Achados E Perdidos Da História: Escravos

Achados E Perdidos Da História: Escravos Leandro Narloch

Resenhas - Achados E Perdidos Da História: Escravos

MBressan 02/08/2018

Apesar de muitas vezes trazer fatos curiosos e desconhecidos da escravidão no Brasil, faz isso com pouquíssimo senso crítico. Gera muito incômodo em alguns momentos, principalmente ao usar frases como: ?sua história é um exemplo do que a escravidão tinha de benigno ou surpreendente?, ao tratar de uma mulher que tentou impor sua escolha mesmo estando na condição de escrava; ou ?essa história é uma delícia?, ao falar sobre um homem idoso e alcoólatra que não quis sua alforria pelo medo da fome e da condição em que viveria.
Em um país onde o racismo é tão presente, tratar da escravidão de modo acrítico e de forma a minimiza-la (ainda que tente dizer que essa não é a intenção) é, no mínimo, problemático.
Keka_ 19/02/2020minha estante
Nossa, comprei esse livro sem ver o nome do autor e já me arrependi. Esse autor é péssimo mesmo, tô pensando em vender em sebo do que ter raiva lendo esse desserviço.

Mila 27/04/2020minha estante
Notei essas mesmas questões ao longo das histórias retratas, uma pena pois ele tinha nas mãos histórias muito boas para se construir uma crítica.

Amanda 10/08/2021minha estante
Estou lendo e senti exatamente isso. Um nível de preconceito grande nas palavras.

Leonardo.Broinizi 07/06/2021

Livro de curiosidades e má interpretações.
Este livro conta diversas histórias curtas de escravizados e outros membros da sociedade escravista brasileira. Apenas pelo lado da curiosidade, seria um livro ok, mas com interpretações e opiniões bem pobres, este livro não contribui para o debate, pois quem está bem informado sobre o assunto não é contemplado com nenhuna boa questão, e quem não é pode acabar aderindo a estas visões razas sobre um assunto tão importante quanto a escravidão.

Alguns esclarecimentos: como hoje em dia tudo se politizou, gostaria de realizar que meus problemas com o livro não são motivados por ideologia, o problema é metodológico. Sobre os erros do livro, não vou atacá-los ponto a ponto aqui por preguiça mesmo, mas a quem não é iniciado em história mas quer compreender alguns dos motivos da minha crítica, indico o documentário disponível no YouTube do canal Leitura Obrigahistória chamado Legado Negado: a escravidão no Brasil em um guia incorreto. É um vídeo em resposta a ideias do autor lançada em outro livro dele, mas serve como introdução a este debate.

Mais uma observação: li comentários em certos lugares  como "aprendi mais sobre escravidão neste livro do que na escola". Este tipo de opinião me deixa triste com o andar que a História tem caminhado no debate público. Não que em outros tempos a História enquanto ciência tenha sido muito melhor compreendida pela opinião pública, mas acho que poderíamos estar melhor munidos, mais inteirados sobre os debates relevantes desta área, e não em discussões superficiais e enviesadas, que já partem sem solução por ninguém estar disposto a realmente avançar, crescer em compreensão, querendo apenas pregar.

@gezaine_ 19/03/2020

Não gostei e não recomendo. A sensação é a de que o autor quer convenceram o leitor de que a escravidão não foi tão ruim assim. Alguns exemplos:
- "essa história é uma delícia", se referindo a um senhor que não quis sua alforria porque tinha medo de passar dificuldades para comer;
- "sua história é um exemplo do que a escravidão tinha de benigno", ao falar de uma mulher que se recusava a se casar contra a sua vontade;
- escravos tinham "protagonismo" e eram "sujeitos de sua própria história".
Keka_ 24/06/2020minha estante
Sim. Exatamente isso. Péssimo esse livro!

Keka_ 19/06/2020

Nota dó
Sinto raiva de mim mesma por ter gasto dinheiro com essa aberração em forma de livro. Autor não tem responsabilidade histórica nenhuma. Escrita péssima, conteúdo superficial e duvidoso, acredito que algumas histórias ditas foram tiradas das vozes da cabeça dele. Autor traz como fontes autores estrangeiros para falar sobre as pessoas escravizadas no Brasil, tendo no Brasil vários autores que trabalham essa temática. Outra coisa também, não é ESCRAVO e sim ESCRAVIZADO, pois a escravidão foi um sistema social que as pessoas eram submetidas e não ORIGEM de nada.

Wane 22/12/2022

Nesse livro cada capítulo trás a história de uma pessoa negra, em maioria desconhecida, que viveu no período de escravidão no Brasil, mostrando os seus feitos, suas conquistas, suas perdas e a sua realidade e particularidades.

Assim, o livro retrata o contexto de vida daquele século de forma realista e direta, mostrando como era a escravidão em seu dia a dia e como isso afetava a sociedade.

Porém, a narrativa tem pouco senso crítico não haver um aprofundamento, pois foca em narrar os fatos deixando o leitor livre para tirar as sua próprias conclusões sobre aqueles acontecimentos, mesmo que o autor não diminua as feridas da escravidão no Brasil ele também não dá foco a discussão das desumanidades da época

Para quem gosta de livros com fatos reais e históricos esse livro é um prato cheio. Também indicado para aqueles que querem começar a ler esse gênero literário, pois é uma leitura rápida e fluída, com uma linguagem de fácil compreensão.

