The Arms of Krupp

The Arms of Krupp William Manchester




Resenhas - The Arms of Krupp


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Krisley 07/11/2018

Obra extraordinária!
Iniciando com a Peste Negra no séc. XVI, passando pela Guerra dos Trinta Anos, a derrota de Napoleão III e a unificação da Alemanha, as duas Guerras Mundiais, a Guerra da Coreia e finalizando nas primeiras décadas da Guerra Fria, o autor traça a trajetória da família e empresa Krupp, que se tornou indissociável da história militar e política Alemã.

William Manchester consegue transportar o leitor aos séculos passados, acompanhando a formação e desenvolvimento da dinastia, a ambição, a luta, as vitórias e os fracassos dos indivíduos que a cada geração estavam sozinhos à frente da empresa de “proprietário único”. O autor faz um ótimo trabalho ao mostrar os pontos altos e baixos (e bota baixo nisso) dos Krupp, sem venerá-los ou xingá-los.

Praticamente todo livro sobre as Guerras Mundiais menciona a invasão/ocupação francesa do Ruhr no entreguerras, mas aqui foi a primeira vez que realmente li algo mais detalhado sobre o assunto, mostrando o impacto sobre os moradores/trabalhadores e empresas da região.

Assim com o “Hell's Cartel: IG Farben and the Making of Hitler's War Machine” de Diarmuid Jeffreys, “The Arms of Krupp” mostra muito bem a relação das grandes empresas privadas com o governo alemão (especialmente durante o período Nazista); a utilização do trabalho escravo e formação dos campos de concentração; e a apropriação de indústrias e recursos minerais no leste após a Operação Barbarossa.

O texto contém muitas referências às sociedades e culturas norte-americana e alemã, além de várias expressões idiomáticas (em inglês e alemão), não sendo recomendado para quem não está acostumado a ler este tipo de obra em inglês. Praticamente toda citação direta do autor é apresentada na língua alemã e na sequência a tradução em inglês. O texto é recheado de termos e expressões em alemão, na maioria das vezes traduzidos, em algumas não.

O livro possui mais de 1000 páginas, a leitura não é enfadonha ou arrastada, muito pelo contrário, mas devido a sua dimensão exige muito tempo do leitor. Obra extraordinária, Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR