Meus Desacontecimentos

Meus Desacontecimentos Eliane Brum

Resenhas - Meus Desacontecimentos

Leticia.Wiebusch 20/03/2024

Gostosinho e rápido de ler
Achei que tem boas histórias, se entrelaçam nas minhas de alguma forma. Bonita forma com que a escrita é parte fundante na vida dela. Mas demorei um pouco pra terminar, ficou um pouco repetitivo no final, não sei explicar ):

Edna 05/11/2023

Uma lâmina
Me apaixonei por Eliane Brum desde que li ?A vida que ninguém vê?, e o prazer de conhecer sua história através dessa autobiografia que é uma lâmina cortante desde o vértice até o minar do sangue, e suportar as dores que se seguem ao constatar o corte.

Não vou resenhar pois essa leitura é o despertar, é o desabrochar, é o encontro da palavra escrita com a profundeza da alma de quem a lê, mas como presente neste que é um Domingo com os quais nem sempre temos um bom relacionamento pra todos que curtem a sexta e os sábados e a todos os dias da semana cada um com sua própria intimidade:

?De certo modo, sou uma moradora de rua com casas temporárias, carregando pela vida uma bagagem da qual não consigo ou não quero me livrar.?

?Ser é perder-se.? (?) Há realidades que só a ficção suporta.?

?Para mim, as notícias habitam os detalhes, as vezes empoeirados, do cotidiano. (?) a grandeza do pequeno, da delicadeza que anima cada vida humana, mesmo nas horas brutas.?

?Se me traíssem ou permitisse que traíssem as histórias abaixo do meu nome, tenho a sensação de que elas viriam bater à minha janela, como seres a quem lhes tivessem roubado pernas e braços, um pedaço do fígado, o coração escorrendo como uma pintura de Salvador Dalí. Se isso é loucura, acho que a minha faz mais bem ao mundo do que a lucidez de uns tantos.?

#amudezdomeugrito
#meusdesacontecimentos
#elianebrum
#minhasimpressões
#bookstsgram

raissa752 25/10/2023

Ainda bem que fui até o final.
Que livro.
Foram 5 meses tentando terminar e por mais que eu raramente termine os livros que levam mais de 1 mês, algo me dizia para ir até o fim com esse. Eliane possui algo tão puro, ela sabe colocar em palavras de uma forma poética e que seja certo um sentimento que é simplesmente indescritível. Foi difícil não poder destacar uma frase a cada página, já que o livro é da biblioteca da escola, mas CADA uma das frases foi um ensinamento, aprendizagem, cada pedaço desse livro me fez amar mais as palavras e querer ainda mais aprofundar meus conhecimentos na escrita.
Valeu, Brum.

Edkarl 19/10/2023

O leitor
Esse livro é bem pessoal, do intimo da autora, sensível demais, não tem como dar uma opinião da história ou da escrita sem contar como o leitor estava quando encontrou esse livro. Então, de um momento de apatia e desassossego diário (estudos, trabalhos que consomem) não me envolvi, não curti, não me deixei tocar.

Stefany 05/10/2023

A escritora flertava diretamente com a morte, mais foi salva pela palavra escrita, nua e crua. Sempre questionou tudo! Inclusive como a vida foi inventada, e as escolhas de todos. No livro, meus desacontecimentos conta como ela mesma se arrancou do silêncio para virar a narrativa. Oferece - se ao leitor nua e crua. Quase em uma espécie de sacrifício.

bela! 02/10/2023

Meus desacontecimentos.
Eliane brum, obrigada! esse livro foi, definitivamente, uma experiência literária.

não sei muito bem o que falar, porque não é algo a se opinar, é a história de vida da autora, literalmente.

porém, o que mais me marcou foi a pessoalidade da leitura, me senti imersa em cada parte de sua história narrada, de maneira que viajei entre a eliane de oito anos para a de 20, cursando jornalismo. me senti próxima dela, como uma amiga a quem conta tudo, até aqueles segredos que não se conta a ninguém, sabe? é sensacional, mostra o porquê da eliane estar onde estar.

