apresenta a Sasha Vykos oque pode se dizer O(a) maior vilão da série além da forma perfeita de se descrever um Tsimize. Livro envolvente com ótima narrativa, Eirc L. Griffin soube manter a atenção do leitor mesclando ações politicas do Sabá tudo muito bem administrado.

Ótimo livro!

Robers 16/01/2009

O livro do clã Tzimisce é o segundo livro da série de romances sobre os clãs do RPG Vampiro: A Máscara. A série de histórias, que deverá terminar no décimo terceiro livro com o clã Nosferatu, está sendo traduzida a passos lentos pela Devir. Provavelmente a editora imagina que os leitores também são vampiros e terão até o fim do século para terminar de ler a série.

O clã Tzimisce está filiado ao terrível Sabá, a seita que faz oposição aos vampiros mais "humanos" da Camarilla. O Sabá acolhe tudo o que existe de mais monstruoso nos vampiros e busca se libertar dos criadores dos clãs, os antediluvianos. Nesse meio, o clã Tzimisce é um dos mais temidos. São vampiros capazes de mudar de formar modelando a carne como se trabalhassem com barro.

O romance do clã Tzimisce começa com os eventos após a tomada de Atlanta pelo Sabá, quando uma reunião da Camarilla é tomada de assalto. A vampira Victoria Ash é seqüestrada e muitos anciões são mortos. A cena é digna das grandes críticas contra as campanhas de combate puro em Vampiro. Parece um festim de vampiros, descrito de uma maneira desconcertante com criaturas que parecem vindas dos filmes mais trash sobre zumbis. É uma das piores partes do livro, principalmente com a ilusão desproporcional do príncipe Malkaviano.

O personagem principal do romance é Sacha Vykos, um Tzimisce já conhecido de quem joga Vampiro: a Idade das Trevas. Aqui ele é uma criatura sem sexo, de aparência um tanto bizarra como é comum entre os Tzimisce. É um personagem interessante, abordado com suas técnicas de tortura e pensamentos alienígenas. Talvez o único destaque do livro.

As brigas com os Lasombra também são abordadas no romance, mas a disputa entre esses dois clãs líderes do Sabá não é aprofundada. A história continua com algumas ações desproporcionais e até outras que são contraditórias em relação aos livros básicos.

A narrativa é melhor do que a do romance do clã Toreador, mas ainda deixa muito a desejar. O livro fica um pouco acima do nível de medíocre, mas não sobe muito além disso. Faltam personagens interessantes e as tramas ainda precisam ser melhor desenvolvidas. A discussão da política não se aprofunda com intensidade, o que é uma das falhas da série. Os momentos em que o horror pessoal tão aclamado pelo RPG é abordado costumam ser chatos. Espero que no decorrer da série a política, que é o que mais interessa no jogo, seja melhor abordada. E, enquanto a Devir não traduz, acho que é hora de fazer valer o meu curso de inglês e comprar os livros importados. Atualmente o preço é até parecido com o dos romances brasileiros.