Bruna 23/08/2022

Uma leitura peculiar.
Pela primeira vez consegui terminar um livro "histórico". Eu sempre desisto nos 40% porque a escrita é muito pesada, parece que não é feita pro público geral... Mas nessa me surpreendeu, as histórias, os casos que me deixaram com a pulga atrás da orelha em alguns dias... Mas que me ajudou a entender diversos pontos que não faziam muito sentido em relação a história da escravidão no Brasil... Acho que várias evoluções que ocorreram que eu nunca nem pensei. A parte ruim foi que aos 80% do livro, tudo simplesmente acaba... E aparece muitas notas de citações... Mas fora isso é uma leitura boa.

Duduzero 27/07/2020

Nota 10
Excelente livro para um tema muito complexo. Apresenta fatos de como era a sociedade brasileira no tempo da escravidão, bem diferente do que aprendemos na escola "opressor X oprimido". Mostra por meio de relatos históricos as peculiaridades de uns dos sistemas mais bárbaros da história da humanidade.

Adriana1037 14/08/2021

Interessante, mas....
Alguns fatos e personagens históricos são interessantes para nos ajudar a refletir sobre o contexto da escravidão no Brasil, mas.... na minha avaliação o autor emite opiniões pouco aprofundadas e as vezes irrita o leitor com suas conclusões.

Josy Rodrigues 25/03/2020

Interessante
Não é um livro crítico mas informativo. Trás informações através de cartas e documentos que pertenciam a esses escavados.

Dan 13/09/2021

Muito gostoso
Leitura muito rápida, histórias muito gostosas, histórias que abrem a nossa cabeça e nos leva para o passado, adorei, queria que o livro tivesse 500 páginas em vez de 200.

Leonardo.Freitas 17/07/2021

Simples e pouco exigente
A escrita de Narloch todos conhecem, por muito estar envolvido em polêmicas relacionadas a sua série de livros "Politicamente incorreto".
Aqui, vemos uma nova face do autor, onde o mesmo destila o conteúdo sem ser presunçoso ou inquisidor. O conteúdo está alí, para o leitor, para que se aprecie e tire suas conclusões da obra.
Os relatos de escravos são prováveis, são concretos, muito corroborado pela sua capacidade de pesquisa e ótimo trabalho de busca de materiais e documentos. Isso, sustenta cabalmente o andamento do texto, ilustrando a escrita de maneira furtiva e interessante.

No mais, o livro é bom, simples e pouco exigente. Não merece uma análise mais à frente, mas cabe uma apreensão devido a relevância do contexto que a obra aborda.

Dias de Leitores 23/06/2022

Uma boa leitura
Uma ótima leitura, muito recomendado.
28 brasileiros que ficaram na minha memória.
Cada capítulo conta a história de uma pessoa que sofreu, lutou, ganhou e perdeu.

Mrs. Helena Hawthorn 06/07/2018

A verdade da escravidão
A verdade e as peculiaridades da escravidão não foram nem um quarto contado nas escolas. Lendo este livro vi como eu era ignorante acerca de tanta coisa! Eu sinceramente recomendo este livro, além disso, a parti dele descobri vários livros que quero ler sobre escravidão. O livro tem uma linguagem muito fluída e fácil de se compreender. Recomendo a todos :)

Meg 06/06/2021

O livro tem uma leitura fácil e leve, reúne várias histórias de escravizados e senhores. Mostra o escravo na situação de protagonista de sua história, buscando a liberdade junto aos seus senhores ou na justiça, e mostra também aqueles que por conveniência decidiram manter sua situação de cativo. Vale ressaltar que não é um livro acadêmico, portanto, são histórias breves, interessantes e curiosas.

katiadantas 04/12/2018

Instagram @cadalivroqueleio
?Achados e Perdidos da História: Escravos? traz uma leitura fácil, tornando-se atrativa já nas primeiras páginas. Com relatos reais descobertos em documentos da época, nos mostra uma realidade constrangedora , brutal e surpreendente sobre a escravidão no Brasil.

Muitos dos relatos realmente me surpreenderam bastante, como de escravos que tornaram-se ricos traficando outros escravos, a piauiense que mandou uma carta ao governador do Estado denunciando as crueldades de seu senhor, evidências de mulheres negras poderosas e ricas (algumas negras libertas eram o segundo grupo social mais rico de algumas cidades mineiras).

Fiquei convencida de que somos ignorantes sobre esse assunto e não sabemos quase nada sobre o passado sombrio do nosso país, que possui tantos relatos importantes, porém desconhecidos. Vai muito além do que aprendemos na escola. A verdade sobre a escravidão não é absoluta e o autor consegue trazer à tona muitas histórias obscuras.

Muitos do relatos que estão nos documentos pesquisados para dar vida a esse livro vão na contramão do que julgamos saber sobre a realidade da escravatura. Por esse motivo, recomendo fortemente esse livro!