livrosmortificados 17/06/2023

"wow she is literally me..."
"A palavra é o outro corpo que habito. Não sei se existe vida após a morte. Desconfio que não. Sei que para mim não existe vida fora da palavra escrita. Só sei ser por escrito. No meu nome carrego o que sou e o que não sou sustento o que busco e não alcanço, assim como o vazio entre as letras, o incapturável em mim. O indizivel que também me constitui"

segundo livro que eu leio da Eliana Brum e 🤬 #$%!& eu amo a escrita dessa mulher, me identifiquei com tantas coisas

Mariana 16/06/2023

Meus desacontecimentos
Esse livro em geral até que é bom, mas é muito cansativo. O início até que é legal só que vai chegando no meio e ele fica uma leitura muito masante e sem fim, mas o final também é bom.
O motivo de eu ter dado 2.5? foi mesmo por causa da metade de livro que é muito cansativa e por isso quase abandonei o livro só não fiz isso mesmo porque era para um trabalho da escola.

Beatriz.Alves 11/02/2023

Meus desacontecimentos
Lindo,honesto e impactante relato do nascimento de uma escritora. Ótima leitura,nos ajuda a nos entendermos também.

Rai 08/07/2022

Fofo
Livro maravilhoso, com poemas lindos e cheios de sentimentos, me senti acolhida e entendida em cada página

dreiers 02/06/2022

Meus desacontecimentos
Esse livro possui frases bem marcantes, amei a forma como a autora descreve sua vida e ligação com a escrita, a forma que escrever a salvou me lembrou muito de como eu vejo o ato de escrever.
Aqui vão algumas frases:

"se não pudesse rasgar o papel com a caneta, ainda que numa tela digital, eu possivelmente rasgaria o meu corpo." pág 16

"quando eu era criança, eu quase morria muito." pág 49

"percebo que escrever me salvou de tantas maneiras e também desta [...]
escrevo para não morrer, mas escrevo também para não matar" pág 61

"ser é perde-se" pág 68

"A palavra é o outro corpo que habito. Não sei se existe vida após a morte. Desconfio que não. Sei que para mim não existe vida fora da palavra escrita. Só sei ser ?por escrito. No meu nome carrego o que sou e o que não sou, sustento o que busco e não alcanço, assim como o vazio entre as letras, o incapturável em mim. O indizível que também me constitui." pág 73

"Somos igualmente diferentes, a única desigualdade que nos iguala. A singularidade do que sou, só eu sou. A singularidade do que você é, só você é." pág 91

"Tão difícil quanto partir era permanecer" pág 92

"Tentei fazer da minha escrita um espelho amoroso no qual as pessoas cujas histórias eu contava pudessem se enxergar" pág 97

"Eu era o que escrevia. Sou." pág 115

Indico muito, pode não ser o tipo de história que vá prender, mas vale a pena pelas citações.

villalobo 12/11/2021

Meus desacontecimentos
Esse livro é escrito e narrado pela Eliane Brum, se você como eu não a conhecia, por favor leia. È maravilhoso o olhar que ela tem sobre o mundo e todas as coisas.
Ela escreve para n morrer, mas acabamos morrendo um pouquinho a cada parágrafo lido.

Leninha 29/10/2021

Esse livro me tocou de formas inimagináveis...

Desde o momento em que li a sinopse, tinha o pressentimento de que seriamos melhores amigos.

Em muitos momentos durante a leitura me identifiquei com a autora. Me senti submersa em palavras que passe a vida tentando pronunciar, mas que não me foram possíveis.

Essa é uma obra pessoal e ablosutamente íntima, sinto-me como se estivesse ouvindo algo vindo de uma amiga distante.

Fiquei completamente apaixonada pela escrita, espero poder conhecer mais obras da Eliane.

Louise 16/05/2021

"Lembro que, quando tudo começou, era escuro"
Eu não poderia dar menos que 5 estrelas pra esse livro. Senti ele como se eu tivesse escrito.
"[...] percebo que o escuro era uma ausência. Uma ausência de palavras. Essa escuridão é
minha pré-história. Eu antes da história, eu antes das palavras".
Ricardo.Silvestre 06/03/2022minha estante
Uau, que bonito!
Ainda não li nada da Eliane Brum mas tenho lido algumas resenhas, incluindo a sua, e a vontade só tem crescido.
Boas leituras!