Almas de Aço

Almas de Aço Ana Cristina Vargas

Resenhas -

Rê Bastos 02/11/2020

Parado, mas bom.
Um livro bom, um pouco parado demais para quem gosta de romances arrebatadores e sem fortes emoções.

Mas este livro nos traz reflexões muito importantes e simples que muitas vezes deixamos passar despercebidas, como por exemplo, que devemos cuidar do nosso corpo porque ele é a nossa casa.

Que não devemos deixar a energia ruim das outras pessoas nos afetarem, ajudar sim, mas sem deixar que o sofrimento alheio interfira na nossa paz. As provas da vida existem, mas ficar sofrendo por aquilo ou lutar pela mudança é uma escolha nossa.

Ensina também que cada um tem um caminho a trilhar e não devemos obrigar alguém a seguir os nossos passos. Que sempre precisamos de um tempo para nós mesmos, para nos reconectar com a nossa essência. Todas as pessoas precisam disso, e não devemos roubar isso de ninguém.

É uma leitura leve e super válida, não se deixem desistir por ser muito "parado".

Domino 26/09/2022

#lido
Bastante interessante até o livro ao tratar a 3° idade com uma naturalidade e forma de pensar. Em alguns momentos achei repetitivo, sem grandes saltos, mas ai lembro que a vida é assim as vezes e que devemos sempre estarmos abertos a entender e melhorar nossas relações aos quais nos desenvolvemos. #4estrelas #espirita #almasdeaco #anacristina #livro #book #amoler.

Iturrusgaray 25/12/2017

Almas de Aço
Achei história meio repetitiva.
Não gostei muito.
Romances melhores já li.

Guilherme Ramos 08/03/2019

Romance anti-clichê, recomendo!

Almas de aço conta a trajetória de vida de uma senhora de 88 anos de idade, Luciana, que no auge da terceira idade apresenta uma ótima conduta de vida e uma disposição quase fora do comum, uma mente completamente lúcida e nada leiga, uma espiritualidade ímpar que traça sua personalidade, daí o nome, almas de aço, em alusão à fé e a espiritualidade forte da nossa personagem que foi lapidada ao longo de sua vida através da dor e do sofrimento, do desapego e das desilusões, mas, também através das alegrias e das pessoas que auxiliaram em sua trajetória.

Luciana é aquele típico de Vó que desejamos ter, dinâmica, compreensiva, brincalhona, mas, acima de tudo sábia e conselheira. Não conheci minhas avós, paterna e materna e durante a leitura fiquei imaginando como seria ter uma avó, como diversas vezes imaginei no decorrer da vida, mas, dessa vez imaginei como seria ter uma avó como Luciana, acho que seria fantástico.

O livro vai tratar assuntos como preconceito com a terceira idade e como nossa sociedade muitas vezes descartam esse público em uma série de coisas; Luciana com a sua lucidez vai abordar muito isso e sobretudo resistir e debater contra tudo isso, através de sua conduta muito além das suas sábias palavras e experiência de vida e no decorrer da estória vamos ampliando nossa mente e avaliando alguns pontos de vistas, ou ideia fixas, opinião formada e etc; que possuímos mesmo que inconscientemente sobre o público da terceira idade e começamos a entender melhor o universo desse público que não é tão diferente do nosso, apenas um pouco mais sensível e delicado, mas, que também pode ser mais forte que aço, pois no traço desse público tem a transparência e a sabedoria, que é indispensável com a maturidade.

É um livro fantástico, trás outros temas como depressão e suicídio, traição, desapego e dependência emocional, mas, toda a narrativa gira em torno de Luciana e sua história de vida, o que faz o livro entrar no hall dos anti-clichês, principalmente com um final imprevisível e ao mesmo tempo simples e comum. Fiquei positivamente muito impactado com essa leitura. Lembro que na noite que terminei de ler esse livro, havia acabado de descer da condução e alguns metros a frente, estava parado um ônibus de viagem, executivo e um agente de viagem retirando a mala de uma senhora que julguei ter por volta de 70 anos de idade, cabelo longos, compridos, totalmente alvos, sem uma gota de tintura, ela sorria, feliz por chegar e eu não sei se chegava de viagem ou se chegava para a viagem, mas, sorria e estava só, sem marido ou esposa, sem filhos nem netos, sem táxi ou qualquer outro carro a esperar, era só ela e o agente de viagens e logo mais seria apenas ela e só, independente e até astuta, absoluta. Nela eu vi Luciana, a personagem desse livro, como que para completar minha leitura, minha lição. Fisicamente só, espiritualmente amparada. Mente sã e uma alma de aço escondida num corpo aparentemente frágil, parecia poesia, parecia devaneio, mas, era real, apenas minha consciência se expandindo mais uma vez...

Parabéns Ana cristina Vargas, livro lindo!

Brenda 19/08/2022

Tedioso
Amo livros espíritas apesar de as vezes ficar sem paciência pra tanta lição. E foi exatamente o que aconteceu com esse livro. Várias vezes a Luciana começa a divagar e se tornava irritante. A história não tem absolutamente nada de plot, de profundidade. É mais lições espirituais com estória do que estória com lições.. falas que se fossem na vida real seriam consideradas insuportáveis e até militante rs mas valeu